Como tirar sua startup do papel em 2019

O que está na sua lista de ano novo? Melhorar a alimentação? Entrar na academia? Ser mais organizado? Ou, que, sabe, abrir o próprio negócio? Bom, se essa é uma de suas metas, pode ficar despreocupado! Faremos um post com dicas de como tirar sua startup do papel em 2019.

Como já falamos anteriormente, startups são modelos de negócio que estão em alta. E qual o motivo? Para dizer o mínimo, porque trabalha com um produto escalável, algo de extrema necessidade nos dias de hoje, com o aumento da globalização. Afinal, de que adianta ter um produto maravilhoso e que beneficia milhares de pessoas, se ele só está disponível em uma pequena região?

A seguir, reunimos algumas dicas de como tirar sua startup do papel! Siga com atenção, e faça do seu sonho realidade em 2019.

Tenha um plano de negócio definido

Nem preciso dizer que, para tirar sua startup do papel, você precisa de um plano de negócios bem definido. E isso significa se dedicar bastante à sua criação.

O plano de negócios de uma startup deve conter informações cruciais, como:

  • declaração de propósito: resume os motivos pelos quais você se importa com a empreitada, sua motivação e inspiração para superar adversidades.
  • problemas e meta: perceba os problemas, do ponto de vista do consumidor, de soluções que já existem, e proponha mudanças e metas que o produto resolverá.
  • segmentos de mercado: defina os segmentos do seu produto e faça uma lista dos elementos que os seus consumidores alvo acharão mais importantes na hora de adquirir o produto.
  • proposta de único valor: desenvolva uma mensagem clara e atraente para o consumidor, que se identifique a partir do seu propósito.
  • solução: defina o conjunto mínimo de recursos necessários para solucionar os seus três primeiros problemas. Isso definirá seu MVP
  • canais: eles são as maneiras pelas quais você alcançará seu público. Quanto mais específica a sua definição de early adopter, mas fácil formular um canal para atingi-los.
  • lucro: mesmo que você não pretenda cobrar seus clientes de cara, é crucial articular como um negócio pode ser erguido em torno do seu produto.
  • estrutura e custos: liste custos fixos e variáveis. Descreva os custos operacionais que serão exigidos no processo de jogar seu app no mercado.
  • desempenho: é importante entender os números que definem como anda seu negócio em tempo real. E, principalmente, acompanhá-los ao longo dos estágios de seu produto.
  • vantagem injusta: Aqui você deve salientar vantagens concretas em relação aos seus oponentes, e como elas podem ser desenvolvidas ao longo do tempo.

Confira aqui o passo a passo completo para criar seu plano de negócios.

Defina sua persona

Esse é um passo muito importante para tirar sua startup do papel. Definir a persona ideal é extremamente importante para sua startup. Sem ela, não há como saber qual o perfil de consumidor do seu produto e, assim, o produto não será tão eficaz.

Lembre-se: sua startup vende uma solução para a persona. Se a persona for uma criança de 10 anos de classe média, a estratégia é diferente do que se ela for um jovem de 26 anos de classe alta.

O público alvo são definições gerais para quem a solução é direcionada. Mas, somente identificando a persona, você entende os costumes e as dores reais de seu consumidor.

Faça uma estratégia de lançamento

Essa é uma das partes mais importantes para a startup. Um bom lançamento conta muito para o sucesso de seu produto. Em outro post, já demos dicas para o lançamento de sua startup. Entretanto, achamos que vale a pena frisar esse tópico também aqui. Confira essas dicas rápidas:

  • Lance seu produto o quanto antes.
  • Desenvolva algo que as pessoas querem e precisam.
  • Faça atividades que não escalam – pelo menos no início.
  • Encontre a solução 90/10: procure uma forma de conseguir 90% do que você quer com apenas 10% de trabalho, esforço e tempo.
  • Encontre 10 clientes que amem seu produto, ao invés de 100 que apenas gostam
  • O crescimento é o resultado de um ótimo produto e não o precursor dele.
  • Não aumente sua equipe / produto até ter criado algo que as pessoas realmente querem e precisam.

Tenha uma boa estratégia de marketing

Uma das coisas mais importantes para o sucesso do seu produto é o marketing que você faz dele. Criar uma estratégia de marketing infalível é o que todas as startups querem, sabe por que?

É o marketing que vai atrair possíveis consumidores do seu produto, e, mais importante, é ele que vai mantê-los consumindo seu produto. Convenhamos, em um mercado tão competitivo, como o que temos hoje, fica difícil de fidelizar um cliente, certo? E, além de um bom produto, outra coisa que torna esse papel mais fácil é o marketing.

Quando você faz um bom marketing, o consumidor se sente acolhido pela marca. Ele se identifica com a empresa, e sente que ela está mais próxima a ele, e que estará sempre que ele precisar.

As dicas para uma boa estratégia de marketing são:

E aí, pronto para tirar sua startup do papel? Somos uma empresa desenvolvedora de aplicativos mobile para Android e iOS e talvez possamos ajudá-lo. Entre em contato conosco e faça um orçamento!


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