smartwatch

Smartwatch: 7 benefícios de ter um no seu dia a dia

A internet das coisas chegou no brasil, e está ganhando cada vez mais espaço nos objetos do nosso dia a dia. Os wearables são exemplos práticos dessa aplicação. Dentre eles, se destaca o relógio inteligente, mais conhecido como smartwatch. A inovação aumenta as possibilidade de interação, conectividade e práticas de comunicação que ultrapassam a utilização de um smartphone.

Trouxemos 7 benefícios que um smartwatch traz para seu dia a dia:

Confira 7 benefícios de ter um smartwatch no seu dia a dia

1. Notificações e alertas

É muito mais prático receber suas notificações e alertas ao alcance do seu pulso. Ler mensagens, enviar fotos, vídeos e acessar documentos. Imagine todas essas funções com a praticidade do seu alcance.

Além de ser uma economia de tempo, por muitas vezes seu celular pode estar distante com um smartwatch esses problemas estariam resolvidos.

A comodidade que possuir um smartwatch te possibilita no dia a dia é incontestável. O tempo é um recurso escasso atualmente, e com essa tecnologia você é capaz de economiza-lo.

Outro benefício é que além das notificações próprias do seu do seu celular é possível ver as notificações de aplicativos. Assim fica mais rápido ver quem curtiu suas postagens no Instagram, Facebook ou Twitter e claro, ler as mensagens recebidas via WhatsApp ou até mesmo seus e-mails.

Para evitar que seu smartwatch vibre a todo momento tirando sua atenção é disponível em todos os modelos  personalizar quais notificações de redes sociais deseja receber.

2. Aplicativos nativos

É possível, dependendo do modelo do seu smartwatch, instalar aplicativos nativos para ele. Ou seja, você pode ter o aplicativo exclusivamente em seu relógio, sem tê-lo no seu smartphone. Isso porque as ferramentas mais atuais possuem um espaço próprio de armazenamento.

Com essa funcionalidade você consegue utilizar melhor o espaço de armazenamento do seu celular permitindo que você tenha mais funções ao seu dispor.

Outro aspecto relevante é a opção de acessar seus aplicativos apenas pelo relógio, sem ter que retirar seu celular do bolso.  Com um smartwatch a facilidade estará sempre com você.

A segurança também é um fator. Ter um smartwatch pode oferecer ao usuário, em muitos momentos, uma tranquilidade. Já que com o relógio é possível visualizar as aplicações do celular sem utilizá-lo.

Caso você tenha um negócio com um aplicativo próprio, um smartwatch é interessante também para aumentar ainda mais a interatividade com os usuários do app. Isso vai aumentar o engajamento com esses usuários, além de aumentar o número e o tempo das sessões no seu aplicativo. Com isso seu aplicativo vai ser encontrado mais facilmente nas lojas de aplicativos.

Sua empresa possui um aplicativo e você usa smartwatch? Comente aqui para gente sobre sua experiência.

3. Fazer e receber ligações

Os smartwatches são capazes de receber, efetuar ligações, ou até mesmo rejeitar chamadas assim como a função de um smartphone. O mecanismo funciona em conjunto com o bluetooth do seu celular. Portanto deve-se considerar a distância que você vai estar do seu aparelho.

Se você estiver perto, pode atender pelo próprio relógio. Mas caso não queira utilizar o viva-voz, você terá que pegar o telefone para falar. Alguns modelos estão avançando cada vez mais nesse sentido. O objetivo é que não precise mais utilizar o celular para atender chamadas.

smartwatch ligações

Uma das vantagens desse método é que você pode ignorar facilmente uma ligação, principalmente quando está dirigindo ou ocupado com outra tarefa específica.

4. Economia de bateria

Smartwatches com telas e-ink têm autonomia de bateria de quatro a cinco dias com um carregamento. Esse tipo de tela é conhecido como papel virtual, e é muito comum em dispositivos de leitura, como o Kindle. E agora também há smartwatches fabricados com essa tecnologia.

No entanto, a maioria dos smartwatches com telas coloridas tendem a durar um ou dois dias entre cargas. A duração da bateria depende do seu uso e quantas funcionalidades irá realizar com o smartwatch.

Como as aplicações são infinitas e muito semelhantes a um smartphone de última geração, é normal que os relógios mais atuais tenham um gasto de bateria maior, porém ainda assim duram o equivalente a uma bateria de celular. Não diminuindo sua capacidade de carregamento por aumentar suas aplicações. Smartwatches com capacidades de voz não vão durar tanto tempo quando você os usar como telefones.

Existem modelos que possuem tanto um carregamento via cabo quanto carregamento magnético. Alguns possibilitam os dois tipos, o que pode dar uma portabilidade melhor para seu modelo de relógio inteligente.

Dependendo do modelo e da forma de usar o seu smartwatch a bateria do dispositivo pode durar até mais que um dia. Porém o fator crucial é dividir as funções com seu smartphone para economizar a bateria do seu celular.

Assim você acumula dois aparelhos, com utilidades diferentes, porém complementares. Isso vai ajudar a manter os dois carregador e ao seu dispor durante o dia.

5. Usar o GPS de forma inovadora

O GPS do celular já é muito útil, mas a mobilidade de ter a rota traçada ao alcance dos olhos em seu pulso pode ser muito cômodo. Além de muito mais seguro do que um smartphone, já que com o smartwatch você não precisa retirar as mãos do volante para saber sua navegação.

E o mais importante, a toda instrução ou mudança de destino seu relógio inteligente emite uma notificação por meio de uma vibração. Esse mecanismo faz com que o motorista fique sempre  atento além de antecipar a ação que terá que fazer durante o caminho traçado. Por exemplo, quando na rota selecionada você tem que virar uma rua o relógio emite uma vibração em seu pulso.

smartwatch gps

Claro que todas as funcionalidades do smartwatches podem ser reproduzidas em um smartphone, porém ideia não é que uma dispositivo substitua a outra e sim e as duas juntas se complementam.

6. Enviar e responder mensagens usando a voz

Um smartwatch tem a funcionalidade de enviar mensagens utilizando apenas a voz. Esse mecanismo pode ser usado em todas as marcas e modelos mudando apenas o comando dependendo do sistema operacional que você utilizar.

Em um sistema android, por exemplo, com apenas um “Ok, Google. Enviar mensagem para Carlos ‘Vamos jantar?'” e pronto. O smartwatch busca em sua lista de contato o nome “Carlos” e envia automaticamente uma SMS com os dizeres “Vamos jantar?”.  Assim você não precisa parar de fazer outras atividade para enviar de forma manual a mensagem que deseja.

Estar em um ambiente sem ruídos externos pode ser essencial para que sua mensagem chegue sem erros ou alterações nos dizeres. Porém, se não for possível existe sempre a possibilidade de se divertir com as palavras trocadas que seu relógio inteligente não captou perfeitamente.

Usar essa funcionalidade realmente é super prático e te poupa tempo. Além de não ser necessário estar com seu celular sempre em mãos para enviar uma resposta rápida a alguma mensagem.

7. Vida saudável

O estilo de vida saudável está crescendo cada vez mais nos dias de hoje. Nada melhor do que ter mecanismos em seu dia a dia que te ajudem a seguir esse estilo. E adivinhem, isso também é possível com um smartwatch.

Alguns modelos mais atualizados possuem a possibilidade de medir batimentos cardíacos, calcular sua frequência, contar seus passos e ainda te lembrar de fazer suas atividades físicas diárias. Ou seja, praticamente um personal te acompanhando 24h e com auxílio de seus dados atualizados a todo momento.

Para melhorar ainda mais sua experiência existem os aplicativos fitness. Eles são focados em exercícios físicos e em dietas, para que o usuário consiga manter uma vida mais saudável. E conciliar essas plataformas com as funcionalidades oferecidas por seu smartwatch é, com certeza, sinônimo de qualidade de vida e praticidade.

smartwatch fitness

Ou seja, além de todas as qualidades apresentadas a experiência de um smartwatch pode ser ainda mais amplificada com suas funcionalidades e juntar com os aplicativos que já existem e ajudam demais nas práticas que você pretende. Como você está pensando em usar um smartwatch? Conte pra gente aqui nos comentários.


  • Laryssa Gabellini
  • Analista de redes sociais e marketing digital
  • Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida.

One thought on “Smartwatch: 7 benefícios de ter um no seu dia a dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *