Quanto custa um aplicativo?

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

Se você chegou aqui, você sabe que os aplicativos são populares e relevantes, até porque mais de 90% do tempo no celular é dedicados aos apps. Saber o orçamento necessário para a criação de um aplicativo é essencial para o planejamento de negócios do app. O ponto principal que posso destacar é que não só o preço de desenvolvimento deve entrar no quadro de despesas,  mas também o quanto custa manter um aplicativo funcionando.

Servidores, serviços terceiros como geolocalização, pagamento in-app, autenticação por SMS, API para chats e notificações, SDKs para anúncios, entre outros, também possuem gastos que são contínuos e além das horas de desenvolvimento de um aplicativo.

Não se assuste, porque deixarei bem claro tudo que você precisa saber sobre quanto custa um aplicativo. O artigo está separado em custo de desenvolvimento e de manutenção do app.

Entendendo quanto custa criar um aplicativo

A primeira coisa a saber aqui é sobre os tipos de aplicativos: nativos, híbridos ou webapp. O último tipo, webapp, é um website responsivo otimizado para funcionar em mobile. Simples assim. Já a diferença entre nativos e híbridos é um pouco mais complexa.

Os aplicativos nativos e híbridos são os apps desenvolvidos para serem baixados e instalados nos celulares. Para tal, o pré-requisito é que eles estejam publicados nas lojas de aplicativos, ou ter o arquivo .apk disponível. 

Embora pareça tudo a mesma coisa, um app nativo possui uma forma de desenvolver e o híbrido outra. Os nativos são exclusivos, isto é, possuem linguagens de programação e outros requisitos tecnológicos dedicados à uma plataforma. Isso justifica existirem desenvolvedores Android e iOS: ambos são dev mobile, mas cada um para uma plataforma.

Isso justifica o valor para o desenvolvimento nativo ser superior, uma vez que precisa de um volume maior de horas de dedicação e profissionais.

Por outro lado, os aplicativos híbridos são criados sob uma mesma linguagem de programação e são exportados de forma que rodem em plataformas diferentes. Ou seja, um mesmo código, plataformas diferentes. Portanto, o valor deste app é mais barato em comparação ao nativo.

Custo horas de desenvolvimento

As etapas para desenvolver um aplicativo incluem criação das telas, a codificação dele e seu lançamento nas plataformas de download de apps. Somente a etapa de desenvolvimento nativo de um app Android e iOS requer pelo menos 6 profissionais, excluindo os designers, a gestão de projetos e o time de qualidade.

Logo, o tempo de criação do aplicativo não é rápido, pois existem muitas etapas que também incluem a sua participação para validação. Em média, um aplicativo, híbrido ou nativo, leva 3 meses para ficar pronto aqui na Usemobile, cerca de 2.880 horas de dedicação no total. Isso significa um custo mensal a partir de 50 mil reais, no caso dos nativos. Apps híbridos feitos em Flutter custam cerca de 33 mil reais ao mês.

Contudo, cada aplicativo tem sua particularidade, alguns sendo mais complexos que outros. Dessa forma, há projetos que irão exigir muito mais tempo de dedicação, fazendo com que seu valor de desenvolvimento seja proporcional.

Se for necessário criar uma API, como no caso de aplicativos de bicicleta e patinetes compartilhados, a complexidade aumenta. Agora, se seu projeto de aplicativo se encaixa num escopo fechado da empresa de desenvolvimento, o valor é mais fixo. 

Ou seja, o valor do custo irá variar conforme o contrato de terceirização.

Quanto custa manter um aplicativo?

Um aplicativo depende de outros fatores que extrapolam o desenvolvimento. Para guardar as informações dos usuários, seu app vai precisar de um banco de dados. Este, por sua vez, estará salvo em algum servidor que possui seu respectivo custo.

Mas antes de chegar aí, ainda existe o custo para manter o aplicativo nas lojas. Para lançarmos o arquivo .apk na Play Store e App Store é preciso pagar taxas. É requerida uma conta de desenvolvedor para publicar um aplicativo. A Apple exige uma taxa de 99 dólares anualmente; o Google exige uma taxa única de 25 dólares.

Alguns outros possíveis custos para manter um aplicativo são:

  • Serviço de SMS
  • Serviço de Notificações Push
  • Geolocalização
  • Gateway de pagamento
  • Anúncios no aplicativo
  • Time de customer success (sucesso do cliente/usuário)
  • Time de suporte ao aplicativo

Vale relembrar que cada projeto de aplicativo é particular, portanto, um pode precisar de todos esses requisitos, apenas alguns ou outros totalmente diferentes. Logo, o documento de requisitos de software é muito importante para mapear os custos de terceiros necessários.

Vamos entender essas funcionalidades citadas:

Serviços de SMS

Para fins de segurança do usuário, as SMS são utilizadas para enviar tokens de autenticação para checar a veracidade do usuário ou validar um cadastro.

Portanto, se o escopo do seu aplicativo possui o cadastro de usuários, o serviço de SMS entra no custo do aplicativo.

Serviços de Notificações Push

As notificações push são excelentes ferramentas de comunicação e para retenção de usuários. A depender do seu aplicativo, ele pode enviar mensagens quando uma etapa é finalizada, um cupom de descontos é disponibilizado, entre outras possibilidades.

Por se tratar de uma funcionalidade inerente aos aplicativos, é bem provável que o serviço entre no escopo da sua aplicação.

Geolocalização

Um dos aplicativos mais populares atualmente são os tipo Uber, para solicitarmos corridas. Ele é um exemplo de aplicativo que exige integração com API de geolocalização. Portanto, todos os apps que requerem uso geográfico vão necessitar deste serviço terceiro.

Saiba mais: Mapbox ou Google Maps?

Gateway de pagamento

Seja um m-commerce, game mobile, um app com monetização por assinatura, ou outros, o pagamento no aplicativo é fundamental. Tal funcionalidade requer a integração com a API de um gateway de pagamento.

Anúncios no aplicativo

Uma das formas de monetização mais comuns são os anúncios. Para que se efetivem, o SDK deve ser inserido no código do app. Nosso artigo de SDKs explica mais sobre o que significa a sigla e exemplos de serviços para anúncios nos apps.

Time de customer success

Os usuários utilizam aplicativos para solucionar problemas. Contudo, podem haver problemas no meio do caminho, esses que são resolvidos através da equipe de atendimento ao cliente. 

Fintechs, por exemplo, requerem bastante deste atendimento, uma vez que operações financeiras podem dar problemas e/ou gerar dúvidas a todo momento. Assim, uma equipe qualificada e bem entendida do aplicativo deve estar preparada para garantir que o cliente se retenha na plataforma e mantenha o plano de negócios em funcionamento.

Time de suporte ao aplicativo

Toda plataforma está sujeita aos famosos bugs. A equipe de qualidade existe para prever todos os possíveis erros no código e evitar que eles aconteçam nas mãos dos usuários. No entanto, nem todos são previsíveis.

Assim, ter um time de suporte ao aplicativo é fundamental para coletar os erros e corrigi-los, especialmente se seu aplicativo for um  MVP.

Afinal, quanto custa um aplicativo?

A criação de aplicativos envolve diferentes profissionais no desenvolvimento, o que justifica o prazo de 3 meses para ficarem prontos, ou mais. Tudo dependerá do grau de complexidade tecnológica do aplicativo.

Aqui na Usemobile, o investimento para criar um aplicativo nativo é a partir de 150 mil reais; híbrido via Flutter, 100 mil. Porém, somente com base nos requisitos do seu aplicativo é possível informar um valor mais preciso.

Ter definido o plano de negócios e escopo do aplicativo (funcionalidades, comportamentos esperados do app, tipo de desenvolvimento etc) é o primeiro passo para concretizar o projeto.

Por isso, solicite já seu orçamento na Usemobile. Sinta-se à vontade para entrar em contato com nosso time!

Tópicos

4 respostas

  1. Oi Larissa!!! Parabéns pelo excelente artigo. Tenho uma ótima ideia para um aplicativo. Como falo com vcs? Obrigado. Alexandre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Junte-se a mais de 62.000 mil assinantes e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas