9 aplicativos fitness para uma vida mais saudável

Nossa relação com a saúde mudou. Estamos mais preocupados com a qualidade de vida e em nos orientar conforme as diretrizes fitness. Afinal, já existem novas formas de acesso às orientações para uma vida mais saudável, como franquias de academias, dispositivos e aplicativos fitness.

Este aumento no interesse em adotar uma vida saudável é evidente com o faturamento do aplicativo fitness Strava, cuja receita de julho de 2020 foi 4,3x maior que o do ano anterior, conforme a Sensor Tower. Nós vamos entender o porquê do sucesso do Strava e conhecer demais outros aplicativos fitness para uma vida saudável através de aplicativos de musculação e alimentação.

Strava

Merecedor do selo de escolhido pelos editores da Play Store e da App Store, o Strava é um excelente aplicativo fitness para exercícios e tracking. Com ele você pode se rastrear todas as suas atividades fitness, desde a corrida, pedalada, caminhada, surf, canoa, patinação no gelo, dentre muitas outras modalidades de esportes. Assim é fácil saber quantos quilômetros foram percorridos durante o exercício e tempo de atividade.

O Strava também se destaca por ter versão disponível nos smartwatches da Apple e da Samsung, o que adiciona funcionalidades como rastreio das frequências cardíacas e mais.

E como fazer exercícios sem companhia pode ser ruim, o app te conecta com uma comunidade de atletas para trocar experiências e ainda participar de competições. Vale ressaltar que quem cumprir com as metas dos desafios ganha medalhas virtuais e, em alguns casos, prêmios em descontos para compras de acessórios esportivos.

O aplicativo fitness é incrível para quem quer se manter em constante motivação para os treinos, especialmente porque ele traz treinos personalizados. No entanto, acessá-los requer assinatura de planos. Logo, a versão gratuita dele permite poucas funcionalidades como o tracking e as competições.

O Strava está disponível na App Store e Play Store.

MyFitnessPal

A equação para ter os resultados desejados depende dos exercícios e alimentação. É importante que tenhamos um controle da ingestão calórica para garantir que estejamos em déficit ou superávit calórico e, assim, chegar lá. A balança de precisão nos informa o quanto estamos ingerindo em gramas, não em calorias. Aí que o MyFitnessPal entra em cena.

Logo nos primeiros momentos dentro do aplicativo fitness, ele nos pergunta a nossa meta (emagrecer, manter peso ou perder), nível de atividade e informações básicas de peso e altura. Esses dados servirão para calcular a taxa metabólica basal e tirar a base de quantas calorias você deve ingerir para alcançar seu resultado esperado.

Além de adicionar suas refeições diárias, o MyFitnessPal também permite adicionar os exercícios realizados no dia. Pra isso, você pode contar a integração com outros aplicativos fitness para essas informações, como o Strava, BTFIT, Fitbit, Runtastic (falarei dele abaixo) e outros. Ou então, conte com a ajuda de alguma smartband ou smartwatch para contabilizar as calorias gastas e a duração dos exercícios.

Por falar em dispositivos wearable, MyFitnessPal está disponível em smartwatches da Apple e Samsung e em celulares Android e iOS.

Nike Training Club

Para quem quer treinar dentro de casa ou no ar livre, com ou sem equipamentos, em espaços grandes ou pequenos, os treinos do Nike Training Club atendem à todas as necessidades. De exercícios de musculação a Yoga, o aplicativo irá oferecer treinos orientados e de acordo com seu nível de atleta — iniciante, intermediário ou avançado.

Ao invés de ficar com uma lista de exercício e cronometrar por conta própria, o aplicativo fitness te dá todas as instruções em áudio e vídeo, o que ajuda muito a treinar sem pausas e ainda sim ter orientações para chegar no shape/objetivo que você almeja.

Na mesma lógica que o Strava, o Nike Training também possui desafios que podem virar conquistas no perfil e também uma comunidade. Como a própria Nike diz “se você tem um corpo, você é um atleta, então mexa-se conosco, treino, fique mais forte e prospere”.

Seu workout de todo dia pode te acompanhar no seu smartphone, seja ele Android ou iOS e também em Apple Watches.

Down Dog

Assim como o app da Nike, o Down Dog também oferece aulas com todas as instruções para os usuários. O diferencial é todas serem em forma de vídeo e adaptados para os diferentes níveis de habilidade: iniciante 1 e 2, intermediário 1 e 2 e avançado.

Além disso, você pode escolher o estilo da trilha sonora que irá te acompanhar ao longo dos exercícios e os ritmos deles: alt beats, ritmos alternativos (pouca letra), acústico, ambiente, espiritual, piano e cordas, ondas cerebrais, sons da natureza ou nenhuma música. 

Como existem diferentes práticas de Yoga, você pode escolher a que melhor se adequa ao seu interesse e estilo: prática completa, Hatah, gentil, restaurativo, flow rápido, sem aquecimento, Yin, Yoga na cadeira, Ashtanga, saudações ao sol e Yoga nidra.

Dentre as escolhas que o aplicativo fitness te permite fazer, há também a definição dos objetivos também: ganho de força ou flexibilidade.

Todas as orientações são em forma de vídeo, com uma pessoa realizando todos os movimentos do exercício sob orientação de uma locução. Este método se assemelha a meditação guiada, como podemos ver no vídeo abaixo:

O aplicativo fitness está disponível nas plataformas Android e iOS e as orientações estão em português.

Freeletics

O Freeletics é um aplicativo fitness voltado para o condicionamento físico. Nele podemos realizar séries de exercícios que não exigem uso de aparelhos ou equipamentos, se tratando de uma excelente opção para treinar dentro de casa. Mas, se você tiver acessórios, eles serão bem-vindos nos treinos.

São 5 os principais objetivos do aplicativo: aumento de resistência, alívio de estresse, melhorar o condicionamento físico, ganhar força ou perder peso. Ao iniciá-lo, você poderá definir 3 principais metas dentre as mencionadas e, assim, alcançar o objetivo.

Antes de iniciar, você precisa responder também qual o seu nível de condicionamento físico, variando de uma escala de “bem ruim” e “super em forma”. Em seguida, responda como você gostaria de treinar: apenas usando o peso corporal, correndo ou com barras e pesos.

Logo, os treinos poderão ser conforme os seus interesses e disponibilidade de equipamentos. No entanto, para personalizá-los ao seu objetivo, será necessário assinar planos que podem variar de 3 a 12 meses, custando de 69,90 a 239,90 reais. Você pode escolher entre apenas ter os treinos personalizados por coaches ou então somá-los com acompanhamento nutricional.

Além disso, o aplicativo fitness conta também com séries de podcasts internos com orientações para nos manter motivados e ativos, porém, em inglês. Vale destacar também que os treinos apontam os níveis de intensidade e qual a intenção dele: cardio, para os músculos, ganho de velocidade ou resistência.

Freeletics pode ser baixado em smartphones Android e iOS.

Lifesum

Assim como o MyFitnessPal, o Lifesum também é um aplicativo fitness para controle da ingestão calórica. No entanto, existem dois grandes diferenciais deste aplicativo para o concorrente: o design charmoso e as receitas para instruir os hábitos alimentares do usuário.

Porém, existem ainda mais diferenciais bastante interessantes, que são dois testes, um para identificar a dieta adequada para suas preferências alimentares (adaptando cardápios de acordo com alergias, consumo de carne e derivados de origem animal, etc) e outro um questionário de 41 perguntas para apontar o quão saudável você é.

Além disso, ele também se integra aos aplicativos fitness para capturar informações acerca de exercícios. Em iPhones, por exemplo, ele se conecta ao Saúde para armazenar os dados do pedômetro.

Ainda que exista a versão gratuita que já é uma grande auxiliadora para as metas (ganhar, perder ou manter o peso) com dietas já prontas, o app fitness conta também com planos premium para adquirir receitas e dietas personalizadas. Os preços variam de 31,90 reais a 144,90.

Para portadores de Apple Watch, o Lifesum pode te acompanhar em todos os lugares. Além do aplicativo fitness ter sua versão para wearables, ele possui também uma watch face com widgets para acompanhar as estatísticas facilmente.

O aplicativo fitness está disponível em smartphones iOS e Android.

Runtastic/Running

Este aplicativo fitness passou por algumas mudanças. Seu nome anteriormente era Runtastic, já hoje é o “Running” da Adidas. No entanto, o objetivo continua o mesmo: acompanhar o trajeto dos atletas..

Ainda que existam uma série de modalidades esportivas (caminhada, trilha, ciclismo, badminton, basquete, artes marciais, alongamento, boxe, etc), o foco é para os corredores. Com o GPS ligado, o aplicativo fitness irá registrar o seu percurso, calorias queimadas e velocidade média da atividade.

Seu destaque está na sincronização com smartwatches da Polar, Garmin e Apple. Além disso, ele trás também gráfico de progresso do atleta e desafios da comunidade do aplicativo, assim como já visto em outros aplicativos mencionado nesta lista. Há também um feed de notícias da Adidas para se manter atualizado, que funciona quase como uma rede social dentro do aplicativo. Ou seja, você também pode publicar e interagir com outros atletas.

Como praticar esportes e prestar atenção ao celular é difícil, o app também se integra ao Apple Music, o que ajuda muito na hora de colocar a playlist inspiradora.

O Running está disponível em celulares Android e iOS.

Queima Diária

Não diferente dos demais aplicativos fitness, o brasileiro Queima Diária conta com muitos exercícios com focos especiais, como exercícios de combate, redução de dores nas costas, danças, fortalecimento e levantamento de bumbum, problemas com diástase, dentre muitos outros.

O interessante do app é a possibilidade de expansão de telas. Isto é, se o seu dispositivo móvel tiver uma tela muito pequena para fazer exercícios, não tem problema, pois o app permite transmissão para a televisão. Então é só clicar no ícone, assistir as vídeo-aulas na sala de casa e acompanhar todos os detalhes.

Ainda que os treinos sejam para todos os públicos, é notável o foco no treinamento de corpos femininos. Afinal, algumas das modalidades são voltadas para mulheres que passaram por gestação e que querem retomar o controle sobre seu corpo.

As possibilidades de aplicativos fitness e de outros segmentos são infinitas, até porque a App Store e Play Store estão sempre inflando. Então, que tal conhecer nossa lista de 20 aplicativos para usar durante a pandemia


  • Taysa Bocard
  • Analista de marketing
  • O interesse pela tecnologia e desejo por conhecimentos variados sempre fizeram parte de mim, isso desde a infância. Esse desejo pueril refletiu no meu cotidiano: sou jornalista engajada nas "techs". Porém, a busca pelos saberes não é a parte mais gratificante da minha atuação. Na verdade, o que mais me empolga é passar as informações para frente.

13 comentários no post “9 aplicativos fitness para uma vida mais saudável

  1. Olá,
    Concordo plenamente com o artigo!
    Afinal são pequenas atitudes que deixarão nossa saúde melhor e irão dar mais vitalidade ao nosso organismo, bem como a forma com que nos alimentamos e nos exercitamos!
    Adorei as dicas e são de extrema importância!
    Os aplicativos são otimos!

    1. Que bom que gostou Adriane. Se tiver mais alguma sugestão de aplicativo, manda pra gente. Revisamos constantemente nossos posts, podemos incluir novos apps nessa lista! 😉

      Abraço!

  2. Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabénsl

  3. Ótimas dicas! Realmente é muito dificil perder peso mas não podemos nos render ao comodismo, temos que nos movimentar para ter uma vida mais saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Que tal assinar a nossa newsletter

Conteúdos exclusivos, dicas e eBooks diretamente no seu e-mail.