Como criar um aplicativo de telemedicina?

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3 minutos. Essa é a média de tempo que um paciente espera para se conectar a um médico usando um aplicativo de telemedicina. No dia 4 de março de 2019, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou o exercício da medicina mediado por tecnologias. Assim, a decisão abriu as portas para os aplicativos de telemedicina.

E com o avanço do novo coronavírus, essa prática está cada vez mais em alta no meio digital. A telemedicina traz diversas possibilidades não só ao mundo da medicina, mas também ao mundo dos aplicativos.

Então, o que é preciso para começar o desenvolvimento de um aplicativo de telemedicina? Vamos descobrir.

Leia também:6 motivos para criar um app de telemedicina

O que são aplicativos de telemedicina?

Os aplicativos de telemedicina permitem basicamente 3 tipos de teleatendimento:

  • Teleorientação, em que o especialista dá informações ao paciente sobre os sintomas e avalia se ele deve ficar em casa ou procurar um pronto atendimento;
  • Telemonitoramento, o qual o médico acompanha remotamente do paciente que já está sendo tratado;
  • Teleinterconsulta, que é a discussão de um caso entre médicos de diferentes lugares.

A vantagem desse tipo de aplicativo é que eles oferecem consultas 24/7 e funcionam em smartphones, tablets e computadores. 

Durante uma conferência de vídeo com um médico, o paciente fala seus sintomas, recebe um diagnóstico, e até uma prescrição de medicamentos ou, em alguns casos, uma lista de testes de laboratório a serem feitos. 

Entre as condições mais comuns, os pacientes utilizam o app para resfriados ou gripes, infecções urinárias, alergias e psiquiatria.

Fluxo de funcionamento de um app de telemedicina em 6 passos: liste seus sintomas, fale do seu histórico médico, inicie uma teleconsulta, mostre seus sintomas com a câmera do celular, receba uma prescrição e fique ótimo

Como podemos ver acima, o processo é simples e a simplicidade é uma das principais razões pela qual os pacientes amam esse tipo de app. 

Os desafios dos aplicativos de telemedicina

Construir um aplicativo de telemedicina envolve certos desafios, incluindo segurança e conformidade legal. 

Essa é uma breve visão geral do que você deve ter em mente ao iniciar o desenvolvimento do aplicativo de telemedicina:

1 – Segurança

Informações de saúde particulares são confidenciais. Aplicativos de telemedicina coletam e armazenam informações e, naturalmente, isso faz com que os clientes se perguntem se seus dados estão em um local seguro e quem tem acesso a eles.

Solução: para proteger os clientes, você deverá implementar alguns fatores de autenticação como identificação biométrica (ou facial) e terá que encriptar os dados. Essas medidas aumentam a segurança do app e protege os dados, resguardando o usuário e colocando o app de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.

2 – Falta de confiança

Outra preocupação é sobre a qualificação dos médicos. Pacientes querem ter certeza que eles estão sendo atendidos por um profissional qualificado, não um recém graduado na universidade.

Solução: testimoniais dos pacientes e um sistema transparente de avaliação disponibilizados para os clientes e consulta dos CRMs.

3 – Complicações com a legislação

Até meados de abril de 2020, uma grande dificuldade era a Resolução nº 2.227/18, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que só permitia que a teleconsulta fosse realizada depois de uma primeira consulta presencial. A consulta só era permitida se o paciente estivesse em uma região remota e acompanhado por um profissional da saúde.

No entanto, a pandemia do coronavírus mudou o cenário dos aplicativos de telemedicina. Foi autorizado que todas as consultas fossem remotas, inclusive por telefone. 

Foi publicada a portaria 467/20 do Ministério da Saúde que, em caráter excepcional e temporário, fica autorizado o uso da telemedicina completamente a distância. O objetivo é evitar que o paciente saia de casa, corra riscos de contrair essa e outras doenças ou que possa, ainda, infectar os profissionais de saúde em exercício nos hospitais.

Contudo, ainda não há nenhuma decisão definitiva sobre o pós-pandemia e a telemedicina.

Solução: O aplicativo Doctoralia apresentou uma boa solução. Nele, com apenas alguns cliques, você acessa uma lista de médicos da especialidade necessária para consultar.

Porque aplicativos de telemedicina são populares?

Benefícios que atraem os pacientes

  • Conveniência: agendar consultas com poucos cliques e evitar filas longas é uma ótima conveniência para obter assistência médica.
  • Poupar tempo e tratamentos mais rápidos: os pacientes, além de poupar o tempo que teriam se locomovendo, podem iniciar o tratamento o quanto antes.
  • Histórico médico na palma da mão: mesmo no mundo moderno, é difícil ter acesso ao seu histórico médico. Nessa perspectiva, um aplicativo de telemedicina permite aos pacientes verem seus históricos e enviarem para outros membros da família, ou mesmo para outros médicos com o fim de melhor diagnóstico.
  • Isolamento social: em tempos de pandemia, os aplicativos de telemedicina se mostram eficazes, pois os atendimentos à saúde são feitos sem necessidade de contato físico, fortalecendo ainda mais as medidas obrigatórias de isolamento social.

Veja também: a importância do delivery durante a pandemia.

Benefícios que atraem os médicos

  • Flexibilidade: de acordo com uma pesquisa, 20% dos médicos e psiquiatras trabalham 60 a 80 horas semanais. Com um app de telemedicina, os médicos serão capazes de administrar melhor seus horários, melhorando suas qualidades de vida.
  • Menos trabalho administrativo: em um hospital, grande parte do dia de um médico é gasto com documentos e tarefas administrativas. Como resultado, os médicos examinam menos pacientes e precisam ficar depois do trabalho para preencher toda a papelada. Um aplicativo de telemedicina minimiza a papelada e automatiza muitas tarefas.
  • Mais pacientes e maior receita: menos papelada significa mais pacientes e, consequentemente, mais pacientes significam maiores receitas.
  • Menos contato físico durante o novo coronavírus: num momento em que a recomendação das autoridades sanitárias é se manter isolado, o uso da telemedicina tende a contribuir para a contenção do vírus. Dessa forma, médicos e pacientes consigam interagir sem qualquer proximidade física, o que protege ambas as partes. 

De acordo com uma pesquisa da APM  (Associação Paulista de Medicina), 90% dos médicos acreditam que as novas tecnologias digitais, que possuem alto padrão de segurança e ética, podem ajudar a melhorar a assistência em saúde à população. Logo, esses benefícios são plausíveis. 

Recursos para criar um aplicativo de Telemedicina

Se você está pensando em começar a desenvolver um aplicativo de telemedicina, você terá que ter em mãos uma lista com os principais recursos. 

Uma plataforma de telemedicina possui diferentes interfaces, uma para o paciente e outra para o médico, cada uma com sua própria lista de recursos para médicos e para pacientes. Vamos conferir.

Principais recursos para pacientes

Cadastro

Para criar um perfil, o paciente digita seu nome, endereço, sexo, idade, histórico médico e outros dados cruciais necessários para iniciar o processo de tratamento. 

Agendamento de consultas

Um usuário pode ver uma lista de médicos, ver seus perfis e marcar uma consulta com o profissional que escolher. Esse recurso é um dos mais importantes, pois fornece aos pacientes informações sobre a disponibilidade e permite a reserva de horários de acordo com a agenda deles.

Videoconferência

Para compensar a falta do in-loco, o paciente e médico usam a chamada de vídeo para as consultas. Por isso a qualidade da chamada é muito importante. O diagnóstico adequado e o tratamento preciso dependem de uma boa conexão e de uma imagem nítida. 

Chamadas por voz

Algumas pessoas preferem não serem vistas e por isso optam por comunicação sem vídeo. Para esse propósito, o aplicativo tem que oferecer chamadas por voz. Isso cria um canal seguro para pessoas envergonhadas se sintam confortáveis para falar sobre algum problema, ajudando-as a conseguir assistência qualificada.

Ou então, para amenizar problemas com velocidades e capacidades da internet do paciente e do médico.

Armazenamento do histórico médico em nuvem

Uma vez criada uma conta, o paciente ganha um histórico médico eletrônico que contém as informações sobre ele, incluindo dados médicos e o histórico de comunicação. Se necessário, esses dados podem ser compartilhados com outros especialistas ou mesmo um membro da família.

Lembretes e registros de medicamentos

O aplicativo guarda todas as prescrições que um médico escreveu. Além disso, o app envia notificações para lembrar aos pacientes de tomar seus remédios.

Chat in-app

O paciente poderá usar um chat seguro dentro do app para contactar um médico para uma pergunta urgente ou se ele tiver qualquer questão sobre os medicamentos.

Gateway de pagamentos

Um app de telemedicina permite ao paciente pagar dentro do aplicativo com a forma que lhe for melhor conveniente.

Avaliação e reviews

Após a consulta ou após a recuperação, o usuário pode avaliar o médico e deixar um depoimento. Este recurso ajuda novos pacientes a terem melhores escolhas na hora em que estão buscando assistência.

Recursos para médicos

Cadastro

Um médico precisa fornecer seu nome, endereço, foto, especialização, CRM e um texto de apresentação. Eles também podem fornecer informações sobre sua experiência e educação.

Agenda

Os médicos podem fazer alterações em seus cronogramas com base em sua disponibilidade.

Gerenciamento de consultas

Os médicos podem ver sua lista completa de compromissos e aceitá-los ou rejeitá-los.

Chamadas de vídeo em tempo real

As videochamadas ajudam os médicos a examinar os pacientes com mais precisão. Um médico pode pedir a um paciente para mostrar sua pele ou garganta, por exemplo, para ver uma lesão de perto e fazer um diagnóstico.

Os médicos também podem usar chamadas somente de voz e opções de bate-papo internas para se comunicar com os pacientes.

Acesso ao históricos médicos eletrônicos

Os médicos têm acesso aos registros médicos de todos os seus pacientes sempre que precisarem.

Prescrições digitais

Permite que os médicos prescrevam medicamentos diretamente no aplicativo. Os pacientes podem usar essas prescrições para comprar medicamentos ou para obter outros serviços de saúde em estabelecimentos médicos.

Quanto custa criar um aplicativo de telemedicina?

O preço para desenvolver aplicativos pode variar de acordo com as funções que serão inseridas e da forma com que o app irá funcionar. A recomendação é sempre iniciar com uma versão MVP, que será o mínimo suficiente para validar o app. 

Contudo, no fim das contas, você paga não só pelo desenvolvimento do app, pois existem outros custos de manutenção dele:

Domínio

O domínio se trata do endereço eletrônico do seu site na internet. É fundamental registrá-lo o quanto antes, pois a maioria das tarefas de desenvolvimento e o pós lançamento dependem do endereço do site (para SEO, por exemplo). 

Escolha um bom domínio que passa confiança e facilita a memorização do endereço.

O Registro.br é o principal site de domínios no Brasil e nele encontramos várias opções (com.br, coop.br, med.br). Seus valores podem variar de 40 a 364 reais dependendo das variáveis.

Há também o GoDaddy para registro de domínios americanos com as opções de .com, .app, .blog., .site e outros. Os valores também variam.

Registro da Marca

Os negócios acontecem por trás de marcas e tê-las oficializadas e registradas é importante para proteção contra fraudes ou cópias. Para mais informações de registro de marca, acesse o site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Google Cloud

O Google é uma plataforma com N soluções para pessoas e empresas, e o Cloud é uma delas. Seu site pode ser hospedado nele ou então usufruir da infraestrutura para acessar serviços de mapas, engines, dentre outros recursos disponíveis no Google Cloud.

O custo aqui é incerto, uma vez que toda conta ganha créditos para usufruir dos benefícios e você paga por o que usar. Contudo, esses créditos têm limite, logo, esgotando-os, você começa a pagar. Tudo dependerá do tipo de uso dos recursos.

Lojas de aplicativos

Pois é, existe um custo para publicar seus aplicativos nas lojas Play Store (Google) e App Store (Apple).

O Google cobra uma taxa única de 25 dólares; a Apple 99 dólares anuais.

Pagamento in-app

Para adicionar esta funcionalidade é preciso pagar por um gateway de pagamento. Os dois utilizados na Usemobile são a PagarMe (Grupo Stone) e a Iugu. Vamos entender os custos de cada um:

  • PagarMe: cobra uma % em cada transação de cartão de crédito + um valor fixo por transação, alguns centavos (0,40 a 0,60), que é destinado ao anti-fraude;
  • Iugu: cobra uma % em cada transação de cartão de crédito + um valor fixo mensal (R$ 500 a 800 reais).

Amazon AWS

A Amazon começou no ramo de livros, mas expandiu seu portfólio para diversas soluções. O escopo de serviços possui servidor, envio de SMS e e-mails, armazenamento de arquivos, banco de dados e muitos outros.

Como segurança é uma coisa que deve ser garantida aos pacientes, você precisará de SMS e e-mail para autenticar a identidade deles. O Amazon EC2 (servidor) e S3 (armazenamento de arquivos) também são cotados para entrar no escopo tecnológico do app.

 Para servidor e armazenamento, aqui na Usemobile optamos pelo Amazon AWS.

Os valores são cobrados conforme o uso. A Amazon tem alguns programas de incentivos para startups e disponibiliza até 5.000 dólares que podem ser solicitados após 6 meses de operação da empresa.

Disparo de e-mails

Para envio de e-mails, a Usemobile recomenda o Mailgun. As cartas eletrônicas servirão para conteúdos de boas-vindas, recuperação de senha, confirmação de agendamentos e recibos de pagamentos.

O Mailgun é gratuito até 40 mil e-mails por mês. Daí pra cima é cobrado 80 centavos de dólar a cada mil e-mails.

Disparo de SMS

Já para as SMS, vamos de Twillio. A ferramenta servirá para cadastro do celular do usuário e também autenticação, como já dito em tópicos acima. Cada SMS enviada custa US $0,0075.

Videoconferência

Precisamos de um intermediário para os streamings de vídeo e áudio. O CometChat é uma opção por apresentar as soluções de compressão de vídeo, mudança de resolução automática quando há perda de sinal de internet, buffer e outras tecnologias.

Para criar o aplicativo de telemedicina, é necessário o plano pro do CometChat (a partir de 149 dólares mensais), pois ele permite integração com as linguagens de programação necessárias para desenvolver o app.

Quanto tempo leva para desenvolver um app de telemedicina?

O projeto de escopo básico a ser desenvolvido visa possibilitar a realização de consulta médica através do aplicativo de telemedicina. O tempo estimado para o desenvolvimento é de 3 meses. O sistema irá contar com:

  • Cadastro de usuários
  • Marcação de consultas
  • Salas de reunião
  • Envio de documentos/fotos.

O projeto consiste no desenvolvimento de:

  • 2 aplicativos nativos iOS (paciente e profissional da saúde);
  • 2 aplicativo nativo Android  (paciente e profissional da saúde);
  • Versão web (paciente e profissional da saúde);
  • Painel web administrativo. 

O projeto conta também com a integração com o gateway de pagamento e layout padrão com aplicação de identidade visual e logomarca. No entanto, é possível escolher a qual plataforma desenvolver: somente Android, iOS ou Web, ou todas as opções.

Conclusão

Ainda é muito cedo para sabermos como será o futuro da telemedicina. Mas com o êxito dessa prática no combate ao novo coronavírus, a chance é grande para que a telemedicina se torne uma nova forma de atendimento médico para outras situações e especialidades após essa grande pandemia que estamos vivendo.

Existem muitos desafios no âmbito legislativo, porém vemos que cada vez mais as leis evoluem para se adaptar às novas tecnologias que surgem. Esse tipo de aplicativo pode ser uma grande oportunidade de negócio, além de ser uma nova maneira de melhorar o setor da saúde.

Para desenvolver seu app de telemedicina, conte com a Usemobile. Nós contamos com uma equipe especializada em desenvolvimento mobile e temos uma unidade Unimed como cliente. Solicite um orçamento para criar seu aplicativo de telemedicina.

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2 respostas

  1. Quero montar uma empresa de Telemedicina, preciso de indicação de uma empresa com experiência em montar este serviço.
    Inclusive gostaria de fornecer Laudos para outras empresas por Telemedicina . Entre em contato comigo (33) 9 9110-8733

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