Aplicativos: como usar o marketing para a retenção de usuários?

O universo dos aplicativos é recheado de desafios. A começar pelo planejamento do app e, em seguida, o desenvolvimento. A última, por sua vez, pode ser penosa seja para desenvolver sozinho ou para encontrar o parceiro ideal para a missão. Logo depois vem os desafios do lançamento e a “etapa final” para manter os downloads e usuários ativos — a parte mais difícil. Por isso vamos conversar sobre o marketing para retenção de usuários.

Para chegar até aqui você já pode se considerar vitorioso, pois a conquista do download não é tarefa simples. No entanto, o download é vencer uma batalha e não uma guerra, pois reter pode ser ainda mais trabalhoso e o seu app depende disso. Mas sem preocupações, porque irei te dar orientações de como amenizar essa dor e aumentar suas taxas de retenção com marketing! Vamos lá?

Mostre valor para o usuário

A primeira coisa a deixar mais do que claro para o seu cliente é: qual o valor ele ganha ao escolher o seu aplicativo? O que seu app tem de bom para oferecer que o convença de ficar? Esses valores devem estar presentes em todas as circunstâncias do aplicativo, pois ele não tem como se sustentar sem valor.

Então, busque usar dessa informação como um gatilho de curiosidade para que os usuários queiram continuar usando seu app — ou experimentar ele. Para isso, reserve as primeiras linhas da descrição do seu app para destacar essa informação, e faça questão de usá-la nas redes sociais do seu app. Mostre que o seu software mobile não é só mais um!

O seu valor deve estar em sincronia com as dores dos seus usuários, assim como a Nubank fez:

Oferecer valor é uma boa prática de marketing para retenção de usuários. Afinal, a criação e entrega de valores é a essência dessa competência.

Promova boas experiências

Você sabia que a experiência é um fator de decisão de compra para 73% dos clientes ao redor do mundo? E que só no Brasil, esse número é de 89%? O levantamento da PWC nos nos mostra isso e também que 80% dos brasileiros consideram a velocidade, conveniência e atendimento como fatores para uma boa experiência.

Agora que sabemos disso, o que seu aplicativo pode oferecer de boas experiências? Essa é uma pergunta que você se deve fazer. Oferecer mais cupons de desconto? Criar uma gamificação realmente interessante e divertida? Promover ações nas redes sociais? Estabelecer uma central de atendimento 24h ou chatbots? Deixo a resposta com você!

Você pode ainda analisar os aplicativos mais baixados e estudar como eles mantém as taxas de downloads e retenção tão altas. 

Ofereça conteúdo e informação relevantes

A boa experiência pode vir a partir de informações e conteúdos relevantes. Isso porque a informação de qualidade agrega valor à sua marca e ao cliente. Essa prática é um dos pilares do Marketing de Conteúdo para a atração de pessoas potencialmente interessadas na sua solução.

Além de criar esse valor, o conteúdo relevante é excelente para o brand awareness do seu app, aumentando as chances de retenção de usuários. Isto é, reconhecimento acerca da sua marca e conhecimento sobre o seu produto. Então interaja com seu público e entregue valor através do seu conteúdo — especialmente através das redes sociais. Aqui trago algumas dicas de como usá-las a favor do seu aplicativo. 

Use notificações push

Te trago uma outra informação valiosa: nós usamos em média 9 aplicativos diariamente, nos dedicando a eles por 3,7h, de acordo com a Techcrunch e App Annie.

Sabe o que você pode fazer nesse tempo? Enviar notificações push. Elas aumentam a probabilidade de acesso ao seu aplicativo, principalmente quando o conteúdo oferece um valor, benefício, informação e daí por diante. Afinal, seu usuário com certeza vai ver sua notificação lá, o que vai fazer com que ele não esqueça da existência do seu aplicativo.

Mas não exagere! Excessos causam más experiências e já sabemos onde isso pode dar…

Dê atenção ao ASO e SEO

Eu comentei que o valor do seu aplicativo deveria aparecer em todas as circunstâncias, correto? Então pode incluir as lojas de aplicativos nisso. Otimize a descrição, coloque prints e vídeos atraentes, informativos e que chamem a atenção dos usuários e das próprias lojas. Bons produtos que garantem usabilidade, funcionalidade e segurança são os favoritos da Google e da Apple.

Portanto, dê atenção para as lojas de apps, especialmente porque seu aplicativo depende delas para chegar até os usuários. Mas o ASO do seu app não deve ser o único foco: planeje o SEO também!

Grosso modo, SEO se trata das técnicas para fazer com que um determinado conteúdo apareça no Google e demais buscadores. E pode apostar: não há dúvidas que as pessoas pesquisam os aplicativos disponíveis na região delas, tal como no caso de apps de mobilidade urbana. Logo, o seu aplicativo deve aparecer como resultado dessa pesquisa.

Existem N formas de respostas para essa busca do usuário: um conteúdo de blog, notícia de portais e o próprio link da play store e app store. Para isso, é importantíssimo estar atento às palavras-chave do seu aplicativo.

Essas palavras devem aparecer na descrição do seu app, no conteúdo de blog que ele for aparecer, na notícia e demais outros formatos. E para otimizar ainda mais, inclua o nome das cidades as quais seu app atua em caso de ações locais como apps tipo Uber. Faça o teste: pesquise algum app e veja quais o Google vai te sugerir. Se o seu não aparecer, é porque você tem um trabalho a fazer!

Marketing para retenção de usuários: pra que?

Querer que mais pessoas usem seu aplicativo é um desejo comum a qualquer proprietário de app. Afinal, é satisfatório ver que toda a trabalheira para produzir o app tem surtido efeito. Porém, não é só disso que se trata manter os usuários ativos. O Marketing para retenção de usuários trabalha também com a escalabilidade do seu app e aumento dos lucros.

Então, cuide da taxa de retenção com bastante atenção. E como dica bônus para manter seus valores sempre em alta, aconselho manter um suporte ao cliente ativo e eficiente, pois essa é uma das formas de oferecer boas experiências para os usuários. Já falamos disso acima, lembra?

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  • Taysa Bocard
  • Analista de marketing
  • O interesse pela tecnologia e desejo por conhecimentos variados sempre fizeram parte de mim, isso desde a infância. Esse desejo pueril refletiu no meu cotidiano: sou jornalista engajada nas "techs". Porém, a busca pelos saberes não é a parte mais gratificante da minha atuação. Na verdade, o que mais me empolga é passar as informações para frente.

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