Hoje é muito comum ouvir o termo modelo de negócios, principalmente se você está pensando em abrir uma empresa. Entretanto, nem sempre foi assim: durante muitos anos, o termo foi usado por muitos especialistas sem nenhum consenso em sua definição. Até que um consultor chamado Alexander Osterwalder, em sua tese de doutorado, se propôs a definir qualquer modelo de negócios em um quadro com uma linguagem visual clara e acessível, o Business Model Canvas.
Essa criação de Alexander já ajudou milhões de pessoas ao redor do mundo. E, mesmo tendo proposto este modelo ao final da sua tese em 2006, foi só em 2010 que finalizou sua obra com o lançamento do livro Business Model Generation.
Fique comigo até o final deste artigo, pois irei te mostrar como criar um canvas e porque o Business Model Canvas irá te ajudar na criação do seu aplicativo!
O que é o Business Model Canvas?
O quadro de modelo de negócios (tradução de Business Model Canvas) é uma forma visual de como funciona seu empreendimento. Em seu modelo tradicional é segmentado em 9 componentes que cobrem as quatro principais áreas para o funcionamento de uma empresa. Isto é, os clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.
No entanto, com uma atualização na estrutura de plano de negócios feito pelo SEBRAE de Minas Gerais chamado PNBOX, agora são 4 segmentos divididos em 14 módulos. São os segmentos: segmentação de mercado, problema e solução, canais de vendas e, por último, finanças. A partir dessa estrutura pode-se montar um Business Model Canvas mais completo.
Cada uma desses segmentos respondem perguntas básicas para ajudar na definição do negócio:
- Segmentação de mercado – Para quem?
- Problema e solução – O que?
- Canais de vendas – Como?
- Finanças – Quanto?
Como o quadro de modelo de negócios pode me ajudar?
Definir o modelo de negócio é um passo essencial para qualquer empreendimento, logo, com aplicativos não é diferente, pois com ele você irá entender como seu negócio gera valor para seus consumidores. Portanto, o quadro de modelo de negócios (vulgo Business Model Canvas) consegue resumir tudo isso em uma única página.
Te ajuda a focar nos aspectos importantes
Qualquer empreendimento precisa de uma definição de como seus produtos irão chegar aos seus consumidores, planejamento que consta no Business Model Canvas. Dessa forma, ele também ajuda a compreender a vantagem competitiva para iniciar um negócio lucrativo, não apenas através da inovação de produtos, mas também através do design correto de seus negócios.
Oferece visualização clara do seu negócio
Ele ajuda a documentar todas as etapas do seu aplicativo, uma vez que facilita a visualização do negócio e as possíveis modificações à medida que avança. Ao invés de um documento de 100 páginas, tenha tudo em fácil acesso num único quadro e de forma bem estruturada! Isso facilita também a comunicação com sua equipe, investidores, parceiros e funcionários para integrar sua visão.
Coloque o cliente no centro do seu modelo de negócio
Um dos maiores motivos para startups falirem é a falta de compatibilidade do produto com seu mercado. Isto é, a empresa pensa que seu produto é perfeito para o seu nicho, entretanto ele não foi construído pensando no cliente. “É só deixar pronto que os clientes virão” é um mantra moribundo, apesar de ser proferido por muitos e deve ser abandonado. Assim, o Business Model Canvas te força a pensar além do produto!
Quando você imagina como venderá seu produto, que tipo de recursos você precisa, bem como os diferentes segmentos de clientes que pode atender, as coisa se tornam mais lúcidas.
Reduz o risco de falhar
O quadro de modelo de negócios ajuda com as etapas de execução para levar sua ideia ao mercado. Ele conecta os pontos entre sua proposta de valor + segmentação de mercado + fluxos de receita, se tratando de uma boa entrada para sua estratégia de marketing, declaração de posicionamento e estratégia de vendas. Você terá vantagem sobre seus concorrentes que estão imersos nas longas páginas de um plano de negócio.
