Como criar um app MVP? Tire sua ideia do papel

O termo MVP (Produto Mínimo Viável) pode ser definido como um protótipo do seu produto/serviço, sendo, portanto, diferente da versão final que busca ser clara, completa e, principalmente, lucrativa.

Portanto, se você pretende começar a desenvolver o seu produto de forma que diminua os riscos e se aproxime de uma rota mais segura, preste muita atenção, pois neste post veremos o que é um app MVP e os passos para se criar um.

O que é um app MVP?

Um app MVP tende passar a imagem de um produto inacabado e cheio de erros. 

Porém, podemos afirmar que é um produto que fornece apenas o serviço mais importante, trabalhando sua funcionalidade principal. Grande parte startups promissoras como a Uber, Airbnb e Nubank começaram assim até se tornarem aplicativos maiores e completos.

Isso porque a fase inicial dos negócios geralmente possui recursos limitados, exigindo muitas adaptações e reinvenções até chegar a fase de escalabilidade, trazendo relevância e visibilidade do app para os usuários. Isso acontece para praticamente todos, mesmo partindo de ideias fantásticas.

Para ilustrar melhor, veja esse vídeo humorado do canal Parafernalha sobre uma hipótese de como foi o MVP do Waze, app de mobilidade urbana:

Isto nada mais é que o conceito MVP empregado às aplicações móveis. Lançar sua ideia, testá-lo em usuários reais, validar as hipóteses da sua solução através dos feedbacks dos usuários e saber como está a usabilidade do aplicativo gastando o mínimo para isso.

Passos para a construção de um MVP para aplicativos móveis

Os aplicativos atualmente são ferramentas que dinamizam as mais variadas atividades, sendo geralmente concebidos por trás de ideias inovadoras e projetos promissores.

Porém, mesmo você tendo uma ideia maravilhosa ou seguir uma já existente, algumas questões precisam ser levantadas em consideração ainda na fase de planejamento do seu produto. Vamos conferir:

Avalie bem o seu projeto

Faça uma avaliação da sua ideia de negócio para garantir o desenvolvimento de um produto mínimo viável bem sucedido — como sempre falamos aqui, o planejamento é vital para o êxito do seu empreendimento.

Portanto, descubra qual o problema que a sua ideia está resolvendo, como será resolvido e para quem. Responder a essas perguntas ajudará entender qual a real finalidade do seu produto e encontrar a melhor solução para as verdadeiras necessidades do seu público-alvo.

Analise a concorrência

Observe seus concorrentes: veja os produtos similares que já existem no mercado, analise seus sites ou aplicativos e obtenha algumas informações como tráfego mensal, localização geográfica dos clientes deles, classificação do app nas stores e outras informações úteis.

Se o negócio tem se saído bem, o ideal é que seu negócio alcance o mesmo patamar. Caso contrário, procure entender as deficiências e como seu próprio app irá supri-las, criando o diferencial que irá te colocar em vantagem sobre a concorrência.

Planifique e conceitue todas as fases do desenvolvimento

Defina todos os estágios do processo e prazos para cada um deles. Explique para os desenvolvedores quais são as etapas necessárias para alcançar o objetivo principal do seu produto. Feito isso, você deverá se preocupar apenas com as tarefas fundamentais, pensando menos sobre recursos específicos para a sua aplicação.

Por exemplo, se você pensa em desenvolver um app para sua loja de varejo, dedique-se em funções básicas como encontrar e/ou comprar determinado produto ou, então, gerenciar e/ou receber pedidos.

Liste todas as funções separando-as por prioridade

Assim que você decidir o fluxo do usuário no seu produto e o esboço das telas, comece criando uma lista de recursos específicos para cada etapa do fluxo. Você pode destacar todos os recursos que acha que são “legais de ter”, mas não estritamente necessários.

Quando você tem uma lista de recursos para cada etapa, você precisa priorizá-los. Para tomar essa decisão, faça o seguinte:

  • Pergunte a si mesmo: qual é a ação mais importante que desejo que meus usuários realizem? Esta será a principal característica do app;
  • Questione: quais outros recursos eu quero oferecer? Explique por que você precisa de cada um desses recursos;
  • Em seguida: agora, categorize todos os recursos restantes nas categorias “deve ter“, “bom ter” e “não é importante“.
  • Por fim: defina o escopo da primeira versão do produto. Feito isso, inicie o desenvolvimento do app MVP!

Teste o app MVP

Umas das partes mais importantes do desenvolvimento de qualquer aplicativo é a fase de testes. Antes do lançamento oficial, seu produto já estará quase concluído, porém ele precisa ser testado para verificar o desempenho, detectar possíveis bugs e corrigi-los.

A primeira etapa de testes é conduzida pelos analistas e diretores de qualidade, cujo trabalho é melhorar o produto enquanto ele ainda não foi lançado, submetendo o app aos testes alfa ou beta. Nesse processo, somente as mudanças de cunho vital para o app devem ser modificadas imediatamente. Ou seja, pontos de acréscimo vem depois. O importante é o produto mínimo funcionar corretamente para depois ser melhorado.

Se atente à experiência do usuário

Todos os fatores envolvidos na interação entre o aplicativo e o usuário se configuram como “experiência do usuário”, cuja relação entre eles gera feedbacks fundamentais para análises quanto ao seu funcionamento, orientando quais devem ser os pontos de melhoria. Afinal, não existe ninguém melhor que os seus próprios usuários para analisar a relevância ou ausência dos recursos.

Este processo de melhorias de acordo com a experiência do usuário deve ser contínua, seja em fase de testes ou após o lançamento do app. Isto é, nunca deve cair da prática. Isso ajudará no engajamento do público no seu aplicativo, melhorando cada vez mais a performance do seu aplicativo.

MVP pronto! Qual o próximo passo?

Você terminou de trabalhar as primeiras versões do seu aplicativo e chegou a fase de lançá-lo oficialmente para os usuários. O verdadeiro trabalho começa neste momento, porque agora é necessário entender como o público recebe o seu app, usando análises e capturando dados para tomar as melhores decisões.

Como regra, as pessoas estão mais inclinadas a falar sobre o que não gostam do que sobre o que gostam. Portanto, se você receber mais feedback negativo do que positivo, isso não significa, necessariamente, que seu produto é ruim. Contudo, boas avaliações são requisitos mínimos para se destacar bem nas lojas de aplicativos.

Por isso que a experiência dos usuários é tão importante neste processo. Entretanto, somente as avaliações dos usuários não são suficientes para avaliar a performance do aplicativo, sendo necessário acompanhar também as estatísticas. A parte mais difícil é descobrir como tirar proveito das informações que você possui, adaptando e melhorando constantemente as suas soluções. Porém, nada é impossível!

E, aí? Você tem alguma grande ideia de aplicativo? Deixe uma mensagem nos comentários abaixo ou entre em contato para orçar o seu MVP.


  • Luiz Felipe S. Dantas
  • Copywriter
  • Baiano de Eunápolis, graduando em Economia, apaixonado por música, esportes e dota 2. Sou um admirador da capacidade das boas ideias, somadas a tecnologias inovadoras, solucionarem problemas e otimizar nossa realidade. Ser parte do time de marketing da Usemobile, me proporciona um estudo direto desses assuntos e um maior contato com o mundo das inovações.

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