A etapa final no desenvolvimento de um aplicativo é o seu lançamento nas lojas. Elas serão as responsáveis por publicizar e distribuir os apps para os usuários do mundo todo. Esse é o motivo que faz valer a pena publicar os apps nessas plataformas, pois senão haveriam muitos desafios para adquirir usuários ativos. Até porque, além de distribuir, as app stores ajudam na instalação do software no celular e evitam malwares.
Com o passar dos anos, as lojas criaram outras formas de divulgar os apps que não sejam de forma orgânica, dando origem as features. E conquistá-las é um desafio, pois implica conquistar a atenção de pessoas responsáveis pela curadoria, e não de motores de busca. Com isso, este artigo irá te apresentar 10 dicas de como aparecer nas features de apps stores e aumentar os downloads com isso!
O que são as features de app stores?
Além de servir como um catálogo, as lojas de aplicativos também contam com a opinião dos editores para indicar aplicações. Denominadas features de app stores, essas áreas apresentam uma curadoria que apontam aplicativos de qualidade e relevantes para os usuários, levando em conta seus países, idiomas e contextos.
Cada loja de aplicativos tem seus features, todas tendo uma seção separada para os games e os demais apps, e uma subdivisão entre os apps pagos e gratuitos. A Play Store possui três categorias: a escolha da equipe, a escolha do editor e destaques. Enquanto que a Play Store faz indicações diárias com o “App do dia” e “Jogo do dia”.
Os apps escolhidos pela Play Store ganham um selo🥇, o que traz uma carga positiva em relação ao app, passando a segurança de que ele é de qualidade. Receber este distintivo significa que o seu aplicativo está entre os melhores!
Segundo a Sensor Tower, o impacto das features de app stores é bastante positivo, pois elas podem aumentar até em 24 mil vezes o volume de instalações, assim como podemos ver no gráfico abaixo.
Features da Play Store
Features da App Store
10 dicas de como aparecer nas features
Conheça as app stores
As dicas abaixo tem tudo a ver com essa primeira, que é sobre conhecer como funciona cada app store. Como cada país tem a sua própria, a curadoria funciona de forma diferente para corresponder ao público.
Lembrando que não existe um motor de busca que seleciona esses apps, pois são pessoas reais escolhendo-os para pessoas reais. Mesmo que a transformação digital tenha avançado, as máquinas não sabem (ainda, ou não) como é sentir as necessidades humanas.
Coloque a localização do app
De acordo com o visto acima, configure para que seu aplicativo apareça na app store correta para que a descrição, palavras-chave e gráficos de recursos estejam adequados para o público.
Caso seu app esteja em mais de um país, não se esqueça adaptá-lo para o novo idioma, seja dentro do aplicativo, em seu site (caso possua) e na página das apps store.
Construa um código de alta qualidade
Se você já tem um app publicado na App Store e Play Store, você já sabe que existem diretrizes de qualidade de código para cada uma. Já sabe também que a Play Store tem um painel específico para depurar o código com a finalidade de encontrar falhas no aplicativo.
Ter o app aprovado não quer dizer que ele esteja 100% redondo e funcionando perfeitamente, até porque não existiria o Android Vitals, o painel que mencionei acima. Logo, certifique-se que seu aplicativo está sempre o mais próximo possível do que é esperado pelas app stores no que diz respeito aos códigos de qualidade.
Dessa forma, conheça e revise seu app a partir do que a Apple e Google falam sobre códigos.
Tire proveito da linguagem nativa
Cada versão dos sistemas operacionais possuem suas particularidades e incrementos, tanto que existem conferências apenas para apresentá-las. Então, incluí-las no seu aplicativo pode ser um fator decisivo para colocá-lo nas features de app stores.
Isso é colocar seu app na mira das estratégias de marketing das empresas responsáveis pelas app stores, pois seu app pode se tornar um case para mostrar o novo recurso.
Aí que entra a importância de ter um time de desenvolvimento especializada nos sistemas operacionais, pois é a partir da linguagem nativa que é possível aproveitar de tudo que está no hardware e software do celular.
Aprimore a experiência do usuário
Como já falamos inúmeras vezes por aqui no blog, a experiência do usuário é um grande fator de engajamento no seu aplicativo. Portanto, quanto mais taxas de falha ele apresenta, menores são as chances de manter seus usuários ativos e retidos.
Já que essa é uma métrica que todo aplicativo quer reduzir, o time de desenvolvimento e suporte deve estar bem alinhado aos feedbacks dos aplicativos nas lojas, oferecendo atualizações constantes e aprimorando os reviews. Afinal, os aplicativos que aparecem nas features de app stores possuem nota 4.2 para cima!
Vale a pena ressaltar que os usuários podem revisar suas avaliações quando percebem que os problemas relatados foram aprimorados.
Ademais, a App Store possui uma seção só para os aplicativos que foram atualizados. Ou seja, os editores ficam de olho em tudo que rola e acompanham as evoluções dos aplicativos!
Refine o ASO
Todas as outras dicas deste artigo são primordiais para fazer seu aplicativo aparecer nas features de app stores, mas mantê-lo constantemente atualizado na página é fundamental para o alcance orgânico do app. Isso porque é através das otimizações para as lojas que seu app vai se mostrar como resultado para as buscas dos usuários.
Além disso, se o seu app for destacado pelos editores e tiver uma má impressão por causa da página na loja, todo o esforço para se destacar nas indicações pode ser jogado fora, e ainda perder a credibilidade — fator difícil de recuperar.
Você pode refinar o ASO com a formatação avançada com HTML, deixando seu aplicativo mais apresentável para os usuários e aumentar as chances de conquistar o clique nos botões “obter” ou “baixar”.
Torne o app universal
Este é um critério da Apple para features de app stores, que consiste em aplicativos disponíveis em todas as plataformas: iPhones, iPads e Apple Watches. A Apple tem forte apreço por essa diversidade de possibilidades, e ter um app universal pode colocar seu aplicativo em grande vantagem para aparecer nas features.
Se conecte com os editores
Levando em consideração que não são algoritmos que fazem as curadorias dos apps, você tem a oportunidade de conhecer e se aproximar dos editores. Procure-os nas redes sociais e faça com que seu aplicativo esteja no campo de visão dessas pessoas. O networking sempre ajuda nas diversas necessidades e interesses de negócios!
Promova seu app
A dica de “colocar seu app em evidência” para se aplica para os usuários. Você pode se alinhar com os influencers, e portais especializados em aplicativos e tecnologias, para criar conteúdo relacionado ao seu produto. Isso significa promover seu app tanto para os usuários, quanto para os editores.
Ademais, você pode também fazer um requerimento diretamente na Apple para aparecer na feature. O processo é bastante simples: através do seu ID, preencha um formulário da App Store Promote e aguarde. Se tudo der certo, você receberá um e-mail pedindo informações e recursos gráficos para dar continuidade no processo.
Especialmente para os MVPs: tenha calma
As experiências são fatores chaves para que um usuário se mantenha ativo ou não no seu aplicativo. Falhas, bugs e travamentos são motivos que podem levar à desinstalação. Por isso, antes de otimizar para aparecer nas features de app stores, certifique-se de que o servidor do seu app aguenta uma quantidade elevada e inesperada de usuários.
Senão, seu app vai cair e os usuários ficarão insatisfeitos. Como já vimos no início do artigo, aparecer nas features de app stores pode aumentar em até 24.000 vezes o volume de downloads. Então garanta que seu aplicativo esteja preparado para isso.
Por esse motivo que aplicativos MVP devem ter calma antes de se jogar na corrida pelas features. Afinal, existe um longo caminho para aprimorar o código até que esteja redondo, com os reviews acima de 4.1, entre outros pontos que discutimos aqui. Isso não quer dizer que MVPs não possuem potencial, mas sim que gerar todo esse tráfego pode ser um tiro no pé.
Dica bônus
Vamos para uma dica extra que pode ajudar não só a colocar o app nas features de app stores, mas colocá-lo no coração e decisões dos usuários: o uso das redes sociais.
Por se tratarem de produtos digitais e serem disponibilizados online, nada impede que seu aplicativo possua uma presença digital. Afinal, você deve estar onde seus usuários estão e falar na mesma língua. Eles podem até não baixar seu produto logo de início, mas no dia que precisarem de uma solução como a sua, ou alguém pedir uma indicação de app, não há dúvidas que seu aplicativo estará na memória deles.
E o mesmo vale para os editores. Afinal, eles também são usuários como quaisquer outros!
Continue no assunto lendo o nosso artigo “como os aplicativos podem se beneficiar das redes sociais“.
O que achou das dicas de como aparecer nas features de app stores? Seu app usa alguma delas? Conte a sua experiência ou curiosidade nos comentários abaixo!
Respostas de 3
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