As transformações digitais no universo das finanças

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

O empréstimo pessoal é uma excelente opção para pessoas que se envolveram em dívidas de forma desordenada e desejam liquidá-las. Por isso, muitos procuram formas simplificadas de realizar seus empréstimos.

O empréstimo online é hoje uma realidade e muita gente ainda não percebeu que é uma grande tendência tecnológica e digital.

Neste artigo você vai ver como as transformações digitais modificaram o universo das finanças e tornaram possível a acessibilidade ao crédito online sem burocracias. Confira!

As transformações digitais no universo das finanças

O formato de investimento financeiro digital é muito mais abrangente e oferece inúmeras opções diferentes das tradicionais para os investidores, como por exemplo os investimentos internacionais.

Além disso, você pode investir em ativos digitais de qualquer lugar do mundo, sem se deparar com nenhuma barreira geográfica ou políticas econômicas nacionais.

Estas transformações digitais tornaram possível a coleta e armazenamento de dados de forma segura e o caminho da internet permite maior acessibilidade ao empréstimo online.

Finanças e digital: O que saber

Quando o assunto é finanças e mundo digital, o principal a se saber é que os ativos não são regidos por uma política monetária regulada pelo Banco Central Nacional, com metas definidas de inflação e sob a interferência do Estado no câmbio, por exemplo.

O valor dos ativos digitais está ligado aos serviços específicos oferecidos e negociados em redes, ou seja: os blockchains. Se os serviços oferecidos em um blockchain específico forem importantes para a população, ocorre o ganho de valor dos digital assets.

Também existe a possibilidade deles serem security tokens e assim garantidos por ativos. Desta maneira, os tokens representam uma parcela participativa no share de uma startup, por exemplo. Assim, o usuário passa a ser um investidor que faz a negociação dos security tokens.

Principais transformações

Vivemos a era digital que é marcada por informações e dados mais confiáveis e que possibilitam métricas benéficas para maior abrangência do negócio.

Para que você possa se beneficiar destes benefícios, conheça as principais transformações e tendências:

Big Data

É uma ferramenta digital que simplifica a tomada de decisão através de uma análise gigantesca de dados confiáveis gerando insights valiosos para seus usuários.

A utilização do Big Data é uma grande tendência devido a aplicabilidade de suas estratégias pelo usuário, apontando oportunidades de negócio e investimento.

Avaliação de riscos

Com as mudanças constantes e repentinas na área financeira e com a grande quantidade de dados, torna-se primordial a tomada de decisão minimizando os riscos.

Assim, a aplicação do armazenamento em nuvem se tornou a maneira mais prática e barata para guardar dados importantes para as transações financeiras.

Blockchain

É um conceito muito importante para compreender o futuro das finanças e o funcionamento da concessão de crédito através da internet.

O Blockchain funciona como livro-razão público universal de aplicabilidade descentralizada, dando maior segurança às movimentações.

Num simulador de empréstimo, por exemplo, ocorre o registro dos dados de todas as operações, preservando o usuário contra fraudes e violações.

Inteligência artificial

Atualmente, as máquinas e computadores ganham destaque pela inteligência artificial.

Os computadores são capazes de registrar transações e, através da análise de dados, optarem automaticamente pelos melhores investimentos.

Pagamento Instantâneo

Atualmente dispomos de inúmeros aplicativos e também funcionalidades para efetuar pagamentos de forma instantânea: PicPay e Pix são mais populares.

Através do armazenamento de dados em nuvens e da realização de processos virtuais, os bancos podem fazer “trocas” de dinheiro entre si, possibilitando que o dinheiro seja disponibilizado na hora.

Novos modelos de investimento

Como vimos até aqui, a era digital traz consigo muitas transformações e assim, novos modelos de investimento.

Dentre os ativos digitais, o Bitcoin é o mais conhecido. Depois dele, temos outras criptomoedas e tokens que foram criados, como as stablecoins e os security tokens ou tokens lastreados em ativos reais.

Em 2018, o Fórum Econômico Mundial previu que 10% do PIB mundial estaria locado em blockchain muito rapidamente.

As criptomoedas atraíram muitas instituições financeiras e investidores antenados em ativos digitais como investimentos rentáveis.

Existem dois perfis de investidores digitais:

● Os que consideram a tecnologia à longo prazo

● Os que acreditam em ganhos especulativos de curto prazo

Neste caso, os primeiros enxergam a vantagem de que o blockchain transforma o mercado financeiro. Já os segundos visam a obviedade dos investimentos para gerar dividendos em sua carteira de investimentos, assim como o mercado tradicional.

Fintechs

Fintechs é a união do mundo financeiro com o tecnológico. Atualmente, as Fintechs são conhecidas por oferecerem soluções práticas em cartões de crédito, empréstimo online, conta digital e muitos outros produtos financeiros digitais.

Hoje facilmente encontramos os chamados marketplaces, que são um modelo de negócio como se fosse um shopping center na internet, oferecendo serviços e produtos.

Como exemplo , encontram-se hoje ótimas opções de crédito através de um simulador de empréstimo. Com ele é possível comparar as opções, optando por aquelas com melhores taxas e condições do mercado.

Da mesma forma, na hora de buscar um cartão de crédito, também é possível utilizar um comparador online, filtrando de acordo com a renda ou benefício desejado.

Como o digital impacta no universo das finanças

Primeiramente, a digitalização de processos e procedimentos pode tornar investidores antenados em obsoletos, caso não acompanhem o processo de evolução.

Em segundo lugar, trouxe uma agilidade nunca vista antes, com pagamentos imediatos, transferências e maior facilidade de acesso ao crédito online.

Para os clientes, também existe a necessidade de adaptação, pois muitas empresas trabalham somente com criptomoedas e transações virtuais.

Usando a tecnologia a seu favor

Para usar a tecnologia a seu favor, o primeiro passo é saber e conhecer tudo o que a era digital e suas transformações e tendências têm a oferecer.

Seja para um crédito virtual ou para investimentos financeiros digitais, temos as seguintes dicas:

● Estude muito sobre o mercado financeiro;
● Não acredito em promessas de lucro fácil
● Não invista todo seu capital no mercado digital
● Armazene suas senhas com segurança

O crédito pessoal também foi modificado pela tecnologia e hoje tudo acontece através da internet. Não fique para trás!

Este artigo foi produzido pelo Juros Baixos.

Tópicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Junte-se a mais de 62.000 mil assinantes e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas