Apresentando o app:

Kumon

Neste exato momento há alguém em alguma parte do mundo estudando pelo método Kumon. Com mais de 60 anos de existência, o método Kumon é reconhecido mundialmente como método de ensino e já está presente em 57 países. Seu alcance abrange mais de 4 milhões de alunos.

Tudo começou com a criança Takeshi, cuja dificuldade era a matemática. Seu pai, o matemático Toru Kumon, por não ter tempo de ensinar o filho, desenvolveu uma metodologia a qual Takeshi poderia aprender sozinho. Este é o objetivo do método Kumon, desenvolver a autonomia e autodidatismo aos seus alunos de matemática e idiomas.

O ensino consiste nas orientações dos professores e também no apoio do material didático. Este, por sua vez, vinha acompanhado de CDs para apoiar nas tarefas de casa dos alunos. Porém, com a digitalização, as mídias físicas caíram em desuso. É aí que a Usemobile entra em cena

O desafio

Para substituir os CDs, Renato Martins, do setor de TI do Kumon, pensou num website como solução. No entanto, a proposta não atingia o objetivo de permitir que os alunos consultassem os áudios de forma offline. Logo, a solução adequada foi a criação de um aplicativo, o Kumon Audiobook.

  • Desenvolver 3 plataformas: aplicativos nativos para Android e iOS (com módulos para colaboradores, estudantes e orientadores) e aplicação web; 
  • Design UI/UX: criar um layout adaptado à identidade visual do Kumon;
  • Funcionamento online e offline:  implementação de streaming que não prejudique o acesso ao material didático, independente da conectividade do dispositivo;
  • Migração de dados: transferir os áudios dos CDs para a nova plataforma.

 

O desenvolvimento

Todo o trabalho envolvido na produção do aplicativo envolveu a equipe da Usemobile e também da TI do Kumon, atividades que duraram 4 meses. Ao Kumon coube a criação dos arquivos de áudio em MP3, à nós toda a implementação e desenvolvimento.

Como o acesso independente da conectividade era o objetivo central, o Audiobook permite aos alunos baixar múltiplas mídias e consumir de acordo com seu ritmo de estudo, sempre bem amparado pelas orientações dos mentores.

Para aprimorar a experiência de estudo, a versão 1.0 do Kumon Audiobook recebeu upgrades. A parceria que se estende entre ambas as empresas acrescentou ao app seções para os orientadores, alunos e os perfis dos mesmos.

Foi adicionado ao aplicativo o desbloqueio por biometria, tornando o acesso ao app mais rápido e seguro.

Os resultados

Conforme a proposta do projeto, o aplicativo Kumon Audiobook substituiu os CDs, viabilizando a escuta do material didático em qualquer lugar, com internet ou sem. Considerando que o método Kumon é internacional, o Audiobook atende não somente aos estudantes do Brasil, e sim a outros países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai. Do total dos alunos, cerca de 90% deles fazem uso do app.

Além disso, o aplicativo também serviu como corte de gastos. A produção e distribuição dos CDs requeriam uma fatia do orçamento, custos eliminados pelo aplicativo. Ou seja, o Audiobook não serviu somente para auxiliar os alunos, mas também se tratando de uma digitalização do Kumon e economia.

O Kumon Audiobook, portanto, é um exemplo de como as empresas podem desfrutar da tecnologia e engatar na transformação digital.

Seja nossa próxima história de sucesso!

Informe sobre seu projeto e responderemos o mais rápido possível

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas