Se você empreende, sabe que não dá para ser tudo para todos. Mais do que nunca, é preciso desenvolver ideias, ações e projetos para públicos específicos.
No caso do desenvolvimento de um aplicativo, por exemplo, é preciso ir muito além do pensamento de atender jovens de 15 a 25 anos ou mulheres com mais de 30 anos e com ensino superior.
Afinal, dentro do universo desses públicos, existem pessoas com inúmeras características que são essenciais para saber quem serão os usuários de um aplicativo. Nesse cenário, surge a persona.
Neste texto, vamos explicar o que é uma persona e como definir o público ideal antes de começar a desenvolver um aplicativo. Você verá que, só após definir uma persona certa, será possível criar um aplicativo útil, funcional e ideal para os usuários. Acompanhe!
O que é uma persona
A persona é um personagem semifictício, que é criado para ajudar um negócio ou projeto a entender de forma mais exata quem é seu cliente ideal. Ela é baseada em análises reais do seu atual público e em pesquisas de mercado.
Na prática, a persona serve para você direcionar seus conteúdos dos artigos do blog, dos posts em redes sociais e até dos e-books, em sua estratégia de marketing de conteúdo.
Nesse contexto, é importante diferenciar a persona do público-alvo. O público-alvo conta com informações socioeconômicas e demográficas genéricas, enquanto a persona é dotada de características mais pessoais e específicas.
Como criar uma persona
Agora que você tem uma ideias do que representa uma persona, é o momento de criar a persona ideal para o negócio. Para tanto, você precisará coletar informações e dados sobre seus consumidores atuais ou, caso não tenha, seus potenciais clientes.
Para ficar claro, não é um trabalho em que deve-se apostar em “achismos”. Pelo contrário. Para encontrar todos os detalhes relacionados ao seu público, você precisará fazer diversos questionamentos e ficar bem atento a todas as respostas.
Dessa forma, para construir sua persona, você deve coletar dados sobre o hábito e comportamento de alguém que seria o usuário ideal do seu aplicativo. Para isso, será preciso mapear informações como área de atuação ou carga que a pessoa ocupa.
Dados sociais e demográficos, como classe econômica e localização, também são fundamentais para identificar as particularidades dos seus clientes. Tudo isso pode ser por meio de pesquisas e de ferramentas como o Google Analytics ou algum CRM da sua preferência.
Informações essenciais para criar uma persona
Aqui, vamos destacar quais informações devem ser levadas em conta no momento da criação de uma persona. Por isso, elaboramos algumas questões essenciais em relação a diversas áreas da vida do cliente ideal. Confira:
Trabalho
- o que a pessoa faz;
- como é seu dia a dia;
- quais ferramentas utilizadas na rotina.
Empresa
- segmento do negócio em que a pessoa atua;
- quantos funcionários existem em sua empresa;
Objetivos
- quais os objetivos da pessoa;
- como ela pretende alcançá-los.
Informações
- de que forma a pessoa busca informações (revistas, jornais, blogs, sites etc);
- como ela busca aprender mais no seu dia a dia (cursos, palestras etc).
Questões pessoais
- qual o grau de instrução da pessoa;
- como ela chegou ao seu atual patamar profissional.
Como estruturar uma persona
A partir do momento que você conta com todos os dados necessários em mãos, você precisará estruturar essas informações e construir um documento que retrate sua persona da forma mais fiel e clara possível.
Esse documento é crucial para o êxito da construção do seu cliente ideal, uma vez que ele poderá ser utilizado por diversos profissionais do seu negócio. Dessa forma, é importante que ele trace um perfil bastante fiel àquele que se tornará o usuário do seu app de fato.
Uma ideia interessante é que você descreva essa persona como ela fosse alguém que você realmente conhecesse. Para facilitar sua visualização, veja o exemplo a seguir de uma possível persona para o seu negócio:
Exemplo de persona:
- nome: Pedro;
- idade: 30 anos;
- cargo: diretor de marketing;
- tempo na função: 2 anos;
- formação: pós-graduação;
- segmento: startup B2B;
- descrição do trabalho: responsável por todas as atividades de marketing da empresa. Possui metas claras, mas conta com poucos recursos. Avalia o Retorno sobre o Investimento (ROI) de todas as ações de marketing do negócio. Gosta de passar seu tempo livre com sua família e tem como hobby ler livros de ficção.
- objetivos: precisa alcançar uma meta clara em número de clientes e tem o desafio de fazer com que seu produto torne-se referência no mercado;
- problemas: conta com um time muito enxuto e os recursos são muito escassos;
- como o meu negócio pode ajudar: podemos ajudá-lo a se aproximar de tomadores de decisões, fazendo com que ele ganhe mais clientes. Podemos fazer isso por meio da geração de leads que serão encaminhados para o time de vendas.
Tipos de persona
Para que você possa estruturar sua persona da melhor forma possível, deve levar em conta qual o tipo de modelo de negócio do seu aplicativo: B2C (Business to consumer, ou seja, de empresa para consumidor) ou B2B (Business to business, isto é, de empresa para empresa).
Obviamente, para cada um existirá diferenças na criação da persona. Para isso, você pode buscar respostas para as seguintes questões:
- o que uma empresa ou pessoa leva em conta no momento de decidir em relação a uma compra?
- qual o tempo que uma empresa ou pessoa leva para decidir sobre uma compra?
- quais os fatores decisivos para escolher entre uma marca e outra?
Aqui, é o momento de entender, da forma mais profunda possível, a forma como os processos de internos de uma empresa (no caso da estratégia B2B) ou os comportamentos do potencial cliente (para a estratégia B2C) funcionam.
Como integrar a persona à sua estratégia de marketing
Se você criou a persona ideal para o seu aplicativo, agora é o momento de implementá-la à sua estratégia de marketing. Para fazer isso, é muito simples.
Um dos primeiros passos é criar conteúdos exclusivamente voltados para esses perfis. A ideia é que esses conteúdos sejam relevantes e resolvam os problemas da sua persona.
A partir do momento que a sua estratégia é focada em atender um perfil específico, em vez de focar em um grupo generalizado, fica muito fácil adotar uma linguagem e acertar nas mensagens.
Dessa forma, é possível criar posts, vídeos, e-books e outros tipos de conteúdos que efetivamente conversem com a sua persona. Isso significa criar um site ou blog com o perfil do seu potencial cliente, estabelecer uma estratégia para gerar leads e criar um modelo de capacitação com foco em vendas, que facilite a negociação.
Ferramentas para criar uma persona
Pode ser que, mesmo com todas essas ideias, você esteja com algumas dificuldades de criar sua persona. Isso poderia ser problemas, mas podemos ajudá-lo. Após a etapa em que você coleta dados e informações sobre o seu público, você pode usar alguns modelos, que podem ajudá-lo com a criação da sua persona. Veja a seguir:
12 Tools & Resources to Help You Create Better Buyer Personas
How to Quickly & Easily Create a Buyer Persona [Free Tool]
Como a persona pode ajudá-lo a vender
É natural que no início de qualquer projeto, como na criação de um aplicativo, existam diversas dúvidas. Como você conferiu ao longo do texto, a persona é essencial para qualquer empreendimento, pois permite que você crie conteúdos muito específicos, que falem diretamente com eventuais consumidores.
Além do marketing, as pessoas também são fundamentais para o processo de vendas. Para esse time, a o cliente ideal ajuda a criar um processo mais claro e natural, pois passa a ter mais contato com a marca e seus produtos e serviços.
Dessa forma, são quebradas algumas barreiras de contato e cria-se relações mais próximas e duradouras. Por conta disso, é praticamente indispensável que as equipes de vendas e marketing trabalhem em conjunto para criar as personas de um negócio.
Erros para serem evitados
Para evitar erros na hora de criar personas, é importante que você tenha atenção àqueles que mais acontecem no mercado. Separamos alguns deles. Confira!
Ter muitas personas para um negócio
Muitas personas podem desviar a atenção e atrapalhar a comunicação com as pessoas certas. Por isso, o ideal é ter duas ou, no máximo, três personas para uma empresa, mas isso vai depender muita do seu produto, estratégia e o público que você quer alcançar.
Focar em personas que não compram
Foque sempre no público que de fato traz benefícios para a sua marca. Nunca se esqueça de que a persona deve ser a representação do seu cliente ideal.
Se basear em achismos ou opiniões pessoais
É provável que você tenha muitas dúvidas em relação ao seu negócio e ao seu mercado. Por isso, no momento de criar sua persona, faça sempre muita pesquisa e perguntas. Dessa forma, você poderá entender o perfil de uma persona de fato.
O que você achou dessas ideias sobre a persona e a importância da sua criação antes de desenvolver um aplicativo? Como você viu ao longo do texto, após a criação dessa persona, você estará muito mais preparado para criar um aplicativo útil, funcional e ideal para os usuários.
Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content!
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