Melhores Frameworks para o desenvolvimento de aplicativos

Tags:    

Receba atualizações semanais no e-mail

Hoje, a maioria das empresas está migrando de sites (aplicativos web) para aplicativos móveis. Isso é uma estratégia para atingir o público-alvo de maneira mais rápida.

No entanto, o mercado de aplicativos também está passando por uma das fases mais competitivas, em que a seleção do framework correto, juntamente com a plataforma adequada e uma estratégia de desenvolvimento, tornaram-se essenciais.

Ao longo dos anos, houve um aumento constante no número de linguagens de programação para sistemas operacionais Android e iOS.

Leia também: 7 aplicativos para você aprender a programar

Na verdade, o desenvolvimento de apps multiplataforma (ou híbridos) também ganhou impulso e certamente o crédito é aos frameworks. Pois, desempenham um papel crucial na conversão de um app Android em um app para iOS e vice-versa.

Então aqui estão alguns dos melhores frameworks para o desenvolvimento de aplicativos em 2019 e além.

Melhores Frameworks para o desenvolvimento de aplicativos

Ionic

O Ionic é um framework amplamente utilizado para o desenvolvimento de aplicativos. O que é mais interessante notar é que ele é gratuito. Geralmente, é um framework do lado do cliente que ajuda na criação de aplicativos nativos com uma combinação de HTML, CSS3 e JavaScript.

A framework Ionic também suporta os dispositivos mais recentes e prepara um terreno robusto para os aplicativos antes do seu lançamento no mercado.

O elemento do HTML5 também ajuda na criação de aplicativos híbridos. E não há dúvida de que ele é considerado um dos melhores frameworks para o desenvolvimento dos Progressive Web Apps.

React Native

É um dos outros frameworks multiplataforma populares que foi lançado pelo rei das mídias sociais, o Facebook. Embora a sua criação tenha sido feita há pouco tempo, em 2013, tornou-se uma das opções preferidas para os desenvolvedores de aplicativos móveis.

O React Native é basicamente um framework de código aberto que oferece amplo suporte aos IDEs e às outras ferramentas de desenvolvimento de aplicativos. Supõe-se que seja um dos melhores frameworks JavaScript para criar aplicativos nativos para as plataformas Android e iOS. Há a opção de escolher o React, para web, e o React Native para o desenvolvimento de aplicativos móveis.

Xamarin

A gigante produtora de softwares, a Microsoft, introduziu o Xamarin. Os desenvolvedores que desejam fazer um melhor uso dele devem aprender a executar a base de código em C#. Há também a possibilidade de compartilhar esses códigos com a ajuda das plataformas Windows e Mac OS. Por isso, uma vez feito o compartilhamento do código, os desenvolvedores irão economizar muito do seu tempo.

Adobe PhoneGap

Se houver alguma alteração no desenvolvimento do seu aplicativo, você poderá visualizá-lo instintivamente com o PhoneGap. Então, se você está pensando em desenvolver aplicativos em JavaScript, HTML5 e CSS esta é uma ótima opção. No caso, se você está planejando desenvolver um aplicativo híbrido, então ele deve estar no topo da sua lista.

Este incrível framework não oferece apenas o melhor desempenho da categoria, mas também oferece liberdade aos desenvolvedores para que eles possam trabalhar sem restrições de hardware. Assim, ele pode desenvolver aplicativos para quase todos os principais sistemas operacionais, além do Android e do iOS. Você também tem o poder de adicionar mais funcionalidades ao framework com a adição de plugins.

Flutter

O Flutter foi lançado recentemente pela google e é um SDK de código aberto para o desenvolvimento de aplicativos escrito na linguagem Dart.

No entanto, quando se trata da escolha do framework, este é mais adequado para o desenvolvimento dos aplicativos híbridos. Além disso, ele faz uso do mecanismo de renderização 2D, chamado Skia. Os visuais assemelham-se ao Material Design e ao Cupertino. Também, nele é muito mais fácil testar seu projeto, pois você não precisa reiniciar-lo caso haja algum erro.

Corona SDK

O Corona SDK é dez vezes mais rápido em comparação aos outros frameworks de desenvolvimento de aplicativos. Seu diferencial é suportar a linguagem de programação Lua. Uma linguagem leve que oferece velocidade, facilidade de uso e flexibilidade para desenvolver aplicativos.

Portanto, se você tiver que codificar a uma boa velocidade sem incluir a qualidade do aplicativo, essa será a melhor escolha. Além disso, é gratuito e suporta Windows e Mac OS também.

JQuery Mobile

O jQuery é um framework de desenvolvimento baseado em HTML5. Um dos fatos que o tornam único é que ele pode ser executado em qualquer dispositivos com apenas uma única versão de código. Você pode usar esse framework para criar aplicativos e sites. Além disso, ele oferece um suporte extensivo para todos os tipos de sistemas operacionais, incluindo Windows, Mac OS, Blackberry, Firefox, Kindle, etc.

Você pode baixar a versão do jQuery em duas variantes; como um framework personalizado ou a última versão estável. Isso mostra que a sua popularidade e demanda estão aumentando cada vez mais. Por causa do seu desenvolvimento rápido para aplicativos em combinação com os plug-ins disponíveis.

Native Scripts

Este foi classificado como um dos principais frameworks para o desenvolvimento de aplicativos híbridos. Os aplicativos desenvolvidos utilizando o Native Script usam as mesmas APIs semelhantes ao uso do Xcode ou do Android Studio. Nele você receberá ajuda suficiente na forma de tutoriais do site oficial.

Mobile Angular UI

O Mobile Angular UI combina a implementação do framework Bootstrap e Angular. Ele simplifica o processo de desenvolvimento, pois nele é possível criar aplicativos usando HTML5. Os desenvolvedores também podem usar o fastclick.js e o overthrow.js, oferecendo uma experiência perfeita. Além disso, este framework é de uso gratuito.

Conclusão

Os frameworks são as ferramentas importantes na criação de qualquer aplicativo seja para web ou dispositivos móveis. Por isso, deve ser lembrado que cada projeto ou aplicativo tem um requisito diferente e, portanto, a escolha do framework deve ser feita com cuidado, depois de verificar os outros fatores essenciais.

O ano de 2019 verá o surgimento de muitos outros frameworks, mas estes apresentados aqui, sem dúvida, estarão no topo da lista de prioridades de muitos desenvolvedores.

Compartilhe conosco nos comentários se você já utilizou algum desses frameworks, ou se tiver alguma dúvida deixe-a aqui em baixo. Até mais!

Tópicos

12 respostas

  1. Esse poste me fez ter uma boa visão, além de me ajudar a saber qual linguagem aprender, to aprendendo HTML5, CS3 e JS e por vou optar pelo 1º framework espero que dê tudo certo.

    1. Olá, tudo bem!?
      O Android Studio não é um framework e sim um IDE.
      Infelizmente ainda não temos um texto que trata sobre a diferença entre os dois, mas é uma ótima sugestão de pauta. =D

  2. Vitor, quero muito iniciar uma carreira no desenvolvimento de app´s.. vc tem algum post sobre esse assunto..
    Indicação de cursos, empresas, escolas, algo parecido?
    Muito Grata
    Lucia

      1. É curioso, Ao ler a informação do Lopes, não seria mais racional se logar para apagar os dois parágrafos relacionados e escrever apenas “obrigado”? Mas você se logou para escrever que iria fazer isso depois, e não fez até agora (nov/19). Pense, isso foi eficiente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas