Os 6 melhores aplicativos para videoconferência

Independente do cenário de pandemia que a humanidade se encontra, o home office e reuniões à distância já eram realidades. Tanto que até mesmo em Star Wars já víamos conferências por hologramas, e a saga começou lá em 1977. A diferença é que essa prática se difundiu entre nós de lá pra cá, especialmente devido aos avanços da globalização e tecnologia. 

Os androids de hoje são diferentes dos vistos na saga, mas eles possuem a mesma habilidade de facilitar a comunicação ao nos oferecer apps para videoconferência, levando-as a qualquer lugar com nossos smartphones e tablets.

Gif do android R2D2 de Star Wars projetando um holograma=

Então pra te ajudar nas suas futuras reuniões, separei uma lista com os melhores apps para videoconferência. Confira abaixo!

WebEx

Comecei falando que as videoconferências podem estar em qualquer lugar, certo? O Cisco WebEx Meetings é a prova disso, colocando suas reuniões até mesmo dentro do carro, com segurança. Afinal, ele é compatível com a Siri, Google Assistant e Google Home Hub, permitindo executar comandos de voz para usar o app.

O WebEx é um app de videoconferência feito para te manter a par de tudo que está acontecendo, especialmente porque os desenvolvedores do  pp entendem que muitas coisas podem acontecer durante as 24h do dia. Assim, você não precisa se preocupar quando não puder participar de uma reunião, pois é só acessar o painel de gravações e acompanhar as discussões que seu time fez mais cedo. 

E se você for fazer uma apresentação na sua videoconferência, conte com o compartilhamento de tela e a realidade aumentada para ajudar na missão: aponte a câmera para um canto e tenha um quadro virtual que irá expor o seu power point.

Em casos de reuniões multilíngues, o app tem suporte para os idiomas polonês, tcheco, húngaro, romeno e mais.

Microsoft Teams

Centralização é um assunto que o Microsoft Teams entende bem. A plataforma reúne diversas ferramentas da empresa num só para o time todo: pacote Office, agenda, Skype e até um board no estilo post-it como o Trello.

O vídeo a seguir resume muito bem as facilidades que a plataforma oferece, funcionando também como app para videoconferência e muito mais:

Zoom

Dentre os aplicativos mais populares e mais baixados, o Zoom tem se destacado como excelente opção como app para videoconferência. A ferramenta oferece vídeo HD e áudio em alta qualidade e suporta até 1000 participantes. E como o compartilhamento de tela é imprescindível para reuniões, essa funcionalidade também está inclusa no pacote, além da possibilidade de gravar as reuniões e criar transcrições de áudio.

Sympla Streaming (Beta)

Agora, e se a sua videoconferência for para um evento, tal como um curso online, webinar, palestras e treinamentos? Não se preocupe, porque o Sympla Streaming (Beta) irá te ajudar na organização e transmissão do seu evento, tal como já acontece com os eventos presenciais.

Usar o Sympla Streaming (Beta) te garante diversos benefícios como a integração com o Google Analytics e RD Station, distribuição de certificados, personalização da URL do evento, suporte multilingue e mais. Por se tratar de uma integração com a plataforma Zoom, seus eventos podem caber até mais de 300 pessoas.

Para quem já está acostumado com a plataforma Sympla, a usabilidade da ferramenta pouco mudou. Para os que a desconhece ou querem saber um pouco mais, acesse o tutorial de como criar seu evento e fique por dentro de tudo.

Whereby

Para quem não aguenta mais se cadastrar em diversas plataformas, o Whereby será um excelente app de videoconferência, porque ele não exige registros, códigos PIN e nem downloads. Somente o proprietário da sala de reunião precisará de login, enquanto que os demais participantes precisarão apenas clicar na URL para ingressar na conversa.

Das funcionalidades do Whereby, o compartilhamento de tela, chat e emojis fazem parte do pacote. Além disso, você fica livre para personalizar a aparência da sala de reunião, enviar arquivos e integrar o calendário de reuniões na sua agenda virtual. Além da versão gratuita, o app para videoconferência também possui assinaturas que disponibilizam ainda mais recursos.

Google meet

Disponível desde 2013, inicialmente como o Hangouts, o Google Meet é o app de videoconferência do Google. Ele possui as funcionalidades básicas para reuniões remotas: compartilhamento de telas para apresentações e anexo de arquivos. O melhor dele é a integração com as ferramentas do Google. Logo, todas as reuniões marcadas sincronizam com o Google Agendas.

Dentre os benefícios de ser uma ferramenta do maior buscador, o app de videoconferência também tem transcrição de áudio e disponibilidade em 52 idiomas, aumentando a acessibilidade. Além disso, muitas informações úteis sobre a ferramenta são facilmente acessadas através do canal de ajuda do Google.

Basta ter uma conta Gmail e usufruir do app.

Por fim…

Estes são os melhores apps para videoconferências que temos. Além de suas versões mobile, todos possuem versões web, trazendo ainda mais mobilidade para as reuniões remotas e eventos online.

Tem mais algum app de videoconferência que está entre os melhores para você? Comente e compartilhe com todos!


  • Taysa Bocard
  • Analista de marketing
  • O interesse pela tecnologia e desejo por conhecimentos variados sempre fizeram parte de mim, isso desde a infância. Esse desejo pueril refletiu no meu cotidiano: sou jornalista engajada nas "techs". Porém, a busca pelos saberes não é a parte mais gratificante da minha atuação. Na verdade, o que mais me empolga é passar as informações para frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *