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Como desenvolver um aplicativo para sua empresa

Atualmente o Brasil tem cerca de 242,9 milhões de celulares, o que faz com que várias empresas queiram um aplicativo para alcançar ou melhorar a experiência do seu público. Muitas delas têm dúvidas sobre como desenvolver um aplicativo para empresas, desde a concepção da ideia até a programação.

Há vários motivos para uma empresa ter um aplicativo, e cada um é exclusivo para o objetivo do seu negócio. Na maioria dos casos a validação da ideia é feita através de um sistema web, por ser mais barato. Avalia-se como os usuários estão utilizando aquele sistema e então pensa-se em como desenvolver um aplicativo.

A PrivateFly, por exemplo, já possuía uma plataforma consolidada para reservar aviões e decidiu criar um aplicativo. A ideia era que os usuários conseguissem fazer sua reserva em qualquer lugar e hora por seus smartphones. Atualmente o aplicativo já foi baixado mais de 100.000 vezes e é responsável por 10% das receitas.

Sua empresa deve ter claro a ideia do que o aplicativo irá resolver de problema para os usuários ou clientes. Feito isso, iremos começar a pensar sobre como desenvolver um aplicativo, decidindo a melhor forma para isso.

Mas afinal, como desenvolver um aplicativo para minha empresa?

Trouxemos alguns pontos que te ajudarão a desenvolver um aplicativo para sua empresa:

Escolha qual tipo de aplicativo é mais adequado para a ideia de sua empresa

O primeiro passo após definir a ideia do aplicativo de sua empresa é pensar qual tipo de aplicativo é mais adequado para ela. Existem 3 tipos de apps: nativos, web e híbridos. Cada um deles possui um funcionamento diferente no aparelho do usuário.

Basicamente aplicativos nativos são aqueles que terão acesso a todas as funcionalidades do smartphone dos usuário. É a forma de desenvolvimento com maiores custos, mas é a mais completa.

Aplicativos web são na verdade sites, mas são programados de uma forma para otimizar a experiência dos usuários em smartphones. Precisam de navegadores para rodar, acesso a internet e não conseguem utilizar as funções dos aparelhos.

O híbrido é uma mistura dos dois, é um container nativo que contém um web app dentro dele. Ele possui acesso a algumas funções, mas não de todas. Um aplicativo híbrido muito bom é o da Netflix.

Para uma ideia que vai utilizar grande parte das funções do smartphone, o aplicativo mais recomendado é o nativo. Além de utilizar todas as funções do seu aparelho, a performance e velocidade deles são melhores, proporcionando uma melhor experiência ao usuário.

Se for só apresentar conteúdo, como em um aplicativo de notícias o web App é o mais indicado. Caso necessite da apresentação de conteúdo mas necessitar das funções do aparelho, recomenda-se o híbrido.

Descubra onde seu público se encontra

Definido o tipo de aplicativo que sua empresa terá, iremos para o passo seguinte de como desenvolver um aplicativo. Muito se fala sobre as diferenças entre sistema Android e iOS, e qual dos dois é melhor.

como desenvolver um aplicativo nativo

Sua empresa deve fazer uma análise em qual das App Stores seu público está antes de decidir entre os sistemas. Se eles utilizam mais smartphone, tablets, smartwatches ou qualquer outro sistema que acesse aplicativos. Mas para decidir tudo isso, deve-se ter bem claro o objetivo da empresa com aquele aplicativo.

Aplicativo para vendas

Se o aplicativo é para vendas, pesquise se o público se encontra na Google Play Store ou na Apple App Store. Analise os aplicativos dos seus concorrentes, veja em qual das duas plataformas eles têm mais adesão.

Veja os reviews que as pessoas falam daqueles aplicativos e veja em qual das lojas os aplicativos têm mais adeptos. Não adianta ter grande número de downloads se as conversões dentro do seu aplicativo serão baixas. Nesse tipo de aplicativo sua receita se dará pelo número de vendas e não pelos acessos.

De acordo com estudos, aplicativos iOS trazem cerca de 75% a mais em receita que aplicativos Android. Assim a Apple App Store seria a mais indicada.

Aplicativo para divulgar a marca

Se o objetivo da empresa é divulgar a marca, o número de downloads é importante. Percebemos que a quantidade de usuários da Google Play é bem maior que a de Apple Store, cerca de 81% dos smartphones é Android enquanto apenas 16% é iOS.

Grande parte dos usuários Android se encontram nos mercados emergentes, principalmente Brasil, Índia e China. Se o objetivo da empresa é divulgar a marca, na Google Play Store ela terá muito mais visibilidade que na Apple App Store.

Aplicativos que gerarão receita

Se o objetivo é gerar receita ao baixar um aplicativo, a Apple Store é a mais recomendada. De acordo com a 9to5Mac, o iOS é o que gera mais receita, e as previsões até 2021 devem continuar com esse sistema na frente.

Se o objetivo é gerar receita através de Ads, como através do Google Admob, o Android é mais indicado. Como a receita é gerada pelo número de visualizações, e o Android possui muito mais usuários, sua chance de sucesso nesse sistema é maior. Criar um aplicativo com boa usabilidade e grátis para baixar te levará a criar uma grande rede de usuários que verão esses anúncios.

O design é a alma do aplicativo

Seu aplicativo pode resolver o maior problema dos clientes ou dos funcionários da empresa, mas nada disso irá adiantar se eles não souberem como utilizar o aplicativo. Por isso o design deve ser desenvolvido com foco na experiência do usuário, tornando-o o mais intuitivo possível.

O design do aplicativo da sua empresa deve ser simples e objetivo. Os usuários têm que chegar na função que desejam acessar com o menor número de cliques possível. Então pense bem na função principal e no fluxo que o usuário percorrerá até finalizar a ação.

O tamanho da tela em que o aplicativo será usado deve ser levado em conta antes de pensar em como desenvolver um aplicativo. Os botões devem ser compatíveis com o tamanho da tela e o usuário deve conseguir clicar neles facilmente. Isso influencia diretamente em como desenvolver um aplicativo, pois o design modifica a maneira de programar o App.

Como desenvolver um aplicativo focado em UX

O ícone do seu aplicativo deve ser chamativo e interessante também. Não adianta melhorar as experiência do usuário dentro do aplicativo se o público não tiver o interesse de baixá-lo. O ícone é a primeira impressão que eles têm nas App Stores e o que eles sempre verão na tela do smartphone.

Retenção de usuários

O sucesso de um aplicativo pode ser medido pelo tempo que a pessoa passa utilizando ele, pela quantidade de vezes que ele retorna ao seu aplicativo, dependendo do objetivo do app. Se seus usuários passam muito tempo ou sempre retornam ao seu aplicativo, isso quer dizer que ele tem boa usabilidade.

Por isso a importância de ser simples, as pessoas não querem perder tempo e querem ir direto ao ponto. Por isso procure ter o melhor aplicativo dentre os que sua empresa pesquisou do mesmo segmento de mercado.

Nunca abuse dos anúncios dentro do aplicativo, isso pode causar uma má impressão para os usuários e levá-los a desinstalar seu app. Por isso pense bem onde posicionar os anúncios e apresentar conteúdo relevante para eles.

Atualizações mantém os usuários utilizando o aplicativo, porém atualizar demais pode ser um ponto negativo. Tenha atenção para não adicionar muitas funções que possam levar as pessoas a ter dificuldade de ir direto ao que querem.

E claro ter uma equipe ativa de suporte, que sempre responda aos usuários rapidamente e que resolvam o problema do usuário. Esse suporte será importante para manter o público e para descobrir o que poderá ser melhorado no app da sua empresa.

App Store Optimization

App Store Optimization, ou ASO, é o conjunto de técnicas e ações que sua empresa deve tomar ao publicar o aplicativo em uma das App Stores. Isso fará com que pessoas que realmente querem ou precisam daquela aplicação a encontrem.

Como já falamos, o ícone é a primeira impressão que as pessoas têm, por isso deve ser atrativo. A inserção de palavras-chave relevantes para seu segmento na descrição também é importante, isso levará a mais pessoas a encontrarem seu aplicativo.

Colocar screenshots que mostram as principais funções do aplicativo será atrativo e levarão a mais pessoas baixarem. Se o aplicativo for para Android, a inserção de um vídeo apresentando as funções é muito interessante.

App Store Optimization

O ASO associado com outras formas de marketing, como criação de um site focado nas palavras-chave, garantirão o sucesso do app da sua empresa.

Programação

Já que estamos falando de como desenvolver um aplicativo para sua empresa, o ideal é que ela tenha uma equipe de desenvolvimento. Escolhido o sistema, sua equipe deve escolher uma linguagem que ela tenha mais afinidade, aqui na Usemobile preferimos swift para iOS e Java para Android.

Caso sua empresa não tenha um equipe para o desenvolvimento, ela pode contratar freelancers ou contratar uma empresa especializada. Deve-se analisar bem o tipo de aplicativo para decidir qual dos dois escolher.

Feito tudo isso, é só lançar seu aplicativo e analisar como as pessoas vão usá-lo, procurando melhorar sempre! Se sua empresa desenvolve aplicativos de outra forma, comente com a gente e se inscreva na nossa newsletter.


  • Daniel Madureira
  • Gerente de marketing
  • Mineiro de Divinópolis, amante do futebol e cruzeirense apaixonado. Adorador de tecnologia e marketing digital. Graduando em Engenharia de Produção. Gosta de uma boa resenha e de contos medievais nas horas vagas. Quem tiver interesse em saber mais é só seguir no Instagram @danielmadureira94