O que é um aplicativo de mobilidade urbana?

Quando o assunto são aplicativos de mobilidade urbana logo vem à cabeça Uber, 99, Lyft, etc. Mas a verdade é apps tipo o Uber não são os únicos dessa categoria, existem diversas outras soluções para transporte urbano, cada uma encontrando seu nicho.

Nesse artigo, vamos explicar o que é um aplicativo de mobilidade urbana e falaremos quais são os 5 principais em atuação no Brasil.

O que é um aplicativo de mobilidade urbana?

O conceito é bem simples: qualquer aplicativo que facilite sair do ponto A para chegar no ponto B, pode ser considerado uma solução para mobilidade urbana. Mas vamos considerar nesse post apenas as soluções de mobilidade urbana que envolvem uma terceira parte, isto é, desde uma bicicleta à uma carona com um motorista de aplicativo particular.

Um mercado em crescimento

Segundo o professor da FGV, André Miceli, apenas 10% da população do País, perto de 20 milhões de brasileiros, usam algum aplicativo de mobilidade urbana. Ele ainda destaca que os erros cometidos pela Uber, podem ampliar ainda mais esse mercado “Os jovens foram os primeiros a baixar, agora os pais já estão usando e novos usuários devem surgir. O mesmo acontece com as cidades, primeiro foram as capitais, agora as cidades menores devem receber os aplicativos”.

5 principais aplicativos de mobilidade urbana no Brasil

Urbano

A Urbano é uma das primeiras soluções de mobilidade do tipo car-sharing. Esse tipo de solução é muito utilizada na Europa, a Urbano não foi apenas uma pioneira no serviço, como tem uma frota eco-friendly (carros elétricos).

Para utilizá-la basta baixar o app, fazer o cadastro enviando fotos dos documentos pedidos. Após ter o cadastro aprovado basta localizar o carro através do app, depois basta reservar o carro. Então, o usuário terá 15 minutos para chegar até o veículo e o destravamento das portas acontece pelo aplicativo, a chave estará no porta-luvas, depois de usar é só deixar ele em um dos pontos indicados.

Yellow

Muitas vezes estamos parados no trânsito e pensamos “eu não estaria parado se estivesse de bicicleta”. Foi em cima desse pensamento que Ariel Lambrecht, fundador da 99, Eduardo Musa, ex-CEO da Caloi criaram a Yellow.

A Yellow é uma solução para mobilidade urbana que aposta no uso de bicicletas e patinetes compartilhados. Funciona da seguinte forma; com o aplicativo instalado você localiza uma das estações espalhadas pela cidade. Após chegar ao local, basta usar o app para desbloquear sua bicicleta ou patinete e pronto, você tem em suas mãos uma bicicleta para ir onde desejar.

Muitos podem estar pensando que esse app de mobilidade pode ser um tiro no pé dos criadores, devido aos atos de vandalismo e furtos. Porém, para não sofrer com furtos, a empresa aposta em três fatores. O primeiro é o baixo valor agregado das bicicletas, que contam com pouquíssimos componentes. Elas não terão marchas e os pneus não podem ser usados em outros veículos. Além disso, cada bike será monitorada por GPS. Por fim, a empresa também acredita que o alto número de bicicletas circulando nas ruas diminuirá o interesse pelos crimes.

Riba Share

O Riba Share é um serviço de parecido com o Yellow, só que ao invés de bicicletas são scooters. O processo de cadastro é igual ao de qualquer car-sharing. São requisitados os dados bancários e da carteira de motorista pelo app, após feito o cadastro, é só desbloquear sua scooter. Vale lembrar, que todas as “motos” são elétricas então essa solução também pode ser considerada eco-friendly. O único problema é que atualmente as motinhas só podem ser utilizadas na zona sul de São Paulo.

Blablacar

Ultimamente é comum procurar caronas em grupos de Facebook e WhatsApp. Mas, muitas vezes ficamos desconfiados com o motorista. Pensando nisso surgiu o Blablacar, este app de mobilidade urbana de caronas intermunicipais. Nele existem dois tipos de usuários, aqueles que oferecem carona e aqueles que buscam, além disso, é possível ver a avaliação do motorista, o modelo do carro, quantos acentos disponíveis e diversas opções de pagamento. Além de app possuem um sistema web que vale a pena conferir.

Aplicativos tipo o Uber

A lista é imensa, ela começa com o próprio Uber, Juno, 99, MobDrive, LadyDriver, 4move, Cabify, Lyft e outras diversas empresas e cooperativas de táxis que possuem apps próprios. Esse tipo de aplicativo, sem dúvida, tem o maior potencial de crescimento. Afinal, as gigantes de mobilidade parecem não se importar com o mercado local. Isto é, as médias e pequenas cidades não são abrangidas por tais apps. Assim, criando um espaços para aqueles que desejam empreender.

Conhece algum app que não está na lista, conte-nos aqui em baixo nos comentários.


  • Vitor R. Galante
  • Gerente de Marketing
  • Viciado em novas tecnologias, adoro e me entusiasmo com novidades. Escrever artigos sobre os mais diversos temas tecnológicos me traz paz de espirito. Morar, trabalhar e estudar em Ouro Preto me fez entender que tradição e inovação podem sim andar juntas.

2 comentários no post “O que é um aplicativo de mobilidade urbana?

  1. Pingback: Andre L. Miceli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *