Como fazer uma interface intuitiva para o usuário

Os designers pensam em toda a experiência que o usuário terá no site. Eles descrevem um cenário ideal, no qual os clientes usam um produto exatamente como planejado. Isso significa possuir uma interface intuitiva para o usuário.

Para os designers, esse “caminho feliz” é uma ferramenta psicológica que permite controlar o comportamento das pessoas e orientá-las a fazer o que o site quer. Pense, por exemplo, em quantas vezes você recebeu um longo contrato de licença de software e clicou no botão “Aceitar” sem olhar. E você não está sozinho: pesquisas mostram que os humanos têm aversão a tomar decisões. Por isso, optamos pelo caminho mais fácil, aquele que já nos foi proposto.

Quer ver só?

Se você prestar atenção, perceberá algo sobre os “caminhos felizes” do software: eles revelam os objetivos da empresa. Como os designers sabem que o usuário evitará tomar decisões difíceis, eles aproveitam dessa passividade e o induzem a fazer o que quiserem.

Por exemplo, vejamos o aplicativo do Facebook Messenger. Os usuários desse app são incentivados a enviar todos os contatos do telefone para o serviço. Segundo eles, essa é uma forma de ajudar a enviar mensagens rapidamente às pessoas.

Olhando para a tela, não há botão de desativação. Você só pode escolher OK ou Saiba mais. E quem quer saber mais quando se inscreve em um aplicativo de bate-papo? Quase ninguém. Assim, grande parte dos usuários do app aceita compartilhar os contatos, apenas para continuar a usar o app e evitar esse tipo de distração.

E, é claro, há a pequena parcela de pessoas que clicará no botão Saiba Mais. Caso seja o caso, essa interface finalmente te dará como opção um botão de desativação. E, junto a ele, um texto que tenta convencer de que a desativação é a escolha errada.

E por que isso é importante?

Se você possui um site, deve estar atento a essas técnicas para aumentar o engajamento e o tempo do usuário na página. Existem algumas técnicas que farão com que grande parte dos visitantes permaneça em sua página e tome as decisões que você gostaria que fossem tomadas. Confira só o que fazer!

Conheça sua persona

Primeiramente, você precisa saber com quem está lidando. Muito mais que o público alvo, a persona te dirá quem entra no seu site/blog, o que está buscando e o que o entretém. Você pode ter até 5 diferentes personas, dependendo do conteúdo que oferece e do produto que vende.

Ter essas personas definidas te ajudará a entender quais os possíveis “caminhos felizes” dos usuários que visitam seu blog. Por exemplo, adolescentes e adultos possuem escolhas e caminhos diferentes, ainda que se interessem pelo mesmo produto.

Tenha um Designer UI para cuidar da interface intuitiva para o usuário

Se você quer uma interface realmente boa, deve investir em um bom designer UI. Isso porque eles possuem experiência e sabem o que agrada o usuário visualmente. Portanto, o designer de interface saberá exatamente o que atrai o seu consumidor e o que causa repulsa nele.

Apesar de não parecer, essa é a chave para possuir uma interface intuitiva para o usuário. Um designer UI vai cuidar da sua paleta de cores, do layout dos botões e até da fonte utilizada no seu site ou app. Ele sabe exatamente quais são as cores que combinam entre si, e como fazer uma interface intuitiva e clean.

Esteja atento às técnicas utilizadas por outros sites

Assim como é o caso do Messenger, outros sites possuem algumas técnicas para conseguir o que querem dos usuários. Entre elas estão as CTAs, os links internos e até mesmo vídeos postados dentro dos blogposts. Tudo isso para te incentivar a ficar mais tempo na página do site.

No campo de assinatura da newsletter, por exemplo, perceba que os sites costumam evidenciar o botão de aceitar, e “apagam” o que recusa a ação. Tudo para fazer com que o olhar seja atraído para aceitar a newsletter. Essa é apenas uma das técnicas utilizadas para convencer os usuário a seguir o “caminho feliz” proposto pelo designer.

E você, conhece alguma técnica para fazer uma interface intuitiva para o usuário? Deixe aqui nos comentários!


  • Convidado Especial
  • Como o foco aqui na Usemobile é sempre a qualidade, nosso conteúdo não poderia ser diferente. Pensando nisso, contamos com o apoio de especialistas em diversas áreas para trazer materiais cada vez mais ricos. Caso você tenha interesse em publicar conteúdo no nosso blog, mande uma mensagem em www.usemobile.com.br/contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *