Aplicativo delivery: o que é essencial para seu sucesso Laryssa Gabellini|03/10/2017| 996A forma de se relacionar, em diversos aspectos, se modificou após a era tecnológica passar a ser uma realidade. Atualmente utilizamos apps para nos locomover, para nos relacionar e até mesmo para comer. Investir em um aplicativo delivery pode ser a solução para restaurantes, padarias e lanchonetes se reinventarem. Com o crescimento pela procura de aplicativos para delivery alguns estabelecimentos já se modificaram, é o exemplo de uma pizzaria de São Paulo. A empresa está há 13 anos no mercado e seu fundador decidiu criar o aplicativo a pouco mais de 1 ano e meio. Hoje, 35% do faturamento da rede vem de pedidos feitos pelo aplicativo delivery. Na unidade da região da avenida Paulista, em São Paulo, por exemplo, o número chega a 60%.Outro gigante desse setor de aplicativo delivery é o líder de mercado iFood. A frequência de pedidos gira em torno de 1,5 milhão por mês. O aplicativo já acumula 6 milhões de usuários. A principal concorrente, PedidosJá registra 2 milhões de downloads de seu app no Brasil, apenas durante o ano de 2016. E as vantagens não param por ai, o crescimento no investimento não reverte apena para o app, mas também para os donos de restaurante. Segundo a gerente do iFood, Juliana Camargo, quem se associa ao aplicativo delivery pode aumentar sua demanda de 10% a 30%. Confira 5 pontos essenciais para o sucesso de seu aplicativo delivery1.Conheça seu públicoAlém de todas essas vantagens financeiras devemos pensar nas possibilidades de mercado. Entender o público passa a ser essencial para fidelizar seus clientes e saber a melhor forma de criar seu aplicativo delivery. A definição do público alvo é importante na hora de decidir quais estabelecimentos serão filiados a você. Ou seja, esse é o momento de entender as preferências, os locais e as opções de alimento que você irá oferecer para quem se credenciar ao seu app. É necessário priorizar um melhor atendimento. Por vezes alguns empreendedores querem se associar ao maior número de restaurantes possível, porém acabam se esquecendo de que agilidade é característica primordial para quem usa os serviços de um aplicativo delivery.Caso a ideia seja criar um aplicativo delivery para seu próprio restaurante, é importante oferecer uma maior variação de cardápio, ainda levando em conta a qualidade. Além de se atentar as questões referentes aos alimentos é necessário que a escolha da empresa desenvolvedora do app seja de total confiança, afinal, é um investimento alto e que poderá significar muito para seu próprio negócio. 2.Escolher as funções do seu aplicativo delivery Definir quais funções estarão disponíveis no seu app é um dos pontos essenciais. Isso porque esse pode ser o aspecto principal de diferenciação entre o seu aplicativo delivery e o da concorrência. Além de determinar qual tipo de estratégia você seguirá.A maioria dos serviços de delivery de comida têm aplicativos separados para motoristas, restaurantes e clientes. Um aplicativo de delivery de comida e mantimentos bem sucedido pode ter três modelos que incluem todos esses recursos:Uma versão para cliente. Assim os pedidos podem ser feitos de forma prática e intuitivaUma versão para os entregadores. Simples, com as características básicas e importantes.Uma versão para os restaurantes. Com gerenciamento de notificações e inclusão no painel de pedidos.Optar por ter as três versões do app é um diferencial. Existem parcerias, mas se seu objetivo é ser um aplicativo concorrido é necessário se ter um sistema completo de compras. Posso apostar que sua cabeça já está fervendo de novas ideias, então não fique apenas com ela na cabeça, peça seu orçamento e transforme seu aplicativo delivery em realidade. 3.Decidir como contratar os motoristasApós escolher as funções do seu aplicativo delivery é necessário decidir como entregar a comida ao consumidor. Essa etapa tem uma relação direta entre empresa e cliente, nesse sentido é necessário que se olhe com muita atenção as possibilidades. Há duas maneiras principais de conseguir motoristas para serviços de delivery:Contratando sua própria frota de entregadores.Contratando freelancers, como o Uber faz.Atualmente o método Uber é o mais utilizado para realizar as entregas. Essa é a forma de aumentar a frota de entregas sem ter muitos gastos. É aconselhável contratar pelo um certo número de empregados em tempo integral, uma vez que a sua empresa tiver estabelecido uma boa demanda de pedidos.Com esses pontos resolvidos seu aplicativo delivery já estará bem estruturado. Deve-se levar em conta também algumas atualizações ou acréscimo de mais funções de acordo com o seu gosto.O mercado cresce cada vez mais e mesmo existindo concorrência as empresas de aplicativo delivery tem se consolidado. Uma pesquisa encomendada pelo portal Mobile Time indica que 41% das pessoas realizaram pelo menos uma compra por meio de aplicativo móvel nos últimos seis meses. A maioria dos compradores (43%) eram homens e 39%, mulheres. As pessoas que mais usam apps para comprar (44% de todos os entrevistados) têm idade entre 18 e 45 anos.Ficou interessado e cheio de ideias para desenvolver seu próprio aplicativo delivery, entre em contato e peça seu orçamento. Laryssa Gabellini Analista de redes sociais e marketing digital Aquela mistura do "erre" do interior com o jeitinho mineiro de ser. Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Curiosa, falante e alegre. Acredita muito em energia e conexão. Tem a gratidão como um exercício diário. Se viu apaixonada por comunicação e todo o universo agitado e dinâmico do Marketing. De sorriso fácil e conversas longas, dessa forma vai levando a vida. Assine nossa NewsletterFique tranquilo, nós também odiamos spam! :D Enviar Deixe uma resposta Cancelar respostaO seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *ComentárioNome * E-mail * Site