Smartwatch: 11 benefícios de ter um no seu dia a dia

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

A internet das coisas chegou no Brasil, e está ganhando cada vez mais espaço nos objetos do nosso dia a dia. Os wearables são exemplos práticos dessa aplicação.

Dentre eles, destaca-se o relógio inteligente, mais conhecido como smartwatch. Existem vários benefícios de ter um smatwatch, como o fato dele aumentar as possibilidades de interação, conectividade e práticas de comunicação que ultrapassam a utilização de um smartphone.

O que é um smartwatch?

Smartwatch é um relógio digital que apresenta diversas outras funcionalidades para além de apenas ver as horas e marcar um despertador. Ele suporta diversos aplicativos e alguns modelos têm tela sensível ao toque, o que deixa tudo muito mais prático.

Suas funcionalidades variam de acordo com cada modelo e marca. No entanto, a grande parte dos smartwatches possuem funcionalidades como contador de passos e também monitora sinais vitais, como a frequência cardíaca (outros realizam até eletrocardiograma). Além disso, ele serve para mandar e receber mensagens e até fazer pagamentos!

A comodidade que um smartwatch te possibilita no dia a dia é incontestável. O tempo é um recurso escasso atualmente, e com essa tecnologia você é capaz de economizá-lo.

Até aqui já deu pra perceber como o smartwatch pode melhorar seu cotidiano. Mas, se ainda assim, você ainda não está convencido dos benefícios de ter um smartwatch, vou apresentar pra você uma lista de 11 benefícios que um smartwatch traz para o seu dia a dia:

11 benefícios de ter um smartwatch no seu dia a dia

Mais resistente e personalizável

Um dos benefícios de ter um smartwatch é poder personalizar seu relógio inteligente da forma que mais te agradar. Os smartwatches disponibilizam diversos modelos de mostrador e várias opções de pulseiras, de acordo com o gosto pessoal.

Além disso, são muito resistentes, ideal para aqueles que gostam de praticar atividade física. Alguns modelos de smartwatches são resistentes à água, o que é ótimo para quem pratica natação ou surfe. E, se você ainda quer se sentir mais seguro, tem diversas películas protetoras disponíveis para os relógios.

Notificações e alertas

É muito mais prático receber suas notificações e alertas ao alcance do seu pulso: ler mensagens, enviar fotos, vídeos e acessar documentos. Imagine todas essas funções com a praticidade do seu alcance. Assim, fica mais rápido ver quem curtiu suas postagens no Instagram, Facebook ou Twitter e claro, ler as mensagens recebidas via WhatsApp ou até mesmo seus e-mails.


Grande parte dos modelos disponibiliza a opção de personalizar as notificações de redes sociais que deseja receber. Isso ajuda a evitar que seu smartwatch vibre a todo momento, tirando sua atenção.

notificações no smartwatch

NFC para pagamentos

Uma função que está ganhando a admiração de muitos amantes de smartwatches é poder fazer pagamentos por aproximação através do seu relógio inteligente. Essa função é possível com o uso da tecnologia NFC.

A função traz muito mais praticidade para o usuário, até porque ele consegue cadastrar seus cartões nas carteiras digitais de seus smartwatches. Dessa maneira, você não precisa pegar o cartão toda vez que precisar efetuar um pagamento. Essa tecnologia ainda não está presente em todos os modelos, mas tudo indica que é uma função que chegou para ficar.

Aplicativos nativos

aplicativos para smartwatch

É possível, dependendo do modelo, instalar aplicativos para seu smartwatch ou Apple Watch. Ou seja, você pode ter o aplicativo exclusivamente em seu relógio, sem tê-lo no seu smartphone.

Isso porque as ferramentas mais atuais possuem um espaço próprio de armazenamento. Com essa funcionalidade, você consegue utilizar melhor o espaço de armazenamento do seu celular, permitindo que você tenha mais funções ao seu dispor.

Segurança

A segurança também é um fator. Ter um smartwatch pode oferecer ao usuário, em muitos momentos, uma tranquilidade.

Isso porque com o relógio é possível visualizar as aplicações do celular sem utilizá-lo. Assim, você corre menos risco de ter seu celular furtado. 

Interatividade

Caso você tenha um negócio com um aplicativo próprio, um smartwatch é interessante também para aumentar ainda mais a interatividade com os usuários do app.

Isso vai promover o engajamento com esses usuários, aumentando o número e o tempo das sessões no seu aplicativo. Dessa forma, seu aplicativo vai ser encontrado mais facilmente nas lojas de aplicativos.

Fazer e receber ligações

Os smartwatches são capazes de receber, efetuar ligações e até mesmo rejeitar chamadas, assim como a função de um smartphone. Em alguns dispositivos, o mecanismo funciona em conjunto com o bluetooth do seu celular. Portanto deve-se considerar a distância que você vai estar do seu aparelho.

Se você estiver perto, pode atender pelo próprio relógio. Alguns smartwatches, como por exemplo o Galaxy Active e o Apple Watch, permitem atender pelo relógio e falar através dos fones de ouvido. Mas, dependendo do modelo de smartwatch, caso não queira utilizar o viva-voz, você terá que pegar o telefone para falar.

ligações no smartwatch

Há também dispositivos que já são feitos com a possibilidade de inserir um Chip SIM. Nesses casos, é possível atender e fazer ligações mesmo que o smartphone esteja distante, tornando o relógio independente.

Uma das vantagens desse benefício para smartwatch é que você pode ignorar facilmente uma ligação, principalmente quando está dirigindo ou ocupado com outra tarefa específica.

Carregamento do smartwatch

Existem modelos que possuem tanto um carregamento via cabo quanto carregamento magnético. Alguns possibilitam os dois tipos, o que pode dar uma portabilidade melhor para seu modelo de relógio inteligente.

Dependendo do modelo e da forma de usar o seu smartwatch, a bateria do dispositivo pode durar até mais que um dia. A dica é dividir as funções com seu smartphone para economizar a bateria do seu celular.

Assim você acumula dois aparelhos, com utilidades diferentes, porém complementares. Isso vai ajudar a manter os dois carregados e ao seu dispor durante o dia.

Usar o GPS de forma inovadora

O GPS do celular já é muito útil. No entanto, a mobilidade de ter a rota traçada ao alcance dos olhos em seu pulso pode ser muito cômodo, e também mais seguro na hora de dirigir. Isso porque, com o smartwatch, você não precisa retirar as mãos do volante para saber sua navegação.

A toda instrução ou mudança de destino, seu relógio inteligente emite uma notificação por meio de uma vibração. Alguns modelos trazem orientações via áudio. Esse mecanismo faz com que a pessoa no volante fique sempre atenta, além de antecipar a ação que terá que fazer durante o caminho traçado.

Por exemplo, quando na rota selecionada você tem que virar uma rua, o relógio emite uma vibração em seu pulso.

GPS no smartwatch
Print do aplicativo Mapas do Apple Watch. Nesse aplicativo a assistente virtual fala qual direção deve ser feita a conversão.

Claro que todas as funcionalidades do smartwatches podem ser reproduzidas em um smartphone. Porém, a ideia não é que um dispositivo substitua o outro e sim que as duas juntas se complementam.

Enviar e responder mensagens usando a voz

Um outro benefício de ter um smartwatch é a funcionalidade de enviar mensagens utilizando apenas a voz. Esse mecanismo está disponível para algumas marcas e modelos, mudando apenas o comando dependendo do sistema operacional que você utilizar.

Em um sistema android, por exemplo, com apenas um “Ok, Google. Enviar mensagem para Carlos ‘Vamos jantar?’” e pronto. O smartwatch busca em sua lista de contatos o nome “Carlos” e envia automaticamente uma SMS com os dizeres “Vamos jantar?”.

Assim você não precisa parar de fazer outras atividades para enviar de forma manual a mensagem que deseja.

Os assistentes virtuais possibilitam ainda mais funcionalidades, como a criação de lembretes. Basta dizer “E aí, Siri. Me lembra de…” que a assistente da Apple irá te enviar uma notificação de lembrete na data e horário determinado por você.

Dica:

Estar em um ambiente sem ruídos externos pode ser essencial para que sua mensagem chegue sem erros ou alterações nos dizeres. Porém, se não for possível, existe sempre a possibilidade de se divertir com as palavras trocadas que seu relógio inteligente não captou perfeitamente.

Usar essa funcionalidade realmente é super prático e te poupa tempo. Além de não ser necessário estar com seu celular sempre em mãos para enviar uma resposta rápida a alguma mensagem.

Vida saudável

O estilo de vida saudável está crescendo cada vez mais nos dias de hoje. Nada melhor do que ter mecanismos no seu dia a dia que te ajudem a seguir esse estilo. E adivinhem, isso também é possível com um smartwatch.

A maioria dos modelos atuais possuem a possibilidade de medir batimentos cardíacos, calcular sua frequência, contar seus passos e ainda te lembrar de fazer suas atividades físicas diárias. Ou seja, praticamente um personal te acompanhando 24h e com auxílio de seus dados atualizados a todo momento.

Para melhorar ainda mais sua experiência, existem os aplicativos fitness. Eles são focados em exercícios físicos e em dietas para que o usuário consiga manter uma vida mais saudável.

Além disso, os smartwatches também têm a função de monitorar o sono. Assim, você consegue saber como está a saúde do seu sono e o que precisa ser feito para melhorar.

Fora que também tem a funcionalidade do despertador silencioso.

interface de monitoramento do sono

Com seu smartwatch você pode programar o despertador e, quando chegar a hora marcada, ele irá vibrar, acordando apenas quem está com o relógio e sem fazer barulho no ambiente.

Conciliar essas plataformas com as funcionalidades oferecidas por seu smartwatch é, com certeza, sinônimo de qualidade de vida e praticidade!

smartwatch fitness

Curiosidade sobre smartwatches

Smartwatches com telas e-ink têm autonomia de bateria de quatro a cinco dias com um carregamento. Esse tipo de tela é conhecido como papel virtual, e é muito comum em dispositivos de leitura, como o Kindle — e agora também há smartwatches fabricados com essa tecnologia.

exemplo de smartwatch e-ink

No entanto, a maioria dos smartwatches com telas coloridas tendem a durar um ou dois dias entre cargas. A duração da bateria depende do seu uso e quantas funcionalidades irá realizar com o smartwatch.

Como as aplicações são infinitas e muito semelhantes a um smartphone de última geração, é normal que os relógios mais atuais tenham um gasto de bateria maior. Porém ainda assim duram o equivalente a uma bateria de celular.

Ou seja, além de todas as qualidades e benefícios dos smartwatches apresentados, a experiência com eles pode ser ainda mais amplificada com suas funcionalidades! Como você está pensando em usar um smartwatch? Conte pra gente aqui nos comentários!

 

Tópicos

19 respostas

  1. Excelente, imagina ler um email.. Vossa excelencia, apesar da inconstitucionalidade de blablabla..
    Kkkkk
    Por voz, papo privado da empresa ta la o idiota coxixando com o pulso e o audio sendo ouvido por todos.
    O relogio da barbie mostra as horas e nem precisa desbloquear.

  2. Sabe me dizer se o contador de passos/ batimentos cardíacos/ etc … funciona sem a presença do smartphone por perto?? Pq eu queria comprar um relógio justamente pra não levar o celular para a academia

    1. Olá, Lara. Tudo bem?
      Geralmente, os wearables vêm com memória para guardar as informações e só depois passam para o smartphone. O objetivo dos smartwatches é ter essa independência dos celulares. Portanto, você não precisa ter preocupação com isso! Até mesmo algumas smartbands, como as Mi Bands da Xiaomi, registram tudo e transferem as informações quando voltam a sincronizar com os celulares. Então também são opções que possam te agradar, ainda mais se for levado em consideração o preço! Fica a dica (:

  3. Esse relógio não tem muita tecnologia,o que da mais conforto é o celular,para se comunicar com o publico e a família em geral

    1. Olá, Vanessa. As imagens do artigo estão ilustrando, portanto é difícil afirmar quais modelos eles são. No entanto, te recomendo ficar atenta às fichas técnicas dos relógios que te interessam, sempre verificando se eles são compatíveis com o Android 7, que é a versão do sistema operacional dos LG K10. Há no mercado também as smartbands, que são dispositivos vestíveis para rastreio também. Possuem menos funcionalidades que um smartwatch, mas, ao depender da sua intenção de uso, podem te atender bem.
      Alguns exemplos de marcas que possuem smartwatches são a Apple, Google, Samsung. Já exemplos para smartbands temos a Huawei (com as honor band), Xiaomi (mi band), Samsung.

    1. Olá, Luan. Muitos smartwatches são a prova d’água. Recomendo que você verifique na ficha técnica de cada um se suportam e até quantos metros.

    1. Olá, Andréa. Alguns dispositivos que possuem oxímetro são:
      • Amazfit Bip U
      • Amazfit Band 5
      • Mi Band 5
      • Apple Watch Series 6
      • Huawei Watch GT 2e
      • Samsung Galaxy Watch 3

  4. Olá, primeiramente parabéns pelo blog, as informações são ótimas.

    A dúvida é se todos vem com GPS e se o app do cel tem função paga ou vem com tudo liberado por já ter comprado o smartwatch?

    Gratidão, vamos acompanhar o trabalho de vocês!

    1. Olá! Que bom que gostou do blog! Escrevemos com muito carinho e zelo pelas informações. Quanto a sua dúvida, nem todo smartwatch tem GPS, então, na hora de comprar, é bom dar uma conferidinha. Os relógios possuem seus próprios aplicativos, geralmente gratuitos. Há versões pagas de apps, mas neste caso são de terceiros e não do próprio fornecedor do dispositivo. Exemplo: o Apple Watch tem um app nativo de monitoramento de sono, mas também posso baixar outros apps com o mesmo propósito, sendo alguns deles pagos.

      Espero ter esclarecido sua dúvida. Abraço!

  5. Olá, trabalho com dois whats, o comum e o business, posso receber mensagens de ambos no Smartwatch?
    Belo post, parabéns.

    1. Ei, Wellington! Que bom que gostou do conteúdo! Você consegue receber a notificação de ambos sim. Os smartwatches vão enviar notificações dos aplicativos que você configurar 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas