IoT: 11 exemplos de aplicativos bem-sucedidos

Tags:    

Receba atualizações semanais no e-mail

Com o aumento do número de dispositivos conectados, os aplicativos de IoT estão se espalhando, expressando a ambição de seus criadores, e estão prontos para uma explosão. Em 1990, havia apenas 300 mil dispositivos conectados. Este número deve chegar a 1 trilhão até 2025. Segundo o Gartner, a previsão para o ano de 2022 é que passe de 50 bilhões conectados à tecnologia IoT. 

Smart TVs, consoles de jogos, smartwatches e equipamentos fitness estão constantemente tomando notas sobre seu comportamento, padrões de uso e suas preferências para oferecer uma experiência personalizada ao consumidor.

Os aplicativos de IoT serão acionados por dispositivos inteligentes em uso. De acordo com a pesquisa do KRC Research, os 5 principais dispositivos de IoT serão no campo de aparelhos inteligentes (37%), medidores de energia inteligentes (25%), dispositivos vestíveis (13%), carros conectados (10%) e dispositivos de saúde inteligentes (10%).

Relatório sobre IoT
Relatório da GSMA baseado na pesquisa feita pela KRC Research

O 5G promete trazer grandes inovações para a tecnologia IoT. Isso porque a internet das coisas existe a partir da conexão entre os dispositivos e, com o 5G, essa conectividade ficará ainda maior.

Com uma velocidade de transmissão maior e também com a capacidade de suportar muito mais dispositivos conectados ao mesmo tempo, o crescimento dessas duas tecnologias andam juntas.

Com esta informação em mente, vamos olhar para as aplicações mais comuns da IoT no mundo real.

Casas Inteligentes

Esse é o mais popular de todos os exemplos de IoT. Segundo o Google, as casas inteligentes são a aplicação IoT mais amplamente pesquisada na rede. A segurança e o custo de possuir uma casa são as principais preocupações de um proprietário.

Agora imagine, você pode monitorar a segurança de sua casa durante as férias. Não será ótimo se você puder ligar o ar-condicionado 10 minutos antes de chegar a sua casa do escritório ou desligar para evitar desperdício de eletricidade quando ninguém estiver em casa? O enorme potencial nessa área já levou a mais de US$3 bilhões em financiamento para essa linha de negócios.

Empresas que são referências em produtos voltados para tecnologia, como a Philips, já criaram uma iluminação inteligente. Outras empresas domésticas inteligentes, como Google Nest, Ecobee, Ring e August e Amazon têm crescido e se tornado nomes conhecidos nos últimos anos. Além disso, dispositivos que contribuem para tornar casas em uma casa inteligente têm se popularizado, podendo montar toda a sua casa inteligente utilizando produtos da Amazon ou da LG, por exemplo.

A Apple também tem feito avanços dentro da área de casas inteligentes. Além do HomePod, aparelho de inteligência virtual concorrente de aparelhos como o Echo Dot e Google Nest Mini, a empresa tem dispositivos que foram projetados nativamente para funcionar no sistema Apple de casa inteligente, conhecido como o HomeKit.

QR Code HomeKit da Apple
QR Code que caracteriza o HomeKit da Apple.

Wearables

Wearables já fazem parte de nossas vidas diárias. Smartphones, relógios, Fitbit e outros rastreadores de saúde conectados à internet fazem parte do ecossistema da IoT.

Esses dispositivos constantemente transmitem dados sobre suas preferências e informações que você pode estar procurando, por exemplo como está sua saúde e seu sono. Aplicações wearables parecem ter explodido no entretenimento como por exemplo na indústria dos jogos, na forma física e no campo da saúde.

Interface com informações coletadas por um SmartWatch
Informações dadas por um SmartWatch

Casos de uso interessantes também estão surgindo a cada dia em cenários empresariais como para fazer manutenção industrial, cadeia de fornecimento e logística, além de treinamento e aprendizado. Outro exemplo são mineradoras que usam wearables para aumentar a segurança dos trabalhadores. Grandes nomes como Apple, Samsung e Motorola já realizaram grandes investimentos em wearables.

Realidade aumentada e realidade virtual

Ainda com o uso de wearables, as tecnologias de realidade aumentada e virtual têm se tornado um dos principais assuntos quando falamos dos próximos passos da internet. Principalmente com a criação de mundos virtuais como o metaverso, a procura por óculos inteligentes e óculos de realidade virtual tem ganhado força.

Para além de novos ambientes virtuais, os óculos de realidade aumentada também contribuem para melhorar a acessibilidade. O novo lançamento do Google, apresentado no Google I/O de 2022, traz como uma das suas inovações a tradução simultânea de idiomas. Essa ideia vai ajudar tanto as pessoas com deficiência auditiva quanto pessoas que estão em outros países e não conseguem se comunicar muito bem usando outra língua.

A partir dessas novas tecnologias será possível encontrar novas formas de se comunicar e interagir com os outros. Além de já ser possível ir em shows exclusivos, fazer compras e usar a realidade aumentada para otimizar operações, solucionando problemas dentro do próprio ambiente virtual.

Cidade Inteligente

As cidades inteligentes como um conceito estão gerando muito hype e os governos em todo o mundo já estão empreendendo projetos ambiciosos para converter suas áreas urbanas em cidades inteligentes.

Usando dados de vários sensores, a IoT pode ajudar a resolver problemas como tráfego, gerenciamento de energia, gerenciamento de resíduos e segurança pública.

Esta é uma área muito promissora, dada a crescente urgência de encontrar soluções eficientes e sustentáveis ​​que impactam a vida do número máximo de pessoas.

Beacons

As gigantes do varejo já estão aproveitando a IoT para melhorar a experiência do cliente. Usando Beacons, eles estão obtendo informações a partir do movimento de multidões e ajustando o posicionamento do produto. Também é possível obter mais informações sobre o comportamento do cliente com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor.

Os Beacons também são usados para outras funções além do comercial, podendo ser utilizados até para melhorar a acessibilidade de um espaço público ou reduzir os riscos de acidentes em estradas. Ideia que anda em conjunto com os projetos de cidades inteligentes.

Cuidados de Saúde

Esta ainda é a gigante adormecida – mas com o maior potencial de impacto generalizado na sociedade. Devido ao surgimento de aparelhos de saúde conectados, pode ser mais fácil para os cuidadores analisar os dados coletados e modificar os tratamentos para pacientes específicos.

Hospitais Inteligentes estão usando dispositivos conectados para melhorar a experiência do paciente, fornecer melhores cuidados e alcançar um impacto positivo nos resultados de seus negócios também. O potencial se estende para o mundo do consumidor também.

A Walgreens, por exemplo, criou um programa de fidelidade o qual, se você queimar um certo número de calorias, conforme refletido em seu dispositivo wearable, poderá acumular pontos que podem se tornar descontos durante sua próxima compra de receita médica.

Gestão de Energia

A IoT não está apenas tornando as redes elétricas mais inteligentes, mas também mais confiáveis. A premissa é que os dados coletados ajudarão as empresas de serviços públicos a analisar onde e quando a energia é necessária, assim o fornecimento pode ser canalizado para essas áreas, reduzindo assim o desperdício.

A análise preditiva pode ajudar a impulsionar a eficiência e também desempenha um papel fundamental na manutenção preditiva da rede e da infraestrutura de transmissão.

Agricultura

As implicações nesta área são profundas. Alimentar a crescente população do mundo é uma preocupação no topo da agenda dos governos em todo o mundo. É aqui que a agricultura inteligente e a IoT podem se unir para fazer uma diferença real.

Os dispositivos podem ser usados ​​para medir a saúde do solo, incluindo o conteúdo de umidade e nutrientes. Com base nessas informações, o uso de água e fertilizantes podem ser personalizados.

Na indústria pecuária, os dispositivos podem ajudar a monitorar a saúde do gado. Identificar o gado doente ou em risco pode conduzir o tratamento precoce e proteger o resto do estoque.

Carros Conectados

Os carros de hoje são movidos tanto por software quanto por seus motoristas. Os fabricantes de automóveis modernos estão usando dados de sensores para entender os padrões de direção e o uso de veículos pelos clientes.

Os dados da IoT-stream também são aproveitados para fornecer serviços de manutenção preditiva. Os dados coletados também são monetizados pelos fabricantes de automóveis, vendendo os dados para as seguradoras, para que possam calcular com precisão o prêmio e promover uma direção segura.

Dentro do mercado de automóveis todos os olhos estão voltados para os carros autônomos — aqueles que não precisam de um motorista para se locomover e chegar até o lugar esperado. Essa inovação só é possível graças à tecnologia IoT, assim é coletado e processado uma grande quantidade de dados e as informações são passadas para o carro conectado.

Cadeia de Suprimentos e Logística

Um exemplo inspirador é a Amazon. Os dispositivos de IoT incorporados na carga melhoram sua visibilidade e rastreabilidade em tempo real. Por ter essas organizações de informação, pode eliminar todas as ineficiências e otimizar todo o processo. Essa transparência também ajuda a melhorar a satisfação do cliente.

Em breve, bilhões de dispositivos em todo o mundo estarão conversando entre si com intervenção humana limitada. Isto irá conduzir a uma enorme mudança na nossa maneira de viver e trabalhar. O futuro contém muitas possibilidades interessantes – e esses 11 exemplos do que já está sendo feito oferecem uma visão fascinante do potencial da IoT.

Sabia que você pode unir IoT a aplicativos móveis? Tem uma ideia? Nós podemos te ajudar, solicite um orçamento!

Tópicos

3 respostas

  1. Bom dia, me chamo Ana e estou fazendo curso na FGV em formação executiva em Gestão da Inovação e tecnologia – indústria 4.0 e tenho buscado ampliar meus conhecimentos em IOT e inclusive fazendo um curso de introdução ao IOT na CODEIoT. Gostei muito deste artigo, ele abriu minha mente para uma infinidades de possibilidades usando a internet da coisa. Parabéns!!!

  2. Meu nome é ADRIANO, atualmente estou cursando Superior em IOT aqui em SP capital onde moro. Gosto demais de tecnologia e e hoje na minha profissão de Eletricista sei que é fundamental entender das inovações que não param de surgir. Encontrei vocês na internet pesquisando por projetos de IOT (matéria do curso, claro). Parabéns pela matéria.

    1. Olá, Adriano! E ainda temos muitas coisas que estão por vir que nem façamos ideia. Espero que uma das grandes inovações saia de você! E que bom que gostou do conteúdo. Se quiser receber mais matérias parecidas, assine nossa newsletter e não deixa de nos acompanhar no blog 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas