10 dicas para vender mais em aplicativos

Até bem pouco tempo atrás, fazer compras pela internet ainda era uma novidade para a maioria da população. Mas, os tempos mudaram, assim como os hábitos de consumo das pessoas. Agora, é possível ter mais comodidade, sem precisar sair de casa e existem mais opções disponíveis para o consumidor. Nesse novo contexto, os compradores podem adquirir produtos e serviços por meio de smartphones, tablets, ipads, dentre outros.

No Brasil, por exemplo, as pesquisas mostram que mais da metade dos consumidores que têm acesso à internet já comprou por aplicativos.

Com o aumento das vendas pelo mobile, quem tem um negócio deve estar atento às melhores práticas de comércio nesse ambiente. Usar um aplicativo para fechar vendas pode ser uma das principais vantagens dessa ferramenta para o seu negócio. Mas, com a concorrência crescente, vender mais em aplicativos requer algumas estratégias. Entenda como isso é possível com as dez dicas a seguir!

1 – Desenvolva seu aplicativo de forma eficiente

Escolher uma boa empresa para fazer o seu aplicativo é essencial. Durante essa fase, é essa plataforma quem vai garantir o futuro do seu negócio. Ela deve assegurar: suporte online, vendas ilimitadas, integração com os correios e outras ferramentas, por exemplo. Além disso, é preciso entender como a empresa escolhida trabalha nas fases de produção, testes e lançamento do aplicativo.

2 – Facilite o acesso do usuário

Estudos já demonstraram que boa parte dos consumidores, cerca de 35% dos pesquisados, realizam compras por aplicativos pela facilidade de acesso. 27% deles consideram esse o meio mais prático. A acessibilidade e a praticidade podem ser utilizadas a seu favor para alcançar mais vendas no mobile. Perceba se o seu app é fácil para baixar e se a navegação flui de forma simples. Quanto mais praticidade essa ferramenta oferecer ao usuário, melhor se torna a experiência dele durante a compra.

3 – Ofereça uma boa experiência para o cliente

Um bom aplicativo é aquele que oferece uma boa experiência ao usuário. Disponibilize ao seu cliente funcionalidades relevantes e evite confundi-lo com excesso de opções. Procure melhorar a usabilidade e a satisfação do consumidor. Desenvolva o design do aplicativo com foco na experiência do seu usuário. Considere o tamanho da tela, dos botões e a aparência do ícone na App Store.

4 – Faça promoções exclusivas

Divulgar ofertas exclusivas para aqueles que utilizam a ferramenta é uma ação que pode ajudar a vender mais em aplicativos. Crie uma estratégia de vendas que tenha um planejamento das promoções nesse canal. Acompanhe as métricas e atualize as ofertas constantemente. Assim você garante mais usuários, mais engajamento e, claro, mais vendas.

5 – Participe de programas de cashback

Com o cashback, o cliente pode receber uma parcela do valor da compra de volta. O processo é simples em lojas virtuais. O consumidor deve se cadastrar em um site de cachback, escolher a loja em que deseja comprar e concluir a aquisição. Dessa forma, você pode ganhar mais visibilidade na rede. Assim, você também proporciona um diferencial capaz de fidelizar e satisfazer os seus compradores.

6 – Estimule a recomendação dos consumidores

Além do cashback, você pode incentivar a recomendação dos clientes com cupons de descontos. Desse modo, seu consumidor poderá enviar os  cupons para quem desejar e, em troca, receber vantagens. Alguns exemplos famosos dessa prática são os aplicativos Airbnb e Cabify que oferecem descontos para os usuários convidarem seus amigos.

Essa é uma forma de mais pessoas conhecerem o seu negócio, e da sua empresa se aproximar dos seus clientes.

7 – Simplifique as formas de pagamento

Otimize o controle das finanças e facilite a vida do seu cliente com um sistema de pagamentos online. Além de reduzir a inadimplência e oferecer mais segurança aos consumidores, você oferece diversas formas de pagamento sem se preocupar com isso. Esse serviço também pode facilitar a gestão financeira, com um melhor controle do fluxo de caixa do seu negócio.

8 – Invista em marketing digital para vender mais em aplicativos

Use as estratégias de marketing para divulgar o seu aplicativo na rede. Deixe claro quais os benefícios ele oferece ao usuário, como baixá-lo e o que ele pode encontrar lá. Faça campanhas publicitárias e observe os resultados gerados. Use uma linguagem atrativa, educativa e que se adeque melhor ao seu público-alvo. Confira algumas estratégias de marketing mais utilizadas:

  1. inbound marketing;
  2. marketing de conteúdo;
  3. e-mail marketing;
  4. SEO;
  5. mídias sociais.

Otimize as palavras-chave do seu aplicativo para as lojas de apps. Essa é uma ação denominada como ASO (App Store Optimization). Quando as pessoas buscam aplicativos nessas lojas, elas usam palavras-chave. Por isso, pesquise quais são as palavras relacionadas ao seu negócio e otimize o seu app tanto para o Google quanto para as lojas de aplicativos.

9 – Tenha um bom atendimento ao consumidor online

Atender bem o cliente também pode ajudar a vender mais em aplicativos. Isso porque um comprador feliz pode consumir e recomendar mais o que você vende. Nesse sentido, exercer a empatia, saber se comunicar e conhecer o seu produto faz toda a diferença.

Lembre-se de manter uma equipe de atendimento preparada, capaz de surpreender o usuário e de atender com agilidade. Siga as normas relacionadas aos direitos do consumidor online e use as críticas ao seu favor. Por fim, faça melhorias no aplicativo de acordo com as sugestões e problemas encontrados por seus clientes.

10 – Conte com um bom suporte técnico

Ninguém deseja trabalhar tanto na criação e lançamento de um aplicativo e perder usuários por erros técnicos ou lentidão, não é? Para evitar esse problema, que é comum no ambiente online, é importante dispor de uma boa equipe técnica. Ela pode ajudar na resolução de problemas, atualizações e integrações.

Tenha em vista que esse suporte faz parte de um bom atendimento e muitas vezes pode ser o primeiro contato do usuário com o seu negócio. Por isso, essa equipe também deve ser bem treinada, usar uma linguagem fácil e acessível e fazer o possível para auxiliar o cliente.

Pode ser um desafio e tanto vender mais em aplicativos, principalmente para os iniciantes. Por isso, estude sobre o assunto, experimente novas estratégias e faça o seu melhor. Busque inovações, mas também tenha cautela. Como esse ainda é um ambiente novo, é preciso estar preparado para aprender com os próprios erros.

Se você já tem um negócio por meio de um app, implemente essas dicas aos poucos e

perceba os resultados. Mas, se essa ainda for apenas uma ideia, inclua práticas como essas no seu planejamento. Aproveite também para saber como aumentar a presença online do seu negócio!

Este artigo foi produzido pela Gerencianet!


  • Convidado Especial
  • Como o foco aqui na Usemobile é sempre a qualidade, nosso conteúdo não poderia ser diferente. Pensando nisso, contamos com o apoio de especialistas em diversas áreas para trazer materiais cada vez mais ricos. Caso você tenha interesse em publicar conteúdo no nosso blog, mande uma mensagem em www.usemobile.com.br/contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *