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Metodologias para desenvolver um aplicativo de sucesso!

Desenvolver um aplicativo é um processo árduo e complexo. As metodologias de desenvolvimento auxiliam a organizar e a facilitar esse processo. Algumas são tradicionais e outras conhecidas como ágeis.

Como o processo para desenvolver um aplicativo pode sofrer várias mudanças ao longo do tempo, nosso foco será nas metodologias de desenvolvimento ágil. Esse tipo foge do engessamento dos tradicionais, como o método em cascata.

As metodologias de desenvolvimento ágil permitem que o processo se adeque mais facilmente as necessidades dos clientes. Existem vários motivos para sua empresa criar um aplicativo, sendo um diferencial que garantirá que ela se mantenha competitiva no mercado. Aqui apresentaremos duas metodologias que mais utilizamos na Usemobile!

Nesse artigo você entenderá sobre duas metodologias ágeis e suas práticas:

RUP

O Rational Unified Process é uma das metodologias mais usadas para desenvolver um aplicativo, ou qualquer outro software, que procura aproximar cliente e equipe de desenvolvimento. Assim há um aumento de produtividade da equipe de desenvolvimento, que compartilhará das mesmas diretrizes, templates e ferramentas para executar o mesmo projeto.

Os envolvidos criam e mantém modelos de seus projetos, visando diminuir o acúmulo de papel. Esses modelos serão uma representação clara do que se pretende desenvolver, facilitando a integração entre designers e desenvolvedores.

Metodologias de desenvolvimento usando RUP

O RUP procura utilizar as melhores práticas de desenvolvimento de softwares, procurando atender a todo tipo de organização.

Melhores práticas do RUP

Desenvolvimento iterativo

O desenvolvimento iterativo transfere os maiores riscos para cada fase do desenvolvimento do aplicativo. Assim uma avaliação do que foi feito é realizada em cada etapa, acompanhando o progresso de perto e diminuindo os riscos totais do projeto. Também facilita realizar qualquer alteração, seja ela sugerida pela equipe ou pelo cliente.

Gerenciar requisitos

O RUP descreve como extrair, organizar, documentar as funcionalidades e as restrições do app e facilmente capturar e comunicar os requerimentos do negócio. Noções de caso de uso são uma excelente forma de captar funcionalidades e requerimentos. Isso faz com que o design e a implementação do software sejam mais assertivos, atendendo as necessidades do usuário final.

Arquitetura baseada em componentes

O processo foca no desenvolvimento de uma linha de base executável, antes de investir recursos em larga escala. Componentes são subsistemas que apresentam uma função muito bem definida. A utilização desse tipo de arquitetura melhora o desenvolvimento e diminui os riscos do projeto.

Modelo visual do aplicativo

Processo de construção visual para coleta da estrutura e do comportamento da arquitetura dos componentes. Define-se os Wireframes e os fluxos do Storyboard, fazendo desenhos claros de como eles serão. Assim sua equipe consegue ver como os elementos trabalham juntos, garantindo que cada bloco esteja consistente com a programação.

Verificar a qualidade do software

Performance e confiabilidade baixas são os principais fatores que levam a não aceitação de aplicativos. O RUP ajuda no planejamento, design, implementação, execução e validação dos testes. A qualidade é construída em cada iteração do processo focando em objetivos específicos de cada projeto.

Controlar as mudanças do aplicativo

A habilidade de controlar as mudanças na hora e depois de desenvolver um aplicativo é essencial nesse cenário em que tudo se transforma. O processo descreve como controlar, marcar e monitorar mudanças para ter um desenvolvimento iterativo de sucesso.

Fases e iterações

Como dito anteriormente, para desenvolver um aplicativo utilizando a metodologia RUP, o processo é dividido em fases e iterações. Existem 4 fases com objetivos distintos, que são:

Iniciação

Nessa fase deve-se estabelecer quais são os requisitos principais para o sistema e definir o escopo do projeto. Deve-se definir todos os atores que irão interagir com o aplicativo e classificar essas interações. No final dessa fase deve-se ter listados os critérios de sucesso, análise de riscos e estimativa dos recursos, tudo com marcos bem definidos por datas.

Fase de elaboração

Aqui analisa-se o problema dominante, estabelece-se uma arquitetura, define-se requisitos, desenvolve-se um plano de projeto e elimina-se os elementos de risco. Na hora de estabelecer uma arquitetura para desenvolver um aplicativo, todo o cenário deve ser levado em conta. A função principal do aplicativo, os requerimentos de performance, atores e o escopo.

Essa fase garante que a arquitetura, recursos, requisitos e planos são estáveis o suficiente e já há ações para cada risco. Assim será possível definir com maior precisão o cronograma das atividades e o custo desse projeto.

Fase de construção

Na fase de construção, todos as funcionalidades e componentes são desenvolvidos e integrados ao aplicativo. Assim há todo o gerenciamento de recursos e controle de operações para otimizar custos, tempo de duração do projeto e a qualidade.

Nessa fase pode ocorrer atividades paralelas, que podem ajudar a acelerar o desenvolvimento e o lançamento do aplicativo. Mas isso aumentará a complexidade do gerenciamento de recursos e necessitará de uma grande sincronia da equipe. Todo o processo para desenvolver um aplicativo dependerá da arquitetura que foi definida nas fases anteriores, por isso ela é tão importante.

Após desenvolvido, todas funcionalidades do aplicativo serão testadas e o resultado será um produto pronto para o usuário final.

Fase de transição

A fase de transição, só começa quando o aplicativo está maduro o suficiente para ser lançado para o usuário final. Problemas podem aparecer, por isso aqui são realizados o teste beta do seu produto para identificar problemas. Isso levará a sua equipe a fazer algumas melhorias e lançar updates, corrigindo problemas ou adicionando funções.

Dependendo do seu aplicativo, essa fase pode ser muito simples ou muito complexa. A quantidade de funcionalidades e objetivo do aplicativo serão determinantes para definir quanto tempo será gasto.

Iterações

Cada fase do desenvolvimento do aplicativo poderá ser dividida em iterações, que é um loop no desenvolvimento que resultará em uma entrega. Ou seja, será uma parte do produto final que será testada e incrementada até se ter o aplicativo completo. Isso faz com que os riscos sejam mitigados, devido ao teste do produto em cada iteração, as correções fiquem mais fáceis e a qualidade do produto maior.

Desenvolver um aplicativo RUP iterações

SCRUM

O SCRUM é uma das metodologias de gerenciamento de estrutura para desenvolvimento de produtos. Ela utiliza times que se auto-organizam, com no máximo sete pessoas em cada. Eles são responsáveis por criar e adaptar os processos usando o SCRUM.

Desenvolver um aplciativo SCRUM

Essa metodologia possui iterações fixas, que são chamadas de Sprints, e que não podem ultrapassar 30 dias. O time de Scrum deverá ter uma entrega para incrementar ao produto no final de cada Sprint.

Personagens do SCRUM

Time de desenvolvimento Scrum

Deve incluir membros com habilidades de teste, desenvolvimento, analista de negócios, designer entre outros. Devem ser auto-administrativos, planejar um Sprint por vez com o Product Owner e ter autonomia para desenvolver as funções. Deve ser colaborativo e alocado no mesmo local de trabalho.

Product Owner

Pessoa responsável por maximizar o retorno de investimento (ROI), pela visão do produto e por reajustar os planos de entregas. Ele define os requisitos, o que entregar e quando continuar a desenvolver um aplicativo, considerando os interesses dos stakeholders.

Scrum Master

Trabalha com a organização, tornando a realização do Scrum possível e garantindo que todos entendam e disseminem a metodologia. Cria um ambiente para que o time se auto-organize, cortando distrações e promovendo boas práticas.

Reuniões do Scrum

Reunião de planejamento do Sprint

No começo de cada Sprint, o Product Owner deve negociar quais itens devem ser entregues ao final do Sprint. Deve-se deixar claro quais são as prioridades de entrega para o negócio no Product Backlog Itens. A equipe que deverá selecionar os itens a serem entregues ao final do Sprint.

A importância do time de desenvolvimento trabalhar no mesmo ambiente e ser colaborativo é que eles conseguem determinar as entregas facilmente. Isso fará com que as reuniões sejam mais curtas e produtivas, por serem previsíveis sobre sua capacidade. O máximo de tempo para planejar um Sprint de 30 dias são 8 horas.

Daily Scrum

O Daily Scrum é uma reunião diária de alinhamento do time de desenvolvedores. Ela deve acontecer todos os dias no mesmo local e horário, com duração de 15 minutos. Nela o time deve passar tudo que foi feito no dia anterior e planejar tudo que deve ser feito no dia.

Realizar essa reunião diariamente a faz ser rápida. Eventuais problemas que irão requerer mais atenção devem ser discutidos a parte, apenas entre os envolvidos. É comum descobrir novas tarefas a serem realizadas durante o Sprint para que se consiga atingir o objetivo. Assim a equipe deve tomar suas próprias decisões nessas reuniões diárias.

Revisão do Sprint

Ao final de cada Sprint deve-se fazer uma reunião para demonstrar o que foi desenvolvido para todos os stakeholders, principalmente para quem solicitou o aplicativo. Stakeholders são todas as pessoas que têm interesse em um determinado produto, empresa ou negócio. Deve-se coletar o feedback de todos e converter em novas entregas para o Product Backlog Itens. Entregas não realizadas também devem voltar ao Backlog.

Assim, o Product Owner deve classificar as entregas no Product Backlog Itens e novamente fazer uma reunião de planejamento do próximo Sprint.

Retrospectiva do Sprint

Nessa reunião, o time de desenvolvimento deve refletir sobre sua colaboração, deve-se analisar o comportamento e adaptar. Toda reunião que envolve comportamento de membros pode gerar desconforto, então o Scrum master deve auxiliar a equipe.

Ele deve utilizar várias técnicas para facilitar essas reuniões como linhas do tempo, histograma de satisfação e pesquisas anônimas. São necessárias várias perspectivas, pois contribui para desenvolver ações que melhorarão a organização da equipe.

Seleção do Backlog

Inicialmente a maioria dos Products Backlog Itens apresentam grande quantidade de entregas a serem realizadas. Algumas delas podem não ser tão claras assim para todos os membros e devem ser esclarecida.

Logo, o Product Owner deve analisar todos os pontos, esclarecê-los e classificá-los, de acordo com os requisitos do cliente e do projeto. Feito isso ele deve partir para a reunião de planejamento do Sprint com a equipe.

metodoligias de desenvolvimento scrum

Se quer saber mais confira sobre o SCRUM no desenvolvimento ágil.

Qual das metodologias é melhor para desenvolver um aplicativo?

A resposta para essa pergunta dependerá dos seus objetivos e da sua equipe de desenvolvedores. Cada equipe trabalha de um jeito e tem facilidade em utilizar um método. Não há a necessidade de segui-los ao pé da letra.

Aqui na Usemobile, por exemplo, ao desenvolver um aplicativo utilizamos uma mescla entre as duas metodologias apresentadas. Utilizamos o processo de documentação do RUP, que julgamos ser mais completo que o do SCRUM. Através dele é possível ter um documento de fácil consulta em mãos, que apresenta o objetivo, descrição de tudo relacionado ao produto, requisitos de interface, Hardware, todas as Wireframes do aplicativo, o fluxo das Storyboards, requisitos funcionais e não funcionais.

O processo de documentação do RUP é mais demorado que o do SCRUM, levamos de 6 a 8 dias para concluí-lo. Mas essa documentação permite que todas as dúvidas em relação ao desenvolvimento sejam sanadas. Após o término dessa documentação é que o aplicativo começa a ser programado.

Já no processo de desenvolvimento é utilizada a metodologia SCRUM. Nossa equipe de desenvolvimento planeja os Sprints, junto com nosso Product Owner, e definem as principais entregas daquela etapa. Há revisões diárias sobre o que foi realizado e, ao final do Sprint, a entrega é validada com nosso cliente. Quando surgem dúvidas nas revisões, a equipe checa a documentação, que esclarece o que deve ser feito.

Validado, nosso Product Backlog é revisado e planejamos as entregas do próximo Sprint. Desenvolvemos o aplicativo de etapa em etapa até termos um produto consistente e que esteja de acordo com que o cliente espera. Assim somos mais assertivos, diminuindo o retrabalho e o tempo de entrega.

Essas são duas metodologias que acreditamos serem excelentes para criar um aplicativo e sistemas de software. Existem várias outras entres as ágeis e as clássicas. Se você prefere alguma delas comente com a gente!


  • Daniel Madureira
  • Gerente de marketing
  • Mineiro de Divinópolis, amante do futebol e cruzeirense apaixonado. Adorador de tecnologia e marketing digital. Graduando em Engenharia de Produção. Gosta de uma boa resenha e de contos medievais nas horas vagas. Quem tiver interesse em saber mais é só seguir no Instagram @danielmadureira94