Ainda que todo o processo de preencher o Business Model Canvas foi inicialmente feito em um espaço acadêmico, ele é uma metodologia testada e comprovada, não apenas para startups, mas também grandes empresas que querem inovar.
A Nespresso, uma empresa da Nestlé, é um ótimo exemplo de um bom modelo de negócio. Ela mudou a cara do setor cafeeiro, transformando um negócio transacional (vendendo café através do varejo) em um com receitas recorrentes (vendendo cápsulas proprietárias por meio de canais diretos).
Business Model Canvas para aplicativos
O mercado de aplicativos é, sem dúvida, mais competitivo que qualquer outro. Ano após ano, vemos a ascensão e queda de aplicativos que juravam que seriam para sempre. E isso acontece, muita das vezes, a partir da observação de modelos de negócio de grandes players do mercado e tomá-los como exemplo. Ou seja, espelhar neles, alterando a proposta de valor inicial para se adaptar, reinventar a forma de entregar valor e criar uma experiência totalmente nova em um serviço conhecido.
Não ficou claro? Calma! Tome a Uber como exemplo: se você criasse um quadro para ela, ao final ele seria mais ou menos assim:
Virando concorrentes da Uber
Se fôssemos nos tornar concorrentes da Uber, seria interessante alterar a proposta de valor, acrescentar pontos como:
Para motoristas:
- Revisões técnicas ao motorista;
- Maiores ganhos que a concorrência;
- Tratá-los melhor que a Uber.
Para passageiros:
- Maior segurança;
- Preço competitivo;
- Funcionalidades únicas;
- Maior atenção ao cliente.
Mudando a forma que a Uber entrega valor, criamos um serviço que é semelhante em muitos aspectos, porém tem como foco uma boa comunicação e suporte para um de seus parceiros chaves: os motoristas. Outros seguiram este mesmo caminho e conseguiram atingir grandes patamares.
O TikTok também pode ser tomado como exemplo. Ele é bastante semelhante ao Instagram em vários aspectos. No entanto, o que ele entrega de valor é o compartilhamento de vídeos ainda mais fácil.
Essa ideia de compartilhamento de vídeos rápidos foi tão inovadora que gerou o que hoje é conhecido como a “tiktokização das redes”. Ou seja, outras redes sociais têm mudado cada vez o seu formato inicial para se encaixar com o formato apresentado pelo TikTok.
Isso porque, até pouco tempo atrás, o Instagram tinha foco em imagens; enquanto que o TikTok já era exclusivamente voltado para vídeos. O engajamento nele se dá pelo valor desse conteúdo audiovisual, uma vez que se aproxima do público-alvo: jovens.
Portanto, ambas as redes sociais são a mesma coisa tirando tudo isso. Ou seja, a frase “nada se cria, tudo se copia” pode ser tomada com verdade, porém com uma mudança sutil: tudo se adapta! Da mesma forma que o Instagram tem se adaptado a essa demanda por vídeos rápidos. Vamos aprender como fazer isso? Siga lendo!
Como preencher o Business Model Canvas?
O quadro de modelo de negócios pode ser preenchido de forma colaborativa ou privada. Assim, lembre-se: se você deseja criar uma experiência focada no cliente, preencha-o na ordem indicada abaixo baseado na PNBOX:
Segmento de mercado
Comece pensando para quem você vai vender. Definir seu nicho é bom não apenas para ter um público-alvo, mas também para definir o modelo de negócio do seu aplicativo a partir dos olhos de quem irá usá-lo.
Geração de personas
Entenda e defina quem é sua persona. Qual é o estilo de vida, os hábitos, os gostos, os valores, os lugares que frequenta, essas características irão te auxiliar a compreender melhor para quem você está criando o produto.
Jornada do cliente
Esse é o momento em que você vai analisar as formas e os momentos em que seu cliente interage com sua empresa. Dessa forma, você consegue saber onde, como e quando a empresa conseguirá entregar mais valor para o cliente e melhorar sua experiência dentro do aplicativo.
Proposta de valor
Entenda “valor” como “benefício”. Quais serão os principais benefícios que o usuário terá em usar o seu aplicativo? Entender o que você oferece de valor é importante para se diferenciar da concorrência.
Análise de concorrência
A partir da análise da sua concorrência, você pode aprender novas práticas e ter ótimos insights para o seu produto. A ideia não é querer ser melhor que seus concorrentes, mas entender como você pode trazer mais valor para seus clientes.
Quadro de experimentação
Esse é o momento de validação das suas ideias. O objetivo é fazer testes para entender como está o funcionamento do seu projeto, o que faz sentido e o que não faz e aprender a partir dos feedbacks dos seus clientes. Em aplicativos esse é o momento em que a versão beta é lançada.
Canais de aquisição
Descreva quais são os principais canais de aquisição que você irá entregar sua proposta de valor para o segmento de clientes definido: loja física, e-commerce, marketplace, redes sociais, entre outros.
Funil de vendas
Entender o funil de vendas vai te ajudar a compreender em qual estágio cada possível cliente está e quais as melhores estratégias para fazer com que ele se torne um cliente de fato.
Investimento
Entenda quais são os recursos necessários para começar seu aplicativo e quais os valores necessários para investir em seu negócio. Você também pode ir atrás de um investidor para seu aplicativo, o que pode ajudar a chegar nos valores necessários.
Ganhos
Simples! Como seu aplicativo será monetizado? Existem diversos modelos de monetização, escolha um que irá agradar mais a sua persona.
Custos
O objetivo é mapear todos os gastos e ponderar a viabilidade desses custos. Todos os passos acima podem encaixar aqui: os canais de aquisição são pagos? E quanto ao investimento? E por aí vai.
DRE
A Demonstração de Resultados é uma maneira de comparar as receitas e custos, identificar a viabilidade econômica do seu aplicativo para assim saber se seu negócio está gerando lucro.
Indicadores financeiros
Aqui você vai utilizar métricas para quantificar e qualificar o desempenho do dinheiro que circula na sua empresa e, a partir daí, avaliar se as ações tomadas tiveram sucesso ou não.
Simulador de Resultados
Nesse momento você projeta os possíveis cenários para entender como agir e se preparar para cada um deles.
E agora?
O Business Model Canvas é um passo essencial para a construção de um aplicativo. Desenvolver um aplicativo é apenas o próximo passo: o primeiro é desenvolver o seu negócio. Por isso, separamos aqui alguns conteúdos para que você consiga avançar no assunto:
⌛ CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO: DO DESENVOLVIMENTO AO DECLÍNIO
💁 COMO EMPREENDER: O GUIA COMPLETO PARA INICIANTES
📦 5 LIÇÕES DE EMPREENDEDORISMO QUE A AMAZON PODE NOS ENSINAR
🚀 STARTUP: O QUE É, MODELO DE NEGÓCIO, RENTABILIDADE E CULTURA🚲 COMO CRIAR UM APP MVP? TIRE SUA IDEIA DO PAPEL
Respostas de 4
Muito bom o artigo!
Na sua opinião o cavas funciona bem para pessoas e estruturas tradicionais?
Ei, Hector! Bom, o Canvas nos ajuda a enxergar e unir bastantes pontos. De modo geral, ele é um bom método. Então acredito que sim. Mesmo assim, recomendo você conhecer as “5 forças de Porter” para complementar o Canvas
Quero um app mais sou leiga,como faço para criar,ou obter?
Olá, Eliana. Te recomendo a leitura dos seguintes artigos:
• Como criar aplicativos
• Como criar um aplicativo MVP
Eles servirão para te ajudar a entender como funciona o processo de criação, desde a elaboração de plano de negócios ao escopo. Quando você tiver todas essas informações estruturadas, fique à vontade para solicitar um orçamento!