Como fazer um aplicativo tipo Rappi?

Em 2018, ela foi avaliada em mais de um bilhão de dólares, a startup colombiana de delivery Rappi se tornou o mais novo unicórnio da América Latina. Sua estrutura é semelhante a qualquer outro aplicativo de delivery, entretanto sua inovação está no fato dele entregar “qualquer coisa”.

Criado em 2015, o aplicativo Rappi trabalha com entregas de diferentes produtos. O app permite que você faça compras em diferentes locais, desde farmácias até shopping, e receba tudo em casa.

Sua estrutura é semelhante a um modelo de “marketplace” e de um aplicativo tipo Uber. Um marketplace é um local onde outras marcas podem vender seus produtos. E, serviços do modelo “Uber” operam com a união de motoristas (profissionais que realizam entregas) com os clientes (pessoas que desejam receber compras em casa). Essa união, somada a possibilidade de comprar “qualquer coisa” em qualquer lugar, fez desse delivery um sucesso.

Por isso, nesse post, iremos abordar cada ponto de ‘Como fazer um aplicativo tipo Rappi?’.

Como funciona a Rappi?

A Rappi é um serviço de entrega de “qualquer coisa”. Nele você pode solicitar: desde delivery de dinheiro em espécie, até buscar as chaves que você esqueceu no escritório. As opções disponíveis são organizadas em diferentes categorias como Restaurantes, Cash, Qualquer Coisa, Lojas e Entregas. Tudo isso disponível em um aplicativo e à alguns toques de você.

São três aplicativos, um oferece o marketplace com todas as opções citadas acima, o segundo é o aplicativo para entregadores. E, o terceiro é um dashboard administrativo. Além disso, existe uma versão web, onde os pedidos podem ser feitos diretamente pelo seu navegador.

Como fazer um aplicativo tipo Rappi?

Aplicativos tipo Rappi, são aplicativos sob-demanda que funcionam em um modelo muito similar a aplicativos do tipo Uber. Em ambos, é necessário o desenvolvimento de dois apps: um para pedidos – feito para quem deseja comprar – e outro para entregadores – feito para quem deseja trabalhar.

Principais recursos do aplicativo para fazer pedidos

  • MarketPlace: Um espaço onde as lojas e marcas parceiras possam vender seus produtos.
  • Sessão para Qualquer coisa: Uma sessão onde você pode pedir qualquer produto ou restaurante que deseja. Desde um sorvete até um iPhone.
  • Sessão para Entregas Urgentes: Uma área onde o usuário pode enviar uma encomenda, buscar chaves até pagar suas contas.
  • Geolocalização: Acompanhar entregador em tempo real
  • Calculadora de tarifas: Saber quanto vai custar o pedido.
  • Mensagens: Para comunicação com o entregador, pode ser feito por sms, in-app ou por e-mail.
  • Gateway de pagamentos: Um sistema de pagamentos in-app para facilitar toda transação
  • Sessão para avaliar entregadores: As avaliações são fundamentais para aplicativos desse tipo. Assim, o administrador consegue ter um controle de qualidade da frota

Principais recursos do aplicativo para entregadores

  • Geolocalização: Para saber onde buscar e entregar.
  • Recibos eletrônicos automáticos: O recibo de cada entrega feita.
  • Cálculo automático de tarifas: Acesso ao cálculo de quanto vai sair a entrega.
  • Mensagens: Para comunicação com o cliente, pode ser feito por sms, in-app ou por e-mail.

Dashboard administrativo

  • Gerenciamento de reclamações
  • Sistema de rastreamento de veículos (GPS)
  • Gerenciamento de receita
  • Configurações de limite de geolocalização (até onde os entregadores podem ir)
  • Hora de chegada e partida dos entregadores
  • Cobranças e estornos
  • Comissão dos entregadores

Uma oportunidade que está surgindo

O Rappi como a Uber, está em um momento de expansão e por enquanto eles estão operando apenas em cidades grandes. Eles irão demorar muito até começarem a atingir as cidades menores. No momento, ele está disponível em dez cidades brasileiras: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. A companhia divulgou que, em breve, chegará em Ribeirão Preto, Florianópolis e Goiânia.

Outro ponto, é que a grande parte das parcerias com lojas, supermercados e outros estabelecimentos. Estão sendo consolidadas com marcas internacionais ou nacionais de grande porte. Aquela rede de supermercado da sua região, provavelmente, não está incluída nessa lista, abrindo assim espaço para você conquistar o mercado local.

Entre em contato já e garanta seu lugar no mercado!


  • Vitor R. Galante
  • Analista de Inteligência Comercial e Marketing.
  • Viciado em novas tecnologias, adoro e me entusiasmo com novidades. Escrever artigos sobre os mais diversos temas tecnológicos me traz paz de espirito. Morar, trabalhar e estudar em Ouro Preto me fez entender que tradição e inovação podem sim andar juntas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *