Dashboard: quais informações são fundamentais?

Na criação de um aplicativo algumas pessoas se esquecem que existe um administrador por trás. Eles controlam o andamento do aplicativo por uma espécie de site com funcionalidades integradas diretamente nos apps, esses sites são chamados de Dashboards.

O que é um dashboard?

Segundo Stephen Few, “Dashboard é uma representação visual das informações mais importantes para atingir um ou mais objetivos, que tem sido consolidado em uma única tela de computador para ser monitorado de forma ágil.”

Levando isso em consideração, vamos ao que interessa nesse artigo, dinheiro! Digo, controle financeiro.

Porque é importante ter um módulo de controle financeiro completo?

Saber onde o seu dinheiro está indo ou vindo em um negócio é grande parte do sucesso da sua empresa, pois não dá para administrar algo simplesmente por intuição, é necessário possuir dados que te mostrem onde melhorar o seu serviço e no que se deve focar nele. A partir disso algumas informações com certeza não podem faltar. E elas são:

1 – Fluxo de caixa

De onde vem o dinheiro, porcentagem de taxas de cartões ou dinheiro vivo. Sem dúvidas saber de onde vem o seu faturamento e pra onde vai parte do seu dinheiro é de suma importância para que o administrador não se perca no seu próprio negócio.

2 – Detalhes individuais de compras ou vendas

Supondo que você esteja vendendo um produto ou fornecendo algum serviço, o administrador deve ter detalhes sobre o que ele ofereceu, tanto quanto, dia da venda/compra, quem foi seu cliente, quem efetuou a venda/compra, o total pago pelo cliente pelo serviço, quanto o funcionário irá ganhar dessa quantia e quanto a empresa ganha desse dinheiro.

Saber quanto você ganha por serviço faz com que o administrador saiba exatamente se seu negócio está sendo lucrativo em todas as instancias. Essas informações também são importantes pois a partir do dia da venda se consegue traçar padrões que podem levar o administrador a efetuar alguma ação de marketing a partir de algum padrão encontrado.

3 – Valor médio de vendas

Saber o valor médio das vendas diárias, semanais, mensais e por período, permite que o administrador conheça melhor os seus clientes e quanto eles estão acostumados a pagar pelo serviço prestado. A partir disso podemos saber os dias em que seu serviço tem maior ganho, semana ou período, como por exemplo: Natal, carnaval, dia das mães, etc.

4 – Método de exposição de elementos

Onde cada informação está situada no seu dashboard é de vital importância para facilitar que o administrador consiga encontrar as informações que ele deseja de forma rápida e eficiente e principalmente não se perca em meio as informações. Portanto, os desenvolvedores devem abusar de tamanho maior para itens mais importantes e cores diferentes para diferentes tipos de informações, para assim tornar o controle financeiro intuitivo.

Toda informação é interessante?

É importante perceber que nem todas as informações são interessantes, pois o financeiro do dashboard deve ser claro e se todo tipo de informação estiver nessa parte do dashboard pode afetar o foco do administrador para o que mais importa, que são os itens listados acima, que por sinal não é pouca coisa.

Conclusão

Ter o controle das informações financeiras do seu negócio pode tornar o mesmo muito lucrativo ou pode fazer com que você descubra que seu negócio não é tão bom quanto pensa, portanto é uma das partes mais importantes do negócio. Por isso, é importante saber onde focar dentro do seu serviço ou produto, pois nem todos projetos começam ganhando dinheiro, a maioria vai ser moldado a partir dos usuários e irá se modificando para ter um melhor desempenho.


  • Vinicius Souza
  • Desenvolvedor Web
  • Apaixonado pela internet desde criança, escolhi cursar Ciência da Computação por querer participar desse universo de alguma forma, encontrei em desenvolver para Web um jeito de entender melhor as pessoas e suas preferências. Amante de todo tipo de música e músico sempre que posso. Uma pessoa sozinha é apenas uma nota. Várias pessoas juntas uníssonas formam um acorde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *