Como abrir um aplicativo de entrega na minha cidade

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

Aberto em 2015 e avaliada em mais de um bilhão de dólares em 2018, o aplicativo Rappi trabalha com a entregas dos mais variados produtos. O app possibilita que você faça compras em diferentes locais, desde farmácias até shopping, e receba tudo em casa, sendo literalmente um “delivery de tudo”.

Sua estrutura é semelhante a um modelo de “marketplace” e de um aplicativo tipo Uber. Essa união, somada a possibilidade de comprar “qualquer coisa” em qualquer lugar, fez desse delivery um sucesso se tornando uma possibilidade de negócio exponencial para investidores nos mais diversos países. 

Nele você pode pedir desde delivery de dinheiro em espécie, até buscar as chaves que você esqueceu no escritório. As opções disponíveis são organizadas em diferentes categorias como “Lojas e Entregas”, “Restaurantes”, “Qualquer Coisa” e “Cash”. Tudo isso disponível em um aplicativo e de fácil acesso a qualquer um que tenha um Smartphone.

No momento ele está disponível em apenas 30 cidades brasileiras, sendo 13 capitais e regiões metropolitanas

E você? Deve estar se perguntando “como montar meu próprio empreendimento de serviço de entrega”.

Nesse post, iremos abordar cada ponto de ‘Como abrir um aplicativo de entrega tipo Rappi’.

Fase de planejamento

Construir o seu plano de negócios de forma bem estruturada é o primeiro fator determinante para tornar seu investimento viável. Os melhores empreendimentos geralmente começam em um pedaço de papel, então, antes de começar a pensar em fazer grandes saltos no mundo dos negócios, faça o básico muito bem feito.

Elabore um plano de negócios que atenda a margem do seu custo operacional, pesquise os preços de mercado e margens de lucro. É preciso que esteja claro a forma de como ganhar dinheiro e os itens que deseja transportar (especificação do tipo de serviço). Defina como você irá conseguir novos negócios e como serão suas estratégias de retenção de clientes.

Se preparar para o negócio é essencial para que a empresa tenha ótimos resultados. Para isso será necessário investir tempo em planejamento para obter o sucesso almejado. Não será um caminho fácil e rápido, mas a preparação é fundamental, tanto para as novas empresas como para empresas que estão em fase de reestruturação.

Tenha seu próprio aplicativo

Abrir um aplicativo de entrega em seu empreendimento é a melhor opção para alcançar seus clientes. Hoje, o número de smartphones no mundo é enorme e cada vez mais as pessoas estão se habituando com as tendências digitais, de forma que a dependência de aplicativos aumenta de acordo com a maior familiarização das pessoa em como trabalhar com a Internet.

Aplicativos do tipo Rappi, são aplicativos sob-demanda que funcionam em um modelo muito parecido aos aplicativos tipo Uber. Nos dois casos é preciso que se desenvolva dois apps e sistema web de gestão: um app para pedidos através do marketplace, o outro é o aplicativo para entregadores, e o terceiro é um dashboard administrativo. Além disso, existe uma versão web, onde os pedidos podem ser feitos diretamente pelo seu navegador.

Construção do app

O desenvolvimento de um aplicativo não é uma das tarefa mais simples, pois requer bastante tempo por parte dos desenvolvedores para resultar em um produto eficiente e de qualidade. Se você tem condições de financiar este projeto, contratar uma empresa terceirizada tende a ser a melhor maneira de prosseguir e dinamizar o desenvolvimento. 

Existem muitas empresas por todo o mundo que desenvolvem esses apps de serviço de entrega. Certifique-se de tomar cuidado na hora de escolher uma empresa para que você possa lançar seu negócio de entrega rapidamente e começar a fazer lucros imediatamente.

Passos após abertura do app

Depois que seu app estiver pronto e disponível nas lojas você terá gastos que farão seu empreendimento crescer. Os principais gastos que você terá serão: Hospedagem, Monitoramento, Engajamento, Marketing, atualizações e licenças.

Veículos

Você obviamente precisará de uma frota de veículos para fazer as entregas, com base no tipos e tamanhos dos produtos que estará disposto a transportar. Tenha uma frota de veículos diferentes. 

Você pode preparar bicicletas para transportar pacotes simples e menores, enviados para curtas distâncias. As bicicletas tem grande vantagem e apelo pois é apresentado como um modo sustentável de transporte, sem falar que quando se trata de pequenas distâncias (até 2 km) as bicicletas costumam ser muito mais rápidas e eficientes do que carros e até mesmo motocicletas.

O outro extremo seria o uso de veículos maiores, como caminhões, para movimentar equipamentos ou itens pesados.

Marketing do serviço de entrega

O marketing de serviços serve para impulsionar os seus resultados. E a menos que as pessoas já te conheçam, ou no caso, conheçam o seu serviço, você precisa se disponibilizar para o marketing e mostrar ao mundo que você existe e como pode facilitar suas vidas. Como toda estratégia de marketing, seu principal propósito é apresentar-se como a melhor opção do mercado naquilo que oferece.

Alguns aplicativos de entrega usados no Brasil 

Considerações finais sobre essa incrível oportunidade de negócio

Empresas de mobilidade urbana tem se tornado tendência por todo o mundo. O Rappi está num momento de forte expansão e por enquanto sua operações se limitam aos grandes centros.

Por se restringir aos grandes conglomerados urbanos, as parcerias se limitam as marcas já consolidadas no mercado como as multinacionais, abrindo espaço para você conquistar o mercado local.

Dessa forma, os mercados médios regionais, são vistos com muito potencial para se abrir um aplicativo de entregas tipo Rappi. Faça uma pesquisa de mercado, veja as necessidades daquela rede de supermercado da sua cidade, aquela rede de farmácias da sua região, ou até mesmo microempresários que possam usar seus serviços na logística e distribuição de seus produtos.

E lembre-se que essas parcerias são fundamentais para consolidar seu negócio em determinada região, para consequentemente alcançar os mais diversos tipos de serviços de entrega.


Se você pensa em abrir um aplicativo de entrega semelhante ao Rappi, entre em contato com a gente. Nós podemos te ajudar!

Tópicos

9 respostas

  1. Bom dia, tenho um APP de entrega planejado pela visao de quem trabalhou com Delivery de comida por 25 anos, será vendido por sistema de franquia, marca registrada, logomarca estudada., preciso investidor ,
    Alguém pode me ajudar?

  2. Quero criar em minha cidade um aplicativo de entrega de baik tem como me ajudar tenho pouca noção como funciona

  3. Se hoje eu fosse criar um aplicativo de entregas, eu colocaria o sistema de preços da indriver com um algo a mais que seria o preço padrão minimo, e com o sistema em que o motoboy pode dar sugestão de preço maior ao cliente e ele poder escolher o valor que lhe for mais conveniente. o sistema de lojas seria o mesmo que o da 99 podendo escolher os estabelecimentos mais proximos da pessoa que pede, para assim nao demorar muito as entregas e tambem tocando pra o entregador mais próximo do local. o sistema de vendas eu faria em 2 estilos primeiro listado por categorias e estabelecimentos e o segundo por preços e promoções. pois quando tentei achar algo na loja da rappi fiquei super confuso com aquele sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Junte-se a mais de 62.000 mil assinantes e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas