Como gerenciar equipes remotas de Outsourcing de TI?

As necessidades da transformação digital tem feito as empresas buscarem soluções para tornar seus processos digitais. No entanto, a contratação do próprio time de TI enfrenta dois problemas: o seu alto custo e a dificuldade de achar profissionais qualificados para a digitalização das atividades. Assim, a solução mais prática e viável é a contratação de equipes remotas de outsourcing de TI, a qual oferece benefícios que valem a pena.

As necessidades da transformação digital tem feito as empresas buscarem soluções menos burocráticas e mais baratas para seus negócios. No entanto, a contratação do próprio time de TI enfrenta dois problemas: o seu alto custo e a dificuldade de achar profissionais qualificados para a digitalização das atividades. Assim, a solução mais prática e viável é a contratação de equipes remotas de outsourcing de TI, a qual oferece outros benefícios além do orçamentário. Ou estabelecer regime home office na empresa.

Atividades externas ao seu escritório, ou a ausência de um espaço para o negócio, não deve ser tomado como um ponto negativo, tendo em vista que assim é possível trazer grandes talentos para agregar nas atividades e garantir o sucesso, além de reduzir gastos com infraestrutura e imóvel. Afinal, a infraestrutura de TI ficará à cargo dela.

Além disso, o trabalho remoto se destaca entre as 19 tendências globais para os futuros ambientes de trabalho. Somado a isso, vale a pena mencionar que há uma previsão de gastos de 3,9 trilhões de dólares em TI para 2020, especialmente em softwares corporativos, segundo a Gartner

Ou seja, existe uma relação entre os novos modelos de trabalho com as necessidades de gestão remota, uma vez que as empresas precisam integrar as informações numa plataforma nos trabalhos remotos. No entanto, este modelo de software atende a qualquer regime de trabalho: in loco ou não.

Portanto, técnicas e orientações de gestão de equipes remotas é imprescindível para a sobrevivência e sucesso contínuo das corporações, exigindo novos conhecimentos e pontos de atenção para que o gerenciamento das equipes dê certo. Vamos conferir.

9 dicas de como gerenciar equipes remotas

A gestão de uma equipe remota deve ser bastante cuidadosa, pois, ao passo que as orientações são ser feitas visando o resultado, medidas de incentivo e engajamento devem ser tomadas para que a equipe esteja sempre bem estimulada, amparada e produtiva. Assim, o gestor deve ter em mente as boas práticas de liderança para uma gestão eficiente.

1- Quebre barreiras culturais

As equipes de outsourcing de TI podem ser de três formas: offshore, nearshore e onshore. Ou seja, é possível terceirizar equipes remotas de quaisquer partes do globo, cada modelo com suas vantagens e desvantagens em relação ao outro.

Sendo assim, as barreiras culturais podem surgir — isso até mesmo em casos de contratação dentro do próprio país. No Brasil mesmo existem diferentes fusos horários acontecendo simultaneamente, enquanto que há países que possuem mais de uma língua oficial.

Logo, é importante dar atenção à cultura dos integrantes da equipe remota para que não esse fator não se torne uma barreira.

2- Dê autonomia para a equipe

O Spotify é o exemplo de como a autonomia contribui para a produtividade das equipes de desenvolvimento com sua engineering culture (explicação em vídeo abaixo). Para notar o poder dessa cultura, vale a pena usar o aplicativo e observar o seu funcionamento, suas atualizações e melhorias no app, e também como os problemas são solucionados. Tudo acontece de forma bem rápida e eficiente, isso porque os times do Spotify possuem autonomia para elaborar o fluxo de trabalho deles.

Isto é, o time que decide o que desenvolver, como e o método que melhor se adeque à dinâmica do grupo: scrum, kanban, tradicional, etc. A autonomia e autogestão do grupo é motivadora, tornando-os mais velozes e alinhados. Assim, reuniões desnecessárias e ineficazes deixam de acontecer, visto que esse tipo de encontro faz com que os colaboradores se sintam improdutivos, segundo pesquisa da Microsoft.

“Os líderes proeminentes saem de seu caminho para aumentar a autoestima de seu pessoal. Se as pessoas acreditam em si mesmas, é impressionante o que eles podem fazer” – Sam Walton, fundador do Walmart.

No entanto, isso não exclui a importância de um gestor no processo. Além de instruir a construção do backlog, cabe a ele agir como líder e fazer o acompanhamento do time, conforme os próximos tópicos.

3- Conheça sua equipe

Estar por dentro da cultura dos integrantes também faz parte do “conhecer a equipe”. No entanto, existem outros knowledges importantes. Assim, é fundamental conhecer as principais competências e experiências de cada integrante da equipe remota. Afinal, não faz sentido delegar demandas incompatíveis com as áreas de conhecimento.

Além disso, cada colaborador da equipe desempenha uma função diferente e suas atividades devem estar em congruência. Dessa forma, a compatibilidade entre os membros da equipe é ainda mais favorecida com a autonomia, dentre outros benefícios como visto anteriormente.

4- Comunique e estimule a sua equipe

A ausência do contato presencial pode causar impactos na sociabilidade e comunicação entre os membros. Como todos estarão imersos em suas respectivas realidades, a interação entre os integrantes pode se prejudicar, o que é negativo para o trabalho em equipe. 

Dessa forma, promova espaços de comunicação entre todos, deixando sempre um bate-papo disponível para a troca de mensagens e vídeo-conferências, um canal para assuntos corporativos e outro para aleatoriedades.

Se puder, é ainda mais interessante realizar momentos presenciais para que a comunicação flua, beneficiando a cooperação e o bem-estar de todos, criando o sentimento de pertencimento à equipe.

Promover treinamentos e cursos pode ser uma outra forma de estímulo, mostrando que você se preocupa com a profissionalização da equipe e suas redes de conhecimento. Portanto, incentive a participação em eventos e palestras, fazendo uma curadoria dos eventos ou apoiando financeiramente. Afinal, novos softwares e frameworks nunca deixarão de surgir, bem como ferramentas e tendências tecnológicas.

5- Acompanhe o progresso e seja líder

Embora exista a autonomia das equipes remotas, é importante que o gestor esteja por dentro dos sprints, atentando-se às necessidades do time e dando o devido suporte. Ademais, existem ferramentas que podem facilitar e organizar tudo num espaço só, facilitando a visualização macro do work in progress.

Numa postura de liderança, o gestor pode oferecer feedbacks para incentivar a equipe e prestar ajuda. Assim, pergunte com frequência “como vai o processo X? Existe algo que posso ajudar?” ou “há algo que eu possa fazer que vá facilitar o seu trabalho?”.

6- Defina horários de trabalho

Ainda que o home office permita a flexibilidade de horários, é importante que os integrantes do time tenham definidos seus horários de trabalho. Ter o controle dos expedientes é importante para saber os horários cujos colaboradores estarão disponíveis, seja para passar demanda no momento certo ou saber em qual horário deve-se evitar contatá-los. Caso haja pessoas de países diferentes, esteja sempre atento aos fusos-horários.

Assim, aposte em ferramentas de monitoramento das atividades, incluindo o tempo dedicado em cada tarefa por cada colaborador e para controlar o tempo total de expediente.

7- Registre cada etapa

Documente o que foi desenvolvido e quando, quem participou e tudo aquilo que for relevante. Os registros servirão para fins de consulta e também para analisar a performance da equipe remota e elaborar estratégias de aprimoramento.

9- Avalie a performance da equipe

Um dos principais motivos para recorrer ao outsourcing de TI é a otimização do tempo e a redução de custos. Portanto, algumas métricas são imprescindíveis para mensurar o desempenho da equipe remota. Cada KPI, ou indicadores-chave de performance, irá variar de acordo com o negócio. No entanto, alguns podem convergir, como:

  • ROI (Retorno Sobre Investimento);
  • Velocidade;
  • Taxa de falha do software;
  • SLA (Sales Level Agreement).

9- Contrate um gestor

Pode ser você o gestor ou então uma outra pessoa. Afinal, existe a possibilidade de você não conhecer especificidades técnicas que envolvem o trabalho da sua equipe remota. Logo, a contratação de um gestor para fazer isso tudo por você é uma opção.

Porém, caso você contrate uma empresa de TI, não haverá a necessidade de você ser o gestor ou contratar um, pois a terceirizada já terá o seu próprio. Porém, caso já exista um departamento de TI na sua empresa e você contrate uma empresa do segmento, é importante que haja a comunicação entre o seu gestor e o terceiro.

Conclusão

Os meios corporativos têm aderido cada vez mais aos softwares internos e digitalizado processos para se adequar às tendências globais para fins estratégicos. Porém, a contratação de times próprios de TI acaba por ser um processo não tão vantajoso à depender do caso, fazendo com que as empresas recorram ao outsourcing de TI.

Porém, não é impossível. O principal é ter habilidades de liderança para conhecer bem a equipe para mantê-la amparada e motivada, aumentando a produtividade e, consequentemente, resultados satisfatórios.

Para desenvolvimento das habilidades de liderança, a filosofia Kaizen pode ser uma excelente metodologia para planejar os resultados do negócio e manter a equipe em ação. Conheça-a e coloque em prática!

Aproveite e conte nos comentários qual é seu maior desafio na gestão de equipes remotas.


  • Taysa Bocard
  • Analista de marketing
  • O interesse pela tecnologia e desejo por conhecimentos variados sempre fizeram parte de mim, isso desde a infância. Esse desejo pueril refletiu no meu cotidiano: sou jornalista engajada nas "techs". Porém, a busca pelos saberes não é a parte mais gratificante da minha atuação. Na verdade, o que mais me empolga é passar as informações para frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *