A fome bateu? Conheça 8 aplicativos de cozinha para se tornar um chef!

Tags:    

Cozinhar está longe de ser como andar de bicicleta. Ao contrário do esporte, as aventuras na cozinha são fáceis de esquecer. Em um dia seu bolo vai ficar macio, úmido e delicioso. No outro, você talvez nem lembre como era a receita. Por conta disso, surgiram diversos aplicativos capazes de te auxiliar na cozinha e não deixar seu estômago “roncando”. 

Eu sei, eu sei… tem dias em que a preguiça fala mais alto e é mais fácil pedir um delivery. Mas fala sério, comer algo bem gostoso que você mesmo preparou não é demais? Exceto pipoca, ovo frito, macarrão instantâneo e brigadeiro, pois são obrigatoriedades 😂. 

Confira a lista de aplicativos de cozinha que não vão te deixar só no macarrão instantâneo:

Tudo Gostoso Receitas

O primeiro passo para cozinhar qualquer coisa é saber a receita. A receita funciona como guia, ela te orienta desde a lista dos ingredientes até o modo de preparo, passo a passo.

O Tudo Gostoso não é diferente, ele é um aplicativo de cozinha que disponibiliza mais de 170 mil receitas. Disponível tanto para Android quanto para iOS (e até Apple Watch), o Tudo Gostoso atua de modo colaborativo. Ele permite que você envie uma receita para que outras pessoas tenham acesso. 

Além disso, é possível avaliar as receitas e os cozinheiros; conversar e tirar dúvidas sobre o preparo com outras pessoas através dos comentários. 

Um outro diferencial do aplicativo, além da grande variedade de receitas, são os concursos. Vez ou outra, acontecem premiações para receitas pessoais. Os prêmios variam de máquinas e utensílios de cozinha a quantias em dinheiro. 

captura de tela do aplicativo Tudo Gostoso

Tastemade

O grande diferencial do Tastemade, em relação ao Tudo Gostoso, são as receitas em vídeo. Ao contrário do outro aplicativo de cozinha, o Tastemade conta com conteúdos audiovisuais de qualidade, com foco na gastronomia e no turismo. 

Com uma série de vídeos que vão além da mera apresentação de receitas, este aplicativo é mais voltado para o entretenimento informativo. 

Dessa forma, é possível encontrar diversos vídeos culturais que englobam a culinária como um de seus tópicos de importância. O app está disponível tanto para os usuários de Android quanto iOS.

captura de tela do aplicativo Tastemade

Receitas Fit e Saudáveis

No geral, os aplicativos de cozinha apresentam um cardápio variado e não se preocupam tanto com questões nutricionais e de saúde. É quase irresistível passar por aquele tanto de opções convidativas e buscar uma receita de salada. 

Para isso, você pode ir direto ao “Receitas Fit e Saudáveis”. Como o próprio nome sugere, o aplicativo de cozinha apresenta receitas com ingredientes saudáveis para aqueles que buscam balancear a refeição. 

Podem fazer o download do aplicativo tanto usuários do iOS, quanto do sistema Android

Veja também: 9 aplicativos fitness para uma vida mais saudável

captura de tela do aplicativo Receitas Fit e Saudáveis

Lista de compras – Listonic

Este é um aplicativo que já apareceu aqui no blog entre os aplicativos para usar durante a quarentena. Mas, você pode pensar em deixar o Listonic no seu celular por muito mais tempo.

Ao contrário dos aplicativos de cozinha que apresentam receitas, o Lista de Compras te auxilia principalmente com a parte dos ingredientes. Para você chegar no mercado e não perder tempo nos corredores errados, você pode anotar todos os ítens em uma lista. 

O app também conta com funcionalidades extras para compartilhar a lista com os amigos, além de sugerir itens e ordená-los pelos corredores do supermercado.

O aplicativo está disponível na App Store e também na Play Store — onde ganhou o prêmio de melhor aplicativo de lista de compras em 2019.

captura de tela do aplicativo Listonic

Kitcon

Sabe quando a receita te diz a quantidade exata em gramas que deve ser colocada e você não tem ideia de quanto seja na prática? O Kitcon pode te ajudar. 

Se a receita estiver em xícaras e você não possuir um medidor, este aplicativo de cozinha vai te ajudar a medir a mesma quantidade com outros utensílios da sua casa.

Basicamente, o Kitcon é um conversor de medidas. Ótimo para aqueles que preferem não se arriscar na matemática e errar na receita. 

Kitcon é um aplicativo exclusivo para iOS. 

captura de tela do aplicativo Kitcon

Conversor de Medidas Culinárias

Este aplicativo é, como o nome já apresenta, um conversor de medidas. Uma versão para Android do Kitcon, com funcionalidades semelhantes e uma interface completamente diferente.

Se você é usuário Android e precisa de um conversor desses para o sucesso da sua receita, vale a pena o download. 

captura de tela do aplicativo Conversor de Medidas Culinárias

Thyme

O Thyme é um daqueles aplicativos específicos que você baixa e pode acabar revolucionando sua rotina. Inclusive, já foi indicado aqui no blog entre os aplicativos para a ceia de natal. Ele é um aplicativo de cozinha focado em cronometragem de preparos.

Se você tem uma receita com mais de um preparo, ele consegue contar o tempo de cada um simultaneamente. Assim, o app previne que uma das etapas dêem errado e prejudique o prato no final. 

Disponível exclusivamente na App Store

captura de tela do aplicativo Thyme

Desrotulando

O último e não menos importante aplicativo da nossa lista é o Desrotulando. Este aplicativo de cozinha pode te ajudar a tirar dúvidas sobre alimentos industrializados e fornecer informações nutricionais sobre eles.

O app funciona como um local de pesquisa, onde você procura pelo nome do produto. Outra alternativa muito útil é o escaneamento do código de barras da embalagem. Em questão de segundos, o aplicativo identifica qual é aquele alimento e já te fornece os dados.

Além disso, existe uma nota para cada um desses produtos que varia de 0 a 100, para medir o quão saudável ele é. Por fim, é possível verificar quais fatores fazem a nota variar, dentre eles a quantidade de açúcares, gorduras e outras informações da composição e tabela nutricional do alimento.

O Desrotulando é bem prático de utilizar. Você pode levar o celular para o mercado e lá mesmo verificar os alimentos, porém requer conexão com a internet. O aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS

captura de tela do aplicativo Desrotulando

Bônus

Os aplicativos são, de fato, uma grande praticidade na cozinha. Mas, para aqueles que buscam outros meios para encontrar receitas e entretenimento culinário, também temos ótimas dicas para oferecer:

@GuiPoulain no Instagram 

O Instagram é um local que podemos encontrar todo tipo de conteúdo. Com foco em fotos e vídeos, a plataforma permite o compartilhamento de diversas criações muito interessantes. Este é o caso do Gui Poulain. 

Seu perfil na rede social conta com conteúdos de qualidade. O Chef compartilha frequentemente várias receitas com os seguidores. As postagens têm fotos lindas e muito convidativas que,ao arrastar para a esquerda, mostram o modo de preparo. 

O Gui também é autor do livro de receitas “Desalinho”, que reúne receitas e afetos com uma estética impecável. Vale a pena conferir seu perfil!

Confeitaria Escalafobética nas Livrarias 

Outro bônus que não pode ficar de fora é o livro da confeiteira e diretora de arte Raiza Costa. Intitulado “Confeitaria Escalafobética: Sobremesas explicadas tim-tim por tim-tim”, posso dizer que é um dos livros mais bonitos que eu já vi. Ele tem uma estética retrô e chique que desperta ainda mais o interesse nas receitas. 

Além do belo corpo físico, o livro possui uma grande variedade de receitas doces.  O livro também ensina a fabricar seus próprios ingredientes no lugar de já comprá-los prontos — você aprende a fazer seu próprio creme de leite, sua própria manteiga, entre outras coisas. 

Este é um livro que pode te ajudar muito nas suas aventuras em busca de uma sobremesa, vale a pena buscar um exemplar na livraria. Mas, e se eu te disser que a Raiza também tem um programa de confeitaria no GNT chamado “Rainha da Cocada” e um canal no Youtube chamado “Dulce Delight”? Sim, também vale a pena conferir os dois. 

Masterchef Brasil na TV

Por fim, não poderia faltar um entretenimento gastronômico. Representando os reality shows, na lista bônus temos o Masterchef Brasil, uma competição culinária televisionada pela emissora Band. 

Na data de publicação deste artigo o reality não está em exibição. Mas é possível verificar todas as temporadas do programa no canal do Youtube (super indico a quarta temporada, de 2017). 

O Masterchef já é um programa popular no Brasil. Muitas pessoas assistem para se entreter, mas isso não dispensa as dicas culinárias apresentadas no programa. Algum dia você vai acabar se lembrando de uma dessas dicas ao preparar uma comida.

Com essa lista de aplicativos de cozinha e outros bônus, ficou mais fácil se aventurar na cozinha. Conhece algum aplicativo que poderia estar aqui? Conte nos comentários.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

Tópicos

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Junte-se a mais de 62.000 mil assinantes e tenha acesso a conteúdos exclusivos