7 aplicativos para você aprender a programar

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

Vivemos em uma era da transformação digital e acompanhar essas mudanças se tornou vital para qualquer um que deseja crescer em sua profissão ou para quem quer se tornar um empreendedor. Então, se você é daqueles que acredita que, em futuro próximo, saber programar será essencial para qualquer pessoa, você está certo! Sem dúvida, programar se tornará uma habilidade tão comum e necessária quanto a ler e escrever.

Saber programar lhe proporciona, não apenas a capacidade de criar aplicativos, mas o conhecimento para entender como as tecnologias a sua volta funcionam.

Por isso, se você deseja começar aprender a programar de uma maneira fácil, podendo estudar a qualquer momento, sugerimos esta lista de 8 aplicativos para aprender programação.

Mas antes, você precisa saber de algumas coisinhas.

O primeiro passo é a lógica de programação

Um programa de computador funciona como alguém lendo instruções. Imagine que ele é uma pessoa que não entende comandos vagos e, por isso, precisa seguir uma sequência lógica e detalhada de comandos para fazer qualquer coisa. 

Por exemplo, se você deseja que ele atravesse a rua não pode simplesmente dizer “atravesse a rua”. Você deve especificar cada etapa envolvida no processo de atravessar uma rua. 

Aprender lógica pode ser desanimador para muitos que estão iniciando seus estudos de programação. Provavelmente, diversas pessoas irão ignorar esta etapa de aprendizado e irão começar seus estudos em alguma linguagem que possibilite-os a criar o seu primeiro aplicativo.

Mas indicamos que você inicie seus estudos pela lógica, assim o aprendizado de qualquer linguagem de programação será extremamente mais fácil.

O segundo passo é conhecer as linguagens de programação

É importante que você entenda que existem várias linguagens e, não necessariamente, uma servirá para executar o mesmo tipo de projeto. Você, por exemplo, não conseguirá fazer um aplicativo para iPhone programando com Java. 

Logo, tenha claro qual plataforma você quer trabalhar e suas respectivas linguagens de programação. Os smartwatches têm pelo menos 5 linguagens, iOS tem 2, Android 2 também, e por aí vai.

O terceiro passo é saber básico de inglês

Apontamos 2 motivos para que você conheça inglês: 1) existem aplicativos somente neste idioma e 2) a sintaxe das linguagens são baseadas nesse idioma. Embora os desenvolvedores entendam do que se trata um “laço de repetição”, no código vai ser “while”.

Aproveitamos para recomendar um podcast que discute o quão essencial é saber inglês, ou não, para a carreira de desenvolvedor.

8 aplicativos para você aprender a programar

Os aplicativos abaixo são em inglês, entretanto se você deseja aprender a programar é muito importante ter um nível básico de inglês! Por isso, aproveite para treinar ambos com esses 7 aplicativos que vão te ensinar programação.

Herói da Programação

O Herói da Programação é um aplicativo para Android e iOS que oferece caminhos personalizados para o domínio da codificação. 

A ênfase deste aplicativo está em tornar a programação divertida, por exemplo, ele ensina a criar seu próprio jogo enquanto aprende a programar ao mesmo tempo. O aplicativo também oferece fóruns que você pode conversar com outros usuários do aplicativo e trocar conhecimentos e dicas.

SoloLearn 

O SoloLearn é um aplicativo disponível para dispositivos iOS e Android e também possui um aplicativo da Web para que você possa usá-lo para aprender a codificar de qualquer lugar. 

O aplicativo oferece vários cursos diferentes em linguagens como JavaScript, Python, Java, C++, C#, SQL, CSS, JQuery, HTML, Swift e muito mais. 

Aprendendo as tecnologias mencionadas você poderá se tornar um desenvolvedor back-end, front-end, full stack, web, mobile, wearable e para desktop. Caso desconheça estes termos, recomendamos a leitura do nosso dicionário da programação para quem ainda não é programador.

O aplicativo oferece teste gratuito, bem como planos mensais e anuais pagos.

Encode 

Encode é um aplicativo para Android que oferece lições de programação em porções pequenas. O aplicativo tem desafios de programação que você precisa resolver para avançar ainda mais. 

Ele também inclui exemplos práticos e ensina como programar em HTML, CSS, JavaScript e Python. Além disso, o aplicativo possui o modo off-line, para que você possa continuar aprendendo mesmo se não estiver conectado à Internet.

Mimo

O Mimo é um aplicativo que permite desenvolver habilidades de programação que o ajudarão a desenvolver um aplicativo ou jogo, criar um site ou se tornar um hacker — preferencialmente o ético, né? 

Com base em suas preferências e interesses, você obterá uma faixa personalizada que ensinará as habilidades necessárias. Está disponível para dispositivos iOS e Android e oferece cursos em JavaScript, Ruby, Swift, C, C ++ e outros idiomas populares.

Grasshopper

O Grasshopper é um aplicativo gratuito do Google para iOS, Android e web que ensina a codificar através de quebra-cabeças JavaScript que você precisa resolver para progredir. Inclusive, o app foi feito em JS.

Este aplicativo é muito fácil de usar, pois permite usar blocos e organizá-los em uma ordem lógica para criar um código funcional. Você também recebe feedback em tempo real e desbloqueia conquistas à medida que se torna mais competente.

O lado ruim do Grasshopper é precisar saber inglês, pois não há tradução para o português. Embora bem avaliado nas lojas de aplicativos, a ausência de multi idiomas é uma queixa dos usuários.

Easy Coder

Easy Coder é um aplicativo Android e iOS que se concentra no ensino de programação Java e Python. 

O aplicativo fornece lições interativas passo a passo, questionários e desafios de programação que ensinam os conceitos básicos de programação e o preparam para desenvolver ainda mais suas habilidades. As lições são curtas e concisas, e o aplicativo também vem com exemplos práticos para esclarecer os conceitos de programação.

Programming Hub

O Programming Hub já recebeu destaque de melhor aplicativo em 2017. Disponível tanto para Android quanto iOS, o app de mais de 5 milhões de usuários se propõe ensinar programação de forma fácil e lúdica.

Um dos pontos interessantes dele é a certificação válida ao final dos cursos. O aplicativo acredita que os certificados são essenciais para que um programador se destaque num processo seletivo.

Os cursos vão desde fundamentos da programação até hackeamento ético, tem também curso de SEO, muito importante para sites que querem se destacar no Google e demais motores de buscas. Machine Learning e Data Science fazem parte do pacote, além de Typescript, Unity e outros.

As descrições dos cursos apresenta informações sobre a linguagem e também o salário anual do profissional da área.

Swift Playgrounds

O Swift Playgrounds é um dos principais aplicativos para aprender a programar desenvolvido pela Apple. O Swift é a linguagem de programação para OS da Apple — iPhone, Mac, Apple TV e Apple Watch —, então, nada mais justo que a empresa oferecer um recurso de aprendizado.

Contudo, o aplicativo está disponível em iPads, além dos Macs. 

Comece hoje e conquiste o amanhã – Dica

Aprender uma nova habilidade não é fácil para ninguém. Requer muita perseverança para não desistir no começo. Uma dica que eu dou é tentar realizar um #100DaysOfCode, um desafio que foi criado com intuito de criar um hábito em você. 

Para realizá-lo existem apenas duas regras:

  • Programe pelo menos 1 hora por dia durante 100 dias
  • Tweet seu progresso todos os dias com a hashtag #100DaysOfCode 

Ao fazer isso, você desperta o hábito da aprendizagem. Existem diversos benefícios em realizar o desafio, dentre eles:

  • A programação se tornará um hábito diário para você – um hábito que você poderá manter facilmente após concluir o desafio.
  • Todos os dias em que você programa constantemente, você cria impulso. Esse momento facilitará o aprendizado de tópicos mais avançados. Você não precisará gastar mais tempo tentando lembrar o que fez anteriormente. Você pode permanecer no “fluxo” da programação.
  • Os projetos que você criará terão um escopo pequeno. Assim, quando terminar, você concluirá vários deles – e ganhou uma ampla gama de experiência.
  • Se você estivesse apenas trabalhando nos tutoriais, não teria muito o que mostrar. Mas com o # 100DaysOfCode, você criará projetos de portfólio reais que poderá mostrar aos possíveis empregadores e compartilhar com sua família.
  • Esses projetos darão a você prática com conceitos que surgem frequentemente durante as entrevistas de trabalho dos desenvolvedores.
  • Você diminuirá bastante o seu medo de iniciar um novo projeto de programação. Isso se tornará algo natural e comum de se fazer.
  • Você terá um bom motivo para parar de procrastinar e começar a programar todos os dias.

Acesse o site para entender melhor como funciona o desafio e siga estudando! Deixe nos comentários, aqui embaixo, qual linguagem você quer aprender primeiro e o porquê. 

Tópicos

13 respostas

    1. Olá, Clivio! Não sei exatamente em qual estágio de programação que você está, então vou te tomar como um iniciante. Antes de pular para uma linguagem de programação ou até mesmo esses aplicativos, primeiro é interessante você compreender sobre lógica de programação. Assim os jogos indicados no texto farão mais sentido para você! Depois é só aplicar em alguma linguagem. A Usp está com um curso interessante de Python que ensina programação para quem nunca viu uma linha de código. Você pode acessá-lo aqui. Espero ter ajudado!

    1. Olá, Ivete. É comum isso acontecer quando a conexão de internet está lenta. Vale a pena verificar o sinal e tentar novamente!

  1. Muito boa a indicação de aplicativos, estão de parabéns pelo conteúdo fornecido !! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Junte-se a mais de 62.000 mil assinantes e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas