Como criar um aplicativo? Tire a ideia do papel em 13 passos

Tags:    

Receba atualizações semanais no e-mail

Os aplicativos são excelentes ferramentas para facilitar nossas atividades cotidianas bem como também são boas fontes de renda. Esses são motivos que geram interesses e a curiosidade nas pessoas para entender como criar um aplicativo do zero.

Esse processo de desenvolvimento é bastante complexo, exigindo planejamentos no campo da humanas assim como no campo das exatas. Logo, é um processo multidisciplinar para que sejam entregues aos usuários funcionalidades eficientes e relevantes financeiramente para pessoas e empresas.

Por isso, neste artigo me preocuparei em tirar as principais dúvidas e pontos sobre a criação de aplicativos do zero. Recomendo ler os materiais dos links que deixarei ao longo do artigo, pois eles serão complementares ao que veremos aqui. Se houver dúvidas específicas, escreva-me nos comentários!

Dito isso, bora entrar no nosso assunto?

O que saber antes de criar um aplicativo?

Precisamos discutir inicialmente duas coisas: os tipos de aplicativos e as etapas do desenvolvimento. Digo isso porque ambos os assuntos estão relacionados, especialmente pelo motivo de que as etapas iniciais do desenvolvimento são imprescindíveis para selecionar o tipo de aplicativo a desenvolver.

Vamos entender primeiro as etapas:

Etapas para a criação de um aplicativo

De forma simplificada, as etapas são apenas essas 5:

  • Planejamento de negócio
  • Design
  • Desenvolvimento
  • Testes
  • Lançamento

Contudo, cada um possui um longo roadmap de atividades para que sejam finalizadas. Como mencionado anteriormente, criar um aplicativo é multidisciplinar, e tudo começa com todo o planejamento do negócio.

O negócio do aplicativo

Este é o momento para que seja elaborado todo o business plan. É a partir dele que serão traçadas as estratégias comerciais e de marketing, por exemplo, bem como questões orçamentárias, fontes de monetização, dentre outros fatores.

Essa é uma fase de muito estudo e planejamento, o que significa ter bem definido qual será o problema que o aplicativo irá solucionar, como solucioná-los, o diferencial dele diante da concorrência, o porquê que os usuários o instalariam, etc.

O importante é sair daqui com os requisitos-chave e elementos que irão levar seu aplicativo a atingir o break-even.

Design

Quando pensamos na criação de aplicativos, o design acaba por ser a parte mais ignorada, pois a maior preocupação é o desenvolvimento. De fato, a mão no código é imensamente importante, mas ele só pode começar quando o design estiver pronto e com a melhor experiência do usuário possível projetada.

Isso significa que os desenvolvedores não são responsáveis pela criação das telas dos aplicativos, e sim os UI/UX designers. 

Desenvolvimento

Com as telas em mãos, chega o momento de codar. É aqui que os desenvolvedores irão trabalhar suas proficiência nas linguagens de programação, frameworks, bibliotecas e lógica de programação para criar bons aplicativos, seja para o celular, tablet, dashboard ou aplicação web.

Testes

Para garantir a qualidade dos aplicativos, a etapa de testes é essencial. Nela, o time de Quality Assurance realizará uma série de testes para conferir se o aplicativo está atendendo ao esperado e planejado na etapa de requisitos. Para isso, são utilizados testes manuais e automatizados.

Lançamento

Backlog zerado, chega a hora de colocar o aplicativo criado em produção, isto é, disponibilizá-lo ao público. Para isso, utilizamos as lojas de aplicativos e as melhores práticas de ASO para publicar os apps — além de estratégias de marketing para o lançamento de apps.

Os tipos de aplicativos

Este tópico não será sobre os segmentos de aplicativos, como telemedicina, mobilidade urbana e afins. O foco é te apresentar os tipos tecnológicos deles, que temos 4:

  • Nativos: são aplicativos feitos exclusivamente para uma plataforma específica, ou seja, um app feito para Android não funcionará no iPhone e vice-versa. Isso porque suas tecnologias são únicas e dedicadas.
  • Híbridos: já esses misturam o mundo web com o mobile, pois são aplicações originalmente feitos para web e adaptar para os dispositivos móveis.
  • Cross-platform: comumente confundidos com os aplicativos híbridos, os cross-platforms compilam os códigos diretamente para as plataformas dos dispositivos, como é o caso do desenvolvimento Flutter.
  • PWA: podemos resumir os aplicativos PWAs como sites bem otimizados para dispositivos móveis, como é o caso do Facebook e iFood. Isso porque eles são acessados pelo navegador sem a necessidade de instalar no celular.

Dá para criar um aplicativo sozinho do zero?

Sem dúvidas, é possível criar um aplicativo sozinho. Para isso, existem diferentes formas de executar essa tarefa: seja através de ferramentas no code ou low code, assim como desenvolvendo cada etapa por conta própria com a mão no código — e ainda contar com o apoio de inteligências artificiais generativas, como é o caso do Chat GPT.

Contudo, é importante ressaltar que IAs são agentes auxiliares, não estando aptos a desenvolver aplicativos do zero, mas eles podem instruir com códigos, linhas de raciocínio, correções, dentre outros fatores.

Chat GPT afirma que não faz aplicativos

Dito isso, irei te apresentar algumas ferramentas para desenvolver aplicativos por conta própria:

FapApp

A solução brasileira no code para desenvolvimento de aplicativos é a FabApp. Através da plataforma drag&drop, usuários sem conhecimento de programação podem criar seus aplicativos totalmente do zero. E, caso ainda assim exista dificuldades, é possível encontrar profissionais para fazer por você.

SAP

A SAP é conhecida por suas diversas soluções de softwares para empresas. Uma das novas soluções é a ferramenta low code para criação de aplicativos, anteriormente conhecida como AppGyver

Futterflow

O Futterflow faz a promessa de criar aplicativos com interfaces bonitas sem saber programar e ainda entregar qualidade de arquitetura técnica como o clean code. Com ele também é possível fazer integrações com tecnologias de terceiros.

Bubble.io

Com o Bubble.io é possível criar aplicativos nativos dispensando os conhecimentos de programação uma vez que se trata de uma ferramenta no code. Para facilitar o processo, o Bubble oferece integrações e plugins próprios para aprimorar as funcionalidades dos aplicativos.

Bravo

O Bravo é a ferramenta que mais se diferencia das demais, pois ele cria aplicativos a partir de protótipos criados no Figma, ferramenta de design de interfaces. Assim, quem possuir habilidades de UI/UX design já poderá desfrutar bem da ferramenta.

E se sozinho for difícil?

Embora as ferramentas facilitem, criar aplicativos é uma atividade facilmente terceirizável, seja através da contratação de profissionais freelancers bem como empresas especializadas em desenvolvimento mobile

Esse é o caso da Usemobile. Somos uma software house de aplicativos especializada em desenvolvimento nativo e cross-platform com Flutter. Nossas equipes são compostas por gestores de projetos, scrum master, product owners, ui/ux designers, desenvolvedores e analistas de qualidade, pessoas necessárias para a criação de aplicativos com todas as pontas.

Solicite um orçamento para tirar seu aplicativo do papel:

Leve a potência mobile para seu negócio

Tópicos

123 respostas

  1. Oi! Se tenho uma ideia de app e a transfiro a uma empresa que a desenvolva, como a app mobile, que garantia tenho de que meu conceito não possa ser réplicado pela própria empresa?

    1. Oi Felicia, tudo bem?
      Gostamos muito da sua pergunta.
      Bom, legalmente existe um contrato que você pode assinar antes de iniciar a conversa com o diretor de negócios da empresa, o contrato “NDA”.
      Esse contrato registra que a empresa não pode replicar sua ideia. Aqui na Usemobile usamos ele quando um possível cliente marca uma reunião para contar sua ideia de app! No mais, se a empresa não possuir o contrato esperamos o bom senso e a ética dos envolvidos!
      Espero ter ajudado!
      Abraços!

      1. Quanto mais ou menos custa um APP pela usemobile, sei que existem variáveis, mas uma média para um APP que precise de Geolocalizacão, Chat com videos, espaço para textos , reportagens e possua tbm a função de venda de serviços. Como se fosse um Site mesmo!

        1. Tu pode usar uma parte do APP com web por exemplo, quando clica em loja virtual, abre ela como se fosse um navegador fica um app hibrido.

      2. Olá, eu escrevi vários textos sobre um assunto que entendo muito e gostaria de criar um app pelo meu celular e publicar no Google play ( já tenho a conta de 25 dólares), o app é bem simples, uma lista com vários textos que você pode ler, saberia me dizer algum app ou site para fazer esse app?

        1. Olá, Luiz. Bacana você já ter alguns passos adiantados! Pela simplicidade do seu app, talvez uma plataforma “nocode” possa lhe ser mais interessante, isto é, que você mesmo possa montar sem precisar saber programação. Você pode também enviar um pedido de orçamento para a Usemobile 😊

  2. Tenho uma ideia de app, para mulheres que têm medidas protetivas contra maridos, e não tem como si preveni, será que tem alguém com enterece de mim ajuda a desenvolver. (99 9 91394009 Jerson)

  3. Olá sou técnico de Refrigeração e tenho uma idéia para ajudar pessoas que passam por problemas em instalaçõesd de ar condicionado consertos de geladeira e freezer entre outros oonde colocaria códigos de erros e outros problemas que aparecem frequentemente obgd.

  4. Tenho uma idéia de aplicativo já tem mais de um ano até hj …. Ninguém fez e neste mundo caminhando pra estes lados …. Vai funcionar muito bem , alguém tem interesse . E sucesso garantido .

  5. Como prevenir o efeito Mark*, ou seja, como garantir que a minha idéia não seja desenvolvida no app com pequenas modificações em alguns pontos e depois lançada como pertencente ao programador?
    *Reza a lenda que teria ocorrido isso com oFacebook.

    1. Olá Mardem, para se assegurar que sua ideia seja protegida você precisa elaborar um NDA, este é um contrato de não divulgação, além disso existem outras maneiras como patentear seu modelo de negócio. Fazer um NDA é a pratica mais comum do mercado, se você deseja saber mais sobre esse tipo de contrato, temos este post para esclarecer suas dúvidas

  6. Ola Olha tenho uma ideia na minha cidade acho que já até tem no Brasil criar um aplicativo que vc possa fazer Conpra em casa mesmo pelo aplicativo

  7. Olá, tenho uma ideia e quero colocar em pratica, pra isso preciso criar um aplicativa que vai contribuir com a praticidade do nosso negocio.

    1. Olá marcos, nós da Usemobile somos especialista no desenvolvimento de aplicativos nativos e temos vários cases de sucesso. Mande uma mensagem para nossa página de contato. Retornaremos o mais rápido possível.

    1. Olá Micheli,
      Caso você queira saber como se faz um jogo para aplicativos móveis, o ideal é que você já tenha a ideia e depois procure um parceiro que faça o desenvolvimento. Envie uma mensagem para nossa página de orçamento e nos conte a sua ideia para que possamos entender melhor suas duvidas e ajudar a saná-las.

  8. OLÁ, BOA TARDE
    TENHO UMA IDEIA MUITO NECESSÁRIA COM O OBJETIVO DE AJUDAR AS PESSOAS, GOSTARIA DE SABER QUANTO SERIA O VALOR PARA CRIÁ-LO

    1. Olá Paulo Ricardo, tudo bem?
      Sim, é possível, entretanto se é vantajoso ou não depende da sua ideia ou proposta de app.

    1. Olá Adriano, tudo bem?
      Ficamos muito felizes com o feedback positivo. Continue acessando nosso conteúdo para se manter conectado com os temas de tecnologia e das aplicações móveis.

