Apresentando o app:

Sabin

Com 39 anos de atuação no mercado, o laboratório Sabin se fundou em 1954 com a missão de inspirar pessoas a cuidarem de pessoas. As bioquímicas Janete Vaz e Sandra Soares Costa iniciaram o laboratório em Brasília com a visão de se tornarem referência em saúde na América Latina, entregando ética, responsabilidade socioambiental, inovação, dentre outros fatores. Os anos de experiência fizeram com que o Sabin tenha fundado 350 unidades espalhadas em todo o Brasil até o ano de 2022.

Com a transformação digital alcançando diversos setores, a medicina também se modernizou com suas soluções digitais, com a finalidade de melhor atender e cuidar das pessoas. Nessa mesma premissa, a Sabin digitalizou-se ao usar plataformas web e mobile para que os pacientes e médicos possam acompanhar laudos, realizar atendimentos digitais e afins.

Uma vez assumido o compromisso de se digitalizar e oferecer uma excelente experiência para os usuários, assume-se também uma constante manutenção e atualização dos sistemas digitais. Para isso, o Sabin contou com a parceria da Usemobile para cuidar do front-end dos aplicativos nativos e dashboard.

O desafio

Tanto o dashboard para backoffice, plataformas web e mobile já existiam quando a Usemobile se juntou aos processos do Sabin. A partir de 2021 passamos a atuar em conjunto do Sabin e seus demais parceiros de tecnologia. Por isso, um dos principais desafios foi a integração entre diferentes vertentes do produto Sabin.

Assim, nossos desafios foram:

  • Desenvolvimento front-end mobile nativo
  • Manutenção front-end do dashboard web do backoffice
  • API BFF
  • Redesign de aplicativo
 

O desenvolvimento

Inicialmente começamos com a manutenção e refatoração da versão de 2021. Em seguida, passamos a explorar juntos possibilidades futuras para o aplicativo e a experiência dos usuários. Com isso, foi convocada uma design sprint assíncrona para que os times Sabin e Usemobile discutissem funcionalidades, melhorias e prioridades para o roadmap do aplicativo.

A força-tarefa entre ambas as equipes gerou um pacote de atualizações e modificações que culminaram numa atualização do aplicativo. Nela foram contempladas um redesign do aplicativo, tornando-o mais moderno e compatível com o layout visto na versão web da solução digital do laboratório. Implementamos também o dark mode para gerar maior conforto.

Melhoramos também a usabilidade visando as plataformas nativas. Nossos UI/UX designers projetaram versões específicas para as plataformas Android e iOS, contemplando componentes e demais elementos da experiência nativa.

Quanto ao dashboard do backoffice, nosso time front-end atendeu as demandas de correções,melhorias e novas funcionalidades apontadas pela equipe Sabin.

Aproveite para conhecer algumas funcionalidades do Sabin:

Laudos

Essa é a área destinada para que os pacientes possam acessar os laudos dos exames realizados nos laboratórios.

Geolocalização

O mapa foi adicionado para facilitar a busca dos pacientes pelos laboratórios mais próximos.

Modo escuro

Como um elemento importante para a experiência dos usuários, implementamos o modo escuro para o melhor conforto dos usuários, que acompanha as configurações dos sistemas de seus dispositivos ou que pode ser ativado quando o usuário desejar.

Os resultados

Os resultados são tanto do ponto de vista do relacionamento com o cliente quanto o progresso do aplicativo.

No que diz respeito ao aplicativo, recebeu uma modernização e otimização de performance para melhor atender os usuários. Isso se deu em função do redesign que se tornou mais agradável para os usuários, bem como nossa estratégia BFF.

Com o Back for Front, nossa API otimizou o tempo de resposta para que as requisições de servidor fossem mais rápidas e organizadas, o que facilita também nosso processo de manutenção do aplicativo, além de promover a organização das informações.

Para além desses resultados de performance, há também os de relacionamento Sabin-Usemobile, uma vez que o Sabin valoriza que não somos só uma equipe encarregada das demandas passadas, e sim a que tem o sentimento de dono do aplicativo, pois sugerimos melhorias que agreguem na aplicação, considerando a usabilidade, experiência dos usuários, sugestões de ferramentas, dentre outros fatores que percebermos interessantes.

O resultado prolongado dessa parceria é a continuidade do relacionamento que está se estendendo para o terceiro ano, atendendo a manutenção do dashboard do back office bem como os aplicativos nativos da empresa.

Seja nossa próxima história de sucesso!

Nossa história com o Sabin reflete a realidade da sua empresa? Faça seu orçamento para desenvolver seu projeto com a Usemobile. É só preencher o formulário abaixo:

Informe sobre seu projeto e responderemos o mais rápido possível

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas