notificacoes-push

Notificações push: saiba por que utilizar

Certamente, você já recebeu mensagens vindas de um app já baixado no seu celular, com alguma informação relevante. São as chamadas notificações push, ferramenta poderosa que pode aumentar consideravelmente o fluxo no seu app.

Apesar disso, quando esse artifício não é usado corretamente, ele pode acabar tendo o efeito reverso. Convenhamos, essas notificações, às vezes, nos lembram spam. Por isso, se não forem muito bem utilizadas, podem gerar repulsa aos usuários. Sendo assim, fizemos um post que vai te ajudar a utilizar as notificações push da maneira correta, para melhorar o engajamento do seu app.

5 Ferramentas para melhorar o desempenho do seu app

O diferencial das notificações push

Você provavelmente está se perguntando: Por que notificações push? Por que não mandar e-mail, ou mesmo SMS, para o usuário do seu app? Nós temos a resposta para a sua pergunta!

Notificações push são enviadas de forma personalizada, em nome do aplicativo, direto para o celular do usuário! Além disso, ela aparece em pop-up ou banner, e induz o usuário a clicar, o que o leva diretamente para o app.

Os e-mails, apesar de serem ferramentas potentes, não apresentam tantas facilidades quanto as notificações push. Isso porque, ao enviar um e-mail, ele pode acabar caindo na caixa de spam, ou mesmo ser esquecido na caixa de entrada.

As notificações, por outro lado, ficam presentes na tela do seu celular até você abri-las. Isso torna mais fácil e simples a visualização das informações, e ela permite que o usuário abra o app com apenas um toque. O infográfico abaixo mostra como a notificações push é mais eficaz que o e-mail. 

Infográfico Notificações Push

Clique aqui para baixar este infográfico

Em relação ao SMS, apesar da informação chegar ao usuário de forma eficiente, sua captação não é vantajosa. Isso porque, convenhamos, as SMSs já perderam sua popularidade como ferramenta de comunicação há um tempo.

Além disso, as notificações push são enviadas pelo próprio app, o que torna a mensagem mais confiável e passível de ser aberta. Já por SMS, a mensagem é enviada por um número desconhecido e com um link. Isso pode gerar desconfiança nos usuários e, dessa forma, o link não será aberto.

Conteúdo exclusivo e atrativo

Não adianta enviar notificações push com um conteúdo que não chame a atenção do usuário. Se você fizer isso, além de não atingir o objetivo, que é fazer com que o aplicativo seja aberto, você ainda pode gerar um resultado pior.

Como já dissemos anteriormente, a notificação push não deve ser um spam para o usuário do app. Caso isso aconteça, o conteúdo será ignorado. E pior: caso aconteça mais de uma vez, o usuário tende a começar a ignorar as notificações e, no futuro, excluir o aplicativo.

Para que isso não aconteça, há alguns assuntos-chave que podem ser enviados como notificações push:

# Placares de jogos esportivos, direto na tela bloqueada

# Mensagens úteis do dia, sobre trânsito, clima etc

# Notícias de um portal sobre seu caderno ou assunto favorito

# Promoções dentro do app

# Informações ou atualizações sobre algum serviço contratado

É claro que existem outras informações que podem ser enviadas por notificações push. Afinal, o importante é que o assunto da mensagem seja interessante para o consumidor. Deve-se levar em conta a relevância e utilidade do assunto para cada utilizador.

pessoas-mexendo-no-celular-de-dia

Benefícios para o app

As notificações push trazem diversos benefícios para o aplicativo, desde maior alcance e tráfego no app, até uma melhoria considerável no aumento de vendas do seu produto. Listamos aqui as principais vantagens de enviar notificações push:

# Aumentar o tráfego do app, mantendo os usuários atualizados dos seus conteúdos. As notificações podem ser enviadas sempre que um novo conteúdo (que interesse ao usuário) for postado.

# Enviar um lembrete: caso o usuário não tenha finalizado uma compra, ou esteja próximo ao vencimento de algum boleto, o app pode avisar. Dessa forma, o app se mostra útil ao usuário, que passa a considerá-lo essencial.

# Aumentar as suas vendas: Enviando promoções para o usuário, ele sente que está recebendo um desconto especial, e resolve aproveitá-lo.

# Melhorar a experiência e fidelizar os seus clientes: Ao analisar a taxa de abertura das notificações, conseguimos enviar conteúdos mais bem direcionado. Isso significa usuários mais felizes e marketing mais efetivo.

# Conhecer mais sobre sua persona: Com as notificações push, é possível traçar um perfil do usuário do app.

Geolocalização nas notificações push

A geolocalização pode ser utilizada para aprimorar essa ferramenta. Quer saber como?

Vamos supor que você possui um aplicativo que compila notícias de vários portais. Nesse caso, você pode utilizar a localização do usuário para enviar para ele matérias daquela região específica na qual ele se encontra. Ou então, caso o app seja de mobilidade (tipo Uber), é possível definir um padrão comportamental e oferecer descontos para determinadas rotas ou eventos.

Lembre-se: quanto mais bem direcionada for a notificação push para o usuário, mais satisfeito ele ficará. Isso pode trazer vantagens como boas avaliações, preferência pelo seu app etc.

homem-mexendo-no-celular-esperando-o-trem

E aí, já te convencemos do poder das notificações push? Tem alguma dúvida sobre notificações push? Comente aqui embaixo!


  • Mariana Storto
  • Analista de Marketing Digital e SEO
  • Nascida no interior de São Paulo, já me tornei mineira de coração. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, sou apaixonada por Comunicação e Marketing Digital. "A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *