React native: saiba o que é, vantagens e funcionalidades

Tags:    

Tópicos

Receba atualizações semanais no e-mail

Há um bom tempo, o React Native tem sido comentado em praticamente todas as rodas de conversas sobre desenvolvimento móvel. Isso porque, ele conquistou o mundo da tecnologia por oferecer uma maneira de desenvolver aplicativos móveis tanto para iOS quanto Android de forma simultânea.

Trata-se de uma opção muito interessante para quem quer desenvolver aplicações que precisam rodar em ambos os sistemas operacionais. A criação é simplificada, apesar de precisar de algumas adaptações, e o desempenho dos aplicativos desenvolvidos com a solução é acima da média. 

Por meio do React Native, é possível desenvolver somente um código e reutilizá-lo para alimentar seus aplicativos em ambos os sistemas operacionais. Isso se traduz numa gigantesca economia de tempo e recursos financeiros, assim como em outros benefícios igualmente importantes que essa inovação traz.

Portanto, vale a pena entender como o React Native funciona, desde suas características até as vantagens que essa solução mostra em relação a outras presentes no mercado. 

Tenha uma ótima leitura!

Entendendo o desenvolvimento multiplataforma

Para compreender o React Native e tudo que envolve essa solução tão popular, antes de mais nada, é preciso entender como o desenvolvimento multiplataforma em si funciona.

Desenvolvimento multiplataforma é a prática de construir software compatível com mais de um tipo de plataforma de hardware. Um aplicativo multiplataforma pode ser executado no Microsoft Windows, Linux e macOS. 

Essa possibilidade permite que você possa criar sua base de código uma vez e executá-la em qualquer plataforma. Isso é exatamente o oposto de softwares construídos nativamente para uma plataforma específica. Sendo algumas das principais características do desenvolvimento multiplataforma:

Maior alcance

Não é necessário decidir para qual público-alvo o aplicativo será designado, ou seja, usuários de iOS ou Android, pois o software multiplataforma é executado em ambos, dando acesso a uma base de usuários mais ampla.

Consistência da plataforma

Fundamentalmente, existem algumas diferenças na navegação e design entre iOS e Android. Contudo, no desenvolvimento multiplataforma, elas são tratadas por padrão, graças à base de código compartilhada. 

Isso ajuda a criar uma identidade de marca de aplicativo consistente em ambas as plataformas com menos esforço do que se fosse construído de maneira nativa, isto é, para apenas um sistema operacional.

Código reutilizável

De fato, uma das maiores vantagens do desenvolvimento multiplataforma é poder construir apenas uma base de código para Android e iOS e utilizá-la simultaneamente. 

Normalmente, o desenvolvimento de aplicativos nativos requer que a escrita do código seja feita separadamente e frequentemente precisa de dois desenvolvedores de software diferentes para que o trabalho seja realizado.

O que é React Native?

Em linhas gerais, React Native é uma estrutura de aplicativo móvel baseada em JavaScript que possibilita a criação de aplicativos móveis renderizados nativamente tanto para iOS quanto para Android.

Trata-se de um recurso que permite os desenvolvedores fazerem um aplicativo para diferentes plataformas, no entanto, mantendo a mesma base de código.

Em 2015, o React Native foi lançado pelo Facebook, grupo conhecido mundialmente pela rede social que leva o mesmo nome, caracterizado como um projeto de código aberto. Somente alguns anos foram necessários para que essa opção se tornasse uma das principais soluções utilizadas no desenvolvimento móvel. 

Para se ter uma ideia, o desenvolvimento React Native é tão relevante que é usado para alimentar alguns dos aplicativos móveis mais populares de todo o mundo, incluindo:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • Skype. 

Essa solução foi construída com base no React, uma biblioteca JavaScript que já era muito popular quando o framework mobile foi lançado. Sendo uma estrutura que capacitou desenvolvedores de front-end para criar aplicativos robustos e prontos para produção em plataformas móveis. Anteriormente, só era possível trabalhar com tecnologias baseadas na web.

No entanto, por mais que o funcionamento do React Native seja embasado no react, não se trata apenas de uma versão mais recente do react, uma atualização ou algo do tipo.

Diferença React e React Native

Também desenvolvido pela equipe do Facebook, o React é uma biblioteca JavaScript usada para construir o frontend de um site. Enquanto o React Native, por sua vez, permite aos desenvolvedores usarem em conjunto componentes de interface para compilar e iniciar rapidamente aplicativos iOS e Android.

Como funciona essa solução?

O React Native é escrito por meio da junção entre JavaScript e JXL, um código de marcação parecido com o XML. Essa estrutura tem a capacidade de se comunicar com ambos os domínios.

Para fazê-la, o React Native utiliza a chamada “ponte”. Embora os threads ― tarefa que um determinado programa faz ― JavaScript e nativos sejam escritos em linguagens completamente distintas, é o recurso de ponte que possibilita a comunicação bidirecional.

Dessa forma, se você já possui um aplicativo iOS ou Android feito de forma nativa, ainda assim poderá utilizar componentes ou mudar para o desenvolvimento React Native.

Uma das principais diferenças entre o React Native e outras soluções de desenvolvimento multiplataforma é que essa solução não renderiza WebViews em seu código. Na verdade, ele é executado em visualizações e componentes reais e nativos, sendo essa uma das razões para o sucesso do React Native.

Quais são os benefícios do React Native?

Dito isso, conheça os principais benefícios do React Native na criação de aplicativos móveis frente a outras opções de desenvolvimento multiplataforma encontradas no mercado.

Reutilizar o mesmo código

Sem dúvidas, reutilizar o mesmo código é a maior vantagem do React Native, pois permite que os aplicativos possam ser executados de maneira eficiente em várias plataformas. Eles integram quase que completamente o framework nativo para reutilizar o código nos sistemas operacionais iOS e Android.

Eficiência de custos 

Outra vantagem do desenvolvimento React Native é sua grande  eficiência nos custos. Como mencionamos anteriormente, isso acontece porque os desenvolvedores podem usar um único código para criar aplicativos para iOS e Android.

Assim, você não precisa contratar duas equipes de desenvolvimento iOS e Android  para finalizar o projeto. Uma equipe pequena costuma ser o bastante para fazê-lo.

Em outras palavras, o custo de desenvolvimento de aplicativos em React Native é muito menor do que aplicativos criados por meio de linguagens que não permitem o desenvolvimento multiplataforma.

Com menos investimento, consequentemente, outros fatores acabam sendo afetados. As vendas (sejam elas inbound ou outbound) de apps pagos, por exemplo, podem ser mais eficientes pela questão do custo x benefício e as demais estratégias de branding e melhoria contínua podem usufruir de mais e melhores recursos.

Atualização rápida

A atualização rápida permite que os desenvolvedores executem o aplicativo enquanto promovem mudanças na interface do usuário. As alterações são visíveis imediatamente e o desenvolvedor é poupado de reconstruir todo o aplicativo.

Isso traz economia de tempo para os programadores, porque não vão precisar dedicar tanto tempo no processo de compilação como de costume, aumentando sua produtividade.

Interface simples

O desenvolvimento React Native utiliza o react JavaScript para construir a interface do aplicativo. Dessa forma, ele torna-se mais responsivo e tem o tempo de carregamento reduzido, culminando numa experiência melhor para o usuário

Por conta da interface do usuário reativa, além da abordagem baseada em componentes, essa estrutura é perfeita para criação de aplicativos tanto com designs simples quanto complexos.

Futuro promissor

Considerando o ritmo em que o framework conquistou o mercado e sua abordagem simples para resolver problemas de desenvolvimento, o futuro do React Native para aplicativos multiplataforma parece brilhante. Ou seja, é uma solução que pode entregar ainda mais do que fornece hoje para o desenvolvimento móvel.

E as desvantagens do React Native, quais são?

Ainda que o React Native se mostre uma solução inovadora no desenvolvimento móvel, ele ainda conta com desvantagens que você precisa considerar antes de apostar nesse recurso.

Ausência de módulos personalizados

Apesar do React Native existir há um bom tempo, alguns de seus módulos personalizados pedem melhorias ou estão totalmente ausentes. De forma geral, isso significa que o desenvolvedor talvez vai precisar executar duas bases de código separadas em vez de apenas uma para que ele funcione corretamente.

No entanto, não é uma ocorrência muito comum. Caso você não esteja desenvolvendo seu aplicativo do zero ou tentando hackear um existente, provavelmente não encontrará esse tipo de problema no React Native.

Problemas de compatibilidade e depuração

Os desenvolvedores também podem encontrar vários problemas com compatibilidade de pacotes ou ferramentas de depuração na utilização do React Native.

Além do mais, caso eles não forem especialistas em React Native, isso poderá afetar negativamente o desenvolvimento do aplicativo em questão, pois a resolução desses problemas demanda bastante tempo.

Eventual necessidade de contratar desenvolvedores nativos

Como mencionamos em outro momento, o React Native faz uma ponte entre o JavaScript e o código móvel nativo. Assim, caso você coloque desenvolvedores que não tenham conhecimento de desenvolvimento móvel nativo para guiar o projeto, muito provavelmente eles encontrarão dificuldades para incorporar o código nativo na base de código do React Native.

Nesse sentido, é preciso procurar ajuda de desenvolvedores do Android ou iOS para orientar sua equipe no processo. Principalmente em caso de pequenas empresas, uma eventual necessidade de contratar desenvolvedores móveis nativos pode gerar um custo elevado. Então, essa pode ser considerada uma importante desvantagem deste recurso.

Importante: vale destacar que o React Native tem uma grande margem de melhora para os próximos anos. Sendo assim, muito provavelmente essas falhas serão corrigidas, proporcionando somente vantagens aos desenvolvedores.

Empresas que usam React Native

Para que você entenda ainda mais sobre a importância do React Native, destacamos abaixo algumas das principais empresas que aproveitam os benefícios desse recurso. Confira!

Facebook

Criador do React Native, o Facebook é um dos aplicativos mais populares no uso do recurso. A princípio, ele teve como objetivo trazer à tona todos os benefícios do desenvolvimento web para dispositivos móveis, como interações rápidas e ter uma única equipe de desenvolvimento de produtos e foi assim que o React Native ganhou vida.

Dessa forma, a empresa utilizou esse recurso para desenvolver uma de suas principais funcionalidades, isto é, o conhecido gerenciador de anúncios do Facebook. 

Ele foi feito tanto no iOS como no Android, sendo que essas versões foram criadas pela mesma equipe de desenvolvimento.

Bloomberg

A Bloomberg, empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro, também aderiu ao React Native, utilizando-o no lançamento de seu novo aplicativo no ano de 2016. 

Esse aplicativo da Bloomberg permite aos usuários acessarem um conteúdo personalizado para sua localização. Assim como, notícias selecionadas em determinada hora do dia. 

O sucesso do aplicativo desencadeou um processo de transição na empresa, de modo que outros aplicativos da Bloomberg devem receber atualizações que incluam o React Native.

Walmart

Outro exemplo interessante do React Native é os aplicativos para iOS e Android do Walmart. Essa mercearia americana já é conhecida mundialmente por tomar decisões tecnológicas ousadas. Nesse sentido, uma delas foi reescrever seus aplicativos móveis inteiramente em React Native.

Em outros tempos, algumas partes do aplicativo Walmart apresentavam visualizações da Web incorporadas que ficavam abaixo do padrão de qualidade exigido pelo próprio Walmart e por seus clientes.

Assim, depois de introduzir o React Native, o desempenho dos aplicativos iOS e Android melhorou imensamente. Noventa e cinco por cento da base de código é compartilhada para ambos os sistemas operacionais. E há uma única equipe que gerencia e desenvolve os dois aplicativos.

Conclusão

Por fim, o React Native é uma ótima solução para criar aplicativos para dispositivos iOS e Android. Ele permite você economizar horas de trabalho, com um processo de desenvolvimento bem mais rápido e econômico, assim como oferece acesso a um público maior de uma só vez.
Não à toa, é um recurso cada vez mais querido por empresas ao redor de todo o mundo, assim como Flutter. Inclusive, empreendimentos gigantescos já contam com o React Native para desenvolver aplicativos incríveis. Portanto, vale a pena apostar nessa solução do mercado tecnológico.

Uma resposta

  1. O reactv Native é economico e versátil para princípios comerciais tendo em conta o seu fácil manuseio e atualização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas