linguagens-de-programacao-de-aplicativos

Quais são as linguagens de programação de aplicativos?

O desenvolvimento de softwares e programação de aplicativos móveis é um campo gigantesco, em que diferentes linguagens de programação e frameworks são introduzidos e praticados. É por isso que os desenvolvedores de aplicativos web e de dispositivos móveis precisam estar atualizados com novas habilidades e aprender linguagens de programação que estão em alta demanda no momento.

Como escolher uma linguagem de programação de aplicativos?

Com base no mercado de trabalho de tecnologia, percebemos algumas linguagens de programação para aplicativos móveis são imensamente populares. Mas antes de escolher uma, você deve avaliar:

  • Os tipos de projetos;
  • Sua formação educacional e habilidades lógicas;
  • Seus interesses em codificação front-end e back-end;
  • Suas preferências entre linguagens de alto nível e baixo nível;

Depois de determinar o seu interesse, você pode ver a lista a seguir, composta das melhores e mais procuradas linguagens de programação para criar aplicativos móveis em 2018.

1. Java

Desde o seu nascimento, o Java sempre gostou da reputação de ser uma das linguagens de programação mais populares e altamente utilizáveis ​​por muitas razões. A linguagem Java é altamente aproveitada para desenvolver aplicativos de desktop, sistemas de back-end da web e aplicativos para Android, o que a torna uma plataforma bastante portátil para desenvolvedores em 2018.

Empresas e organizações preferem o Java, pois é uma linguagem escalável e oferece agilidade aos desenvolvedores para o desenvolvimento rápido e gratuito de aplicativos móveis. Sendo o idioma mais antigo, o Java é abençoado com uma grande comunidade que ajuda os usuários sempre que enfrentam problemas técnicos.

2. JavaScript

JavaScript é tão essencial nos dias de hoje que recebe o certificado de ser uma veterana de desenvolvimento de aplicativos móveis competentes. O JavaScript é uma das linguagens mais populares entre os desenvolvedores de hoje. A linguagem é um fator predominante para moldar estruturas web altamente interativas e dinâmicas, como a maioria dos célebres Facebook, Twitter, YouTube e Gmail.

Os desenvolvedores podem achar fácil desenvolver aplicativos usando uma variedade de bibliotecas e estruturas JavaScript, como Angular, Node, jQuery e React. Devido à sua sintaxe flexível e fácil de entender, o JavaScript é visto como uma linguagem de programação amigável para iniciantes. Se você pretende ser um programador profissional, o JavaScript é uma linguagem que, se você dominar, vai se dar bem.

Faça parte do nosso time de programação. Estamos com vagas

3. C / C ++

O C tem sido usado desde 1970 e é uma linguagem de programação da velha escola, se saindo bem entre os desenvolvedores modernos. Com grande desempenho no mundo da programação e do desenvolvimento de aplicativos móveis, o C agora é expandido para a família C com linguagens derivadas e influenciadas pelo estilo, sintaxe, paradigmas e estrutura do C original. Estas incluem Java, C ++, Objective-C e C #.

O C tem muito a ver com a funcionalidade interna do computador e é por isso que é apreciado pela criação de aplicativos de alto desempenho e sistemas baseados em programas. C também é a base do sistema operacional Linux. C ++, o sucessor de C, deriva dele e oferece méritos semelhantes. C ++, no entanto, é uma linguagem orientada a objetos que habilita aplicativos de alta qualidade e constrói gráficos vívidos, videogames e realidade virtual, por exemplo.

4. Python

Python nos últimos anos surgiu como a linguagem usada por muitos usuários, incluindo empresas de alto nível. A principal razão para sua popularidade é sua capacidade de fornecer melhores resultados, agilidade e experiência do usuário. Os portais do GitHub e do Indeed classificaram o Python como um dos 10 idiomas principais para o desenvolvimento de aplicativos móveis.

O que torna o Python fácil de usar é sua sintaxe clara, intuitiva e simples que se assemelha ao inglês. Essas características fazem do Python uma escolha pensável para iniciantes. O Python também pode alimentar as mais avançadas tecnologias de Inteligência Artificial, Big Data, Machine Learning, robótica e muito mais. Sua simplicidade e facilidade tornam a linguagem mais recomendada para universidades e desenvolvedores ávidos.

5. PHP

Os desenvolvedores PHP são altamente requisitados, pois o PHP é uma opção de linguagem de programação incrivelmente robusta, especialmente quando se trata de construir um sistema de gerenciamento de conteúdo WordPress. O Facebook usou o PHP para construir o sistema de back-end do seu site.

Usado como uma linguagem de script do lado do servidor, o PHP é como uma linguagem de programação de propósito geral para criar páginas de conteúdo dinâmicas e interativas. Os desenvolvedores podem incorporá-lo à linha de código HTML ou integrá-lo em sistemas e estruturas de gerenciamento de conteúdo. PHP é executável com CLI (interface de linha de comando) e pode ser usado para aplicações gráficas independentes.

6. Kotlin

Nos últimos dias, Kotlin chegou às paradas das 10 principais linguagens de programação em 2018 em muitos portais de perguntas e respostas. Existente como uma linguagem de programação estaticamente tipada pela jetBrains, o Kotlin é considerado como uma linguagem oficial para o desenvolvimento de aplicativos móveis Android.

Desde a sua introdução no mundo do desenvolvimento, Kotlin cresceu exponencialmente e ganhou a reputação da linguagem de desenvolvimento de aplicativos Android. Grande parte de sua fama é atribuída à sua interoperabilidade, sua capacidade de rodar na JVM e sua versatilidade para o desenvolvimento de front-end e back-end.

7. Swift

Desde o anúncio de 2014 da Apple, a Swift tornou-se ilustre rapidamente e alcançou a lista das 10 melhores linguagens de programação para aplicativos móveis. O Swift pode ser uma ótima opção como uma linguagem primária de desenvolvimento de aplicativos móveis, especialmente para criar aplicativos de alto desempenho, poderosos e interativos para iOS e Mac OS.

O Swift pode superar o Objective-C quando se trata de considerar uma linguagem de programação ágil, simplificada e sem esforço, criada a partir do grupo para permitir o desenvolvimento iOS de alta qualidade. Com base em seu uso crescente em plataformas como iPhone, iPad e WatchOS, podemos dizer que a Swift prosperará no futuro para além de 2018.

8. HTML5

Assim como o HTML ajuda a criar páginas da Web, o HTML5 pode ser opção no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis baseados na Web. A versão mais recente do HTML5 criou muitos rumores, pois apresenta recursos excepcionais, como suporte a multimídia, tempo mais rápido de lançamento no mercado e funcionalidade total compatível com várias plataformas para vários dispositivos e navegadores. Por oferecer flexibilidade incrível, os desenvolvedores de Android e iOS podem criar aplicativos usando HTML5.

9. C #

O C # é baseado em C e é considerado como uma linguagem de programação orientada a objetos de nível superior. Projetado pela Microsoft como parte do .NET framework, o C # é predominantemente usado para criar aplicativos nativos para plataformas Microsoft.

Possui sintaxe semelhante a C ++ e Java. Por isso, oferece velocidade de aprendizado se você já estiver familiarizado com outros idiomas da “família C”. A maior vantagem oferecida pelo C # é que os desenvolvedores podem criar um aplicativo de plataforma cruzada único no Xamarin para iOS e Android, em vez de escrever dois aplicativos separados no Swift e no Java. Você pode até usar o C # para construir videogames usando o poder do mecanismo de jogo Unity.

10. Ruby

Assim como o PHP, Ruby é outra linguagem de script que os desenvolvedores usam para desenvolvimento web e forma a base do framework Ruby on Rails. Quando se trata de desenvolvimento de aplicativos móveis baseados na web, o Ruby se mostra uma linguagem de programação mais amigável, especialmente para iniciantes e tem uma comunidade de usuários forte e generosa pronta para ajudá-lo quando você encontrar problemas súbitos.

Ruby tem uma sintaxe direta e é considerada uma linguagem inteligente e viável porque é praticada em muitos lugares. O Ruby on Rails foi usado pelo Twitter, Bloomberg, Airbnb e Shopify para construir sua presença online.

11. Rust

Desenvolvido pelos criadores do navegador Mozilla FireFox, o Rust é uma opção sólida para iniciantes na área de desenvolvimento de aplicativos móveis e tem sido a linguagem de programação mais amada entre os desenvolvedores em 2017. A Rust supera C e C ++ nas questões de velocidade, agilidade e segurança.

O que torna o Rust uma linguagem de programação orientada ao desenvolvedor é seu sistema de código seguro que elimina o comportamento estranho e falhas do sistema, restringindo o acesso do programa a determinada parte da memória. Devido a críticas impressionantes, o Dropbox e o Coursera já demonstraram interesse em usar o Rust. Por isso, a popularidade da linguagem pode crescer no futuro.

12. BuildFire.js

Juntamente com as outras linguagens de codificação, o BuildFire.js também está no topo da lista, pois faz uso de JavaScript e SDK BuildFire, que ajuda o desenvolvedor de aplicativos móveis a construir rapidamente aplicativos móveis com o back-end do BuildFire. É composto por muitos plugins que representam 70% ou mais dos casos de negócios comuns. Portanto, a única coisa que os desenvolvedores precisam fazer é codificar as funcionalidades específicas exigidas pelo cliente.

A linguagem é altamente escalável, fácil de usar e o uso dessa linguagem pode reduzir o tempo de desenvolvimento. Usando BuildFire.js, os desenvolvedores também podem trabalhar com suas estruturas existentes, o que facilita o desenvolvimento de aplicativos.

13. Objective-C

Essa é uma linguagem de programação de propósito geral orientada a objetos que é derivada da linguagem C. Antes do Swift, o Objective C era a linguagem de programação preferida pela Apple para seus dispositivos iOS e OS X. Embora o Swift esteja substituindo o Objective C, os desenvolvedores ainda gostam de trabalhar com esse idioma.

Objective-C é fácil de usar e pode-se usar C e C ++ durante o uso desta linguagem. Suporta digitação dinâmica, mostra o tempo de execução dinâmico e funciona sem problemas com a Apple Inc.

14. Visual Basic .NET

Essa linguagem continua ocupando uma posição importante na lista, pois é uma das linguagens OOP da Microsoft, que combina o poder do ambiente de tempo de execução e as classes baseadas na estrutura .Net. Visual Basic é derivada de VB6 e é usada principalmente para desenvolver aplicativos baseados em GUI, que facilita as tarefas para os programadores e também aumenta rapidamente a produtividade. Essa linguagem ajuda a desenvolver facilmente aplicativos de desktop para a plataforma Windows, além de ser usada para desenvolvimento na web e para serviços da web.

15. SQL

Esta é uma linguagem de programação usada principalmente para sistemas de bancos de dados relacionais, para análise de dados e até para processamento de dados. Em vez de usar para desenvolvimento de aplicativos móveis, essa linguagem é usada para dar suporte a aplicativos.

Basicamente, o SQL é um idioma único e geralmente é integrado a aplicativos para dispositivos móveis junto com outros idiomas. Por isso, é crucial que codificadores e desenvolvedores conheçam esse idioma. É uma das linguagens mais fáceis de aprender e é portátil para qualquer dispositivo. O SQL é uma linguagem do lado do cliente e do servidor e pode ser facilmente integrado ao Java.

Embora seja fácil listar as melhores linguagens de programação para criar aplicativos móveis em 2018, não é tão fácil escolher um idioma específico que possa ser universalmente o melhor para todos os especialistas em programação de aplicativos móveis. Quer entender melhor como funciona o desenvolvimento de aplicativos e criar o seu? Conheça a live online e gratuita da Mastertech!

Texto escrito pela MasterTech.


  • Convidado Especial
  • Como o foco aqui na Usemobile é sempre a qualidade, nosso conteúdo não poderia ser diferente. Pensando nisso, contamos com o apoio de especialistas em diversas áreas para trazer materiais cada vez mais ricos. Caso você tenha interesse em publicar conteúdo no nosso blog, mande uma mensagem em www.usemobile.com.br/contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *