Mobile App Analytics: avalie o desempenho do seu aplicativo

Ao criar um aplicativo você sempre deve pensar na experiência do usuário, mas mesmo assim alguns erros podem acontecer. Monitorar o comportamento do seu público dentro do seu aplicativo é muito importante para melhorar essa experiência, por isso os Mobile App Analytics são interessantes.

Mas afinal de contas, o que é Mobile App Analytics?

Mobile App Analytics são plataformas que coletam dados dos usuários do seu aplicativo, como idade, sexo, localização, comportamento, entre outras. Toda a jornada do usuário é monitorada, desde o download até o envolvimento.

mobile app analytics

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Através desses dados, de análises de gráficas, mapas de comportamento, é possível tirar várias conclusões a respeito dos seus usuários e de como estão utilizando seu produto.

Assim fica mais fácil de entender as dores e de propor melhorias para o aplicativo. Até mesmo melhorar a jornada de compra.

Vários relatórios serão apresentados nos Mobile App Analytics e aqui usaremos o exemplo do Google Analytics, que é a ferramenta mais popular do ramo.

Relatórios de aquisição

Apresenta as características dos usuários que fizeram do download do aplicativo.

Novos usuários

Os novos usuários te fornecem informações importantes como quantos são os novos usuários, sistema operacional utilizado, localização e a versão que foi instalada.

A partir desses dados é possível identificar as características que seu público-alvo apresenta e criar campanhas de marketing mais efetivas.

Mercado de aplicativos

O mercado de aplicativos apresenta dados de onde seu público faz download do aplicativo, como a Google Play Store e a iTunes Store.

Com a frequência em cada um dos mercados, é possível direcionar melhor suas campanhas através da análise do desempenho em cada um.

Porém nem todas as plataformas suportam o código  ou não enviam dados de campanha para o Google Analytics.

Os dados dessas fontes podem ser mostrados como (not set) ou não exibir os dados.

Origens

Nessa parte do relatório, é possível descobrir as fontes que direcionaram seu usuário para a página de dos mercados, como sites, propagandas em outros aplicativos, entre outros.

Assim é possível direcionar ações mais efetivas para os locais que geram pouco tráfego e melhorar as que são feitas nas que geram muito tráfego.

Aquisição e acompanhamento de conversão

Aqui é possível analisar o comportamento do seu usuário, entender melhor como ele passa em cada uma das etapas até baixar seu aplicativo.

É possível saber o que seus usuários fazem no seu app, inclusive até onde foram na jornada de compra, caso seja um dos objetivos do app.

Assim é possível saber o que é inútil para seu usuário, modificando o app para melhorar a experiência dele. Identificar os gargalos na sua jornada de compra e corrigi-los irá aumentar suas taxas de conversão.

Google Adwords

Aqui é possível saber quantas pessoas, que clicaram em seu anúncio do Adwords, instalaram e usaram seu app.

É possível identificar o desempenho de cada uma de suas campanhas e saber o perfil de público que elas estão atraindo. Assim é possível pensar em ações para melhorar as campanhas, de acordo com seus objetivos.

Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre o relatório de aquisição no site da Google

Relatórios de comportamento

Aqui são oferecidas as informações de como seus usuários estão interagindo com seu produto.

Telas

É possível acompanhar cada tela detalhadamente, suas exibições e porcentagens de saída em cada uma.

Assim pode-se identificar uma tela que tem muita evasão de usuários e procurar entender o porquê. Corrigir o problema aumentará a retenção através de uma experiência melhor.

Fluxo de comportamentos

Aqui você acompanha todo o fluxo de ação do seus usuários no aplicativo. Identifica quais telas levam a qual tela ou evento.

google mobile app analytics

Assim é possível identificar como estão os fluxos para as telas que a empresa mais tem interesse, como a de finalização de uma venda, e otimizar o processo.

Falhas e exceções

Aqui é possível acompanhar as principais falhas ou exceções que ocorrem no aplicativo, com uma breve descrição para facilitar a correção.

Lembrando que algumas falhas que acontecem muito e que não são por culpa do aplicativo, como as de rede e resultados de pesquisa, devem ser adicionadas as exceções.

Velocidade do aplicativo

Aqui é necessário definir quais ações vocês desejam que sejam exibidas nos relatórios.

Inserido o código, será apresentado o tempo que cada uma das solicitações programadas demoram para carregar.

Assim é possível otimizar o código do aplicativo, acelerar o tempo de carregamento e melhorar a experiência do usuário.

Tudo sobre os relatórios de comportamento podem ser encontrados aqui.

Relatórios de conversão

Aqui você pode acompanhar como andam as metas que foram pré-estabelecidas e a receita gerada.

Metas

Aqui você tem um resumo de como andam todas suas metas estabelecidas no Mobile App Analytics da Google, as conclusões, taxa de conversão e de abandono das metas programadas.

É possível acompanhar as metas vinculadas a cada uma das telas do aplicativo, e acompanhar seu desempenho individual.

O caminho que o usuário percorre até uma das metas também pode ser analisado, ajudando a identificar os gargalos que impedem a conclusão da meta.

Comércio eletrônico

Aqui você tem acesso a todos os dados do seu comércio eletrônico, caso seja um aplicativo que venda.

Dados como receita, transações, sessões com transações, o valor do seu ticket médio, produtos mais vendidos e o tempo gasto pelo cliente até que efetue a compra estarão presentes nessa aba do Mobile App Analytics da Google.

É possível ter os dados de cada produto separadamente, facilitando a definição de metas para cada um em relação a quantidade e valor que deve ser alcançada.

Saiba mais informações sobre os relatórios de conversão.

Existe apenas o Google Analytics?

Existem diversas ferramentas de Mobile App Analytics, fizemos uma análise do Google Analytics por ser uma plataforma que é bem difundida e gratuita.

Inclusive o próprio Google oferece um curso gratuito sobre a ferramenta, para que os usuários saibam como utilizar todas as ferramentas oferecidas.

Há outras opções como o Flurry da Yahoo,  Apple App Analytics, Apsalar, Amplitude, entre muitos outros.

O que é medido por todas as ferramentas é bem parecido. Assim cabe a você decidir qual das plataformas de Mobile App Analytics  atende completamente suas necessidades e que você tem mais facilidade em acompanhar.

Por que utilizar?

Como já pontuamos ao longo de todo esse post, acompanhar as ações do seu usuário e as métricas permite identificar os principais problemas de seu App.

Solucionando esses problemas, seu usuário ficará mais tempo no seu aplicativo, suas taxas de utilização e conversão irão aumentar.

Por isso é importante monitorar o comportamento do seu usuário, investir tempo na análise dos dados, identificar e corrigir otimizar os códigos e layout. Só dessa maneira o seu aplicativo estará sempre atualizado com o que os usuários esperam e  garantir o sucesso e a lucratividade do seu App!


  • Daniel Madureira
  • Gerente de marketing
  • Mineiro de Divinópolis, amante do futebol e cruzeirense apaixonado. Adorador de tecnologia e marketing digital. Graduando em Engenharia de Produção. Gosta de uma boa resenha e de contos medievais nas horas vagas. Quem tiver interesse em saber mais é só seguir no Instagram @danielmadureira94

4 comentários no post “Mobile App Analytics: avalie o desempenho do seu aplicativo

  1. Interessante o seu artigo, estou começando a trabalha neste nicho de mercado.
    Para aparece os primeiro resultados de um aplicativo que fatores devem ter tipo: tempo publicação, quantidade de downloads, atualizações,etc..

    1. Bom dia Cristiano,

      Após a publicação do seu aplicativo, para que ele tenha mais downloads é interessante que seu aplicativo tenha um bom número de avaliações positivas nas App Stores; a quantidade de downloads também é um fator que leva muitos usuários a baixarem seu app; ter uma boa usabilidade (tempo que as pessoas passam utilizando seu aplicativo), então desenvolvê-lo pensando na experiência do seu usuário é um ponto chave; desenvolvê-lo pensando em como as pessoas os encontrarão nas App Stores é muito importante para elevar a taxa de downloads, inclusive se quiser dar uma conferida no nosso artigo sobre ASO pode te ajudar bastante.

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