Com a evolução da tecnologia, a forma de se realizar o marketing mudou drasticamente. Hoje a principal forma de atingir o público alvo é através do meio digital e, principalmente, do Marketing de Conteúdo.
Mas afinal, o que é Marketing de Conteúdo?
Os consumidores não querem mais se relacionar com empresas que apenas tem o interesse em falar sobre produtos e tentar vende-los. O Marketing de Conteúdo vem para mudar esse tipo de relação e procura construir uma confiança entre marca e consumidor, principalmente ajudando-o nos problemas do dia-a-dia.
Essa ajuda é proveniente da produção de conteúdo relacionado ao produto ou público alvo da empresa, o que nutre o consumidor com material relevante para seus interesses ao longo de toda jornada de compra.
Esse processo de nutrição deve ser feito baseado em processos e estratégias bem estruturados, como blogs, redes sociais, email marketing, landing pages e até mesmo com a produção de conteúdo conjunto com outras empresas de segmentos semelhantes, tudo alinhado aos objetivos da empresa.
Essa ajuda dada pela empresa cria um sentimento de gratidão junto a pessoa, que evolui para uma reciprocidade e, convenhamos, não há ferramenta mais forte para convencer alguém que o fato dela querer retribuir um favor. Mesmo que não seja o público alvo direto, ela se tornará defensora da marca e a disseminará para possíveis clientes.
Com a criação e o fortalecimento desse relacionamento durante todo o ciclo de compras, as chances de os consumidores desistirem em alguma etapa do processo cai significantemente.
Toda essa produção feita no Marketing de Conteúdo traz mais visibilidade à sua marca nos motores de busca, como o Google e o Yahoo!, o que faz com que a empresa seja encontrada (mais vezes e mais facilmente) na internet, e (isso faz com que) mais pessoas entrem no processo.
De acordo com o Contend Trends 2016, estudo relacionado a marketing no Brasil, empresas que adotam o Marketing de Conteúdo geram cerca de 4 vezes mais visitas no site, apresentam maior atratividade e maior tempo de permanência. Nem precisamos falar que essas empresas vendem mais que as que não utilizam.
Mas afinal de contas: como gerar conteúdo relevante?
Conheça 15 frases que traduzem as principais características do marketing de conteúdo
- 1 – “Marketing de Conteúdo é um compromisso, não uma campanha” – Jon Buscall
A teoria de que é possível se relacionar com os consumidores de forma pontual caiu por terra. É necessário que se cultive o relacionamento, a longo prazo. É preciso ter compromisso com o seu cliente.
- 2 – “Conteúdo é a razão pela qual existem os buscadores, em primeiro lugar” – Lee Odden
O que você busca nos sites como Google, Yahoo! e Bing? Conteúdo! A busca por conteúdo relevante é óbvia, mas quase todo mundo ignora isso. Quanto melhor for pensado e estruturado o seu conteúdo, melhor sua empresa será encontrada no Google.
- 3 – “Fale às pessoas sobre elas mesmas e elas o ouvirão por horas a fio” – Dale Carnegie
Faça parte da vida do consumidor falando sobre ele e não sobre o seu produto.
- 4 – “O melhor marketing do mundo não parece marketing” – Tom Fishburne
A frase por si só já diz que é preciso elaborar para que sua ação se torne natural aos olhos do consumidor. Se você ficar com preguiça e produzir algo irrelevante, o seu alcance será irrelevante também.
- 5 – “Conteúdo excelente nos inspira a agir, a comprar algo que nem sabíamos que precisávamos” – Andrew Davis
Atribua significado ao seu produto ou serviço. Isso é essencial. Se adquirir o seu produto inspirar o seu cliente, ele certamente não hesitará.
- 6 – “As pessoas não amam um produto, elas amam o valor que ele adiciona à vida delas. O conteúdo mostra como” – Andrew Hanelly
É preciso criar um sentimento pela marca. Nessas horas até o serviço ou produto mais intangível deixa de ser obsoleto e se torna prioridade.
- 7 – “Marketing Tradicional fala para as pessoas. Marketing de Conteúdo fala com as pessoas.” – Doug Kessler
Converse com o seu consumidor ao invés de discursar. Mostre às pessoas o “como” e faça-as entender as suas necessidades.
- 8 – “Nada supera a execução” – Gary Vaynerchuk
Faça. Execute sistematicamente a sua estratégia e a veja funcionar.
- 9 – “Não adicione mais conteúdo se este conteúdo não for adicionar mais valor” – Michael Gass
Conteúdos mais curtos tem uma maior probabilidade de serem consumidos do que conteúdos longos demais. Se não for relevante, não é preciso estar lá. Contudo, produza o quanto for necessário.
- 10 – “Ser o primeiro é fácil. Difícil é ser relevante” – Gustavo Zanotto
Não basta ter o primeiro produto do mercado. É preciso saber se esse produto é relevante para o consumidor.
- 11 – “Faça de forma simples. Que seja memorável. Que seja um convite ao olhar. Que seja divertido de ler” – Leo Burnett
Repare em como coisas engraçadas viralizam facilmente. Faça seu consumidor rir e terá bons resultados.
- 12 – “Blogar não é publicar o máximo que você puder. É publicar da forma mais inteligente possível” – Jon Morrow
Conteúdo relevante e frequência de postagens são imprescindíveis para seu blog ter acessos constantes.
- 13 – “Mídias sociais criam comunidades, não mercados” – Don Schultz
Os grupos e páginas do Facebook são comunidades que reúnem pessoas com interesses em comum. Gerar e reunir conteúdo para interessados num tema pode ser uma grande chance de promover o seu produto ou serviço.
- 14 – “Conteúdo é fogo. Mídias sociais são gasolina” – Jay Baer
Dê às pessoas o poder de compartilhar, comentar e curtir algo que as enchem os olhos e terás seu conteúdo disseminado em poucas horas.
- 15 – “Bom marketing faz a empresa parecer o máximo. Marketing fantástico faz o cliente se sentir o máximo!” – Joe Chernov
Faça seu cliente se sentir o máximo e outros desejarão o mesmo.
Viu só como o Marketing de Conteúdo pode tornar a sua empresa ou negócio indispensável para uma pessoa? Basta usar os artifícios certos para que isso aconteça.
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2 respostas
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o blog. Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito.
Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo tem ajudado. Continue acompanhando!