SEO para aplicativos: aumentando a visibilidade do seu app!

Já não é nenhuma novidade o crescimento do uso de técnicas de SEO na disputa pelo topo dos resultados de busca nos mecanismos de pesquisa na web.

Com isso, muitos sites e blogs começaram a aplicar agressivamente as melhores práticas para otimizar suas páginas.

Assim como vários aplicativos começaram a se preocupar com a otimização de suas páginas na appstore, (ASO) para melhorar o ranqueamento do app nos resultados de busca.

Mesmo as técnicas tradicionais de ASO, não são suficientes para garantir resultados na página de busca na web. Um artifício que ainda é pouco utilizado, mas que podem trazer resultados significativos é a aplicação do SEO para aumentar a visibilidade do aplicativo através das buscas pela web em sites como o google.

Algumas pesquisas já mostraram que um pouco mais de 27% dos usuários costumam buscar e encontrar aplicativos através de mecanismos de pesquisa web em seus smartphones.

Com isso é possível que concluir que praticamente 1 em cada 3 usuários encontrará aplicativos fora da Google play e da AppStore.

Isso significa que se você não estiver preparado para aparecer nas ferramentas de busca web, você pode perder um terço dos downloads do seu app.

E a tendência é que esse número aumente ainda mais, sendo assim é preciso estar preparado e mesclar ASO e SEO buscando melhorar a visibilidade do seu app e consequentemente a aquisição de novos usuários.

Veja algumas dicas importantes para otimizar o SEO do seu aplicativo.

#1 – Aprimore seus metadados para que seja achado na pesquisa web.

Se você teve cuidado com a otimização de sua app store, já tem as palavras chaves necessárias para seu app. Use as palavras que tem um tráfego estimado alto e baixa concorrência. Use alguma no título do aplicativo e inclua outras na descrição para cobrir os metadados que são relevantes para o SEO.

#2 – Texto promocional (Esse item é exclusivo para Aplicativos iOS)

O texto promocional é um novo campo criado pela apple, junto com a atualização do iOS 11.Exibe na página do aplicativo logo acima da descrição um texto com até 170 caracteres, e não é indexado pela App Store.

Diferente dos demais campos, o texto promocional pode ser alterado sem que seja necessário atualizar a versão do aplicativo, já que não é indexado. Portanto, como o próprio nome sugere, ele é uma boa forma de divulgar promoções especiais do aplicativo.

Esse campo mesmo não sendo indexado pela Appstore, é indexado pelo Google e demais buscadores, o que pode ser útil para ajudar no ranqueamento se usado de maneira assertiva.

Se quiser decobrir mais dicas para AppStore da Apple, acesse esse post ASO no iOS 11: Como otimizar seu aplicativo na App Store

#3 – Faça comentários positivos com palavras-chaves

Assim como pro ASO, comentários positivos e avaliações boas, são importantes para o SEO, no entanto uma diferença importante que pode ser aproveitada a seu favor, é que dispositivos de busca WEB rastreiam termos e palavras chaves dos comentários com boa avaliação, principalmente os mais recentes.

#4- BackLinks (Esse item é exclusivo para Aplicativos Android)

No SEO, ter backlinks de qualidades para sua appstore contam no ranking, mas é preciso ter cuidado aqui, para se tornarem relevantes de forma positiva os backlinks precisam ser de boa qualidade.

Nessa caso promova a página de download ou mesmo uma listagem da própria loja de app.

A autoridade do domínio é crucial para obter relevância, e quanto mais backlinks de qualidade você tiver, maior será a sua classificação na SERP.

#5 – Crie uma página web específica do aplicativo.

Na página do seu aplicativo na versão mobile, adicione um link de download da loja de app no header da versão mobile do site.

Nessa página enumere as funcionalidades e benefícios do app. É importante que seja usado termos de pesquisa que seus usuários utilizarão em sua busca.

#6 – Testes e atualizações

Para obter o melhor resultado possível é importante que faça testes constantes para otimizar cada campo e cada termo das app stores, assim você terá certeza que está obtendo o melhor de cada item.

Isso também é importante por que as atualizações fazem com que o Google e as Lojas entendam que seu app tem recentes updates, eles consideram que isso é mais relevante para o usuário que está fazendo uma busca.

#7 – Vídeo

O google leva em consideração a consistência de informações, e principalmente os canais usados, levando isso em consideração é importante não negligenciar o youtube, ter um vídeo do app com título e descrição coerentes com a página web e as app stores ajudarão na sua classificação.

Para ter noção, para o Google é mais relevante ter um perfil no youtube e Google+ do que ter um perfil no instagram e no facebook, isso por que o youtube é do google, dessa forma ele dá prioridade a rede social rastreando a descrição do vídeo.

Por tanto crie um canal no youtube, produza um vídeo no seu app com tags e descrições que contenham suas palavras chaves e seu termo de busca em linguagem natural.

Bônus

Uma dica extra para acelerar seus resultados.

Crie anúncios no google Ads, mesmo com valores pequenos, dessa forma o google trará consideração sobre os termos e nome do app.

Isso também trará resultados de branding, já que sua marca será vista pelas pessoas, e de quebra ainda trará visualização e click para seu app, melhorando as taxas e métricas para o ASO.

O que achou das dicas? Você já otimizou o seu aplicativo usando técnicas de SEO e ASO?

Caso tenha mais curiosidade e queira ter mais detalhes sobre o Mundo do ASO, conheça o blog e a comunidade ASO | Brasil !


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