empresas-que-fazem-aplicativos

Empresas que fazem aplicativos: o que você precisa saber para contratar

O crescimento dos aplicativos em diferentes setores do mercado continua aumentando cada vez mais. Esse destaque faz com que a busca por essa tecnologia e por empresas que fazem aplicativos aumente proporcionalmente.

Entre o ano de 2009 e 2017 houve um aumento de mais de 30% no número de aplicativos. Isso considerando apenas os sistemas incluídos na Google Play.

O número de downloads de aplicativos juntando Apple Store e Google Play teve um aumento de  31,94% em 2017. A prospecção é que até o ano de 2021 esse número estará em 352,9 bilhões de downloads.

Mercado aquecido é sinônimo de produção em massa. Com a alta demanda a busca por um boa empresa de aplicativo cresce também. Mas, você entende como funciona uma empresa assim?

A verdade é que não existe um padrão certo. Cada empresa opta por trabalhar e desenvolver vários tipos de problemas.

Arka Softwares

O processo de criação da Arka Softwares é um dos mais transparentes, sendo explicados já em sua página inicial. Os contratantes da empresa ganham acesso a um painel de controle, onde são publicados regularmente relatórios de progresso na criação de seus apps, além de contar com uma equipe de suporte a postos para resolver quaisquer problemas.

Seus principais projetos também são bastante variados, indo desde lojas virtuais de diversos setores, reprodutores de mídia e apps para fazer reservas em hotéis específicos, entre outros. Acesse o link para conhecer o trabalho da Arka Softwares.

  • Aplicativo móvel

Eles desenvolvem aplicativos com sistemas nativos e híbridos visando assim atender de melhor forma  necessidade do cliente.

Após a escolha da linguagem é necessário entender quais das funcionalidades serão possíveis empregar.

Quando o cliente opta por um app nativo, opções como geolocalização, pagamentos online e muitas outras informações e ações podem ser incluídas no seu app pela empresa que faz aplicativos que você escolheu.

O essencial nesse momento é saber qual a sua necessidade e buscar a empresa que melhor irá lhe atender mediante ao que você realmente precisa.

  • Sistemas Web e em Nuvem

Essa aplicação consiste basicamente na criação de sites e sistemas de armazenamento em locais seguros e que não ocupem muito espaço.

O interessante nesse tipo de escolha é a possibilidade de expansão que esse tipo de arquitetura pode oferecer. 

  • Consultoria em tecnologia

A tecnologia está em tudo, mas o que podemos analisar do site da CroSoften é um foco em tecnologias de automação de processos, desenvolvimento de sistemas, automação robótica como chatbots , treinamentos e estruturação.

  • Marketing digital e produção de conteúdo

Quem não é visto não é lembrado. Pensando nesse ditado muitas empresas de aplicativos buscam oferecer à seus clientes serviços de divulgação e crescimento da marca.

Nesse espaço, referenciais como engajamento, produção de conteúdo, visualização, adwords e análises de produção são regras fixas e que exercem muita importância.

O número de apps nas App Stores tem crescido cada vez mais. São 968 mil na Google Play, 498 mil na App Store e 75k Amazon AppStore, segundo a  App Annie. Olhando para esses número é possível perceber que chegar até seu cliente é fundamental.

  • Design e User Experience

Foco no tipo de layout utilizado para cada app e se sua aplicação fica de fácil desenvolvimento a partir do modelo escolhido.

  • Startup Now

O modelo de Startup cresce cada vez mais. Pensando nesse mercado aquecido a empresa decidiu apostar na consultoria com foco em ajudar você a criar sua startup do zero.

Lógica da produção do produto

empresas que fazem aplicativos

Como já falamos antes cada empresa que faz aplicativos escolhe uma estrutura para sua linha de montagem. Na CroSoften o sistema ocorre da seguinte maneira:

Empresas que fazem aplicativos – Usemobile

A Usemobile é uma empresa que surgiu em 2015 com o propósito de modificar a vida das pessoas através de soluções digitais.

Então, utilizando as inovações do mercado com inteligência e experiência, nós buscamos transformar não apenas negócios, mas também a vida das pessoas através de nossos aplicativos móveis.

Para que isso aconteça a empresa trabalha em algumas áreas de inovação que crescem cada vez mais, como os aplicativos, beacons e o desenvolvimento de sistemas para smartwatches.

  • Desenvolvimento de aplicativos

Aplicativos nativos

Aplicativo nativo é aquele que possui uma linguagem operacional específica para cada sistema, Android ou iOS.

Aqui na Usemobile atualmente trabalhamos utilizando as linguagens Java, para Android, e Swift, para iOS. Com essas tecnologias criamos aplicativos mais rápidos e confiáveis para nossos clientes, focados em alto desempenho e segurança.

Experiência do usuário

Todo nosso processo de design é focado no usuário. A experiência do usuário pode dizer muito sobre o tipo e a qualidade de serviço que seu produto proporciona.

A empresa investe em experiências visuais inovadoras, layout e design de sistemas e aplicativos, identidade visual, logomarcas, material promocional para campanhas digitais, publicidade focada em marketing digital.

Criamos interfaces intuitivas, que atendem a todas diretrizes da Google Play e da App Store, com layout amigável para facilitar a adaptação dos usuários.

  • Desenvolvimento mobile

Aplicativos para smartwatches

Trabalhamos com todos os tipos de aplicativos, inclusive para smartwatches e outros wearables. Recentemente desenvolvemos a aplicação para Applewatch do 12 minutos.

 Beacons

Os Beacons são dispositivos de geolocalização, que permitem que smartphones próximos sejam localizados. A partir dai são enviadas notificações personalizadas sejam enviadas, de acordo com o local em que o usuário se encontra em uma loja ou evento.

  • Desenvolvimento de sistemas

Criamos sistemas sob demanda, com interfaces clean e intuitivas para seus administradores. Todo aplicativo também possui um painel de gerenciamento, que mostra as estatísticas principais do seu negócio.

A empresa é focada em três situações de mercado: consultoria de mercado, aplicativos móveis e lançamento de aplicativos.

  • Consultoria de mercado

Utilizamos nossa experiência em desenvolvimento para ajudar na criação de startups. Entendemos sua ideia, auxiliamos na elaboração do seu plano de negócios e definimos em conjunto o MVP de seu projeto, o que economiza tempo de lançamento.

empresas que fazem aplicativos

Entendemos o público alvo do seu aplicativo para realizar seu lançamento. Criamos o site, fazemos a otimização para os mecanismos de busca das lojas de aplicativos e divulgação em redes sociais. Tudo para aumentar sua aquisição de usuários e engajamento.

Processo do aplicativo

O processo de negociação do aplicativo se dá após o primeiro contato e o fechamento dos detalhes do contrato com o cliente. Essa forma de contato pode variar bastante. Aqui na Usemobile nossos canais de comunicação são: Facebook, LinkedIn, Instagram, e-mail de contato e e-mail de orçamento.

A partir do momento que nos é enviado uma proposta de orçamento, em que o cliente especifica as funcionalidades desejadas, o tipo de aplicativo e algumas características, nós respondemos esse e-mail com uma proposta de valor.

Assim que o cliente recebe essa proposta, se inicia uma negociação, quando se é chegado a um valor que agrada ambas as partes o processo segue de fase.

Para entender como se dá toda essa produção detalhadamente, preparamos um conteúdo exclusivo para você, confira

  • Fase de produção

A próxima etapa é que chamamos de levantamento do escopo. É neste momento que iremos entender o modelo de negócio do aplicativo e realizamos o detalhamento das funcionalidades a partir do entendimento do modelo de negócios.

Quando que esses detalhes forem definidos é feita a documentação para os casos de testes e o design do produto começa a ser desenhado.

Ao ser criado um layout juntamente com a identidade visual do aplicativo e após definido todas as funções que estarão disponíveis para o usuário, o projeto é encaminhado para a parte de desenvolvimento.

Agora que se inicia a construção efetiva do aplicativo será efetuada. A produção é diretamente dependente da forma de app que foi escolhida, levando em consideração as linguagens trabalhadas.

Essa parte de desenvolvimento é dividida por etapas. Cada um dos espaços que serão criados e testados recebe o nome de sprint.

  • Fase de testes

O sprint é o período de tempo na metodologia scrum, onde são separadas as entregas do projeto. A cada entrega de um sprint é realizado vários testes para analisar se o sistema está funcionando.  

Quando todas as partes dos sprints forem entregues é hora de testar os componentes de forma integrada e analisar possíveis erros, examinar a experiência do usuário, acertar layout e detalhes técnicos. A partir dessa é etapa é elaborado um relatório contendo todas as ações em relação ao projeto feitas até o momento. Essa análise recebe o nome de documento de homologação.

Através dessas informações que é possível o cliente entender todo o trajeto de produção, execução e desafios que foram enfrentados pelo processo.

  • Fase de lançamento

Agora são pensadas todas as estratégias de ASO  que podem ser usadas para o lançamento e divulgação do app nas App Stores.

Nesse momento é necessário muita atenção com o ícone pensado para seu app, o tipo de descrição que será usada, as imagens de referência e para a empresa de aplicativo também tem que estar preparada para essa situação.

Toda a criação de conteúdo, imagens de publicação, videos, animações, é de responsabilidade da Usemobile.

Após os últimos detalhes em relação ao lançamento e publicação do aplicativo na Google Play e na Apple Store, agora é hora de realmente o produto ir para as lojas virtuais.

Com seu app renderizado começam agora as estratégias de lançamento de aplicativo que podem ter diversas vertentes.

Cheescake Lab

A Cheescake Lab é uma empresa de aplicativo localizada em Florianópolis – SC. A organização surgiu em 2013 e atualmente trabalha com alguns segmentos no ramo de tecnologia, como: educação, entretenimento e até mesmo saúde.  

Dentre o arsenal de funcionalidades a Cheescake Lab cria produtos multiplataformas, como aplicativos desenvolvidos em diferentes sistemas operacionais (android, iOS, Windows phone).

A importância de empresas que fazem aplicativos oferecerem diversas ações está na capacidade de ampliação dos sistemas.

Isso porque, com o aumento das demandas as diferenciações também vão sendo gradativas.

Por isso, vamos analisar cada funcionalidade oferecida pela Cheescake Lab:

  • Engenharia Full-stack

Modelar lindos produtos full-stack é a principal atividade da empresa. O foco fica na produção móbile em back-end e front-end, através de um processo de desenvolvimento flexível e especializado. A maior parte das soluções criativas possuem: linguagem natural, redes neurais, mídias móveis, bancos de dados elásticos e muito mais.

  • Design de UI e UX

A criação do produto, como na maioria das empresas que fazem aplicativos é em conjunto com o cliente. É possível oferecer maior garantia ao cliente e menos retrabalho para a empresa. O modo de produção segue com a validação das telas e do fluxo. Depois é criado um protótipo interativo para certificar que a experiência faz sentido.

E uma vez que a interface e a UX estão bem-definidas, elementos gráficos são criados e integrados para criar o MVP – Produto Mínimo Viável. 

Trouxemos o exemplo de 3 empresas que fazem aplicativos de localidades e portes diferentes para que o cliente possa experimentar da diversidade do mercado.

Cada empresa possui um mecanismo e ordem de trabalho. Na hora de buscar alguém para desenvolver seu app é que a organização atenda todas as suas demandas e se preocupe em oferecer sempre o melhor.

Ficou interessado em desenvolver seu produto com o nosso time de sucesso? Entre em contato agora e envie mais detalhes através do nosso contato.


  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *