Uber para fretes e entregas de cargas

Vamos imaginar o seguinte: você possui uma empresa de frutas. Todos os dias você entra em contato com fornecedores locais para compra-las e as distribuí-las pela sua região. Porém, um dia seu caminhão quebra e, portanto, você fica com um carregamento parado e com o risco de perdê-lo. Rapidamente, você pergunta nas redes sociais o números de pessoas que fazem frete, consulta amigos e até pesquisa no Google uma solução, mas não consegue ter praticidade na busca e acaba tendo prejuízo.

O cenário acima descreve o dia a dia de muitos empreendedores que dependem de transporte para suas cargas. E, provavelmente, já passou pela cabeça de muitos deles a seguinte pergunta “por que não existe um Uber para fretes?”. 

A resposta para essa pergunta é: eles existem, porém não são tão difundidos pelo país. E não para por aí: os aplicativos do tipo Uber para fretes não são apenas escassos no mercado brasileiro, pois eles são também uma nova oportunidade de negócio.

E por que afirmamos isso? Tanto a Uber como o próprio governo federal estão de olho nessa fatia do mercado, provando o valor de uma solução de mobilidade urbana desse tipo:

Por isso, fique atento, porque iremos abordar neste artigo todos os pontos sobre como criar um aplicativo tipo o Uber para Fretes e entregas.

Por onde começar?

Existem duas possibilidades para começar um serviço de entregas e fretes: na sua cidade ou na região:

Começando um serviço de fretes em sua cidade

Caso você não possua experiência com fretes e logística, recomendamos começar por sua cidade.

Em todas elas existem diversos profissionais que realizam fretes para mudanças e outros fins. Entretanto, estes profissionais possuem a prática de divulgar seus serviços apenas pelas redes sociais, sendo a maioria pelo Facebook. Por isso, criar um aplicativo para que eles possam usar como meio de trabalho pode ser uma boa maneira de começar o seu app.

Criar um ambiente para que os clientes possam encontrar esse tipo de serviço pode ser uma boa oportunidade para iniciar um aplicativo, sendo os restaurantes, lojas de materiais e móveis exemplos de negócios que podem se beneficiar desse o serviço junto aos seus clientes.

Com o tempo, você irá ganhar experiência no setor de logística e, possuindo um aplicativo, facilmente poderá adaptá-lo para expansão em sua região.

Começando um serviço de fretes em sua região

Se você já está inserido no setor de logística, não existem razões para começar pequeno!

Um app tipo o Uber para fretes é, em suma, uma transformação digital de uma empresa de logística. Digamos que em sua região exista uma empresa que faça o gerenciamento de caminhoneiros para fretes e ela funciona da seguinte forma:

  • A empresa recebe o pedido de um cliente;
  • Ela avalia quais são os melhores motoristas para aquela entrega;
  • Depois entra em contato com os respectivos motoristas;
  • Gerencia a carga e descarga do frete.

O que o aplicativo irá fazer é: facilitar e otimizar os processos acimas. Além disso, o aplicativo pode oferecer dados de geolocalização como a melhor rota de destino ou rastreamento em tempo real da carga e muito mais.

Sabendo de tudo acima, você deve está se perguntando:

Como criar um aplicativo para fretes e entregas?

Um aplicativo para fretes e entregas é muito similar à um Uber. Portanto, para criar um serviço deste tipo é necessário o desenvolvimento de 5 aplicativos, são eles:

  • Motorista (Android e iOS) – oferecimento de serviço;
  • Clientes (Android e iOS) – solicitação da entrega;
  • Painel administrativo (Web) – gerenciamento do aplicativo (taxas, limites, etc.).

Detalhamento dos recursos de cada aplicativo

Vale lembrar: é necessário o desenvolvimento de um aplicativo para cada sistema operacional, iOS e Android. Isso não quer dizer que serão aplicativos diferentes, porém serão versões adaptadas para funcionar em cada uma das plataformas. 

Como já destacado, existem 5 tipos de aplicativos voltados para diferentes usuários:

Aplicativo para Clientes

  • Local de embarque e endereço de destino;
  • Hora estimada da chegada do motorista;
  • Rastreamento do motorista em tempo real (onde ele está ou pra onde está indo);
  • Opções de veículo;
  • Cálculo automático de tarifas;
  • Recibos eletrônicos automáticos;
  • Detalhes do motorista, classificação e comentários.

Aplicativo do motorista

  • Sistema de rastreamento (GPS);
  • Àrea para escolher o frete;
  • Recibos eletrônicos automáticos;
  • Cálculo automático de tarifas;
  • Seleção de rota;
  • Comentários e classificações do seu perfil.

Aplicativo do administrador

  • Gerenciamento de reclamações;
  • Gerenciamento de veículos e viagens;
  • Sistema de rastreamento de veículos (GPS);
  • Gerenciamento de receita;
  • Configurações de limite de geolocalização (até onde os motoristas podem ir);
  • Hora de chegada e partida;
  • Cobranças e estornos;
  • Comissão do motorista.

Quanto custa criar um aplicativo tipo Uber para fretes e entregas?

Aplicativos em geral não são investimentos baratos. Dependendo da complexidade, seu custo pode atingir patamares na casa dos milhões. Entretanto, este não é o caso de um aplicativo do tipo Uber que tem um custo inicial de 42 mil reais.

Um aplicativo para fretes e entregas pode ter um custo inicial de 65 mil à 80 mil reais. Esta variação no preço se dá pela diferenças pelas funcionalidades e regra de negócio do seu aplicativo.

Como contratar desenvolvedores para meu aplicativo?

Há a opção de se contratar um freelancer ou uma empresa desenvolvedora. Para tomar a sua decisão final, nós recomendamos os seguintes passos:

Liste as opções de desenvolvedores

São duas as opções: o freelancer e uma empresa especializada. O freelancer cobrará por hora de serviço e pode acabar saindo mais caro do que contratar uma empresa. Já a empresa analisará todas as funcionalidades que você colocará no seu aplicativo e te passará um valor final único.

Há alguns pontos que você deve levar em conta antes de contratar qualquer um dos dois, como: aplicativos que já foram desenvolvidos e tempo de desenvolvimento.

Conheça os aplicativos que já foram desenvolvidos por eles

Procure os aplicativos mais recentes que foram desenvolvidos pela empresa ou freelancer, buscando também por um Uber para fretes que eles já tenham produzido. Faça buscas em seus sites sobre eles, pesquise nas lojas de aplicativos sobre os reviews daqueles aplicativos, se eles aparecem facilmente nas pesquisas e afins. 

Leia também: como fazer meu aplicativo aparecer nas lojas de apps

Os que apresentarem poucas estrelas ou que os usuários estejam reclamando nos reviews mostram que os desenvolvedores não apresentam muita expertise ou foco na experiência do usuário. 

Para confirmar a competência dos desenvolvedores, entre em contato com os clientes deles, questionando como foi o processo, quais problemas surgiram e como (e se) foram resolvidos, a qualificação profissional dos envolvidos e qualquer informação que julgar necessária.

Avalie o tempo de desenvolvimento

Levando em conta que você deve fazer o plano de negócios do seu aplicativo, deve constar nele o tempo de desenvolvimento, dentre outras informações. Portanto, leve isso em consideração! Procure saber a carga horária necessária de cada um, pois, afinal, alguns podem demorar muito tempo, enquanto que outros podem ser muito ágeis. 

Lembre-se de prezar sempre pela qualidade do produto — que você analisou no primeiro passo — e escolher o desenvolvedor que mais se adequa ao tempo planejado. Quanto mais funcionalidades seu aplicativo tiver, maior será o período de desenvolvimento. Dessa forma, esse tempo pode variar de um mês para os apps mais simples, e até um ano nos muito complexos.

Mas afinal, como eu decido?

O primeiro ponto é responder às três perguntas iniciais. O segundo é analisar a complexidade das funções de seu aplicativo. Uma plataforma DIY (do it yourself ou faça você mesmo) irá suprir tudo que seu aplicativo precisa? Você tem capital para investir em uma empresa ou freelancer?

E, claro, analise seu plano de negócio: em quanto tempo você pretende lançar seu aplicativo? Quanto tempo você terá o retorno do investimento que fez?

Tudo deve ser bem estruturado e planejado antes de se tomar qualquer decisão. Geralmente, contratar uma empresa é a saída que gera menos problemas no futuro, pois ela já tem experiência no desenvolvimento, em criar design exclusivo e foco no usuário, aumentando as chances de sucesso e retorno!

Para te ajudar nessa jornada, veja aqui as 5 melhores empresas para desenvolver um aplicativo!


  • Vitor R. Galante
  • Gerente de Marketing
  • Viciado em novas tecnologias, adoro e me entusiasmo com novidades. Escrever artigos sobre os mais diversos temas tecnológicos me traz paz de espirito. Morar, trabalhar e estudar em Ouro Preto me fez entender que tradição e inovação podem sim andar juntas.

18 comentários no post “Uber para fretes e entregas de cargas

    1. Olá Phillipe, não existe nenhum app da empresa da Uber que realize transporte de cargas, porém existem apps de funcionamento SEMELHANTE ao Uber, pórem para entregas de carga, se deseja conhecer um Quero Frete é um exemplo desses tipos de app.

  1. Olá, tenho uma courier estou a procura de um aplicativo para me cadastrar e poder trabalhar.
    onde aceita courier? qual aplicativo?
    Obrigado

    1. Olá Ivan, a Usemobile é uma desenvolvedora de aplicativo, então nós não possuímos um aplicativo para entregas, se você deseja se cadastrar basta procurar um na Google Play. =)

    1. Olá Venâncio, procure um aplicativo que já funcione em sua cidade e se cadastre nele! Agora se sua cidade ainda não possui um aplicativo desse tipo, você pode considerar criar um. Esse artigo explica o passo a passo de como fazer um aplicativo tipo Uber.

  2. Boa noite sou da cidade de Magé RJ gostaria de saber como faço para adquirir o aplicativo , pós tenho uma Fiorino furgão ano 2013

  3. Tenho uma estrada de cabine dupraquero fazer entregas moro em poços de caldas de manhã até as 16horas estou disponível que seja obijetos pequenos

  4. Bom dia tudo bem tenho uma doblo refrigerada ,tenho interesse aqui em minha região de São José do Rio Preto

    1. Olá Jonas, tudo bem?
      Nós não possuímos um aplicativo com essa finalidade, apenas trabalhamos nos projetos de construção dos apps. Caso você queira trabalhar para um aplicativo de fretes e entregas, te aconselho olhar na appstore do seu celular e procurar algum que tenha na sua região.

    1. Olá, Adirson! O Fretebras e o TruckPad podem ser opções. No entanto, você precisará verificar se existem motoristas disponíveis na região. Espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *