Apresentando o app:

Olho no Carro

Com a finalidade de democratizar o acesso às informações veiculares, o AutoTech Olho no Carro surgiu. Para que uma pessoa adquira um carro, é necessário compreender uma série de dados que um veículo tem, desde multas, se já passou por um leilão, dentre outras informações relevantes num histórico veicular.

Com as informações restritas aos despachantes, concessionárias e revendedores, as pessoas físicas corriam muitos riscos de tomarem decisões erradas sobre a compra de um veículo.

Já em contato com a expertise de dados veiculares, Bárbara Cerqueira fundou o Olho no Carro para que os dados fossem de fácil acesso e, a partir disso, as pessoas tivessem maior autonomia para a aquisição de carros.

Um sinal de que o acesso à informação foi relevante é que em três meses o Olho no Carro atingiu seu break-even e, mesmo durante a pandemia, a startup cresceu 312% com a busca por carros usados.

Apesar do crescimento, o Olho no Carro poderia ainda potencializar seus serviços. A única forma que as pessoas possuíam para acessar a plataforma era através do website. Somente em abril de 2022, o site foi acessado 358 mil vezes.

Contudo, a se considerar que a web já é projetada para funcionar corretamente no mobile, como dita as diretrizes do Google, o Olho no Carro poderia expandir ao migrar também para os smartphones dos seus clientes.

A maioria dos acessos já era via mobile, então, com uma aposta na retenção de usuários, a startup contou com a expertise da Usemobile para criar seu aplicativo.

O desafio

Uma vez que o Olho no Carro existia apenas em plataforma web, a proposta era oferecê-lo nos aplicativos móveis também. Afinal, o site já era majoritariamente. Com o back-end já pronto do lado da startup, a equipe alocada para o projeto Olho no Carro contemplaram os seguintes talentos:
  • 1 UI/UX designer
  • 3 desenvolvedores Flutter
  • 1 gestor de projetos
  • 2 analistas de qualidade
  • 1 analista de requisitos


O desenvolvimento

O leque de informações que o Olho no Carro fornece sobre os veículos é bastante grande, contemplando 42 itens que correspondem a cerca de 500 linhas, além de gráficos. Dentre as informações, são contempladas o registro de furto ou roubo, sinistros ou passagem por leilões, multas, características do carro, etc.

Logo, um dos desafios foi adaptar esse volume de informações e organizá-los de forma que os usuários saibam identificar o que desejam de forma rápida e autônoma. Para tal, foram contemplados tabelas e gráficos para a conferência de informação.

Assim, coube a nós adaptarmos a plataforma web para uma versão mobile de forma que a visualização de dados não fosse um problema para o usuário. Assim, o design das telas precisou ser bem pensado para oferecer a melhor experiência para os usuários.

Quanto ao desenvolvimento, é importante destacar a colaboração e sinergia entre a equipe de tecnologia do Olho no Carro e a Use. Além da equipe da startup já ter entregado um layout pronto, que requeria apenas adaptações da nossa parte, a relação com o back-end favoreceu um desenvolvimento ágil.

Home

Logo na home do aplicativo já é possível realizar o objetivo principal: uma consulta veicular. Não é necessário o login, sendo possível fazer 10 consultas gratuitas.

Consulta gratuita

Os usuários possuem acesso a informações básicas dos veículos a partir das consultas gratuitas. Caso o usuário queira saber ainda mais informações, há a opção paga.

Consulta paga

A versão paga do Olho no Carro rende 42 itens que podem ser pesquisados sobre os veículos.

Visualizações gráficas

Dentre tantas informações, o app também fornece um gráfico para acompanhar a valorização ou desvalorização dos veículos.

Os resultados

A satisfação do Olho no Carro com o produto acarretou numa versão dois que está em desenvolvimento. Segundo Arilton Nunes, product owner do projeto, “viram valor no produto que a gente fez que, antes o viés era web e agora está sendo totalmente mobile. Estamos planejando outro pacote agora, que surgiu, porque a rentabilidade com o aplicativo mobile foi tão grande que pra eles agora vai ser o foco principal.

Outro fator a se destacar é que o aplicativo tem uma taxa extremamente baixa de crashs, uma vez que a qualidade técnica é alta. Afinal, não houveram problemas que surgiram em produção.

Desde seu lançamento, em 2022, o aplicativo teve mais de 100 mil instalações na Play Store, cuja nota é 4,5. Já na App Store, a média das avaliações dos usuários de iPhone é 4,8. Para a Usemobile, não há dúvidas que o aplicativo do Olho no Carro é um dos maiores cases de sucesso. Durante todo o desenvolvimento houve um excelente relacionamento com o cliente, se tratando de um cenário ideal e vitrine.

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