Uber para Entregas: aplicativo de frete e transporte de cargas

Você está para mudar de casa e precisa de um fretar um caminhão para ajudar na mudança. É comum nessas horas entrarmos em grupos de Facebook e perguntar sobre números de telefone de quem realiza esse tipo de viagem. E mesmo conseguindo os números nada garante que irão atender a ligação, podendo assim causar transtornos. Porém, existe uma solução para isso, os apps tipo Uber de um nicho específico, o Uber para entregas.

Como funciona um app do tipo Uber para entregas?

Independente do nicho aplicativos semelhantes ao Uber funcionam de maneira idêntica. O processo pode ser explicado nesses 5 passos:

  • 1 – Pedido. O cliente requisita o transporte de carga instantaneamente ou agenda pelo aplicativo. Os detalhes são enviados para o motorista mais próximo disponível.
  • 2 – Aceitação. O motorista pode tanto aceitar como recusar o frete. Se ele rejeita, o pedido é enviado para outro motorista.
  • 3 – Viagem. O cliente envia o local de embarque da sua carga. Tanto o preço como a duração da viagem já são definidos com antecedência pelo app.
  • 4 – Pagamento. O cliente escolhe o método de pagamento que lhe agrada.
  • 5 – Avaliação. Após feito o transporte, é possível avaliar o serviço. Esta é uma parte muito importante do modelo de negócios da Uber.

Porque desenvolver um app do tipo Uber para entregas

Um aplicativo do tipo Uber para entregas pode ser o divisor de águas e, possivelmente, as pessoas irão preferir esse meio de entrega aos tradicionais. Isso se dá, pela facilidade existente nesses tipos de aplicativos. Além das pessoas já estarem familiarizadas com aplicativos semelhantes ao Uber, eles podem simplesmente solicitar um serviço de entrega de encomendas, transporte de cargas ou frete através do aplicativo com apenas alguns toques.

Como desenvolver um app do tipo Uber para entregas

Os melhores empreendimentos começaram em um pedaço de papel. Por isso, antes de começar a pensar sobre os grandes saltos no mundo dos negócios, primeiro deve começar pelo básico. Fazer o plano de negócios é o primeiro passo para o sucesso.

Uma dica é usar o Bussiness canvas model. Com ele você terá uma ideia cristalina de como ganhar dinheiro com seu app. Além disso, pense no tipo de item (forma, tamanho e peso) que deseja transportar. Determine onde você irá adquirir novos negócios e suas estratégias de retenção de clientes.

Uma das melhores maneira de alcançar seus clientes é possuir um aplicativo. Hoje o número de smartphones é enorme. E as pessoas estão se habituando com as tendências digitais.

Escolha entre freelancers e agências

Esta é uma decisão difícil. Na hora de desenvolver um aplicativo tentar sozinho é a pior opção sem dúvida, pois se você não possuir a experiência em gerir projetos desse escopo, ele pode nunca sair do papel.

Por isso recomendamos escolher agências especializadas ou freelancers. Se não faz ideia de como escolher temos este artigo em nosso blog, talvez ele possa ajudá-lo. Se você optar por uma agência, saiba que a Usemobile tem a maior expertise do mercado em desenvolver aplicativos do tipo Uber para entregas.

Na Usemobile seu aplicativo de frete e entregas conta com as seguintes tecnologias.

Geolocalização

A geolocalização, sem sombra de dúvidas, é o recurso mais importante de um aplicativo do tipo Uber para entregas. Ela permite que o motorista identifique a localização da carga e oferece a direção no mapa ponto-a-ponto, facilitando a chegada ao local desejado. Além disso, também fornece uma estimativa de preço e tempo ao cliente.

Notificações push

Outro recurso fundamental de um Uber para entregas é poder enviar notificações aos clientes. As notificações push vão avisar quando o motorista estiver próximo. Além disso, irão fornecer os detalhes do motorista, incluindo seu nome, informações de contato e detalhes do veículo.

Pagamentos in-app

Integrar os meios de pagamentos é essencial para um app do tipo Uber para entregas. Oferecer diferentes formas de pagamento faz com que o cliente tenha mais opções e isso torna a experiência melhor para o consumidor.

Reviews e avaliações

O feedback dos usuários é algo muito importante, pois promove a responsabilidade entre os motoristas e ajuda os proprietários de frotas a melhorarem seus serviços.

Se você deseja que os motoristas tenham bom comportamento e senso de responsabilidade, inclua esse recurso no desenvolvimento do seu aplicativo. O recurso também permite que os clientes deem nota e façam comentários após o transporte da sua carga.

5 aplicativos do tipo Uber para entregas mais usados no Brasil

Vrunny

O Vrunny é um aplicativo de serviço de entrega que, através da plataforma, qualquer pessoa pode se cadastrar para efetuar entregas de encomendas com moto ou bicicleta, com base em geolocalização o aplicativo encontra um concierge mais próximo e acompanha todo o percurso até a finalização.

Por outro lado, o Vrunny possui um aplicativo destinado a pessoas que querem realizar envio de pequenos pacotes de forma rápida dentro de uma mesma cidade. Para isso, baixa baixar o aplicativo e marcar o local de retirada e entrada da mercadoria. As entregas podem ser facilmente pagas por cartão de crédito.

Querofrete

O Querofrete é um app de entregas para caminhoneiros, onde o usuário cadastra sua carga no sistema e encontra um motorista para negociar o frete de sua entrega. Tudo isso através de uma plataforma que integra celular (app de localização) e desktop (painel de controle).

Mandaê

A Mandaê através de uma plataforma digital organiza toda a cadeia de encomendas para oferecer um serviço de transporte eficiente, que facilita a gestão de transportes e diminui a complexidade da operação.

Shippify

O shippify te conecta com lojas física ou de e-commerce da sua cidade para você fazer entregas e ganhar uma renda extra. Tudo isso usando uma tecnologia parecida com o Uber.

Euentrego

Euentrego é um aplicativo que conecta pessoas a uma comunidade de entregadores independentes que oferecem uma alternativa fácil, flexível e de baixo custo para levar ou trazer qualquer coisa de qualquer lugar 24 horas por dia.

Rappi

O Rappi é um serviço de delivery que se diferencia dos demais pois ele entrega qualquer coisa. Disponível em versão web, para Android e iOS, a plataforma disponibiliza cardápios de restaurantes, itens de supermercados, de diversos tipos de lojas, entre outros.

Conhece outro serviço que não está na lista? Escreva aqui nos comentários! E se desejar criar um app tipo Uber para entregas entre em contato conosco.


  • Vitor R. Galante
  • Analista de Inteligência Comercial e Marketing.
  • Viciado em novas tecnologias, adoro e me entusiasmo com novidades. Escrever artigos sobre os mais diversos temas tecnológicos me traz paz de espirito. Morar, trabalhar e estudar em Ouro Preto me fez entender que tradição e inovação podem sim andar juntas.

9 comentários no post “Uber para Entregas: aplicativo de frete e transporte de cargas

    1. Olá Phillipe, não existe nenhum app da empresa da Uber que realize transporte de cargas, porém existem apps de funcionamento SEMELHANTE ao Uber, pórem para entregas de carga, se deseja conhecer um Quero Frete é um exemplo desses tipos de app.

  1. Olá, tenho uma courier estou a procura de um aplicativo para me cadastrar e poder trabalhar.
    onde aceita courier? qual aplicativo?
    Obrigado

    1. Olá Venâncio, procure um aplicativo que já funcione em sua cidade e se cadastre nele! Agora se sua cidade ainda não possui um aplicativo desse tipo, você pode considerar criar um. Esse artigo explica o passo a passo de como fazer um aplicativo tipo Uber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *