O que é um gateway de pagamento?

É difícil imaginar nossas vidas sem cartões de crédito. É de longe a forma mais comum de compras em websites. Não é nenhuma surpresa que esse método tão conveniente de pagamento migrou para os aplicativos móveis. E se você decidiu criar um app que tenha operações de pagamento e sabe pouco sobre gateway de pagamento, então você clicou no link certo.

Nesse artigo, vamos falar o que é gateway de pagamento no geral, assim como revelar suas principais características e fazer uma comparação entre os existentes.

Gateway de pagamento ponto-a-ponto

Antes de aprofundar mais, vamos te falar mais sobre o que é gateway de pagamento e como é seu funcionamento de forma mais simples.

O que é gateway de pagamento?

O gateway de pagamento é uma das formas de se realizar compras em aplicativos móveis. Funciona como mediador entre uma transação do consumidor e banco. E por que iria querer algum mediador? A interação direta entre aplicativo e banco é restrita por questões de segurança.

Sendo assim, o gateway de pagamento é uma solução que serve como elemento de encriptação para assegurar o processamento de dados sensíveis (como um número PIN), atualmente é o que torna pagamentos em aplicativos móveis seguros. São ótimos para quem não deseja ser responsável pela segurança desses dados privados, mas precisa adicionar diferentes formas de pagamento em seu app.

Como o gateway de pagamento funciona?

Acima de tudo, os consumidores têm que estar conectados à internet para fazer uso das formas de pagamento oferecidas por um gateway. Antes ou depois de fazer compras, é perguntado em alguns campos os dados do cartão de credito. A partir deste ponto começa a jornada dos dados do cliente.

Primeiro, os dados são enviados para o sistema do gateway de pagamento que, por sua vez, os transfere para o banco ao qual o cartão de credito pertence. Então, o banco coordena o pedido de pagamento por uma bandeira como Visa ou MasterCard. A tarefa principal do sistema desses bancos é descobrir se um cliente tem a quantia necessária para pagar pela compra. Então, o pedido é verificado pelo banco que conecta direto com o comerciante e autoriza o pedido. Assim que a soma é debitada da conta do cliente, é enviada a conta comercial do vendedor dentro de alguns dias.

Tanto vendas online quanto por aplicativos móveis estão cada vez mais fortes a cada dia. 71% dos comerciantes dizem que sua receita proveniente dos canais online e móveis aumentou no ano passado. Não é nenhuma surpresa que pagamentos em app estão ganhando força e vem aumentando ainda mais a demanda.

O que deve ser considerado antes de implementar um gateway de pagamento em seu aplicativo.

O tipo de produto que você vende

O produto vendido é um aspecto importante a se considerar quando se trata pagamentos em aplicativos móveis. Se pretende vender um conteúdo digital, como características premium no app, terá que lidar com as políticas da Play Store ou App Store para compra dentro do app. Aplicativos distribuídos por esses canais não possuem outra opção de gateway. Todas as transações devem ser feitas via Apple ID ou Gmail.

Ambas companhias provêm aos desenvolvedores as guidelines e ferramentas apropriadas. Apple sugere aos desenvolvedores IOS utilizar um framework especializado, enquanto a Google oferece uma API para desenvolvedores Android. Assim todas as transações são efetuadas pela App Store ou Google play.

Por outro lado, se você vende um produto que existe fisicamente, ambas sugerem o uso de um gateway. O gateway de pagamento vai conectar o seu aplicativo através de APIs de integralização.

Certificados de segurança

Para lidar com dados bancários dos clientes, é necessária uma certificação PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard). É um certificado internacional de segurança atribuído às empresas que manuseiam dados sensíveis de cartão de crédito, tais como: número, validade, nome do portador e CVV do mesmo.

Os 5 gateways de pagamento mais usados

 

PayPal

taxas paypal

Pagar.me

Pagar.me-taxas

Moip

Moip taxas

Pagseguro

pagseguro taxas

Vindi

Vindi taxas

*As informações podem estar desatualizadas, para melhor conhecimento das taxas entre em contato com o provedor.

Integrando SDKs com um aplicativo móvel

Cada provedor gateway trabalha com sua própria SDKs. Normalmente você pode encontrá-la no website do seu gateway de pagamento. Esse SDKs incluem ferramentas que vão facilitar o trabalho do sua equipe de desenvolvedores, pois os dados dos cartões de crédito são processados por eles. Isso significa menos tempo requerido para integração e não o deixa exposto a complicações com PCI.

Relembrando, se você deseja vender conteúdo digital (ex. funções premium), seu time terá que lidar com gateways de pagamentos exclusivos. Esses são o Apple Pay e Google Pay.

Então, se deseja integrar um gateway de pagamento no seu app ou ainda ficou com dúvidas, entre em contato com nossa equipe. Eles irão responder o quanto antes.

Lembre-se de assinar nosso newsletter caso tenha gostado dessa matéria e deseja receber mais artigos como este.

 


  • Vitor R. Galante
  • Analista de Inteligência Comercial e Marketing.
  • Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em economia me proporciona uma visão otimizada do mercado, e marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *