aplicativo-semelhante-ao-uber

Aplicativo semelhante ao Uber: da criação ao lançamento

O Lyft, Cabify e 99 são aplicativos semelhante ao Uber, que estão ganhando espaço no mercado aplicativos de mobilidade urbana. Um espaço que foi desbravado pela Uber, mas que agora pode ser conquistado por você. Se deseja entrar nesse mercado, a primeira recomendação é ter uma ideia para melhorar um serviço existente. E nesse artigo vamos ensinar tudo o que você precisa saber para tirar sua ideia do papel.

A Uber levou a filosofia de serviços de táxi e expandiu-o com uma abordagem on-demand. Eles criaram um aplicativo para conectar motoristas ociosos e passageiros. Os passageiros usam o aplicativo para encontrar motoristas ao seu redor, e os motoristas usam o aplicativo para encontrar passageiros que estão dispostos a pagar por seus serviços de condução.

A ideia deste app era simplesmente brilhante. Desde que foi lançado, em 2010, o aplicativo ficou popular muito rapidamente, porque este tipo de serviço possui uma demanda muito alta.

O que é a Uber?

Passageiros veem a Uber como um serviço de táxi, motoristas como uma oportunidade de dinheiro extra, empresários como um modelo de negócio. Então o que é a Uber? Ela é tudo isso e muito mais.

O serviço da Uber cobre 375 cidades ao redor do mundo, e provém um serviço que funciona 24 horas por dia, conecta passageiros e motoristas através de aplicativos nas plataformas Android e IOS, usando os avanços da capacidade GPS do telefone e uma abordagem totalmente sem dinheiro.

Agora ambas as partes sabem a localização um do outro fazendo com que as preocupações como tempo de chegada ficassem no passado.

Com base na disponibilidade, há vários níveis do serviço Uber, são eles:

  • UberX – opção com o melhor custo beneficio
  • Uber Black – carros mais elegantes sempre na cor preta
  • Uber SUV – para situações onde o espaço importa
  • Uber LUX – carros de luxo

A Uber conquistou uma grande parte do mercado com uma interação simples entre usuário e aplicativo. Além disso, conquistou o mercado com uma ótima campanha de marketing. O segredo desse serviço pode parecer escondido, mas vamos mostrar o que há debaixo do véu.

Como o aplicativo Uber funciona?

O Aplicativo Uber funciona em 5 simples passos.

  • 1 – Pedido. O cliente requisita um carro instantaneamente ou agenda uma corrida pelo aplicativo. Os detalhes são enviados para o motorista mais próximo.
  • 2 – Aceitação. O motorista pode tanto aceitar como recusar a corrida. Se ele rejeita, o pedido é enviado para outro motorista.
  • 3 – Viagem. O cliente rastreia o local de embarque e sabe quanto vai custar a viagem e o tempo estimado de duração.
  • 4 – Pagamento. O método de pagamento sem dinheiro e o preço estimado é o que torna esse processo agradável.
  • 5 – Avaliação. É uma parte importante da lógica de negócios da Uber, pois aumenta a confiança na empresa e nos serviços oferecidos.

Se você pensa em criar um aplicativo semelhante ao Uber, você deve lembrar que o Uber atualmente consiste em dois apps separados, cada um com sua funcionalidade, são eles:

Recursos do aplicativo Uber

A lista de recursos de um aplicativo é um grande fator no custo para o desenvolvimento. Alguns dos recursos da interface do passageiro e do motorista são os mesmos, mas cada um possui características essenciais.

aplicativo-uber-passageiros

 

Recursos do aplicativo para passageiros:

  • Registro/login;
  • Interface da Viagem;
  • Calculadora de preço:
  • Pagamentos;
  • Notificações Push;
  • Mensagens, Avaliações e Reviews, Histórico das viagens.

Aplicativo-uber-passgeiro

Recursos do aplicativo para motoristas:

  • Registro/perfil/status;
  • Agendamento;
  • Notificações Push;
  • Navegação;
  • Mensagens, custo da viagem, relatórios e suporte.

Para avaliar todos os processos entre motoristas e passageiros é necessário um painel administrador. Este, por sua vez, se encontra numa interface web (desktop) que facilita a interação com os clientes, a administração de rotas, pagamentos e outros dados.

Como criar um aplicativo semelhante ao Uber?

Se você quiser desenvolver um aplicativo semelhante ao Uber, você precisa decidir o serviço que você deseja entregar. Vai ser outro aplicativo de transporte particular ou você vai fazer algo melhor com ele? Depois de descobrir isso, você precisa escrever um plano de negócios. Este é o plano que descreve a estrutura do aplicativo, as despesas de inicialização, as despesas operacionais e potencial de renda projetada.

eBook como fazer um aplicativo tipo uber

Um plano de negócios não é bom apenas para o planejamento de como seu aplicativo vai ser feito e distribuído. Ele também será algo que você pode mostrar a investidores e agentes de crédito quando você for à procura de fundos de inicialização.

Principais recursos tecnológicos do aplicativo semelhante ao Uber

No geral o aplicativo possui 3 características principais:

  • Geolocalização;
  • Notificações Push;
  • Pagamento integrado.

Além dos recursos citados acima, o aplicativo precisará ter alguns recursos extras. Por exemplo, ele precisa ter uma tela de registro simplificada, onde os novos usuários podem se inscrever. Os usuários devem ser capazes de escolher se desejam ter uma conta de motorista ou passageiro. Independente da escolha, o aplicativo precisará coletar as informações de pagamento.

Geolocalização

Como o aplicativo tratará de endereços e locais, os motoristas precisarão de um bom sistema de GPS implementado no aplicativo. Isso é útil, já que eles podem não saber chegar em determinados destinos. O Google Maps e o Google Places devem ser integrados ao aplicativo para obter ajuda adicional com isso. Afinal, os passageiros precisam ter a capacidade de aceitar ou rejeitar motoristas, e vice-versa.

Os co-fundadores da Uber se consideravam uma startup com base em geolocalização desde o primeiro dia. Para Criar o Uber, Garrett Camp e Travis Kalanick precisaram entender as especificações da geolocalização do IOS e Android.

Você tem um pouco mais de sorte do que eles em 2010. Essa tecnologia progrediu, e se tornou cada vez mais fácil obter informações específicas. Atualmente, você consegue ter acesso a essa informação aqui, neste artigo. Espero que as informações o ajude a fazer o seu próprio aplicativo semelhante ao Uber.

Aplicativos semelhantes ao Uber contam com os seguintes recursos de geolocalização:

Identificando a localização de um dispositivo

O aplicativo do Uber para IOS usa o CoreLocation framework para localizar o dispositivo do usuário. O CoreLocation framework provém classes e protocolos para configurar, agendar, enviar e receber localização de eventos para o servidor. O CoreLocation framework também permite a Uber definir e monitorar regiões geográficas, bem como o movimento de um dispositivo através delas.

Geolocalização para versão Android do Uber foi implementada usando Google’s Location APIs. Ele consegue de forma inteligente gerenciar a tecnologia de localização subjacente enquanto atende várias necessidades de desenvolvimento ao implementar recursos baseados em localização.

Provendo direções

Para o display de direção ponto-a-ponto no mapa, desenvolvedores do aplicativo Uber usaram o MapKit para o IOS. Registrando o aplicativo como um app de navegação, torna as rotas disponíveis para o Google Maps e todos os outros softwares de mapeamento no dispositivo do usuário.

As rotas e direções no Android só se tornam possíveis por causa do Google Maps Android API.

Integração do software de mapeamento

O Uber fez o que se espera de qualquer serviço baseado em localização – implementou o Google Maps para versões nas duas plataformas do app iPhone e Android. Agora, Google Maps oferece a integração do software com o app Uber.

Mas o Google Maps não é o único serviço utilizado pela Uber. Para evitar pagar ao Google por suas soluções, Uber comprou companhias de tecnologia de mapeamento para resolver problemas com logística. E por que não? Afinal, a Uber deseja se tornar a maior empresa do mundo de “logística local e entregas de pessoas e coisas.”

geolocalização

Geolocalização é com certeza o recurso mais importante dentro do pacote de tecnologias de um aplicativo semelhante ao Uber. Mas você deve estar interessado em outras funcionalidades para desenvolver um aplicativo de transporte particular.

Notificações Push e SMS

Uma das coisas que torna a Uber tão grande é que os motoristas podem escolher quando querem trabalhar. Há sempre passageiros solicitando condutores. Assim, os motoristas podem apenas entrar no aplicativo e escolher um passageiro para pegar quando eles estiverem prontos também. Este tipo de conveniência deve ser colocado em seu aplicativo semelhante ao Uber. E claro, você vai querer um sistema de mensagens no aplicativo para que o condutor e o passageiro possam se comunicar.

Depois de pedir uma corrida, a Uber envia algumas notificações: a primeira é quando algum motorista aceita a sua corrida, e a segunda é quando o motorista está a menos de um minuto do local. Eles também notificam quando alguma corrida foi cancelada por alguma razão.

As mensagens de texto da Uber são feitas pela Twilio, provedora de telecomunicações. Para implementar notificações push no app IOS, a empresa utilizou o Apple Push Notifications Service, e para o aplicativo Android, usaram o Google Cloud Messaging (que já está ultrapassado, hoje é utilizado o Firebase, também da google).

uber-notificacoes-push

 

Nota: o Apple Push Notification Service (APNS) não garante a entrega de notificações push. As mensagens são enfileiradas de forma que, se o aparelho do usuário estiver off-line ou indisponível nem toda notificação por push será necessariamente recebida. Do ponto de vista dos desenvolvedores, APNS é unidirecional. Isso significa que não há como saber se o dispositivo do usuário recebeu a notificação, se vai receber, ou quando vai receber. Entretanto um SMS quase sempre é recebido. E se caso ele não for recebido, o provedor poderá informa-lo que o envio falhou. Diferente do APNS, Google’s Cloud Messaging service permite a você monitorar o recebimento das notificações push.

Integração de pagamentos

Os passageiros que solicitam serviços devem enviar suas informações de cartão de crédito, enquanto os motoristas devem enviar suas informações de conta bancária. Dessa forma, o cartão de crédito do passageiro será automaticamente cobrado quando solicitar um serviço de condução e, em seguida, o pagamento da comissão do motorista será depositado diretamente em sua conta. Isso torna o processo de coleta de tarifas e recebimento de pagamentos muito mais fácil e reduz as chances de os motoristas abusarem do sistema.

Para aceitar pagamentos por cartão, deve-se contratar um provedor de gateway de pagamento. Mas na hora de procurar qual empresa utilizar, lembre-se de procurar empresas com um certificado Payment Card Industry Data Security Standards (PCI DSS). Ele é o certificado internacional de segurança online para dados bancários.

Visão geral da criação do app

Criar um aplicativo  levaria cerca de 5.000 horas de trabalho. Os desenvolvedores mais baratos cobram US$20 por hora, enquanto os grandes desenvolvedores cobram US$150 por hora. Estas estimativas são baseadas nas taxas horárias médias de desenvolvedores de aplicativos para dispositivos móveis. É seguro dizer que você teria que garantir, pelo menos. US$100.000 em custos de inicialização para desenvolver o aplicativo.

No geral, existem seis elementos importantes que irão para a criação de seu aplicativo:

Não se esqueça que você terá que desenvolver duas versões do aplicativo para acomodar os motoristas e os passageiros. Não só isso, cada um desses aplicativos terá que estar disponível para os sistemas Android e iOS. Isso significa que você terá um total de 4 aplicativos que você terá que desenvolver.

Lançamento do aplicativo

Não espere que o lançamento do aplicativo semelhante ao uber seja suficiente para o sucesso dele. É necessário planejar muito bem a estratégia de divulgação, não só para que o usuário faça o download do app, mas para que ele perceba o valor de manter o aplicativo instalado e usar o serviço oferecido.

Separamos aqui 5 passos que facilitarão esse processo.

1. Tenha um produto de qualidade

Nem os truques mais poderosos de marketing farão de seu produto um sucesso, se ele não atender as necessidades do usuário.

Um produto de qualidade não é só um produto que foi desenvolvido com os melhores padrões de desenvolvimento, ou design. Esses são fatores cruciais, no entanto serão inúteis se o produto não resolver o problema do usuário.

O Duolingo é um aplicativo que resolve o problema do usuário, ensinando idiomas através de jogos. Sua interface é intuitiva, permitindo que com poucos cliques a pessoa acesse a área de interesse.

Confira algumas dicas para desenvolver um aplicativo de sucesso

2. Crie uma faseBeta

Quando seu MVP estiver pronto ou mesmo a versão mais completa do app, é importante testar o aplicativo com usuários de verdade.

Essa fase permite que seu produto seja testado por diferentes pessoas com diferentes dispositivos. Assim, é possível encontrar inconformidades e colher o máximo de feedbacks que podem indicar melhorias e possíveis falhas, em tempo de serem corrigidas.

Aqui na Usemobile utilizamos o crashlytics para realizar nossos testes. Através dele o usuário pode baixar a versão de testes, só é necessário que o usuário aceite o convite por email. Assim, testamos todos os aplicativos com uma base de usuários antes de lançarmos definitivamente.

Obs: Lembre-se de ter uma forma efetiva de comunicação para o usuário entrar em contato, dentro do aplicativo.

3. Diversidade de telas

Com a diversidade de modelos encontrados no mercado, é cada vez maior a variedade de telas e dispositivos em que seu produto vai ser executado.

É imprescindível que ele se adapte bem para todas as telas. Não só para garantir uma excelente experiência do usuário, mas as próprias lojas de aplicativos dão prioridade de divulgação para aplicativos que atendam uma maior gama de telas.

Por isso, ao fazer o lançamento de aplicativos, certifique-se de que o design do aplicativo atenda desde telas pequenas até tablets.

4. Observe a concorrência

Analise bem a sua concorrência. Observe as diferenças entre seus aplicativos e como essas diferenças podem ser trabalhadas. Conheça suas vantagens e desvantagens, avalie a comunicação, o discurso, o atendimento e o suporte.

Saiba a opinião dos usuários que utilizam os serviços do concorrente, dessa forma você pode encontrar pontos fracos. Veja as avaliações negativas, entenda como você pode melhorar, qual diferencial seu aplicativo pode oferecer, para que o usuário troque de app. Você pode usar o App Annie ou o SimilarWeb para fazer rastreamentos e obter mais informações.

5. O pós lançamento é importante

O número de downloads é um indicador importante para um lançamento, mas para que seu aplicativo seja um sucesso você precisa manter uma base de usuário ativos.

Após a instalação é comum que usuários entrem em contato para sanar dúvidas e entender funcionalidades do app. Ter um atendimento e suporte qualificado faz toda diferença e pode ser um fator crucial para que seu usuário mantenha o seu aplicativo instalado.

Para que seu usuário não desinstale seu aplicativo você precisa oferecer novas funcionalidades e melhoria contínua!

[BÔNUS] App Store Optimization

App Store Optimization, ou ASO, é o conjunto de técnicas e ações que sua empresa deve tomar ao publicar o aplicativo em uma das App Stores. Isso fará com que pessoas que realmente querem ou precisam daquela aplicação a encontrem.

Como já falamos, o ícone é a primeira impressão que as pessoas têm, por isso, ele deve ser bem atrativo. A inserção de palavras-chave relevantes para seu segmento na descrição também é importante, isso levará mais pessoas a encontrarem seu aplicativo.

Colocar screenshots que mostram as principais funções do aplicativo será atrativo e levarão mais pessoas a baixarem o app. Se o aplicativo for para Android, a inserção de um vídeo apresentando as funções também é muito interessante.

O ASO, associado com outras formas de marketing, como criação de um site focado nas palavras-chave, garantirão o sucesso do app da sua empresa.

Como você pode perceber, para realizar o lançamento de aplicativos é preciso planejar e criar uma boa estratégia para auxiliar na sua divulgação. Assim, seu objetivo de criar um aplicativo semelhante ao Uber de sucesso será alcançado da melhor forma.

Acompanhe as métricas durante e após o lançamento. Dessa forma, é possível antecipar qualquer obstáculo que impacte nos números da campanha. Isso permite criar alternativas e mudar sua direção e posicionamento em tempo hábil sem desperdiçar recursos.

Concluindo

Obviamente, este vai ser um grande projeto que provavelmente levará meses ou mesmo anos para ser desenvolvido. Os empresários que têm uma ideia de aplicativo semelhante ao Uber devem pensar em contratar vários desenvolvedores para trabalhar em conjunto, a fim de reduzir o tempo de desenvolvimento. Se você tem condições de financiar este projeto, contratar uma empresa terceirizada pode ser a melhor maneira de prosseguir com o desenvolvimento.

Você pensa em criar um aplicativo semelhante ao Uber? Comente aqui embaixo, ou entre em contato com a gente. Nós podemos te ajudar!


  • Vitor R. Galante
  • Analista de Marketing digital e SEO
  • Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em economia me proporciona uma visão otimizada do mercado, e marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *