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Marketing de conteúdo em aplicativos

Marketing de conteúdo é uma forma de marketing que tem ganhado muito destaque ultimamente. Devido aos bons resultados que trás, começou-se a aplicar marketing de conteúdo em aplicativos.

Mas antes de entrar nesse assunto, traremos uma breve descrição sobre o que é marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo

A presença online hoje é um fator determinante para o sucesso de qualquer empresa. Nesse cenário apostar no marketing digital é imprescindível, e uma das estratégias mais utilizada pelas empresas é o marketing de conteúdo.

Com a facilidade do acesso à informação, as pessoas têm grande facilidade e diversidade de empresas e produtos para atendê-las. Os canais convencionais de marketing já não surtem tanto efeito como antigamente.

Não adianta mais apenas tentar vender seu produto. Deve-se falar o que seu público alvo tem interesse, sobre seus problemas e como resolvê-los, gerando assim real valor para eles.

Quando se gera valor para o público ele se envolve com seu conteúdo, se engaja com ele e consequentemente cria-se uma visão positiva a respeito da sua marca. E todos sabemos que fazer negócio ou comprar produtos de marcas que já conhecemos é muito mais fácil.

Resumindo, nessa forma de marketing a empresa oferece conteúdo que será realmente relevante para seu público alvo, o que atrai pessoas, as mantém engajadas e gera valor à elas. Através desse conteúdo sua marca se fortalece e a chance do seu público alvo descobrir sua empresa aumentam.

Começamos com o marketing digital do seu aplicativo

Tendo um aplicativo deve-se pensar em uma estratégia de marketing digital. O primeiro passo é ter um site no qual as pessoas podem ser direcionadas para fazer o download do seu app, dentro de cada app store.

Criar um perfil nas redes sociais onde seu público alvo está inserido também é um passo muito importante. Adotar um programa de Mobile App Analytics para monitorar as instalações, o comportamento dos usuários, receitas e desinstalações do seu app também é fundamental.

Campanhas de mídias pagas também são uma idéia muito interessante. Já falamos um pouco sobre o Google Admob e a Rede de públicos do Facebook, são duas plataformas que dão um bom retorno de downloads para quem investe nelas.

Marketing de conteudo em aplicativos - zumpy

O site do Zumpy apresenta as opções que levam o usuário para as playstores

Como começar a aplicar o marketing de conteúdo em aplicativos

O primeiro passo para começar é traçar uma estratégia de conteúdo, com as datas que você irá abordar cada tema em seu blog, canal do youtube ou outra forma escolhida. Com o aumento de conteúdo, o engajamento de seus usuários irá aumentar. Tente incentivá-los a instalar seu aplicativo no canal escolhido.

Se o conteúdo estiver dentro do aplicativo é possível enviar notificações push aos usuários, aumentando o número de acessos recorrentes no seu app.

Também é possível abrir o conteúdo para que o google, através do Firebase App Indexing, e outros mecanismos de buscas indexem o conteúdo e permita às pessoas encontrá-lo. O aplicativo pode ser iniciado diretamente pelo resultado da pesquisa e um cartão para a instalação aparece nos resultados.

Fazer guest posts, quando você escreve para outros blogs que são referência em assuntos que são relacionados ao seu aplicativo, é uma boa prática. Isso irá atrair mais pessoas que podem ter interesse para baixar seu aplicativo e também irá subir o ranking do seu app.

Invista no ASO do seu aplicativo, melhorando a descrição dentro das App Stores, através da utilização de palavras chaves melhores. Isso facilitará que as pessoas te encontrem mais facilmente ao pesquisar nas lojas de apps.

O comprometimento com essa estratégia é muito importante para se alcançar os resultados esperados por você. Estabeleça indicadores de performance e metas que sejam condizentes com a realidade do seu aplicativo.

Marketing de conteúdo em aplicativos é no longo prazo

No marketing de conteúdo em aplicativos os resultados só vem com alto comprometimento com a estratégia definida e a longo prazo.

Caso seja necessário resultados a curto prazo, recomenda-se investir em campanhas de mídias pagas, pois elas geram resultados mais imediatos.

E para fazer sentido, todo esse tempo e dinheiro deve ser investido após o lançamento do seu aplicativo. Caso contrário, invista para que o lançamento seja feito da forma correta para depois trabalhar o marketing de conteúdo em seu aplicativo.


  • Daniel Madureira
  • Gerente de marketing
  • Mineiro de Divinópolis, amante do futebol e cruzeirense apaixonado. Adorador de tecnologia e marketing digital. Graduando em Engenharia de Produção. Gosta de uma boa resenha e de contos medievais nas horas vagas. Quem tiver interesse em saber mais é só seguir no Instagram @danielmadureira94

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