watchOS 7: novo sistema ajuda na prevenção do Covid-19

Assim como todo ano, a Apple promoveu este mês um dos seus maiores eventos anuais, o WWDC (World Wide Developers Conference). Como de praste, a WWDC é uma grande conferência que reúne milhares de desenvolvedores e entusiastas da Apple. No entanto, em função da pandemia de Covid-19, a conferência foi remota e totalmente online. Como é comum de acontecer, foram apresentadas novidades quanto aos sistemas operacionais da marca: iOS 14 , iPadOS 14, tvOS 14, macOS Big Sur e o destaque deste artigo, o watchOS 7.

O novo sistema operacional para os Apple Watches, watchOS 7, apresenta recursos que os usuários de sentem falta nos vestíveis da Apple: rastreamento de sono. E por falar em rastreamento, foi incluso uma nova modalidade de exercício na lista de atividades. Continue lendo para conferir!

Leia também: aplicativos para usar em smartwatches.

watchOs 6 para watchOS 7: o que mudou?

Mais watch faces

Embora a Apple Store já existisse no watchOS 6, agora para o watchOS 7 haverão mais de 20 mil opções de faces disponíveis para utilizar na própria loja.

Além disso, os usuários podem encontrar outras opções de watch faces nas páginas de aplicativos de terceiros ou ainda recebê-las de amigos com o Face Sharing. O processo é bastante simples: basta clicar e pressionar a watch face favorita, clicar em compartilhar e escolher a quem disponibilizar o recurso. No caso de um site, basta encontrar o botão “Add Apple Watch Face” na página do aplicativo e incluí-la na sua biblioteca.

captura de tela do aplicativo de surfe e a watchface do app

As watch faces também são bem-vindas nas redes sociais! Como disse o vice-presidente de tecnologia da Apple, Kevin Lynch, essa é “uma ótima maneira para a comunidade de usuários do Apple Watch se conectar e ajudar um ao outro a descobrir todas as coisas incríveis que o Apple Watch é capaz”.

Personalize até ficar do seu jeito

As watch faces estão ainda mais personalizáveis, podendo acrescentar complicações — atalhos e widgets — da maneira que melhor se adeque ao cotidiano do usuário. E o mais interessante é que os desenvolvedores poderão criar suas próprias complicações de forma nativa com o framework SwiftUI.

Fique seguro na pandemia: saiba quantas vezes lavou a mão

A Apple se mostrou atenta ao contexto de pandemia com a inclusão do reconhecimento de lavagens das mãos. Este novo recurso do watchOS 7 detecta automaticamente quando o portador está lavando as mãos a partir dos sensores do relógio.

Para confirmar se o usuário está mesmo lavando a mão, o relógio ativa o microfone para reconhecer os sons. Ao identificar a atividade, ele faz uma contagem regressiva com o tempo necessário para higienizar as mãos (mínimo de 20 segundos). Se o usuário parar de lavar, a contagem pausa e só retorna quando a lavagem também for retomada. Isso aumenta a prevenção contra a doença e melhorar os hábitos de higiene pessoal.

A dança é o seu esporte? Então saiba sua performance

Um dos principais usos para os wearables é o rastreamento fitness. Como disse a gerente de tecnologias fitness da Apple, Julz Arney, o app Workout é o mais usado do Apple Watch.

Ela também contou que foram feitos ajustes nos algoritmos para detectar novos movimentos. Combinadas essas novas orientações com os sensores aceleradores e giroscópios, o Apple Watch agora é capaz de detectar a dança como atividade. Esse foi um grande desafio para a marca, pois a dança nem sempre apresenta movimentos sincronizados. 

Com a nova mudança, seja hip hop, bollywood, dança latina ou cardio, o watchOS 7 está programado para entender e oferecer suporte para a nova atividade. Assim, o usuário saberá quantas calorias foram queimadas com o exercício e por quanto tempo ele foi praticado.

Além da dança, foram adicionados treinos funcionais e precisão para a contagem de calorias gastas durante os exercícios. Todo o seu desempenho pode ser acompanhado no iPhone no app Fitness (antigo “Activity”), agora com um layout reformulado no iOS 14.

captura de tela do aplicativo de rastreamento fitness no celular e apple watch

Saiba como você dormiu!

Presente no mercado desde 2015, os Apple Watches nunca tiveram o rastreamento de sono de forma nativa. Essa espera acabou no watchOS 7! Através do acompanhamento do dia a dia do usuário, o Apple Watch irá ajudar a cumprir a meta do sono. Com o Wind Down, o watchOS 7 reduz as distrações para auxiliar no adormecer. Com esse modo ativado, o relógio ganha uma watch face simples e mantém a tela apagada enquanto não houver ativações e usos do dispositivo. 

O Wind Down conta também com um despertador que pode ser configurado para tocar de uma forma mais discreta para não acordar quem estiver no quarto com o usuário ou barulhento caso seja necessário mais estímulos para despertar. Logo ao acordar, o relógio irá exibir as principais informações como nível de bateria, previsão do tempo, horas etc.

O rastreio de sono é feito através de machine learning, que monitora as emoções e interpreta micro-movimentações para acompanhar o sono, bem como a respiração e pulsação.

captura de tela do aplicativo de rastreamento de sono no celular e no apple watch

Navegue e saiba sua localização diretamente do seu pulso

Assim como já acontece nos iPhones, o usuário pode acessar quais caminhos percorrer a pé, de carro ou bicicleta para o seu destino. Toda a experiência de um GPS pode ser aproveitada diretamente no Apple Watch, auxiliando nas direções e informações como tempo, distância, necessidade de subir escadas, presença de ciclofaixa no trajeto e outros.

Cuide da sua saúde auditiva

Com base nas recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), o WatchOS 7 irá monitorar também os níveis de decibéis que seu usuário está submetido, exibindo por quanto tempo o usuário esteve exposto a altos níveis sonoros.

Como instalar o watchOS 7?

O watchOS 7 estará disponível para o programa beta em agosto. Sendo assim, é necessário entrar no programa para testar o novo sistema operacional. A versão final será disponibilizada a partir do outono do hemisfério norte, isto é, setembro.

O sistema será compatível a partir do iPhone 6S com o iOS 14 ou posteriores.

Saiba mais!

Ainda existem muitas outras funcionalidades adicionadas no watchOS 7, bem como a tradução de idiomas da Siri. Para conferir quais outras novidades chegaram para o watchOS 7 e demais sistemas operacionais da Apple, acompanhe a WWDC 2020 por completo abaixo e o visite site oficial da Apple!

E, aí? O que achou do novo WatchOS 7? Conte suas impressões e experiências nos comentários abaixo!


  • Taysa Bocard
  • Analista de marketing
  • O interesse pela tecnologia e desejo por conhecimentos variados sempre fizeram parte de mim, isso desde a infância. Esse desejo pueril refletiu no meu cotidiano: sou jornalista engajada nas "techs". Porém, a busca pelos saberes não é a parte mais gratificante da minha atuação. Na verdade, o que mais me empolga é passar as informações para frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *