Terceirizar o desenvolvimento de aplicativos: o que considerar

No final de 2008, ano em que foi lançado, a Apple App Store tinha apenas 5.000 aplicativos. Em 2017, a App Store tinha 2,2 milhões de aplicativos, e o Google Play era ainda maior, com 2,8 milhões. Os aplicativos são elementos essenciais da economia digital atual, apps conectam os clientes às marcas que eles mais usam. Assim, resultando em mais transações e maior fidelidade à marca. Com um mercado tão forte, o tempo de lançamento de um aplicativo se tornou um ponto chave, por isso terceirizar o desenvolvimento de aplicativos se tornou uma prática comum.

Com os usuários fazendo o download de mais de 500.000.000 de aplicativos todos os dias, empresas de todo o mundo estão com dificuldades para acompanhar o ritmo – elas simplesmente não conseguem incluir recursos de desenvolvimento de aplicativos com rapidez suficiente para atender às demandas operacionais.

A solução óbvia e cada vez mais popular é terceirizar o desenvolvimento de aplicativos. Mas com tantos parceiros de terceirização para escolher, como você sabe qual é o certo para sua organização e seu conjunto específico de necessidades?

Aqui estão algumas questões importantes a serem consideradas ao avaliar as agências de desenvolvimento de aplicativos.

Competência ampla vs. específica

Pode ser tentador procurar exclusivamente por um parceiro que esteja focado no desenvolvimento de produtos para dispositivos móveis de acordo com a funcionalidade desejada do seu aplicativo. Afinal, eles desenvolveram produtos similares antes e podem presumivelmente colocá-lo em funcionamento mais rapidamente. Mas há desvantagens a se considerar também.

Quando a mesma equipe desenvolve o mesmo tipo de aplicativo várias vezes, eles tendem a adquirir um preconceito em relação a um certo modo de pensar e abordar o desenvolvimento. Você começa a ouvir comentários como “essa é a maneira como as coisas precisam ser feitas” ou “já validamos o que os consumidores querem“.

Essa mentalidade dificulta a criação de novos recursos e recursos que podem diferenciar seu aplicativo no mercado e que satisfaçam as necessidades exclusivas de sua base de clientes. Por outro lado, uma agência de desenvolvimento de aplicativos com um conjunto de habilidades mais amplo pode trazer uma mente mais aberta para seu projeto, bem como ideias e recursos de outros projetos para engajar e encantar seus usuários.

Experiência de nível empresarial

Com tanta demanda por desenvolvimento terceirizado de aplicativos, não é surpresa encontrar muitos novos participantes no campo. Mas uma coisa é desenvolver um aplicativo para uma startup de jogos com quatro pessoas, e outra bem diferente é fazer isso para uma empresa de serviços da Fortune Global 500.

Portanto, antes de contratar qualquer parceiro de desenvolvimento de aplicativos, dê uma boa olhada em seus casos de estudo e pergunte o quanto eles têm experiência com organizações de seu tamanho e complexidade. Embora a familiaridade com seu setor seja claramente útil, é ainda mais importante garantir que seu parceiro tenha experiência em lidar com os tipos de questões procedimentais, operacionais e até mesmo burocráticas que afetarão o projeto de desenvolvimento do seu aplicativo.

Muitas empresas de desenvolvimento falam sobre o uso de prototipagem rápida para levar os aplicativos ao mercado mais rapidamente. No entanto, se eles não puderem se integrar aos seus sistemas e não souberem como ajudar a integrar toda a organização, o projeto terá dificuldades para alcançar a linha de chegada.

Capacidades de pesquisa

A tecnologia, os recursos e a experiência do usuário estão avançando tão rapidamente que, mesmo que você faça o benchmark do aplicativo mais competitivo da atualidade, você pode acabar com algo que parece obsoleto ao lançar em apenas alguns meses.

É por isso que os melhores parceiros de aplicativos terceirizados investem em recursos avançados de pesquisa, para que possam saber o que vem a seguir e garantir que seu aplicativo o tenha. A pesquisa também é a chave para garantir que seu aplicativo não perpetue as mesmas premissas equivocadas de desenvolvimento que estão atrasando seus concorrentes.

Rotatividade de funcionários

A terceirização do desenvolvimento de aplicativos é um campo altamente competitivo, no qual o talento é escasso. E, embora nenhum parceiro de agência móvel possa garantir que um desenvolvedor não sairá no meio do seu projeto, você pode tomar algumas medidas para minimizar essa possibilidade.

Pergunte aos possíveis parceiros sobre as taxas médias de ocupação e rotatividade de funcionários. E descubra quem são os principais participantes em seu projeto e há quanto tempo eles estão por perto.

Marketing pós-lançamento

Não é suficiente simplesmente lançar um aplicativo. Seu app precisa entrar nas mãos dos usuários, ou mais especificamente, em seus smartphones. Com milhões de aplicativos à sua escolha, e milhares mais acessando a cada semana, os consumidores que escolhem seu aplicativo ficam cada vez mais difíceis. Por isso, é uma boa ideia procurar um parceiro que possa ajudar no seu plano de entrada no mercado.

Os aplicativos estão lutando por espaço e atenção nas telas de smartphones em todo o mundo. E, embora essas telas sejam pequenas, as apostas são enormes: a Forrester Analytics diz que os consumidores realizarão US $ 118 bilhões em compras em aplicativos este ano, e isso é apenas nos EUA.

Ainda assim, os usuários dizem que 50% dos aplicativos em seus dispositivos não são úteis. E eles não hesitam em excluir os aplicativos que não funcionam para eles. Empresas investem bilhões em infraestrutura, processos e pessoal para levar seus conteúdos e produtos ao mercado. Se seus aplicativos não mostrarem todo esse esforço da melhor maneira possível, até mesmo os clientes mais fiéis acabarão se mudando.

Entre em contato conosco e tire as dúvidas que precisar para realizar uma ótima escolha na hora de contratar uma empresa de desenvolvimento.


  • Vitor R. Galante
  • Gerente de Marketing
  • Viciado em novas tecnologias, adoro e me entusiasmo com novidades. Escrever artigos sobre os mais diversos temas tecnológicos me traz paz de espirito. Morar, trabalhar e estudar em Ouro Preto me fez entender que tradição e inovação podem sim andar juntas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *