Roadmap de produtos: dicas, orientações e template no Figma

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Todo product manager precisa de um roadmap de produto. É a partir deste documento que as equipes poderão visualizar a direção e objetivos definidos, além de se tornar também uma ferramenta de transparência. Outro fator importante do roadmap é a visualização estratégica para garantir que o produto esteja alinhado com as necessidades do mercado e dos usuários.

Esses e demais tópicos serão discutidos ao longo deste artigo. Veja sobre os diferentes tipos de roadmap e como mantê-lo atualizado. Boa leitura!

O que é roadmap de produto?

O roadmap de produto é uma visualização macro de um projeto. Nele estarão contempladas as funcionalidades e expectativas para o produto de forma mensal, tudo dividido conforme os times do produto. Contudo, ele não é um cronograma, e sim um roteiro, pois suas informações são de nível gerencial para que se tenha uma visão de futuro e desenvolvimento do projeto.

A criação de um roadmap deve considerar tanto as necessidades dos usuários quanto os objetivos de negócio por trás do produto. Se ele é o fator principal de rentabilidade da empresa, ele deve ser pensado de forma que melhor seja monetizado. Logo, métricas financeiras farão sentido. 

Agora, se tratando de um produto gratuito cujos os ganhos sejam indiretos, como o caso de um navegador web, não convém tomar a rentabilidade como um foco e sim a experiência do usuário. Logo, cada produto terá seu roadmap personalizado e, junto disso, métricas e metas específicas.

Outro ponto a se destacar é que os roadmaps não são fixos. Na verdade, eles devem ser flexíveis para se adaptarem às possíveis mudanças que podem acontecer, como uma alteração de mercado que impacta diretamente no produto e seu relacionamento com o consumidor, por exemplo.

Neste caso, é estritamente necessário que a pessoa responsável pela gestão do produto, cujo cargo é “product manager”, fique de olho nas tramitações do mercado para manter o roadmap atualizado. Nos próximos tópicos voltaremos a discutir este ponto.

Os diferentes tipos de roadmap de produto

São 5 os tipos de roadmap, cada um contemplando uma necessidade específica dos produtos. Afinal, eles podem ser de diverso tipo, de alguma ferramenta física a um software como aplicativos mobile.

Linear

Este é um tipo de roadmap mais simplista, o qual funciona como uma timeline única. Ele prevê big moments os quais o produto passará. 

Reprodução: Slidebazaar

Roadmap por persona

Os demais tipos de roadmaps são parecidos, cada um com seu direcionamento. No caso de personas, ele servirá para atender aos diferentes públicos que o produto pode ter.

Tomando como exemplo aplicativos de telemedicina, as personas serão no mínimo duas: médicos e pacientes. Portanto, as funcionalidades do roadmap deverão atender as necessidades de cada.

Roadmap baseado em metas

Alguns exemplos de metas podem:

  • Aumentar o volume de vendas;
  • Aumentar o volume de instalações ativas;
  • Receber avaliações positivas nas lojas de aplicativos;
  • Reconhecimento de marca;
  • entre outros.

Tendo em vista que as metas podem ser destrinchadas através de ações táticas e operacionais, o roadmap servirá para adicionar e organizar cada uma delas — além de torná-las fáceis de visualizar.

Roadmap por tema

Este tipo de roadmap irá organizar os objetivos conforme um agrupamento lógico, exemplo: funcionalidades que dependem de serviços de terceiros; aprimoramentos de UX writing; alterações de layout; redesign completo; novas funcionalidades ou manutenção de funcionalidades implementadas; etc. 

Reprodução: Altexsoft

Roadmap experimental 

Já o experimental servirá para conduzir testes. Nele serão estabelecidas quais as hipóteses para testar e definir as funcionalidades que serão definitivas. Este tipo de roadmap de produto é útil para fases iniciais, como o caso de MVPs.

Como atualizar o roadmap do produto?

A atualização do roadmap de produto fica a cargo do product manager, atividade ligada à gestão do produto. A revisão constante do roadmap é uma tarefa importante para avaliar se o que está previsto ainda é condizente com as metas do produto, ao mercado e aos usuários. Caso alguma inconformidade seja detectada, este é o momento de propor uma alteração.

Para isso, é necessário que o Product Manager, e o squad ágil envolvido no produto, sigam os seguintes passos:

Colher feedback de usuários

A melhor fonte para ouvir na hora de atualizar um roadmap são os usuários. Embora eles não tenham acesso a informações estratégicas da empresa, eles possuem uma outra visão sobre o produto — o que é positivo.

Com a opinião sem o viés organizacional, os usuários podem trazer feedbacks de usabilidade e expectativas do produto. Pesquisas de NPS são excelentes para compreender o um cenário macro a respeito do produto, pois o resultado final será uma nota de 0 a 10 (como aqueles totens nas entradas das lojas Renner) que reflete a percepção sobre o produto.

Se for necessária uma investigação aprofundada, elabore perguntas abertas que ajudem a entender o sentimento, como:

  • Qual a maior facilidade você vê no produto?
  • Você tem alguma dificuldade com o produto?
  • Qual é a tarefa que você leva mais tempo pra fazer no produto?
  • O que você sente falta no produto?

Essa etapa de feedback pode estar presente em diversas fases do ciclo de vida do seu produto, da concepção ao declínio. Na fase de concepção, é comum que sejam realizadas pesquisas de UX Research, que servirá de pontapé para wireframes e validação de protótipos.

Nela cabem as perguntas mencionadas e outras que façam sentido para compreender a jornada do usuário e pormenores do produto.

Alinhamento aos stakeholders

Toda e qualquer pessoa — física ou jurídica — interessada e envolvida nos resultados de uma organização ou um produto é um stakeholder. Isso inclui fornecedores, clientes, diretoria, investidores, board members, colaboradores, dentre outros.

Contudo, cada um tem o seu peso na hora de considerar a atualização do roadmap do produto. A diretoria terá apontamentos que serão pautados na estratégia organizacional, que também deve ser atendida pelo produto.

Por isso, o alinhamento constante com o campo estratégico é fundamental, assim como também estar a par da influência que os demais stakeholders possam oferecer.

Avaliar prioridades

A priori, todas as funcionalidades previstas para seu produto são relevantes. Contudo, umas serão mais urgentes do que as outras. Ou ainda, para que uma vá para produção, o pré-requisito é que uma etapa anterior seja entregue.

Os fatores externos também influenciam, como crises de mercado ou mudanças em regras e legislações. Por isso, tenha uma lista de fatores que podem influenciar nos pesos das prioridades.

Template para criar roadmap de produto

Provavelmente você queira sair deste artigo já colocando a mão na massa para criar um roadmap. Não existe um jeito certo de criar um, desde que o futuro do produto esteja fácil de visualizar. Para isso, você pode utilizar o próprio Google Presentations, conhecido por apresentações de slides, ou ferramentas como Miro e Figma.

Caso você queira um template pronto, tem o modelo Usemobile de roadmap no Figma — ferramenta de design que somos fãs. Fique à vontade para usar!

Como os squads ágeis podem trabalhar com o roadmap de produto

Os squads ágeis são grandes aliados dos roadmap de produtos. Essa formação de equipes são capazes de fazer entregas contínuas com cadência e qualidade. 

Importante ressaltar que agilidade não é sinônimo de pressa. Processos executados de forma apressada são fadados ao fracasso. Isso é algo que os squads ágeis fogem. Em função do uso de metodologias ágeis como o scrum, o backlog do produto é separado por sprints, processo que acontece de forma cíclica. Daí vem a cadência.

Logo, os squads ágeis são a parte operacional para que o produto saia do papel e evolua, o que significa que são braços direitos dos product managers.

Entenda melhor sobre o assunto lendo o artigo que conto mais!

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