Vale a pena terceirizar TI? Veja 5 motivos para o outsourcing

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São diversos os motivos que levam à contratação de empresas terceirizadas para realizar outras funções dentro do seu próprio negócio. Em alguns deles, a terceirização de TI acaba por ser uma necessidade da empresa para implementar e/ou acelerar a transformação digital e, assim, ampliar a fatia do mercado.

Isso porque a terceirização de TI garante a agilidade e profissionais especializados ao dispor das necessidades do negócio da contratante, oferecendo serviços personalizados e sob demanda. Vamos entender um pouco melhor o que isso significa!

O que é terceirização de TI?

A terceirização de TI, ou outsourcing de TI, consiste na contratação de um time externo ao seu negócio para realizar uma função por você ou suas equipes internas. Ter um time dedicado ajuda a garantir o foco nas próprias atividades sem grandes preocupações, bem como outras vantagens que discutiremos no próximo tópico.

Essa terceirização de TI é bastante ampla, abraçando diversos problemas do universo da tecnologia da informação e trazendo diferentes soluções para cada um deles. Elas são:

5 Motivos para outsourcing de TI

As dores dos negócios que necessitam de terceirização de TI esbarram nas vantagens a serem descritas abaixo, indo desde a redução de gastos até foco nas metas do negócio.  

1- Custo-benefício

A procura por soluções mais baratas e tão boas quanto as “top de linha” é um movimento natural. Afinal, a sensação de prazer e recompensa satisfaz o nosso cérebro quando atingimos essa conquista. Mas não só de prazer se trata a busca pelo melhor custo-benefício.

Ele diz respeito também a qualidade daquilo que se adquire, e o preço reduzido se encaixa como uma espécie de “plus”. Assim, o outsourcing de TI une o menor custo com o melhor benefício, uma vez que as equipes dedicadas terceirizadas possuem a mesma qualidade que um time próprio.

O diferencial do outsourcing de TI está no know-how, visto que os profissionais que compõem essas equipes são altamente qualificados e eficientes. Ademais, esse processo acaba por sair mais em conta do que pesquisar os profissionais que melhor se encaixam nas necessidades do seu negócio e iniciar um longo e maçante processo seletivo — e ainda correr o risco de não formar a equipe corretamente.

Além disso, contratar os próprios profissionais de TI pesam mais ao bolso, sendo que a média salarial do profissional de TI é de 10 mil reais e que o volume de profissionais qualificados no mercado é baixo — o Brasil forma 46 mil pessoas anualmente, segundo a Brasscom, sendo que a TI demanda 70 mil profissionais ao ano.

2- Determinação no Core Business e na produtividade

Dentre tantas demandas que envolvem o gerenciamento dos negócios, a transformação digital, serviços de infraestrutura e desenvolvimento de softwares não devem ser uma árdua preocupação, pois a atividade principal deve estar sempre em foco. Assim, é mais eficiente direcionar outros responsáveis para as ações de forma que resolvam o problema sem demandar muita atenção dos C-levels.

Afinal, o negócio depende da atividade-fim para que se sustente e a terceirização de TI pode economizar esse tempo de gerenciamento e abrir espaço para outras prioridades.

3- Agilidade

Os times de desenvolvimento estão debruçados no manifesto ágil e trabalham com metodologias que tornam as atividades cada vez mais ágeis O scrum é uma delas, na qual consiste no levantamento de tarefas no backlog e são dadas as largadas para os sprints até que o produto final seja desenvolvido. O objetivo é que tudo seja resolvido em poucas semanas.

Aqui os especialistas em DevOps são essenciais, pois esses profissionais gerenciam as equipes de outsourcing de TI, visando o aperfeiçoamento dos produtos e entregas cada vez mais rápidas, buscando sempre pelo aumento da capacidade do desenvolvimento e distribuição dos softwares, aplicativos ou serviços. Isso porque a entrega e integração contínua e comunicação e colaboração fazem parte das práticas dos DevOps.

Todo o processo de desenvolvimento exige diferentes profissionais envolvidos. Você pode conferir a equipe necessária para criar um app aqui.

4- Personalização

Visto que as equipes de outsourcing de TI existem para suprir as demandas e necessidades dos seus clientes, o produto final é altamente personalizável de acordo com a preferência da contratante, principalmente para o desenvolvimento de softwares e de aplicativos, uma vez que a equipe dedicada seguirá o escopo definido pela empresa que a contratou.

5- Segurança

Por se tratarem de equipes remotas, os times de outsourcing de TI devem garantir a total segurança e controle dos dados e das informações, uma vez que estão externos e que a LGPD exige a proteção de dados. Dessa forma, cada empresa de terceirização de TI trabalhará com metodologias que solucionem essa questão. Dessa forma, é imprescindível que você procure entender como funciona a segurança da empresa antes de contratá-la!

Por que contratar outsourcing de TI?

Num contexto de transformação digital, é esperado que as máquinas substituam algumas das atividades, processo este que irá otimizar os trabalhos das empresas, gerando maior rentabilidade e outros benefícios. Logo, as empresas que não se transformarem estarão estagnados no tempo e despreparados para sobreviver aos próximos anos no mercado. Além disso, se adaptar traz impactos positivos no negócio.

De acordo com a Gartner, 2020 tem previsão de crescimento de 3,7% em gastos com Tecnologia da Informação (TI), sendo o principal deles os investimentos em softwares corporativos.

Por isso que TI é a área mais promissora para 2020 e para a década, aumentando o volume de vagas na área e cargos. Segundo a Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), é previsto que 2020 precise de 750 mil novos cargos no Brasil, se configurando numa crise para a área no país.

No entanto, a procura pelos profissionais ideais é quase como uma caça ao tesouro, uma vez que a tecnologia da informação é uma área muito ampla e, consequentemente, os profissionais existentes não são suficientes para dar conta de todas as demandas que já surgiram e as que estão por vir. Assim, a terceirização de TI acaba por ser uma solução para este problema, oferecendo diversas vantagens como acabamos de ver.

Conclusão

A resposta para a pergunta central é: sim, vale a pena fazer outsourcing de TI. Esse tipo de contrato garante vantagens que só trazem benefícios à quem contrata, uma vez que o resultado final será alcançado como se fosse uma equipe interna ou até mesmo melhor.

Isso porque os times dedicados à terceirização de TI oferecem atendimento exclusivo ao cliente, se adaptando às demandas dele e entregando resultados com expertise e velocidade. Já que as equipes terceirizadas adotam práticas de agilidade, elas garantem entrega contínua em seus sprints, estão sempre dentro dos prazos e visam a boa gestão e comunicação para os resultados esperados.

Conte nos comentários abaixo a sua opinião sobre o outsourcing de TI. Pra você ele vale a pena? Você também pode conhecer nosso comparativo de time in-house com o time dedicado e verificar qual a melhor opção. Confira também qual recurso de TI investir.

Tópicos

2 respostas

  1. Qual é o principal uso da terceirização de TI? Talvez eu tenha perdido alguma coisa, mas qual é o principal objetivo ao fazer isso?

    1. Olá, Hendrik. Como destacado no tópico de motivos para terceirizar, os principais motivos esbarram em:

    2. custo-benefício, uma vez que terceirizar serviços é mais barato;
    3. ausência de talentos, uma vez que uma empresa de tecnologia pode ter especialistas de web, mas não mobile, o que necessitaria a contratação;
    4. dispensar processo seletivo, trabalho árduo de hunting realizado pelos tech recruiters;

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