Quais são as linguagens de programação de aplicativos?

Tags:    

Receba atualizações semanais no e-mail

Para iniciar na carreira de desenvolvimento de aplicativos mobile é necessário que a pessoa desenvolvedora tenha claro quais são as linguagens de programação de aplicativos e a que elas atendem.

Embora o resultado final seja obter um aplicativo, cada linguagem tem a sua particularidade e entregará também diferentes resultados. No entanto, para a escolha da tecnologia a se aprender também deve ser considerada a afinidade com a sintaxe, recursos ofertados, dentre outros. 

Vamos entender um pouco mais das particularidades das linguagens de programação para aplicativos?

Linguagens de programação para Android nativo

O desenvolvimento nativo significa um desenvolvimento próprio para a plataforma. Ou seja, as linguagens aqui descritas são exclusivas para criação de aplicativos para Android, independente do modelo do smartphone.

As duas linguagens de programação oficiais para o desenvolvimento Android nativo são:

Java

Lançado em 1995, o Java é a linguagem de Programação Orientada a Objetos (POO) e plataforma de computação criada pela Sun Microsystems. Seu caráter multiplataforma possibilita utilizar a linguagem para desenvolvimento mobile, back-end, desktop, jogos, assim como para a computação em nuvem, inteligência artificial, internet das coisas, dentre outros. 

Em função do seu tempo de existência, o Java possui uma ampla comunidade, o que significa maior suporte para problemas comuns, dúvidas, se tratando de uma forma mais rápida de evoluir no uso da tecnologia.

Fonte: Stack Overflow

Das principais vantagens do Java, a portabilidade é um fator que se destaca. Isso significa que qualquer sistema ou hardware é capaz de executar a linguagem de programação. Para isso, é necessário que exista muita confiabilidade, sendo a segurança também um valor agregado à linguagem.

Quanto às desvantagens, a principal que costuma assustar desenvolvedores mais novos de mercado é a verbosidade do código, tornando-o mais denso em comparação com demais linguagens, como é o caso do Kotlin.

Outro fator é o preço para se manter desenvolvedores dessa área uma vez que a aceitação entre os novos é menor em relação aos devs mais seniores. Com isso, o investimento nos profissionais possui um valor mais alto em relação aos demais.

public class HelloWorld {
    public static void main(String[] args) {
        // Hello, World! em Java
        System.out.println("Hello, World!");
    }
}

Kotlin

O Kotlin é a linguagem orientada a objetos escolhida pelo Google para ser a linguagem para o desenvolvimento Android nativo, especialmente depois do conflito com a Oracle. Criada pela JetBrains em 2011, o Kotlin foi feito para executar em máquinas virtuais Java (JVM) e ser interoperante com o Java. Isto é, é possível executar Kotlin em códigos Java e vice-versa.

A linguagem é de tipagem estática, o que significa que suas variáveis tem seus tipos definidos no ato da declaração, essas que são semelhantes com as vistas no Java. Neste comparativo, o Kotlin é menos verboso, o que torna possível fazer muito mais coisas num menor volume de linhas de código.

Fonte: Reprodução

Quanto à sua popularidade, o Kotlin ocupou o 4º lugar da linguagem de programação mais adorada pelos desenvolvedores segundo pesquisa da Stack Overflow. Já quando o assunto é versatilidade, a linguagem nos permite o desenvolvimento para desktop, web e também back-end, interagindo com NodeJS.

Dentre os aplicativos, o laboratório Sabin utiliza o Kotlin, bem como o Evernote, Uber e Kumon Audiobook

“Crie apps Android melhores com mais rapidez usando o Kotlin. Essa linguagem de programação moderna e estaticamente tipada é usada por mais de 60% dos desenvolvedores Android profissionais. Ela ajuda a aumentar a produtividade, a satisfação dos desenvolvedores e a segurança do código” – Google

fun main() {
    // Hello, World! em Kotlin
    println("Hello, World!")
}

Linguagens de programação para iOS nativo

Da mesma forma que o Android, a Apple também escolheu linguagem para o desenvolvimento iOS. Uma delas foi criada fora do contexto da Apple, enquanto que a outra foi desenvolvida pela própria empresa. Vamos conhecê-las:

Objective-C

Criada na década de 80, essa é a linguagem primária adotada para o desenvolvimento para o OS X e iOS. Essa linguagem orientada a objetos possui um tempo de execução dinâmico e trabalha muito bem com classes e métodos. Além disso, a linguagem possui suporte para gerenciamento de gráficos de objetivos e literais de objetos.

Das tecnologias mais admiradas e desejadas, atualmente o Objective-C tem apenas 2,31% do interesse dos desenvolvedores de acordo com a pesquisa do Stack Overflow de 2023. Uma boa razão para isso é a sua posterior substituição por uma outra linguagem mais otimizada para os OS Apple: o Swift.

#import <Foundation/Foundation.h>
int main(int argc, const char * argv[]) {
    @autoreleasepool {
        // Hello, World! em Objective-C
        NSLog(@"Hello, World!");
    }
    return 0;
}

Swift

Ainda que o Stack Overflow aponte o Swift com interesse de 4,65% dos desenvolvedores, essa é a principal linguagem de programação para aplicativos para iOS — ela não é utilizada em nenhuma outra plataforma além das sob o guarda-chuva da big tech.

Ela foi criada para substituir o Objective-C sob o pretexto de trazer melhorias especialmente na performance, sobretudo com a manipulação de strings e coleções. 

Uma das vantagens do Swift é a interoperabilidade com o Objective-C, o que permite usarmos pedaços de Objective-C no Swift e vice-versa. O gerenciamento de memória automático, o ARC, também é uma vantagem, pois reduz a necessidade de lidar manualmente com a alocação de memória.

Já sobre as desvantagens, há as questões sobre necessidade dos gadgets da Apple para ter acesso à IDE (Integrated Development Environment) XCode, aos SDKs (software development kit) e demais ferramentas necessárias para o desenvolvimento. Isso significa que ser um desenvolvedor iOS exige um maior investimento, o que leva à preferência dos desenvolvedores em aprender linguagens para o desenvolvimento híbrido ou cross-platform.

// Hello, World! em Swift
print("Hello, World!")

Linguagens de programação para aplicativos híbridos

Precisamos fazer uma conceituação antes de adentrar nas linguagens de programação para aplicativos desta categoria.

Enquanto o desenvolvimento nativo significa ter um código que roda exclusivamente num sistema operacional, o híbrido vai numa outra lógica: um único código que é capaz de ser lido em outras plataformas.

Os aplicativos híbridos são baseados em tecnologia web. O HTML, CSS e Javascript são encapsulados num contêiner nativo e, assim, podem ser interpretados pelas plataformas Android e iOS.

JavaScript

O JavaScript é a principal linguagem de programação web que possuímos, tanto que ela foi eleita por oito anos consecutivos como a linguagem mais utilizada, segundo a Stack OverFlow. 

Ela é uma linguagem de alto nível e de tipagem dinâmica e multiparadigma. Para além de frameworks e bibliotecas, o JS é combinado com outras linguagens: o HTML, como linguagem de demarcação, e o CSS, como mecanismo de estilos. 

Aprendê-la é uma vantagem, pois a linguagem tem uma ampla aceitação, suporte para escalar o aprendizado, bem como escolas de programação voltadas para esse aprendizado, como o caso da Trybe e Rocketseat.

Para o desenvolvimento mobile, a linguagem se apoia em frameworks como React Native, Vue Native e Ionic.

// Hello, World! em JavaScript
console.log("Hello, World!");

Linguagens de programação para aplicativos cross-platform

De forma similar ao desenvolvimento de aplicativos híbridos, o desenvolvimento cross-platform também é capaz de tornar o código executável em outras plataformas. A diferença é que no cross-platform os aplicativos são escritos numa única base de código para serem compilados para diferentes plataformas.

Assim, os aplicativos desenvolvidos por eles têm acesso direto às APIs nativas e, assim, oferecem desempenho similar aos nativos — sendo essa a principal vantagem do cross-platform sobre o híbrido.

Dart

Dos principais frameworks utilizados, o Flutter se destaca. Criado pelo próprio Google, o Flutter adota o Dart como sua principal linguagem de programação. 

O Dart foi criado pelo Google em 2011 por Lars Bak e Kasper Lund e é uma linguagem de desenvolvimento mobile multi-paradigma e orientada a objetos, com a característica de ser fortemente tipada, o que significa que existem diferentes tipos de variáveis para declarar. 

Segundo o próprio Google, Dart é fácil de aprender, pois tem bases parecidas com o Java, Swift e Javascript. Por isso, se você tiver alguma familiaridade com elas, Dart será mais fácil.

Juntamente do framework Flutter, o Dart se popularizou, hoje fazendo parte dos códigos do Nubank, da Bosch e Olho no Carro.

void main() {
  // Hello, World! em Dart
  print('Hello, World!');
}

C# (Xamarim/.net)

Similar ao Flutter, o Xamarin também é um framework para desenvolvimento mobile cross-platform. A linguagem de programação de aplicativos do Xamarin é o C# (leia-se C sharp), que também é utilizada para o desenvolvimento de jogos e desktop, serviços e APIs, automação e scripts.

Das vantagens da linguagem é sua ampla utilização na indústria, especialmente por ser uma linguagem já antiga, nascida em 1999. Ela possui um grande ecossistema e oportunidades na carreira em função do seu alcance.

using System;
class Program
{
    static void Main()
    {
        // Hello, World! em C#
        Console.WriteLine("Hello, World!");
    }
}


Para além de apresentar as linguagens de programação de aplicativos, busquei também trazer outras ferramentas que são essenciais para o desenvolvimento mobile. Mais do que aprender sobre as linguagens, a criação de aplicativos depende também de fatores auxiliares. Por isso, conheça também os frameworks, bibliotecas e SDKs que possam facilitar suas atividades e evoluir sua senioridade!

Tópicos

7 respostas

  1. Excelente, apresentou de forma clara e simples para quem não tem conhecimento e busca informações básicas para decidir por onde começar, me ajudou muito, deu segurança e certeza para escolher onde dar o primeiro passo neste mundo não tão novo mas que está só começando e ainda vai crescer muito. Parabéns.

  2. Adorei a explicação, estou iniciando agora e em transição de carreira e esse conteúdo foi excelente por ser acessível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas