Empresa terceirizada: por que e como contratar uma para desenvolver seu aplicativo

Os dispositivos móveis se consolidaram como as principais formas de acesso à internet no mundo e por isso que empresas e marcas estão investindo cada vez mais em aplicativos móveis. 

Em grande parte dos casos, os c-levels e gerentes possuem ideias de aplicações que visam a modernização dos processos dos seus negócios, seguindo às tendências da transformação digital, como foi com o Magalu, mas não sabem nada sobre desenvolvimento de aplicativo. Sendo assim, a melhor opção é contratar uma empresa terceirizada para desenvolver a ideia, visto à facilidade de organização e um melhor gerenciamento de custo para o contratante.

Veja também: Motivos para o seu negócio ter um aplicativo, segundo a forbes

Você vai ler:
– Como organizar a minha ideia?
– Quais os tipos de projeto uma empresa terceirizada pode fazer?
– As vantagens de se contratar uma empresa terceirizada
– E como contratar empresa terceirizada?

Como organizar minha ideia?

O primeiro passo para se criar um aplicativo funcional e de sucesso é ter bem definido como será o projeto através de um MVP. Antes de tudo, é necessário que se defina exatamente o que seu aplicativo oferecerá aos usuários. Se já existir um aplicativo com proposta semelhante à sua ideia, leve-o na reunião e mostre o que você quer de diferencial, pegando referências visuais para que os designers entendam o que você deseja, explicando metodicamente o que você espera do produto final.

Veja também: Como criar um app MVP? Tire sua ideia do papel

Quando você terceiriza sua necessidade de desenvolvimento de aplicativo, é essencial que seus objetivos sejam claros para a empresa responsável. Você também deve decidir as partes técnicas como as funcionalidades, se seu aplicativo vai ser disponível para iOS, Android, etc.

Saiba mais: Protegendo sua ideia com uma NDA

Com o mercado de aplicativo em alta, o melhor é ter seu aplicativo disponível nos principais sistemas mobile. Por isso, procure uma equipe qualificada de desenvolvimento de aplicativo que tenha experiência nas maiores plataformas.

Quais os tipos de projeto uma empresa terceirizada pode fazer?

Existem diversos tipos de projetos e produtos que uma empresa de desenvolvimento de aplicativos móveis pode oferecer. Nessa perspectiva, os serviços podem se dividir em duas definições: escopo fechado ou aberto.

White Label ou escopo fechado

O conceito de White Label, que também pode ser definido como escopo fechado, nada mais é do que a concepção de um produto. A empresa oferecerá uma solução pronta em que serão feitas apenas pequenas personalizações, mas que desde o início oferece soluções para uma determinada área ou segmento.

Escopo aberto

Já o escopo aberto é ideia de um serviço totalmente personalizado em que uma equipe é montada para trabalhar exclusivamente no desenvolvimento de uma solução.

Muitas empresas contratantes optam por esse tipo de projeto, pois, em grande parte dos casos, a terceirização de um time de desenvolvimento torna o processo de criação da aplicação mais ágil e barata do que ter que montar uma equipe de TI na própria empresa. Nesse tipo de processo, mudanças e adaptações nos projetos são constantes, com adição de novas funcionalidades.

As vantagens de se contratar uma empresa terceirizada

Existe uma grande diferença entre ter uma ideia e desenvolvê-la, principalmente quando se trata de aplicativos para dispositivos móveis. O desenvolvimento de sistemas geralmente envolve processos complexos que demandam a integração de uma equipe multidisciplinar.

Se você ou sua empresa não tem experiência em desenvolvimento móvel, o melhor é procurar profissionais que tenham um histórico de entrega de produtos de qualidade para seus clientes.

Para projetos menores, de curto e médio prazo, contratar uma empresa terceirizada tende a ser mais barato, mais ágil e dinâmico. A empresa contratante precisa apenas se preocupar com o acompanhamento do desenvolvimento e com os prazos que foram pré-definidos.

Já para projetos maiores, no longo prazo os custos em manter um time terceirizado tendem a ser maiores do que montar uma equipe interna. Entretanto, algumas empresas ainda preferem o outsourcing por não quer se preocupar com assuntos como gestão de RH e qualificação dos seus profissionais, focando apenas no resultado.

Conheça mais vantagens aqui.

Leia também: o que considerar antes de contratar terceirizada?

Como contratar empresa terceirizada?

O primeiro passo é encontrar um profissional que atenda suas necessidades. Depois, você precisa garantir que seus objetivos serão cumpridos. Para isso, é importante que você tenha suas ideias claramente organizadas. Assim, ao conversar com o desenvolvedor, você vai fazer com que ele entenda sua ideia e coloque-a em prática juntamente com sua equipe.

Saiba mais: Qual a equipe necessária para criar um aplicativo

Existem 3 passos fundamentais na hora de escolher uma empresa que será a responsável pelo desenvolvimento do seu projeto. Vamos a eles:

1- Procure saber mais sobre os projetos desenvolvidos pela empresa

Vou te dar um exemplo fictício: antes de contratar um buffet para preparar sua festa, você pesquisa, faz degustação, investiga fotos da decoração e pergunta a outras pessoas que já foram clientes para ter certeza que você está no caminho certo, não é mesmo? É o mesmo com desenvolvimento de aplicativos.

Depois de selecionar qual das empresas será a responsável pelo desenvolvimento do seu app, você deve investigar quais produtos elas criaram e a qualidade dos seus serviços. Feito isso, sua decisão estará pronta!

2- Garanta que compreenderam o seu negócio

Assim como você não sabe muito sobre desenvolvimento de aplicativos, também é provável que a equipe que você contratou não saiba muito do seu negócio. Portanto, se ela está desenvolvendo um app relacionado a sua marca, é importante que tenha conhecimento sobre o assunto. Certifique-se de que as pessoas envolvidas no seu projeto pesquisaram sobre o seu negócio.

No entanto, também é de sua responsabilidade fornecer material e informações que irão instruir a equipe durante esse processo. Afinal, não haverá ninguém melhor do que você para falar do seu negócio!

Dessa forma, ao se reunir com a equipe de desenvolvimento, fique atento à maneira que receberam a sua ideia, avaliando se ficaram com muitas dúvidas ou se aparentam estar confortáveis com o projeto. Você pode observar isso pelas perguntas que vão fazer a você ao discutir seu projeto.

3- Estabeleça prazos e acompanhe os procedimentos

É importante definir um prazo e construir um cronograma organizado para que você acompanhe o passo a passo do desenvolvimento.

Dessa forma, é essencial ter facilidade em comunicar com o responsável pelo desenvolvimento de aplicativo e os envolvidos no seu projeto. Mesmo que você não o acompanhe pessoalmente, o app é seu e você deve ficar por dentro de tudo. Saiba quando e qual é a melhor maneira para entrar em contato com o desenvolvedor e obter os relatórios de atualizações.

Seja qual for o método escolhido (e-mail, telefone, Skype, WhatsApp, etc), certifique-se de que é fácil para você se comunicar com os gerentes da equipe durante todo o processo e ser capaz de acompanhar os objetivos de desenvolvimento.

Fique ligado!

A terceirização do desenvolvimento de softwares móveis é a melhor escolha quando você tem uma ideia de aplicativo para melhorar o seu negócio e busca agilidade, competência, menores custos e confiabilidade. Seguindo as dicas e buscando os desenvolvedores certos, você terá um retorno muito maior do que o investimento gasto para criar o aplicativo, garantindo o sucesso do produto!

Você provavelmente não irá participar do dia a dia de produção ao recorrer à terceirização. Por isto, mantenha a comunicação com a equipe sempre atualizada e faça um cronograma com prazos para os testes do aplicativo. Isso é necessário para detectar os pontos de melhorias e a usabilidade do aplicativo, sempre pensando na experiência do usuário. Então, mostre para a equipe se você está satisfeito ou não com o que estão desenvolvendo.

Leia também: como gerenciar equipe terceirizada

A Usemobile é especialista em desenvolvimento para dispositivos móveis. Caso tenha tenha dúvidas sobre todo nosso processo ou interesse em saber mais, entre em contato. Estaremos prontos para te atender!


  • Marketeam
  • Equipe de Marketing
  • Ninguém jamais deveria levar o crédito pelo trabalho de outras pessoas! Certos artigos aqui na Usemobile são criados de forma tão colaborativa que é impossível atribuir-lo a uma só pessoa. Por isso, este artigo é do time que joga na linha de frente, o Marketeam.

13 comentários no post “Empresa terceirizada: por que e como contratar uma para desenvolver seu aplicativo

    1. Olá Deivid, tudo bem? Bom, o primeiro passo para você encontrar a melhor empresa para desenvolver o aplicativo é se dedicar a pesquisa. Seja através da internet, de contatos ou indicações. Depois de pesquisar, liste alguns nomes de empresas que prestam o serviço de desenvolvimento e investigue uma por uma. Faça um orçamento, veja como será atendido, e olhe os aplicativos já feitos. Entre em contato com clientes da empresa para perguntar sobre satisfação e pesquise qual o prazo que a empresa leva para desenvolver o aplicativo pretendido. Observe se os desenvolvedores facilitam o contato com o cliente e cheque a qualidade dos aplicativos desenvolvidos por essa empresa. Nós da Usemobile deixamos muito transparente como fazemos nossos serviços e esclarecemos qualquer dúvida de nossos clientes, a qualquer momento, para que a ideia dele vire realidade. Isso é muito importante!

  1. Olá bom dia .Assim que eu c0mecar a pesquisar uma empresa e outra até eu me decidir qual a melhor pra desenvolver meu App,como posso proteger minha idéia?Preciso patentear?

  2. Preciso de auxilio para construcao de um aplicativo tipo uber porem seriam para serem implantado em moto taxis que façao a digerença em atendimento e valores para mas enconta para o passageiros.
    Preciso do auxilio na construcao do app e orientacoes de alguma empresa tercerizadas.

  3. Olá gostaria de saber como poço franquia aqui na cidade onde moro que não tem ainda um o aplicativo Rappi porém vejo muita chance de um bom negócio tem muitos comércio e de grandes população em MG

    1. Olá, Renato. Como vai? Essa informação pertence à equipe Rappi, então te aconselho enviar um e-mail para sejaparceiro@rappi.com e conferir os requisitos para levar o aplicativo para sua cidade. Caso não dê certo, aqui está uma segunda opção: por que não fazer seu próprio aplicativo de entregas? Você pode saber um pouco mais com a leitura do artigo “como fazer um aplicativo tipo Rappi”! Espero ter ajudado (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Que tal assinar a nossa newsletter

Conteúdos exclusivos, dicas e eBooks diretamente no seu e-mail.