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Marketing de conteúdo: melhore o relacionamento com seu público

Com a evolução da tecnologia, a forma de se realizar o marketing mudou drasticamente. Hoje a principal forma de atingir o público alvo é através do meio digital e, principalmente, do Marketing de Conteúdo.

Mas afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Os consumidores não querem mais se relacionar com empresas que apenas tem o interesse em falar sobre produtos e tentar vende-los. O Marketing de Conteúdo vem para mudar esse tipo de relação e procura construir uma confiança entre marca e consumidor, principalmente ajudando-o nos problemas do dia-a-dia.

Essa ajuda é proveniente da produção de conteúdo relacionado ao produto ou público alvo da empresa, o que nutre o consumidor com material relevante para seus interesses ao longo de toda jornada de compra.

Esse processo de nutrição deve ser feito baseado em processos e estratégias bem estruturados, como blogs, redes sociais, email marketing, landing pages e até mesmo com a produção de conteúdo conjunto com outras empresas de segmentos semelhantes, tudo alinhado aos objetivos da empresa.

Essa ajuda dada pela empresa cria um sentimento de gratidão junto a pessoa, que evolui para uma reciprocidade e, convenhamos, não há ferramenta mais forte para convencer alguém que o fato dela querer retribuir um favor. Mesmo que não seja o público alvo direto, ela se tornará defensora da marca e a disseminará para possíveis clientes.

Com a criação e o fortalecimento desse relacionamento durante todo o ciclo de compras, as chances de os consumidores desistirem em alguma etapa do processo cai significantemente.

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Toda essa produção feita no Marketing de Conteúdo traz mais visibilidade à sua marca nos motores de busca, como o Google e o Yahoo!, o que faz com que a empresa seja encontrada (mais vezes e mais facilmente) na internet, e (isso faz com que) mais pessoas entrem no processo.

De acordo com o Contend Trends 2016, estudo relacionado a marketing no Brasil, empresas que adotam o Marketing de Conteúdo geram cerca de 4 vezes mais visitas no site, apresentam maior atratividade e maior tempo de permanência. Nem precisamos falar que essas empresas vendem mais que as que não utilizam.

Mas afinal de contas: como gerar conteúdo relevante?

Conheça 15 frases que traduzem as principais características do marketing de conteúdo

1 – “Marketing de Conteúdo é um compromisso, não uma campanha” – Jon Buscall

A teoria de que é possível se relacionar com os consumidores de forma pontual caiu por terra. É necessário que se cultive o relacionamento, a longo prazo. É preciso ter compromisso com o seu cliente.

2 – “Conteúdo é a razão pela qual existem os buscadores, em primeiro lugar” – Lee Odden

O que você busca nos sites como Google, Yahoo! e Bing? Conteúdo! A busca por conteúdo relevante é óbvia, mas quase todo mundo ignora isso. Quanto melhor for pensado e estruturado o seu conteúdo, melhor sua empresa será encontrada no Google.

3 – “Fale às pessoas sobre elas mesmas e elas o ouvirão por horas a fio” – Dale Carnegie

Faça parte da vida do consumidor falando sobre ele e não sobre o seu produto.

4 – “O melhor marketing do mundo não parece marketing” – Tom Fishburne

A frase por si só já diz que é preciso elaborar para que sua ação se torne natural aos olhos do consumidor. Se você ficar com preguiça e produzir algo irrelevante, o seu alcance será irrelevante também.

5 – “Conteúdo excelente nos inspira a agir, a comprar algo que nem sabíamos que precisávamos” – Andrew Davis

Atribua significado ao seu produto ou serviço. Isso é essencial. Se adquirir o seu produto inspirar o seu cliente, ele certamente não hesitará.

6 – “As pessoas não amam um produto, elas amam o valor que ele adiciona à vida delas. O conteúdo mostra como” – Andrew Hanelly

É preciso criar um sentimento pela marca. Nessas horas até o serviço ou produto mais intangível deixa de ser obsoleto e se torna prioridade.

7 – “Marketing Tradicional fala para as pessoas. Marketing de Conteúdo fala com as pessoas.” – Doug Kessler

Converse com o seu consumidor ao invés de discursar. Mostre às pessoas o “como” e faça-as entender as suas necessidades.

8 – “Nada supera a execução” – Gary Vaynerchuk

Faça. Execute sistematicamente a sua estratégia e a veja funcionar.

9 – “Não adicione mais conteúdo se este conteúdo não for adicionar mais valor” – Michael Gass

Conteúdos mais curtos tem uma maior probabilidade de serem consumidos do que conteúdos longos demais. Se não for relevante, não é preciso estar lá. Contudo, produza o quanto for necessário.

10 – “Ser o primeiro é fácil. Difícil é ser relevante” – Gustavo Zanotto

Não basta ter o primeiro produto do mercado. É preciso saber se esse produto é relevante para o consumidor.

11 – “Faça de forma simples. Que seja memorável. Que seja um convite ao olhar. Que seja divertido de ler” – Leo Burnett

Repare em como coisas engraçadas viralizam facilmente. Faça seu consumidor rir e terá bons resultados.

12 – “Blogar não é publicar o máximo que você puder. É publicar da forma mais inteligente possível” – Jon Morrow

Conteúdo relevante e frequência de postagens são imprescindíveis para seu blog ter acessos constantes.

13 – “Mídias sociais criam comunidades, não mercados” – Don Schultz

Os grupos e páginas do Facebook são comunidades que reúnem pessoas com interesses em comum. Gerar e reunir conteúdo para interessados num tema pode ser uma grande chance de promover o seu produto ou serviço.

14 – “Conteúdo é fogo. Mídias sociais são gasolina” – Jay Baer

Dê às pessoas o poder de compartilhar, comentar e curtir algo que as enchem os olhos e terás seu conteúdo disseminado em poucas horas.

15 – “Bom marketing faz a empresa parecer o máximo. Marketing fantástico faz o cliente se sentir o máximo!” – Joe Chernov

Faça seu cliente se sentir o máximo e outros desejarão o mesmo.

Viu só como o Marketing de Conteúdo pode tornar a sua empresa ou negócio indispensável para uma pessoa? Basta usar os artifícios certos para que isso aconteça.

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  • Conrado Carneiro
  • Diretor de Negócios
  • Diretor de negócios na Usemobile atua diretamente na criação de produtos: Da ideia ao lançamento. Apaixonado por tecnologia, tem como hobby o estudo de UI/UX mobile. Atleticano por opção! "As pessoas vêem aquilo que elas querem ver"

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