26 Aplicativos de Apple Watch para baixar

Tags:    

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Receba atualizações semanais no e-mail

A Apple deu início ao seu legado dos Apple Watches em 2014, ano em que foi apresentado seu primeiro modelo de relógio inteligente. Nesses anos de história, já existem 7 versões do WatchOS e de dispositivos. No meio disso tudo, a criação de aplicativos para eles.

Para te poupar de garimpar os aplicativos para Apple Watch, montei essa lista de aplicativos nativos e os que você precisa baixar (clique aqui para começar a leitura por eles). Faça bom proveito!

Considerações sobre os aplicativos para Apple Watch

Existe uma seção na Apple Store de aplicativos dedicados ao Apple Watch. Mas não encontramos todos os aplicativos disponíveis nessa área. Isso porque existem os apps para iPhone que também possuem suas versões para WatchOS. Assim, nós precisamos caçar a dedo os aplicativos que podemos usufruir.

Além disso, toda vez que realizamos um download no Apple Watch, a versão para iPhone é automaticamente instalada no seu celular — o contrário também acontece. Ou seja, é importante que seu smartphone tenha espaço na memória. Da mesma forma, quando excluímos o app do iPhone, a versão do aplicativo no Apple Watch também desaparece.

Existem apps que são independentes da versão iOS, então essa “regra” nem sempre é válida. Isto é, você pode deletar alguns do iPhone e manter no watch. Vale a pena as tentativas para descobrir quais se mantém.

Aplicativos nativos para Apple Watch

Sono

Demorou, mas chegou. Até 2020, nenhum Apple Watch possuía o recurso de tracking de sono nativo. Antes era preciso baixar (em alguns casos, pagar) um app com essa funcionalidade. Essa realidade mudou com o WatchOS 7, atualização que trouxe o aplicativo Sono

Para que ele funcione, você precisa informar a sua meta de sono diária. Para essa escolha, saber o tempo de sono que funciona pra seu corpo e sua rotina é o ideal. 

Com isso, programe os horários que pretende dormir e acordar. Quando estiver no seu horário de dormir, o relógio vai substituir a watchface para uma versão simplificada. O mesmo acontece com o seu iPhone, eliminando as notificações para te afastar das distrações. Essa configuração se desativa quando você desligar o despertador ou desativ o modo sono.

Caso precise de mais foco para dormir, ative o “modo relaxar” para simplificar a tela de bloqueio mais cedo e ter atalhos para apps que vão te ajudar na missão de dormir.

Infelizmente, o aplicativo não é capaz de mensurar os níveis de sono leve, REM e profundo. No entanto, ele é bastante preciso quanto ao seu sono, porque ele sabe exatamente a hora que você levantou pra ir ao banheiro e voltar — afirmo isso por experiência própria. 

Ele sabe também quando você está apenas deitado tentando dormir e o quanto de fato dormiu. Sua frequência cardíaca durante o sono também fica registrada.

Exercício

No que diz respeito ao catálogo de práticas esportivas, o Exercício é incrível! Tem até mesmo a modalidade de dança, que foi adicionada no WatchOS 7.

De A a Z, são pelo menos 80 exercícios possíveis de serem feitos. Vamos conhecer algumas possibilidades:

  • Futebol;
  • Handebol;
  • Crossfit;
  • Funcional;
  • Barra;
  • Iatismo;
  • Kickingbox;
  • Boxe;
  • Tai Chi;
  • Luta;
  • Yoga;
  • Pesca;
  • Pular corda;

Em todos os exercícios é possível traçar metas. Se você quer passar 30 minutos pedalando ao ar livre, pode configurar que o watch vai te notificar a conquista. Se seu caso for gasto calórico, tranquilo que ele te avisa também. E a cada km percorrido, você também será notificado. 

Confira abaixo como configurar e utilizar este aplicativo nativo do Apple Watch:

Wallet

Para usuários de iPhone, o aplicativo Wallet já não é novidade. O aplicativo do Apple Pay possibilita cadastrar seus cartões e utilizá-los através do celular e também do Apple Watch.

Quando esquecemos o celular e a carteira em casa, basta dois cliques no botão do Apple Watch, aproximá-lo da maquininha e fazer o pagamento normalmente. Confira como funciona a operação no vídeo abaixo:

Infelizmente, a diversidade ainda é pequena na Apple Pay. Por enquanto só é possível adicionar cartões do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Next e Porto Seguro.

Respirar

Quem nunca respirou fundo quando estressado que atire a primeira pedra. Essa inspiração mais lenta nos traz uma sensação de alívio momentânea. Quem já frequentou Yoga sabe muito bem da importância da respiração.

O aplicativo nativo Respirar do Apple Watch tem o objetivo de te promover bem-estar. Então, eventualmente o app irá te enviar uma notificação pra você dar uma respirada.

Você pode escolher entre fazer exercícios entre 1 e 5 minutos, indo de 7 a 35 respirações.

Para te instruir nos ciclos, o Apple Watch exibe uma animação que te induz à respiração. Caso queira respirar de olhos fechados, basta confiar na vibração que o relógio emite para guiar o exercício.

Acompanhamento de Ciclo

Aproximadamente metade da população mundial possui um ciclo em comum, o menstrual. Existem diversos métodos para acompanhar o ciclo, seja através das fases da lua, calendário ou aplicativos. Este é o objetivo do Acompanhamento de Ciclo.

Além de poder anotar os dias de início e fim da menstruação, o aplicativo do Apple Watch também te informa sobre as previsões para a próxima menstruação e início do período fértil.

Registrar se o fluxo foi forte ou fraco, sintomas e se houve sangramento de escape também são possibilidades do aplicativo. Dos sintomas, é possível assinalar:

  • Cólicas abdominais;
  • Diarréia;
  • Dor na região lombar;
  • Acne;
  • Alterações de apetite;
  • Alterações de humor;
  • Alterações de sono;
  • Calafrio;
  • Dor pélvica;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no seio;
  • Outros.

ECG

O Apple Watch Series 4 foi o primeiro dispositivo com recurso para ECG. Porém, a funcionalidade não pôde ser usada enquanto não fosse liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Somente quase 2 anos depois do lançamento do quarto watch que o ECG finalmente chegou aos pulsos dos usuários.

Desde então nós podemos apoiar o dedo indicador na digital crown, aguardar 30 segundos e ter o resultado do nosso ritmo cardíaco. Recurso é válido para os relógios mais atuais que o Series 4 — exceto no Apple Watch SE.

Ao fim de toda consulta, o aplicativo ECG do Apple Watch notifica o status do nosso coração, indicando se ele é sinusal, irregular (fibrilação atrial), inconclusivo, batimentos elevados ou baixos.

Embora o aplicativo ECG não substitua exames clínicos, os relatórios gerados pelo Apple Watch podem ser exportados para avaliação médica.

Veja como é simples:

Batimentos

Um dos recursos mais populares dos wearables é o rastreamento dos batimentos cardíacos, então é claro que tem no Apple Watch também.

O diferencial do app Batimentos para os demais são os relatórios em diferentes atividades. Logo no app você pode visualizar seus batimentos do momento, quando esteve em repouso ou numa caminhada média e na sua sessão de respiração. 

E ainda tem mais! Ao fim de todo exercício você pode verificar um gráfico com seus batimentos ao longo da atividade e também a sua recuperação. Os Apple Watches se provam excelentes para atletas! 

Aplicativos de Apple Watch para baixar

Uber

Pedir um carro é ainda mais simples pelo aplicativo da Uber para Apple Watch. O app te pede apenas que seja feito o login no seu iPhone. Após isso, é só ativar os serviços de localização do relógio, clicar em solicitar e acompanhar todo o processo no pulso.

Você pode ficar de olho na distância do motorista no mapa exibido no Apple Watch. As informações do motorista e do carro também ficam disponíveis, logo abaixo do mapa.

Veja como é simples pedir um Uber no seu relógio Apple:

Mobills

O app Mobills apareceu na minha lista de aplicativos de finanças por ter sido ganhado destaque na Play Store e também por ser uma excelente plataforma de controle financeiro.

A versão para iPhone é mais completa que a do Apple Watch, pois traz mais informações e funcionalidades. Você precisa cadastrar suas informações de receitas e despesas mensais para que todo o balanço e planejamento financeiro seja feito.

São essas informações que podem ser acompanhadas na tela o seu Apple Watch, além do seu saldo do momento. 

A versão para WatchOS é mais prática para registrar seus gastos. Ao invés de sacar seu celular toda compra, levante o pulso, digite rapidamente e pronto. Todas as informações são sincronizadas com a versão iOS, o que te garante todo o controle.

Gerencianet

Com o Wallet conseguimos fazer pagamentos, mas o saldo e extrato ficam de fora e são informações interessantes de termos prontamente no pulso. Este benefício encontramos no aplicativo da Gerencianet, a Instituição de Pagamentos especialista em boletos.

O saldo e extrato ficam a poucos cliques no seu Apple Watch. E o melhor de tudo é que você pode receber uma transferência PIX através do relógio.

O aplicativo de Apple Watch da Gerencianet disponibiliza um QR Code na tela do relógio. Assim precisa apenas que o pagador escaneie o código e voilá, dinheiro na conta.

Shazam

Ouviu uma música na rua e quer muito saber o nome dela? Erga o pulso, abra o Shazam (encontrando o app no menu ou via complicações da watch face), dê um clique e aguarde. O aplicativo vai detectar o som e te informar o nome da música.

A grandiosa utilidade do aplicativo é tão simples que não precisa de mais explicações! Olha só:

Keep

O Keep é um aplicativo universal que já apareceu em outras listas de aplicativos aqui no blog da Usemobile. Por ter o aplicativo para Apple Watch, ele merece aparecer nessa lista também!

O app se trata da ferramenta de notas do Google. Com ele você pode criar seus blocos de notas e listas de tarefas. Porém, no relógio não é possível criá-las, mas sim visualizá-las.

Endel

Vamos começar pela a informação de que o Endel venceu como aplicativo do ano na App Store em 2020. Os editores das lojas de aplicativos são exigentes ao escolher apps de destaque e o Endel é de fato incrível.

Seu objetivo é criar paisagens sonoras de acordo com o seu estado de humor, condições de saúde, objetivo e ambientação. Se você precisa de concentração pra entregar um trabalho, abra o Endel, escolha a opção de “trabalho intenso” ou “concentração” e siga o flow.

O aplicativo usa as informações geradas pelo Apple Watch para criar as paisagens sonoras. Essas informações são seus batimentos cardíacos, localização, condições climáticas, hora que você acordou e se está em repouso ou atividade.

O aplicativo pode ser utilizado de forma independente do iPhone ou associada. No entanto, é necessário o uso de fones bluetooth para ouvir suas paisagens diretamente no Apple Watch.

Nike Training e Nike Run Club

Se o nativo Exercícios não for o suficiente pra você, recorra aos aplicativos da Nike para Apple Watch.

Para o iPhone existe apenas um aplicativo, o Nike Training. Porém, o app vira 2 no seu relógio, um para treinos (NTR) e outro exclusivo para corridas (NRC).

O NTR é para ser usado junto do seu iPhone. Você precisa iniciar um treino no celular e as atividades de ambos os aplicativos estarão sincronizadas. A vantagem é poder acessar as orientações no pulso e sinalizar a conclusão de uma etapa no próprio relógio. Assim você pode manter seu iPhone num lugar fixo.

Já o NRC funciona de forma independente do celular, seja para você correr ao ar livre ou em lugares fechados. Mas então qual é o diferencial desse app para o Exercícios? Correr ouvindo orientações de treinadores. Demais, não é?

Calm

Não diferente do Nike Run Club, o Calm também vai te oferecer sons e orientações, porém com o foco na respiração e meditação. 

São 4 exercícios, cada um com seu objetivo:

  • Respire para se acalmar;
  • Respire para relaxar;
  • Respire para dormir;
  • Daily Calm.

O último é uma meditação guiada de 13 minutos. Você pode fazê-los usando um fone de ouvido bluetooth ou pelo alto-falante do Apple Watch.

Se você duvida do potencial da respiração e do app, recomendo assistir o depoimento abaixo:

Metronaut

O app Metronaut já ganhou o destaque de aplicativo do dia na App Store. A versão do aplicativo para Apple Watch por enquanto possui apenas duas funções muito úteis: afinador e metrônomo!

Pra quem não tem habilidade de afinar o violão ou guitarra no ouvido, o aplicativo servirá como seu diapasão. Não tem como tocar um instrumento desafinado assim!

Ainda que se trate de uma lista de aplicativos para WatchOS, vale a pena mencionar a versão para iOS. O Metronaut para iPhone te oferece partituras de diversos instrumentos e em diferentes níveis de habilidade.

Enquanto a versão para Apple Watch é gratuita, a para iPhone é paga.

Telegram

Pode parecer desnecessário, mas conseguir responder mensagens através do relógio agiliza bastante a vida. Essa é a vantagem da versão do Telegram para Apple Watch.

No app você consegue visualizar as conversas já iniciadas, mas não é possível iniciar uma nova. Além disso, não é possível ver mensagens muito antigas, pois o aplicativo tem um limite.

Contrário ao Samsung Galaxy Active 2, por exemplo, o Apple Watch não possui um teclado para digitar as mensagens. Logo, o seu texto é fruto da áudio transcrição que o relógio faz. Felizmente, o recurso funciona bem e resulta em poucos erros — mas sempre há as exceções.

Além de mensagens, você pode enviar também as figurinhas usadas com frequência e a sua localização.

Messenger

O Messenger é uma das ferramentas do Facebook que está sempre presente no ranking de aplicativos mais baixados. A funcionalidade de mensagens instantâneas também aparece na versão de aplicativo para Apple Watch.

Você consegue enviar e receber mensagens por lá, assim como acontece no concorrente Telegram. Há um limite de mensagens disponíveis para visualizar no app, mas é o suficiente para dar continuidade a uma conversa.

Todas as suas mensagens são digitadas através da áudio transcrição. Embora na imagem abaixo a gravação de um clip de áudio, a versão brasileira do aplicativo não possui essa opção.

Lens

O nome do aplicativo automaticamente nos faz pensar em fotografia, mas não é o caso. O Lens é o que te possibilita checar o feed do seu Instagram diretamente do seu pulso.

O app requer apenas que você faça o login na versão do aplicativo para iPhone e depois é só explorar feeds e perfis no aplicativo para Apple Watch.

Existem algumas funcionalidades que ficam restritas aos assinantes da versão Premium, bem como envio de direct, fazer comentários, visualizar stories, pesquisa, visualizar perfil de usuários, entre outros. 

O principal da versão gratuita é a rolagem de feed, curtir os posts e visualizar as interações com o seu perfil.

Chirp

Se o Twitter é a sua rede social favorita, você também pode tê-la no seu pulso com o aplicativo Chirp. O único requisito para começar a usar é logar na rede pela versão de iPhone. Depois é tudo pelo seu smartwatch.

Acompanhe seu feed, curta e escreva tweets (por áudio transcrição ou teclado FlickType keyboard), dê RT, veja suas menções, seu perfil e tendências no Apple Watch. Essas são as funcionalidades da versão gratuita do Chirp.

O Chrip pro permite enviar mensagens diretas, mexer nas suas listas e fazer pesquisas.

Watch Chat

O nome do aplicativo já dá uma dica do que se trata. Já falamos de aplicativos do Messenger e Telegram, do Twitter e Instagram. Ficou faltando um dos aplicativos mais baixados: o Whatsapp.

O Watch Chat sincroniza com o seu mensageiro instantâneo assim como fazemos para o Whatsapp Web: apontar a câmera do celular para um código QR e pronto.

O aplicativo possui a mesma funcionalidade principal de receber e enviar mensagens de texto ou áudio para seus contatos.

Caso não queira utilizar o app, ainda existe a opção de responder suas mensagens através das notificações do Whatsapp no Apple Watch. 

Toda notificação tem a opção de descartar. As do Whatsapp segue o mesmo e possui também o botão “responder”. Porém, sem o Watch Chat você se limita apenas a responder às notificações e nada mais.

Spotify

Acredito que não precisa de grandes explicações sobre o que se trata o Spotify. O streaming de áudio é uma das principais plataformas para ouvirmos música e podcasts.

O Apple Watch conta com o aplicativo do Spotify para ouvir de forma independente do seu iPhone ou então integrada. O primeiro caso requer conexão com um fone bluetooth. Já na segunda opção, o relógio serve como um controle remoto do da sua playlist.

Esteja onde quer que seja, a música estará acessível!

Investing.com

Para uma pessoa dos investimentos, o Investing traz rapidamente informações das cotações e notícias sobre o mercado. 

Além disso, ele oferece também suas informações de investimentos e os seus salvos como favoritos. Para isso, você precisa estar logado na sua conta no app iOS.

Google Maps

O Google Maps é o aplicativo nº 1 para navegação, ganhando até mesmo do “Mapas” da Apple. Então, nada mais justo do que ele também ter a sua versão de aplicativo para Apple Watch.

Infelizmente, ele não funciona de forma independente. Isto é, ele apenas instrui a navegação da rota definida através do iPhone. 

Se quiser encontrar endereços e usar itinerários diretamente no Apple Watch, recomendo o aplicativo Mapas. Neste caso, ele será mais completo e independente.

Perguntados

Depois de feito o login no iPhone, responda quizzes e descubra quem é o melhor CDF no Perguntados

Assim como na versão de iOS, o jogo Perguntados te coloca numa disputa para saber quem é o maior detentor de conhecimentos gerais: você ou seu oponente. 

As perguntas são sobre ciências, esportes, geografia, artes, história e entretenimento.

Lock the Block

Não só de work out e tarefas se fazem os cotidianos. Precisamos do entretenimento também. O aplicativo Lock the Block é um jogo para Apple Watch.

O game vai testar as suas habilidades motoras e de reflexo enquanto constrói personagens, objetos e animais com bloquinhos. A aparência é bastante semelhante ao Minecraft.

O vídeo abaixo é o game rodando num celular, mas a lógica dele no Apple Watch é exatamente a mesma. Confira:

Para encerrar, uma dica!

Com certeza ainda existem muitos outros aplicativos para Apple Watch. Essa lista é apenas uma curadoria. Então, se quiser continuar na busca por aplicativos para baixar, recomendo que você abra a App Store no seu iPhone e pesquise por “for watch”.

Essa pesquisa irá te mostrar aplicativos para WatchOS, mas também haverá alguns para assistir vídeos. De toda forma, é muito mais fácil garimpar novos aplicativos com esse filtro de pesquisa aplicado.

Me conte, quais desses apps mais te atraiu e qual faltou aqui na lista? Fale tudo nos comentários abaixo e ajude a nossa comunidade de usuários de Apple Watch com mais opções!

Tópicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Junte-se a mais de 62.000 mil assinantes e tenha acesso a conteúdos exclusivos

Estamos contratando, venha conferir nossas vagas