20 aplicativos para usar durante a quarentena

Diante de um cenário de pandemia e quarentena, o que nos resta é fazer o possível para trazer a nossa vida externa para dentro de casa. Nosso entretenimento, trabalho, atividades físicas, estudos e outros estão todos nos padrões de regime home office. Para te ajudar, fiz uma curadoria dos aplicativos para usar durante a quarentena e que estão disponíveis para Androids e iOS. Assim será muito mais fácil pra você se guiar e conhecer excelentes opções das lojas de aplicativos!

Vamos conferir apps de:

Aplicativos de Comunicação

Como o contato físico está praticamente banido, as formas de comunicação e expressão dos nossos sentimentos e pensamentos também passam por uma transformação, nos fazendo recorrer ao mundo digital. Por isso, dos aplicativos para usar na quarentena, os de comunicação não podem ficar de fora. Das minhas indicações, irei para as menos óbvias e populares como o Whatsapp, especialmente porque ele foi o app mais baixado durante 2019 — e o segundo durante a quarentena —, então com certeza você já o conhece.

Vamos as opções:

Telegram

O concorrente do Whatsapp desempenha a mesma função de troca de mensagens instantâneas, contemplando o envio de áudios, imagens e arquivos PDFs — e também de outros formatos. Mas por que estou indicando? Um diferencial bacana do app são seus canais. Eles funcionam como grupos, porém você não precisa necessariamente de convites para participar. Basta pesquisar seus assuntos de interesse e participar de um bate-papo bacana com pessoas tão engajadas quanto você num determinado tema.

Outro destaque está no compartilhamento de fotos e vídeos. Contrário ao concorrente, suas imagens não serão compactadas, então é possível enviar imagens em alta resolução pelo app sem problemas. O Telegram está disponível também numa versão desktop para instalar no seu computador. Há também uma versão web para uso nos navegadores.

Captura de tela da versão desktop do Telegram.

Ainda digo mais: para quem gosta de personalização, com o app dá para criar temas ou escolher opções prontas, customizando as cores das letras e os planos de fundos do app conforme a sua preferência.

Bate-papo Uo

Para os antigos surfadores da internet, o Bate-papo UOL não é uma novidade. O nome já é autoexplicativo: um bate-papo que reúne diferentes pessoas com diferentes interesses para papear através de mensagens de texto.

O app tem uma sala para cada tema e os usuários podem trocar suas experiências e conhecimentos por lá. É possível também conversar com pessoas segmentadas por cidades e regiões.

Captura de tela do Bate-papo UOL exibindo as suas categorias de assuntos.

Discord

O Discord não é diferente das demais indicações. Comumente usado pelos gamers, a ferramenta cria espaço para comunicação por voz. Basta entrar no canal, ativar o microfone e falar.

O app é perfeito para as jogatinas por se tratar de um recurso leve e eficiente. Além da versão mobile, o app também tem sua versão desktop.

Ilustração de um notebook com o Discord em execução.

Aplicativos de Entretenimento

Perguntados

Os aplicativos para usar na quarentena também podem te divertir enquanto você aprende coisas novas e testa seus conhecimentos! É isso que você pode fazer com os quizzes do Perguntados. O mais legal do game mobile é colocar os conhecimentos dos seus amigos a prova também! Você pode criar partidas para competir e descobrir quem é o brainiac da turma.

Plague Inc.

Desenvolvido em 2012 e banido na China, Plague Inc. teve grande ascensão em função do cenário de pandemia. A partir de um patógeno de sua criação (vírus, bactéria ou vermes), o game mobile simula doenças e as formas de contaminação. Você vence a partida do jogo quando o seu agente infeccioso elimina toda a humanidade.

Mario Kart Tour

Toda a nostalgia e diversão que Mario Kart já nos trouxe nos antigos consoles está de volta, firme e forte nos nossos celulares. O mais interessante é poder disputar corridas com seus amigos ou demais players do mundo.

Slap Kings

O Slap Kings é o jogo mais baixado em alguns países como a França, Reino Unido e Estados Unidos. Seu sucesso gira em torno de um torneio de tapas na cara.

Aplicativos de Gastronomia

Kitchen Stories

Às vezes nos faltam criatividade quando estamos encarando a dispensa ou na hora de montar a lista de compras. Dos aplicativos para usar na quarentena, esse problema é resolvido pelo Kitchen Stories, te conectando com inúmeros chefes de cozinha e tutoriais de pratos. O aplicativo funciona quase como o Instagram: você rola o feed, encontra o que te interessou e aí se perde nas delícias. 

Quer um test-drive do app? Então se liga no vídeo abaixo:

Lista de compras – Listonic

O Kitchen Stories pode ajudar a pensar nas receitas, enquanto que a Lista de Compras vai te ajudar a anotar os ingredientes.

Além disso, ele é ótimo para aqueles que sequer conseguem lembrar dos produtos das gôndolas dos mercados e que precisam de uma mãozinha para pensar nas opções. Ele possui uma extensa lista de itens que você podem despertar o seu interesse. Assim dá pra evitar aquela situação comum de só lembrar de um produto depois de já ter feito a compra.

Captura de tela do Lista de Compras com um exemplo de lista.

Desrotulando

Prestar atenção ao que estamos colocando no nosso corpo é muito importante. Isso porque existem alimentos que não possuem valor nutritivo, causando mais mal para nosso organismo do que o contrário. Pode até te encher, mas seu corpo pouco o aproveitará.

Com o propósito de te informar melhor sobre os alimentos que o Desrotulando surge. Basta escanear o código de barras do produto com a câmera do seu celular e descobrir a pontuação do alimento e suas demais características. Garanto que será impossível se alimentar mal assim!

Captura de tela do Desrotulando mostrando a classificação do alimento NutsMil Cranberry.

E caso seu produto não esteja na lista, não tem problema, porque é só você cadastra-lo. Informe o código de barras do produto, seus ingredientes, tabela nutricional, categoria, imagens do rótulo e outras. Feito isso, é só aguardar para ter uma avaliação.

TecnoNutri

Para aqueles que querem controlar ainda mais o que estão comendo, o Tecnonutri te ajuda a acompanhar a ingestão calórica de cada refeição. Isso vai ser interessante para os objetivos de emagrecimento e manutenção do corpo. Ao inserir um ingrediente, o app automaticamente faz a separação das propriedades nutritivas dele e quantas calorias foram ingeridas. Isto é, exibe o quanto de proteína, fibra, carboidrato e gordura foram ingeridos.

Além disso, o Tecnonutri conta também com consultas online com nutricionistas, psicólogos e treinadores. As orientações de dietas e jejum intermitente também ficam disponíveis no aplicativo para celular a partir de uma assinatura premium.

Se liga nesse tutorial rápido do app feito pela Magalu:

Aplicativos de Saúde

Coronavírus-SUS

Os auto-cuidados durante a quarentena são, sem dúvidas, fundamentais para enfrentar este período difícil de pandemia. Porém, manter-se informado também é uma atividade fundamental para encarar a doença. Por isso, apps que ajudam no combate ao coronavírus estão sendo desenvolvidos. Dentre os desenvolvedores, temos o Governo Federal com o Coronavírus-SUS, o qual reúne informações acerca da enfermidade acometida pelo Covid-19.

Conheça mais sobre o aplicativo e demais outros apps para monitorar o pico do vírus no país a seguir:

Cíngulo

Não só se saúde física se faz um corpo saudável. Cuidar do bem-estar mental também é essencial para as atividades cotidianas. Para isso, conte com o Cíngulo para sessões de terapia guiada, exercícios mentais e trabalhos com a autoestima para acalentar a mente e o coração durante os momentos difíceis. O app também conta com teste de personalidade e diário das emoções.

Down Dog

Para complementar os cuidados mentais, o Down Dog vem para guiar seu yoga independente do seu nível de experiência. Seja você iniciante ou avançado, o Down Dog irá te instruir. Confira uma das aulas com o vídeo abaixo:

Desafio 30 dias

Considerando que as academias e outros espaços de exercícios estão restritos no momento, os exercícios domiciliares ganham espaço. E como nem todas as residências possuem os equipamentos de musculação, o Desafio 30 dias é uma excelente opção para se manter em movimento dentro de casa e sem a exigência de ferramentas. 

Basta responder seu sexo, quais as áreas do seu corpo que você quer dar mais atenção, suas motivações para se exercitar (confiança, projeto verão, estética, etc), seu nome, data de nascimento e demais outras informações para ter um planejamento personalizado e alcançar o seu objetivo!

Captura de tela do Desafio 30 Dias mostrando o progresso do 5º dia de exercícios.

Aplicativos para aprender

Coursera

Com o tempo livre, muitas pessoas vão querer aproveitar esses momentos para agregar novos conhecimentos. Dos aplicativos para usar na quarentena, a plataforma Coursera será uma grande aliada nisso, oferecendo cursos profissionalizantes em diferentes idiomas e de muitos segmentos. Além de contar com a versão mobile, é possível assistir as vídeo-aulas também em desktops.

O mais interessante do Coursera é a possibilidade de realizar exercícios e anexá-los para posterior correção, aprimorando ainda mais seus estudos. Estudar programação por lá é uma saída bastante interessante, pois suas linhas de código são corrigidas uma por uma, te ajudando entender as suas falhas.

Além disso, o Coursera também conta com um fórum para debater esses exercícios e demais questões pertinentes. E os responsáveis pelas respostas podem ser os próprios usuários ou os mentores do curso.

Medium

E se você tiver uma dúvida enquanto estuda pelo Coursera e quiser material extra ou pessoas que sabem do conteúdo? Simples: Medium. Ele funciona como um blog que contém conteúdo para uma imensidão de assuntos. Escolha seus temas preferidos e acompanhe as publicações referentes a eles.

Para não perder seus parágrafos favoritos, você pode grifá-los assim como fazemos nos textos impressos com as canetas marca textos. Além disso, a plataforma também te mostra os parágrafos e frases mais grifadas pelos demais leitores.

O Medium está disponível para dispositivos mobile e web também!

Hello Talk

Já pensou em aprender outros idiomas diretamente com nativos da língua? Essa facilidade está disponível no Hello Talk: escolha o idioma desejado entre as mais de 100 opções e comece a praticar. 

Captura de tela de uma conversa entre o professor e aluno de inglês, a qual o aluno agradece pela correção de uma frase incorreta.

Trivia 360

Na mesma pegada que o Perguntados, o Trivia 360 vai te ensinar através de quizzes. A classificação é livre, sendo recomendado para crianças também, especialmente devido as cores lúdicas do aplicativo. Ou seja, é uma maneira fácil de deixar as crianças atraídas e entretidas enquanto estudam com brincadeiras.

Captura de tela do Trivia 360 com o quizz com a pergunta "qual o nome da maneira em que as plantas se alimentam?".

PlayKids

E já que falamos de crianças, elas também merecem atenção nessa lista. Além de conter o clube de assinatura infantil, o PlayKids oferece diversos conteúdos educativos e jogos para entreter os pequenos. Desenhos para colorir, animações para assistir, jogos para brincar e aprender. Isso tudo e muito mais fazem parte do universo do PlayKids.

E, aí? Gostaria de acrescentar um nome para a lista dos aplicativos para usar durante a quarentena? Compartilhe nos comentários e vamos todos nos ajudar durante esse período de coronavírus.


  • Taysa Bocard
  • Analista de marketing
  • O interesse pela tecnologia e desejo por conhecimentos variados sempre fizeram parte de mim, isso desde a infância. Esse desejo pueril refletiu no meu cotidiano: sou jornalista engajada nas "techs". Porém, a busca pelos saberes não é a parte mais gratificante da minha atuação. Na verdade, o que mais me empolga é passar as informações para frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Espere! Que tal assinar a nossa newsletter

Conteúdos exclusivos, dicas e eBooks diretamente no seu e-mail.