Monetização de aplicativos: 5 modelos para gerar receita

Veja a informação que você precisa saber sobre modelos ​​de monetização de aplicativos que ajudam os aplicativos a gerar receita.

Quando você está planejando criar um aplicativo para dispositivos móveis que cumpre uma função exclusiva ou para um negócio, você pode ter objetivos e propósitos diferentes em mente.

Há diversos objetivos, dentre eles: criar sua base de público, criar sua marca, adicionar outro canal de comunicação para alcançar os usuários, criar uma plataforma para promover sua empresa ou ampliar seu modelo de negócios.

Quando você procura atingir objetivos diferentes por meio do desenvolvimento de aplicativos, você está procurando, predominantemente, criar um fluxo de receita lucrativo. Provavelmente este é o seu objetivo final. Mesmo quando uma empresa está utilizando um aplicativo apenas para criar sua base de público e crescer sua marca, ela está abrindo caminho para melhorar seus números o que eventualmente se traduz como “ganhar dinheiro”.

O que leva você ao fato de que, se você estiver planejando criar um aplicativo, é necessário saber como mirar e alcançar seu publico. E isso exige que você saiba sobre modelos de negócios de monetização, e como eles ajudam a tornar seu aplicativo em um investimento viável.

Veja aqui os 5 principais modelos de monetização de aplicativos:

1. Modelo pago

O aplicativo não é gratuito para download

Se você escolheu um modelo pago, significa que você estabeleceu uma etiqueta de preço para o aplicativo. Isso é puramente o modelo de pagamento e recebimento para gerar receita com seu aplicativo. Portanto, você solicita dinheiro diretamente para acessar/usar o aplicativo.

O segredo desse modelo de monetização é saber posicionar bem seu aplicativo para que ele possa ser percebido pelos usuários. Além disso, ele precisa estar bem apresentado com capturas de tela atraentes, introdução atraente, detalhes bem capturados e tudo relacionado ao aplicativo para disponibilizar nas lojas.

Este modelo depende de boas críticas e classificações dos usuários para obter uma resposta mais favorável. Além disso, em todo o modelo de monetização de aplicativos pagos, tudo depende da sua capacidade de marketing e depende muito de como você aproveita as fantasias dos seus usuários e como você se compara com seus concorrentes.

Um bom exemplo é o Enlight App (vencedor do Apple Design Award de 2017) que se posicionou como o melhor aplicativo de desenho. Nele os usuários são capazes de transformar suas fotos em criações artísticas e atraentes. Oferecer o mais alto nível de qualidade de edição de fotos e recursos poderosos fez com que ele obtivesse uma ótima resposta na categoria de aplicativos pagos no iTunes, mesmo quando há concorrência com aplicativos gratuitos como o Yolo.

Prós

  • Você ganha receita antecipadamente com cada download.
  • A maioria dos usuários espera que os aplicativos pagos sejam a nata da cultura em termos de inovação e qualidade.

Contras

  • Pedir a seus usuários para pagar na primeira tentativa não é fácil no espaço de aplicativos lotados de hoje.
  • Hoje, os modelos pagos estão se desgastando como sistemas de geração de receita, pois as pessoas precisam de tempo e espaço para compará-lo com outras opções antes de tomar uma decisão.

2. Compras no aplicativo

Quando você monetiza o aplicativo vendendo um produto físico ou virtual no seu aplicativo

Compras no aplicativo significam simplesmente que você solicita que seus usuários comprem uma oferta dentro do seu aplicativo. Nesse modelo o aplicativo pode ser baixado gratuitamente e os usuários podem usar-lo o quanto quiserem sem nenhuma obrigação paga (na maioria dos casos). Mas, isso significa que o aplicativo contém anúncios e eventos que incluem produtos (físicos e virtuais) colocados, exibidos e propostos para venda. Por isso, as compras no aplicativo podem variar de um produto como um livro, que você está exibindo em seu aplicativo educacional, ou podem ser aquelas moedas ou fichas fictícias que você pode comprar em um jogo.

Um bom modelo de compra no aplicativo é o Pokemon Go. Além de não interferir no tempo do usuário, ele nunca bloqueia o caminho do usuário para consumir o valor do aplicativo. Seu modelo tem que complementar bem o aplicativo e deve se comunicar facilmente com o usuário permitindo a ele uma maneira fácil de pagar e fazer o check-out, além de permitir uma maneira igualmente fácil de negar a oferta.

Prós

  • Com compras no aplicativo, há maior facilidade obter lucros sem muito risco.
  • Este é o melhor modelo de monetização de aplicativos, se você estiver trabalhando no comércio eletrônico.

Contras

  • Você tem que pagar uma comissão às lojas de aplicativos por vender produtos virtuais.
  • Os aplicativos precisam ser altamente transparentes e abertos com políticas de compra no aplicativo.

3. Freemium (grátis + Premium)

Acesso livre a uma extensão

No modelo freemium, você faz a monetização do aplicativo misturando os recursos gratuitos e pagos e permite que os usuários acessem o serviço apenas até um limite, bloqueando alguns recursos. De certa forma, seguindo a abordagem Freemium, você está permitindo que os usuários acessem apenas os recursos básicos ou os serviços limitados do seu aplicativo gratuitamente. Para executar isso com eficiência, você precisa fornecer aos usuários uma visualização detalhada e uma visão abrangente dos recursos para lançar e vender a oferta premium de maneira eficaz.

A ideia é envolver o usuário até que ele esteja disposto a pagar pela versão ampliada ou aprimorada do aplicativo.

Um exemplo bastante relevante, é o jogo Angry Birds, que continuou a trabalhar na mesma estratégia e permitiu seus usuários a se familiarizar com o jogo e, em seguida, foram gradualmente aumentando o interesse deles, e assim fizeram os usuários comprarem a parte paga concluindo com sucesso a monetização do aplicativo da maneira Freemium.

Prós

  • Você vai aproveitar mais usuários fiéis que usam esse modelo antes de comprar.
  • É considerado o modelo mais flexível que pode ser implementado em qualquer tipo de aplicativo.

Contras

  • Se você não oferece recursos gratuitos suficientes, a rotatividade do aplicativos será alta.
  • Você precisa fornecer a seus usuários tempo e opções suficientes para decidir se eles devem comprar as ofertas premium.

4. Publicidade no aplicativo

Monetização de aplicativos  com anúncios.

Este é provavelmente o modelo de monetização de aplicativos mais difundido que é simplesmente baseado na idéia de puxar as receitas, permitindo anúncios dentro do aplicativo. O que significa que seus usuários verão anúncios ao usar o aplicativo, fazendo com que você ganhe dinheiro com isso. Estes podem ser apresentados principalmente de duas maneiras diferentes; na forma de um anúncio que pode ser visto após certos intervalos de uso do aplicativo. Com um anúncio colocado no aplicativo na forma de uma faixa de cabeçalho ou de um anúncio em caixa de carrossel que é visível estaticamente.

O Facebook usa esse modelo de forma bastante impressionante e combina com o modelo genérico que não exige esforços ou obrigações dos usuários ao usar anúncios como o modo de monetização. Além disso, a rede social usa seus dados para vender anúncios altamente segmentados isso aumentou sua receita de anúncios para celular em grande parte nos últimos dois anos.

Prós

  • Com este modelo, os aplicativos móveis estão em uma posição privilegiada para coletar muitos dados sobre seus usuários.
  • Como as pessoas estão mais inclinadas para aplicativos gratuitos, é mais provável que você obtenha mais usuários com esse modelo.

Contras

  • Os usuários podem ficar irritados com anúncios interrompendo seu fluxo e podem desistir de usá-lo.
  • Os anúncios podem comprometer a experiência do usuário e podem enojar a aparência do aplicativo.

5. Paywalls

Monetização de aplicativos com assinaturas

Este é mais como um modelo Freemium que se concentra no conteúdo. Os paywalls permitem que os usuários acessem uma parte do conteúdo gratuitamente até certo ponto, solicitam a inscrição e pagamento para obter acesso total ao conteúdo. Este é o melhor para os serviços que planejam oferecer feed de dados ao vivo (na forma de assinaturas de revistas e jornais). Por isso, esse é um meio eficaz para acionar a monetização de aplicativos, mas pode levar algum tempo e você precisa manter a qualidade consistentemente.

Se você conseguir fornecer conteúdo original bem pesquisado com recepção de alta qualidade, poderá converter seus leads em clientes fiéis com Paywalls. Um bom exemplo disso é o Umano (um aplicativo de podcast) que permite que os usuários escutem um número limitado de histórias por um tempo e, à medida que os usuários terminam o teste gratuito, eles são solicitados a continuar pagando uma determinada quantia fixa. acesso ilimitado ao conteúdo.

Prós

  • O modelo resulta em um fluxo contínuo de receita, já que as assinaturas geralmente são renovadas automaticamente e os assinantes têm mais probabilidade de ser leais e engajados com o aplicativo.
  • O conteúdo incentiva os desenvolvedores e os profissionais de marketing a garantir que eles organizem e criem conteúdo de alta qualidade pelo qual vale a pena pagar.

Contras

  • Não funciona com todas as verticais, pois combina com plataformas que dependem principalmente do conteúdo.
  • Pode ser difícil determinar quando e onde colocar um Paywall.

Como identificar qual modelo é mais adequado para seu aplicativo:

Quando você está tentando optar por um modelo que melhor se adapte ao seu negócio, tente responder a essas perguntas.

  • Em qual problema seu aplicativo está se concentrando para resolver?
  • Que tipo de usuários seu aplicativo deseja veicular?
  • Quanto você acha que o usuário do seu aplicativo pode pagar?
  • Qual modelo de monetização de aplicativos seus concorrentes estão seguindo?
  • Quais são as tendências mais recentes na monetização de aplicativos?

Quer desenvolver seu aplicativo? Entre em contato com a Usemobile.


  • Luis Otávio
  • Diretor de Marketing
  • Mineiro de Ouro Branco. Apaixonado por esportes. Graduando em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto. Acredito que a formação em Administração me proporciona uma visão otimizada do mercado.Marketing digital é o bom e velho marketing porém com ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis).

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