Como montar uma infraestrutura de TI para empresas?

Empresas de todos os tamanhos e segmentos precisam de uma infraestrutura de TI eficiente para garantir as estratégias de negócio e a satisfação de clientes. Não tem o que discutir. Afinal, hoje não nos imaginamos sem o uso de computadores, dispositivos móveis e, principalmente, a internet. Considerando que muitas, senão todas, informações estão salvas nos dispositivos e na nuvem, a necessidade de ter uma boa infraestrutura montada é indiscutível. 

Em casos empresariais, e inclusive domiciliares, essa infraestrutura de TI deve ser compartilhada, viabilizando atividades como o desenvolvimento de softwares e demais outras colaborativas e também remotas.

A definição de infraestrutura de TI, e como montar uma eficiente para o seu negócio, você verá a seguir.

Você irá ver:

O que é infraestrutura de TI?

A infraestrutura de TI é uma combinação de 4 elementos principais: hardware, software, banco de dados e telecomunicações. Seu objetivo é servir e sustentar os sistemas de informação, isto é, servir de base para a entrada, processamento e saída das informações.

Ainda não ficou claro? Vamos lá. Para encontrar este artigo, você provavelmente foi até o Google e fez alguma pergunta. Para solucionar sua dúvida, ele gerou uma lista enorme de links com conteúdos correspondentes a sua consulta. Feito isso, você clicou no que mais te atraiu, fazendo seu navegador carregar a página deste artigo, certo? Tudo isso só foi possível graças a infraestrutura de TI, pois ela conectou um data center, sua internet e o navegador do seu computador. Isto é, os quatro elementos da infraestrutura.

A infraestrutura de TI contempla todos os cabos de rede que conectam a provedora de internet ao seu modem e roteador, a própria internet, os dispositivos (desktop, notebook, smartphone, tablet, smartwatch, smartband, etc), os servidores que armazenam as informações e os programas que utilizamos — Microsoft Office, pacote Adobe, Google Chrome, Dropbox  outros.

O que é infraestrutura de TI compartilhada?

A infraestrutura de TI compartilhada é uma união entre os 4 elementos com o propósito de centralizar todas as informações e ferramentas numa só plataforma. Isto é, quando interesses e atividades comuns se alimentam das mesmas fontes de dados. Ou seja, quando há pessoas usufruindo da infraestrutura de modo colaborativa e compartilhada, cujas atividades estão centralizadas numa base comum, bem como nos CRMs e ERPs.

A infraestrutura de TI compartilhada acontece também em atividades remotas, visto que muitos dessas plataformas se hospedam na nuvem, possibilitando o acesso em qualquer ponto geográfico.

Dessa forma, é imprescindível que haja uma gestão por trás dessa infraestrutura de TI compartilhada, servindo para organizar as informações, mediar a comunicação entre os membros do time e garantir a atmosfera colaborativa. Um bom gestor detém essa expertise, dentre outras habilidades.

Como montar uma infraestrutura de TI?

A estruturação da TI requer muita atenção, pois um mal planejamento pode trazer riscos as atividades e prejuízos orçamentários. Neste momento, o CEO, CIO, CTO e CFO da sua empresa devem estar juntos para definir os objetivos e o orçamento disponível para a implementação da infraestrutura de TI.

Tendo em vista que a TI vem para solucionar dores, é importante entender quais são os problemas enfrentados pelos demais departamentos da sua empresa e elaborar a melhor forma de atendê-los.

Para montar a infraestrutura de TI, você e sua equipe devem:

  • Entender as dores da equipe: procure entender quais são as deficiências encontradas na estrutura atual com base nos depoimentos para estudar o que pode ser proposto como ponto de melhoria. As respostas irão guiar as orientações abaixo.
  • Definir objetivos: uma infraestrutura de TI não deve existir por mero capricho. Ela servirá para aplacar problemas do seu negócio. Afinal, a transformação digital mantém os negócios vivos, como já discutimos aqui. Logo, tenha bem claro os propósitos: economizar? otimizar? Você e o C-suite saberá.
  • Levantar os equipamentos: implementar uma infraestrutura de TI é caminhar para a transformação digital do seu negócio. Portanto, mensure o que já foi digitalizado e analise o que o novo sistema irá precisar além disso. Então pense: existem itens do seu sistema antigo que podem ser reaproveitados? Faça uma lista de tudo que pode ficar e do que precisa adquirir.
  • Pesquisar softwares: as planilhas de excel podem ser substituídas por soluções com fácil visualização e usabilidade? Existem outros programas que possam facilitar a gestão e as atividades do seu negócio? Você deve fazer essas e outras perguntas para saber.
  • Elabore o ROI esperado: para fins de parâmetros e acompanhamento de métricas, elabore qual é o retorno esperado com a nova infraestrutura. Assim você poderá acompanhar o que ela trouxe de benefícios e de economias.
  • Mapear todos os novos gastos: além da óbvia compra de equipamentos e licenças de softwares, existem outros gastos que às vezes não paramos para pensar: energia e internet. Fornecedores e mão de obra, ou novos colaboradores, também deve entrar na lista dos investimentos.
  • Estabelecer prazos e responsáveis: centralizar tudo numa pessoa só não é eficiente. Por isso, defina responsáveis para cada tarefa seus prazos de entrega. Se uma infraestrutura de TI garante agilidade, a sua instalação dela deve seguir a mesma tendência!

Como escolher os equipamentos da infraestrutura de TI?

Os 4 elementos da infraestrutura de TI devem estar bem alinhados para que ela seja funcional e te ajude a alcançar seu objetivo. Por isso, aqui vai algumas dicas de como planejar:

Hardware e acessórios

A escolha dos dispositivos devem atender o desempenho ideal para as atividades. Se a sua empresa é uma software house, é imprescindível que seus processadores e memórias RAM deem conta do recado. Portanto, a ficha técnica de cada dispositivo deve atender a tarefa-fim dele. Caso exista alguma dúvida sobre qual o modelo mais adequado ou quais especificações necessárias, contate sua equipe e especialistas para evitar desperdício de orçamento.

A depender da sua solução de TI, outros hardwares tecnológicos podem entrar na sua lista: óculos de realidade aumentada, dispositivos inteligentes e demais outras tendências da transformação digital.

Não esqueça dos acessórios básicos: mouses, teclados, suportes, filtros de linha, estabilizadores e outros.

Software

Como já pontuado, é importante que haja diálogo com todos os departamentos para entender as suas dores que, por muitas vezes, podem ser solucionadas por softwares. Eles podem ser sistemas operacionais, softwares web, programas para o computador e até mesmo aplicativos. Ainda há casos em que seja necessário desenvolver uma aplicação personalizada, servindo como um software corporativo interno e de uso exclusivo, bem como os ERPs.

Há também os modelos de softwares por assinatura. Os próprios ERPs podem ser via assinatura, bem como CRMs, ferramentas de gestão, analytics e outros.

Além de escolher aqueles que são mais eficientes, procure também por soluções que garantam a segurança das suas informações e que atendem as regulamentações como a LGPD.

Banco de dados

Ainda sobre o tema segurança, a sua empresa pode precisar de armazenamento para suas informações, e ele pode se dar de duas maneiras: servidores internos ou cloud computing. Como estamos falando de transformação digital, a nuvem é a saída que está entre as tendências de TI para os próximos anos, tanto pela facilidade quanto pela economia.

Portanto, busque por empresas ou soluções que também garantem a segurança, escolhendo data centers com todas os protocolos necessários para garantir o pleno funcionamento e segurança dos seus dados, assim como descrito no vídeo abaixo:

Telecomunicação

As operadoras de telecomunicação que estamos falando aqui são as provedoras de internet. Elas precisam oferecer um SLA ideal que atenda os requisitos mínimos de funcionamento da sua infraestrutura de TI. Procure, portanto, assinar um acordo de serviço que impeça quedas de internet no seu setor e instabilidades na velocidade da conexão.

Outra coisa a se atentar são aos distribuidores de rede. Seus dispositivos irão se conectar por wireless ou em cabos de rede? Essa decisão irá pautar a escolha de alcance dos roteadores, comprimento dos fios, modems e switches com número de portas adequadas, dentre outros hardwares de rede.

Por fim

Aumentar ou mudar a sua infraestrutura de TI pode trazer algumas outras necessidades como o aumento da sua equipe. Portanto, as contratações dos novos colaboradores deve mirar nas pessoas capacitadas para utilizar o sistema atualizado da sua empresa. Além disso, os colaboradores atuais devem passar por treinamento para se adequarem às novas normas e plataformas da empresa, acompanhando a evolução do trabalho.

As novas lógicas de trabalho exigem novas habilidades e experiências. Dessa forma, é interessante acompanhar também as diferenças entre as gerações. Assim, tenha um RH preparado para lidar com as diferenças e que saiba captar talentos ideais para sua nova empresa. Esse conselho vale para todos os departamentos da sua empresa. Este guia da ADP Research Institute, traduzido pela Brasscom, pode ajudar na missão. Porém, caso a contratação não seja uma opção, você também pode optar pela terceirização da TI.

Caso ainda exista alguma dúvida ou curiosidade sobre a diferença que uma infraestrutura de TI e a transformação digital podem oferecer para os negócios, conheça o sucesso por trás da varejista Magazine Luiza. Ou ainda, confira como que ignorar a transformação digital pode te levar à decadência assim como no caso da Kodak.


  • Taysa Bocard
  • Analista de marketing
  • O interesse pela tecnologia e desejo por conhecimentos variados sempre fizeram parte de mim, isso desde a infância. Esse desejo pueril refletiu no meu cotidiano: sou jornalista engajada nas "techs". Porém, a busca pelos saberes não é a parte mais gratificante da minha atuação. Na verdade, o que mais me empolga é passar as informações para frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Que tal assinar a nossa newsletter

Conteúdos exclusivos, dicas e eBooks diretamente no seu e-mail.