  9. Olá senhores,
    Depois de ter lido este artigo confesso que abriram meus olhos para novas perspectivas e também me ajudaram a organizar as minhas ideias me dando um ponto de partida.
    Muito bom estão de parabéns pelas orientações.

    1. Olá, Douglas! Esse seu retorno é muito importante para a gente, porque podemos ter ainda mais certeza que nosso conteúdo é de qualidade e relevante para todos! Qualquer dúvida você pode entrar em contato ou continuar explorando nosso blog. E manda o texto pra galera que curte uma tecnologia bacana 🙂

    1. Gostaria de criar um aplicativo fentro de bairros menores pode crescer mais . E queria fazer e por amigos e vizinhos quero pequenos crescendo os aplicativoa existentes sao caros para nos .

      1. Olá, Rosemary. Muito legal que você queira fazer um aplicativo! Nos conte melhor a ideia na página de orçamento para que possamos avaliar e passar um valor para o desenvolvimento!

  10. olá, gostei bastante do texto e inclusive despertou meu interesse em criar um app,
    tenho uma duvida.
    no passo a passo nao foi falado sobre patentiar o app e a ideia, tenho medo de que o nome do app choque em conflito com outra empresa ou a ideia sendo inovadora se teria que me proteger, enfim se puderem me responder agradeço.

    1. Olá, Aline! Que legal que você quer fazer um app! Respondendo a sua pergunta, quando você tiver a sua ideia de nome do app, é importante verificar a disponibilidade dele. Portanto, faça uma pesquisa para checar se já existe algum outro app com o mesmo nome. Quanto patente, esse tipo de registro não é válido para aplicativos móveis. Isso porque se trata de softwares, cuja legislação para o registro é diferente. Todas essas informações você encontra no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Lá você encontra um manual e todos os passos para registrar seu app. Espero ter ajudado 😉

    1. Olá! Para que a gente possa te ajudar, conte sua ideia com o máximo de detalhes lá na nossa página de orçamento. Assim podemos conversar melhor sobre como te ajudar 😉

    1. Olá, Horácio. Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a criar aplicativos, que você pode acessar aqui. Ainda que ofereçam facilidade para a criação de apps, o desenvolvimento a partir de especialistas pode ser interessante a depender da proposta de aplicativo, pois assim os conhecimentos técnicos podem ser bem aproveitados para implementar funcionalidades bem bacanas que a linguagem nativa pode trazer. Entenda um pouco mais no comparativo entre apps nativos híbridos e webapps.

    1. Olá, Sebastião! Os requisitos básicos para criar os apps são as linguagens de programação, IDEs, SDKs, frameworks e banco de dados (este quando convir). Cada projeto de aplicativo vai exigir uma tecnologia diferente. Apps híbridos, por exemplo, podem usar do framework Flutter, enquanto que nativos iOS o SwiftUI. Se for web, aí já tem o Node JS e por aí vai. Mas cada projeto irá exigir uma tecnologia diferente, então não podemos afirmar que as mesmas são utilizadas em todos os aplicativos. Pra isso você vai precisar entender o que cada framework pode te oferecer! Você pode conhecer um pouco mais dessas ferramentas com os seguintes artigos:

    2. Frameworkds para desenvolver apps desktop
    3. Frameworks para desenvolver aplicativos
  11. Boa noite, eu tenho 2 idéias para criar um app e eu gostaria de poder contribuir (criar um app) … 1° ideia minha é poder ajudar as pessoas que tem ansiedade, depressão, autoestima baixa etc… 2° é sobre ajudar nos estudos assim tendo bônus, e ou um app para as pessoas que tem algum problema de atenção ou algo do tipo, falo isso por que tenho uma irmãzinha que tem déficit de atenção, ela tem dificuldade para ficar em tal assunto ou algo do tipo, eu gostaria muito de ajudar nisso por que sei que deve ser ruim…
    🥀🥀🥀

  12. Muito bom, estão de parabéns, eu e meu irmão queremos fazer um app que ajudará os mais pobres que moram em área de risco, que gerará empregos e clientes satisfeitos, baixo custo, mobilidade e rapidez. Infelizmente não temos recursos, pois, acredito que seja um investimento alto.

    1. Olá, Bruno. Que bom que gostou do artigo! Fico feliz😁.
      Todo aplicativo possui a sua particularidade e isso vai influenciar diretamente no investimento necessário para executá-lo. Te recomendo duas coisas:
      1- Fazer um pedido de orçamento: conte tudo que você tem planejado para o app, especialmente a proposta e funcionalidades (como visto no artigo) para que possamos levantar o investimento necessário;
      2- Procure por investidores: entre em contato com potenciais interessados na sua ideia ou faça crowdfunding (a famosa vaquinha).
      Aqui vai algumas dicas de como conseguir investidor anjo para o seu aplicativo!

  13. Gostei muito dessa matéria, Me deu uma luz. Na verdade tenho idéia de desenvolver algo que já existe, exatamente igual em tudo, porém focado em um nicho, com cunho mais social, com acesso pelo site, android e ios e cadastros, mas acho que não tenho dinheiro pra isso. Acho que vou precisar desenvolver estas habilidades e tentar desenvolver tudo. Uma curiosidade: quando o app tem site, android e ios e o login é um só, como é feita essa comunicação? o banco de dados é compartilhado/integrado?

    1. Olá, Gerson. Fico feliz que gostou do artigo. Quanto sua curiosidade, você está certo. Esse banco de informações fica na parte back-end, que vai ser integrada pelas plataformas depois através de APIs. A mesma lógica se aplica aos logins por contas em redes sociais.

  14. Boa tarde.
    Gostei da explicação tenho 70 anos uma grande experiência em despesas das grandes corporações sei o que falta para um gde controle , mas não tenho como tirar do meu cérebro e colocar no aplicativo , gostaria de um sócio expresidente como vcs.
    Já tenho o nome do aplicativo
    “””GECEPI COMPRAS

    1. Olá Gilberto, envie uma mensagem na página de contato e nos explique melhor qual a sua ideia e forma de parceria pensada, responderemos o mais breve possível.

  15. como é feito o orçamento tenho alguma garantia de confidencialidade? vocês também dão opinião sobre a ideia tem pesquisa de mercado ou probabilidades?

    1. Olá, João! Você pode nos solicitar o acordo de confidencialidade antes de contar a sua ideia! Quanto pesquisa de mercado e probabilidades, nós não fazemos, pois nossa proposta é desenvolver a tecnologia. Logo, saberemos opinar sobre ideia no sentido tecnológico dela, que é a nossa área. Assim, a pesquisa ficaria ao seu cargo ou de alguma empresa terceirizada.

  16. Quanta atenção para as perguntas, parabéns! Pois é, tenho mais uma ideia de aplicativo, e me parece uma daquelas ideias, como ninguém pensou nisso antes; aliás, já vi uma empresa fazendo isso na Índia, com as mesmas ferramentas, mas não com o mesmo propósito. Já sei, vou deixar um pedido de orçamento. Mas quero mesmo char um ou uns parceiros para seguir com a ideia. Já que estou pensando em algo sem fronteiras de países. Vai que emplaca; vai até para bolsa de valores, rs Abraço obrigado!

  17. Olá, gostaria de saber se vcs oferecem uma consultoria de planejamento e negócios para o desenvolvimento do aplicativo. Gostaria de contratar uma empresa que me oriente.
    Agradeço

    1. Olá, Charmaine! Nós ajudamos os clientes da concepção ao lançamento do aplicativo nas lojas, mas apenas a consultoria não é um serviço nosso ainda, quem sabe?. De toda forma, entre em contato com nós, pois o time comercial pode te direcionar a quem procurar. Abração! 🤩

  18. Boa noite eu tenho uma ideia de um aplicativo que pode detequitar pessoas com cov 19 alguem pode mim ajudar .com essa ideia?

  19. Olá,eu tenho uma ideia de um App que tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas que sofre com isso,e mais outras ideias kkk,na minha mente são 3 tipo de app,porém eu não tenho uma renda financeira alta,oq eu poderia fazer ou oq procurar?

    1. Olá, David. Recomendo que você procure por investidores para que financiem as suas ideias. Logo, recomendo a leitura do artigo com 9 dicas para conseguir um investidor anjo. Há ainda a possibilidade de financiamento coletivo através de plataformas de crowdfunding como a Catarse. Antes de procurá-los, faça orçamentos para as suas ideias para que você saiba quanto deverá ser investido nelas. Espero ter ajudado 😁.

    2. Onde posso encontrar informações sobre quais custos estão envolvidos no processo de desenvolvimento de aplicativo? E onde encontro esses valores? Existe alguma planilha disponível para isso?

  20. Olá, tudo bem? Caso exista uma reunião para debatermos as ideias de um app, essa tal aconteceria somente de forma presencial? Caso não, qual as outras opções válidas por vocês referente ao encontro?

    1. Olá, Glauber. Vou bem e você? 😊. Em função da pandemia, os encontros são virtuais através de videoconferências.

  21. Foi bem útil essas explicações , entendi que não do uma ideia seja suficiente para se ter um aplicativo ; porém quanto a mim , do tenho a ideia , quem seria os usuários , como usar ,os benefícios ,só isso

  22. Preciso de ajuda tive inúmeras ideias e queria colocá-las em um app. Quero ajuda TB para que não roubem minha ideia.

  23. Olá boa tarde,estou estudando análise e programação, tenho 1 ideia de construção de um app ,mesmo levando mais tempo consigo produzi-lo sozinho

  24. Olá! Muito bom o conteúdo Taysa!
    Eu consegui criar um protótipo de app no Adobe XD. Quais seriam os próximos passos para disponibilizar o produto no mercado? E quais programas eu preciso aprender para programa-lo? Sendo que eu não entendo nada de programação.. =I

    1. Olá, Vinícius. Que bom que você gostou do conteúdo! Agora respondendo sua pergunta: você vai precisar de duas habilidades para desenvolver sua aplicação: backend e frontend mobile. A back será responsável, grosso modo, pra criar as funcionalidadse da aplicação e gerenciar o banco de dados; enquanto que a parte frontend será para a implementação do layout e integração com o back. Pelo o que entendi, você está sozinho no projeto, então pode ser que a tecnologia híbrida como Flutter possa ser interessante pra você. Recomendo a leitura desse artigo para entender mais sobre a diferença de nativo e híbrido. Te recomendar uma tecnologia específica é um pouco difícil, porque cada projeto vai exigir suas tecnologias. Um aplicativo como a Uber requer geolocalização, enquanto que um app de mensagens instantâneas não necessariamente precisa. Logo, os requisitos são diferentes.

      Precisando de uma ajuda pra desenvolver o app pra você, é só solicitar um orçamento pra gente!

      1. Entendi Taysa. Começando a estudar o Flutter porque acho que me atenderia. Obrigado pela resposta, já me deu um caminho para seguir. E caso eu precise de mais ajuda, solicito o orçamento!

        1. Fico às ordens! E se você empolgar com o Flutter e quiser engatar numa carreira, fique a vontade pra espiar as Responder

  25. Adorei a matéria, eu estava em busca de um curso e achei um simplesmente fantástico, vou até deixar o link pra quem se interessar! encurtador.com.br/kIS47

  26. Gostei bastante dessas vossas opiniões sobre a criação de um aplicativo, então eu peço a vossa maior ajuda, para que eu consiga criar o meu próprio aplicativo.. obrigado

  27. me dê uma dica de como posso esta abrindo um aplicativo no app store, o intuito e ajudar pessoas que precisam de ajudar como tais moradores de ruas e também aquelas que sofreram com alagação, como posso esta começando em forma financeira, me ajudem!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas