IoT: 9 Exemplos de aplicativos bem-sucedidos

Em 1990, havia apenas 0,3 milhões de dispositivos conectados. Este número deve chegar a 1 trilhão até 2025. Segundo o Gartner, o número já é de 20,6 bilhões. Smart TVs, consoles de jogos, smartwatches e equipamentos fitness estão constantemente tomando notas sobre seu comportamento, padrões de uso e suas preferências para oferecer uma experiência personalizada e personalizada ao consumidor. Com o aumento do número de dispositivos conectados, os aplicativos de IoT estão espalhando suas ambições e estão prontos para uma explosão.

Os aplicativos de IoT serão acionados por dispositivos inteligentes em uso. De acordo com a pesquisa do KRC, os 5 principais dispositivos de IoT serão no campo de Smart Appliances (37%), Smart Energy Meters (25%), Wearable Devices (13%) e carros conectados e dispositivos de saúde inteligentes com 10% de participação cada. Com esta informação em mente, vamos olhar para as aplicações mais comuns da IoT no mundo real.

1. Casas Inteligentes

Esse é o mais popular de todos os exemplos de IoT. Segundo o Google, as casas inteligentes são a aplicação IOT mais amplamente pesquisada na rede. O custo de possuir uma casa e sua segurança são as principais preocupações de um proprietário.

Agora imagine, você pode monitorar a segurança de sua casa durante as férias. Não será ótimo se você puder ligar o ar-condicionado 10 minutos antes de chegar a sua casa do escritório ou desligá-lo para evitar desperdício de eletricidade quando ninguém estiver em casa? O enorme potencial nessa área já levou US$3 bilhões em financiamento para essa linha de negócios.

A Philips já criou uma iluminação inteligente, e logo as empresas domésticas inteligentes, como Nest, Ecobee, Ring e August, devem se tornar nomes conhecidos.

2. Wearables

Wearables já fazem parte de nossas vidas diárias. Smartphones, relógios, Fitbit e outros rastreadores de saúde conectados à Internet fazem parte do ecossistema da IoT.

Esses dispositivos constantemente transmitem dados sobre suas preferências e informações que você pode estar procurando. Aplicações wearables parecem ter explodido no entretenimento, na forma física e no campo da saúde.

Casos de uso interessantes também estão surgindo a cada dia em cenários empresariais como manutenção, cadeia de fornecimento e logística, além de treinamento e aprendizado. Grandes nomes como Apple, Samsung e Motorola já realizaram grandes investimentos em wearables.

3. Cidade Inteligente

As cidades inteligentes como um conceito estão gerando muito hype e os governos em todo o mundo já estão empreendendo projetos ambiciosos para converter suas áreas urbanas em cidades inteligentes.

Usando dados de vários sensores, a IoT pode ajudar a resolver problemas como tráfego, gerenciamento de energia, gerenciamento de resíduos e segurança pública.

Esta é uma área muito promissora, dada a crescente urgência de encontrar soluções eficientes e sustentáveis ​​que impactam a vida do número máximo de pessoas.

4. Beacons

As gigantes do varejo já estão aproveitando a IoT para melhorar a experiência do cliente. Usando Beacons, eles estão obtendo informações a partir do movimento de multidões e ajustando o posicionamento do produto.

Espelhos mágicos estão sendo usados ​​para ajudar as pessoas a ver como elas ficariam em roupas diferentes sem precisar colocá-las. Isso está além de apenas truques – há um valor real de negócios sendo encontrado em vendas aprimoradas e maior lealdade e conveniência do cliente.

5. Cuidados de Saúde

Esta ainda é a gigante adormecida – mas com o maior potencial de impacto generalizado na sociedade. Devido ao surgimento de aparelhos de saúde conectados, pode ser mais fácil para os cuidadores analisar os dados coletados e modificar os tratamentos para pacientes específicos.

Hospitais Inteligentes estão usando dispositivos conectados para melhorar a experiência do paciente, fornecer melhores cuidados e alcançar um impacto positivo nos resultados de seus negócios também. O potencial se estende para o mundo do consumidor também.

A Walgreens, por exemplo, criou um programa de fidelidade onde, se você queimar um certo número de calorias, conforme refletido em seu dispositivo wearable, poderá acumular pontos que podem ser descontados como um desconto durante sua próxima compra de receita médica.

6. Gestão de Energia

A IoT não está apenas tornando as redes elétricas mais inteligentes, mas também mais confiáveis. A premissa é que os dados coletados ajudarão as empresas de serviços públicos a analisar onde e quando a energia é necessária, o fornecimento pode ser canalizado para essas áreas, reduzindo assim o desperdício.

A análise preditiva pode ajudar a impulsionar a eficiência e também desempenha um papel fundamental na manutenção preditiva da rede e da infraestrutura de transmissão.

7. Agricultura

As implicações nesta área são profundas. Alimentar a crescente população do mundo é uma preocupação no topo da agenda dos governos em todo o mundo. É aqui que a agricultura inteligente e a IoT podem se unir para fazer uma diferença real.

Os dispositivos podem ser usados ​​para medir a saúde do solo, incluindo o conteúdo de umidade e nutrientes. O uso de água e fertilizantes pode ser personalizado com base nesses insights. Na indústria pecuária, os dispositivos podem ajudar a monitorar a saúde do gado. Identificar o gado doente ou em risco pode conduzir o tratamento precoce e proteger o resto do estoque.

8. Carros Conectados

Os carros de hoje são movidos tanto por software quanto por seus motoristas. Os fabricantes de automóveis modernos estão usando dados de sensores para entender os padrões de direção e o uso de veículos pelos clientes.

Os dados da IoT-stream também são aproveitados para fornecer serviços de manutenção preditiva. Os dados coletados também são monetizados pelos fabricantes de automóveis, vendendo os dados para as seguradoras, para que possam calcular com precisão o prêmio e promover uma direção segura.

9. Cadeia de Suprimentos e Logística

Um exemplo inspirador é a Amazon. Os dispositivos de IoT incorporados na carga melhoram sua visibilidade e rastreabilidade em tempo real. Por ter essas organizações de informação pode eliminar todas as ineficiências e otimizar todo o processo. Essa transparência também ajuda a melhorar a satisfação do cliente.

Em breve, bilhões de dispositivos em todo o mundo estarão conversando entre si com intervenção humana limitada. Isto irá conduzir uma enorme mudança na nossa maneira de viver e trabalhar. O futuro contém muitas possibilidades interessantes – e esses 9 exemplos do que já está sendo feito oferecem uma visão fascinante do potencial da IoT.

Sabia que você pode unir IoT a aplicativos móveis? Tem uma ideia? Nós podemos te ajudar, solicite um orçamento!


  • Luis Otávio
  • Diretor de Marketing
  • Mineiro de Ouro Branco. Apaixonado por esportes. Graduando em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em Administração me proporciona uma visão otimizada do mercado.Marketing digital é o bom e velho marketing porém com ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *